quarta-feira, 5 de junho de 2013

"INTERINO" É ESPADA SOBRE AS CABEÇAS DOS SECRETÁRIOS

O expediente mais comum usado pelos "donos" do poder para manter a fidelidade de seus colaboradores é a ameaça de destituí-los dos cargos que ocupam a qualquer hora, como aliás é da natureza dos chamados "cargos em comissão", que são secretários municipais, de estado, ministros e outros nas três esferas públicas.
A prefeita Rosinha, inovadora, consignou a ameaça no Diário Oficial de ontem (páginas de a1 a 7) quando fez publicar as portarias de nomeação dos ocupantes dos cargos comissionados de seu governo e optou ou dividir os auxiliares em duas categorias: "nomear para exercer o cargo em comissão de secretário..." e "nomear para exercer interinamente o cargo em comissão de .."
Ou seja, mesmo alguns que foram mantidos nos cargos antes da reforma (lei 8.344/13), passaram à condição de interinos. Há hoje, pois, duas categorias de colaboradores no governo municipal, os efetivos e os interinos.
Ao Blog do Alexandre Bastos (aqui) o secretário (efetivo) de Governo, Suledil Bernardino confirma que os interinos poderão ser substituídos para, por exemplo, serem candidatos às próximas eleições, mesmo que da  lista não conste ninguém cotado para disputar as eleições de 2014 que, como se sabe, os cargos em disputa são: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.
É ameaça e mais nada!

Veja a matéria do Bastos:


Suledil fala sobre os secretários interinos

De acordo com o secretário de Governo, Suledil Bernardino, os secretários “interinos” poderão ser substituídos. “Para sair candidato a prefeito é preciso uma decisão política, o voto dado ao candidato é um ato político e qualquer administração publica é precedida pela política. Então, não é nada demais compor o governo com entendimento com a Câmara e os partidos da base, que é o que estamos fazendo”, disse o secretário em entrevista à Folha.
Abaixo, uma lista com os interinos:
Joilza Rangel é a A secretaria interina de Educação, Cultura e Esportes. 
Zacarias Albuquerque é o secretário interino de Limpeza Pública, Praças e Jardins.
Jivago Faria é o presidente interino da Codemca.
Izaura Freire é a secretária interina da Família e Assistência Social.
Geraldo Venâncio é o secretário interino de Saúde.
Sérgio Cunha é o secretário interino de Comunicação.
Igor Gomes de Azevedo é o presidente interino da Campos Luz. 
A matéria completa pode ser lida aqui

Nenhum comentário: