quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

HEMOCENTRO FAZ COLETA ITINERANTE NA REGIÃO

O ônibus do Hemocentro também já esteve no Farol de São Thomé
 
 
Com a expectativa de aumentar o número de doações de sangue, o Hemocentro Regional de Campos está intensificando a agenda da sua Unidade de Coleta Móvel. Só neste mês de fevereiro a unidade vai percorrer três municípios, em busca de doadores, das 8h às 14h. 
A agenda começa nesta quinta-feira (6) e segue até o dia 27 de fevereiro. “Vamos percorrer três municípios, além de Campos. Vamos levar nossa Unidade de Coleta Móvel em duas datas para Macaé e uma vez em Santo Antônio de Pádua, com o objetivo de aumentar nosso estoque, que sempre fica prejudicado neste período do ano”, disse a diretora do Hemocentro Regional, Daniela Tudesco.
De acordo com assistente social Maria Gonçalves, a situação poderia estar equilibrada, se todos os municípios atendidos pelo Hemocentro Regional contribuíssem enviando doadores. “Seria bom que todos seguissem os exemplos de Pádua, Miracema e Porciúncula, que enviam doadores periodicamente”, disse.
O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Para agendar uma visita da Unidade Móvel os interessados devem entrar em contato através do 0800-2820-250 ou pessoalmente, na Rua Rocha Leão, 2, Caju. 
Na agenda da Unidade Móvel de Coleta constam as seguintes datas e locais: 06/02 na Praça São Salvador; 13/02 na Igreja Metodista de Macaé (Aeroporto); 15/02 na Assembleia de Deus Macaé (Lagomar); 18/02 em Santo Antônio de Pádua; 20/02 na Universidade Federal Fluminense UFF Campos; 25/02 na sede Jovens Aprendizes/Campos e fechando a programação no dia 27/02 na unidade Jovens Aprendizes/Macaé.
 
(Júlio Tinoco/Secom/PMCG)

PROGRAMA NACIONAL DO PSOL HOJE ÀS 20H30 EM REDE DE TV



O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) exibe nesta quinta-feira (6) sua propaganda partidária em rede nacional de rádio e de televisão. O programa tem duração de cinco minutos e vai ao ar às 20h, no rádio, e às 20h30, na televisão. No rádio, o responsável pela transmissão é o Sistema Globo de Rádio e na televisão, a Rede Globo de Televisão, ambas do Rio de Janeiro.

TOMA POSSE NOVO INTEGRANTE DO TRE-RJ


Flávio Willemen e o presidente do TRE, Bernardo Garcez

Do portal do TRE-RJ (aqui):

O Procurador Flávio de Araújo Willeman tomou posse nesta quarta-feira, dia 5, como novo membro efetivo – classe jurista do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A solenidade foi realizada no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).
Em seu discurso de posse, o agora Juiz Flávio Willeman prometeu desempenhar com dedicação suas novas funções. “Espero atender e cumprir com a missão que esse Tribunal de Justiça me confiou. Estou feliz e honrado por passar a integrar a Justiça Eleitoral brasileira e, consequentemente, a Magistratura”.
A Juíza do TRE-RJ Ana Tereza Basílio fez a saudação ao empossado em nome do tribunal. “Vossa Excelência adentra pela porta da frente, através da escolha dos desembargadores do Tribunal de Justiça. O que esperamos de Vossa Excelência é que atue com honra, dignidade, representando bem a classe dos advogados”, disse.
O Presidente do TRE-RJ, Bernardo Garcez, encerrou a solenidade saudando o novo membro efetivo. “Desejo todo o sucesso que, certamente, sua capacidade técnica e inteligência irão lhe trazer em sua atuação no Tribunal”.
Compuseram a mesa da solenidade a Presidente do TJRJ, Desembargadora Leila Mariano, o Presidente do TRE-RJ, Desembargador Bernardo Garcez, o Procurador Regional Eleitoral Paulo Roberto Carneiro, a Procuradora-Geral do Estado, Lúcia Léa Tavares, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Jonas Lopes Júnior, e o Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Thiers Vianna Montebello.
O Procurador Flávio de Araújo Willeman foi um dos três nomes escolhidos pelos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para o cargo de membro efetivo do TRE– classe jurista. A lista tríplice foi encaminhada à Presidente da República, Dilma Rousseff, que confirmou o nome de Flávio Willerman para o período de dois anos.

BEIRA VALÃO GANHA PAINEL QUE PODE DISTRAIR OS MOTORISTAS

                                                                                              Foto: Ricardo André Vasconcelos - 0/02/2014 -06h44 (por celular)


O equipamento instalado na Beira-valão, em frente à rodoviária Roberto Silveira para informar hora e temperatura, é na verdade mais um painel de propaganda. Um perigo a mais para distrair os condutores de veículos. O tal painel não é o primeiro e nem único funcionando na cidade. Quem e que órgão da PMCG está autorizando? E amparado em que lei? O código de posturas permite? E mais: o Rotary Clube, que aparece como parceiro da iniciativa, concorda com esse uso do equipamento?
Já existem painéis como este na 28 de março com Rua dos Goitacazes e na Pelinca.

FCJOL PROMETE FUNCIONÁRIOS E EQUIPAMENTOS PARA O ARQUIVO PÚBLICO

Em nota enviada ao Blog (hoje às 11h58), a assessoria de imprensa da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima informa que, sobre a denúncia feita aqui, na última terça-feira, sobre o abandono a que está relegado o Arquivo Público Municipal, "que está prevista para este ano, a ampliação do quadro funcional, além da aquisição de equipamentos para dinamizar o atendimento a pesquisadores e visitantes".
Além de funcionários o Arquivo não tem sequer um scanner para copiar documentos, o que seria imprescindível para o trabalho dos pesquisadores. 
Abaixo a nota da assessoria da FCJOL a quem o Blog agradece a atenção:
 
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo, Lima é referência na restauração de documentos históricos no interior do Estado. Em 2013, o espaço recebeu mais de mil visitantes. O número de atendimentos a pesquisadores, historiadores e a população em geral comprova que o trabalho desenvolvido na preservação do acervo e a divulgação de fatos da história de Campos vêm sendo mantido e reconhecido pelos cidadãos. O espaço fica localizado na Estrada Sérgio Vianna Barroso, 3060, Tocos, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Sobre os questionamentos levantados pelo blog, o gerente do APM, Carlos Freitas informa que está prevista para este ano, a ampliação do quadro funcional, além da aquisição de equipamentos para dinamizar o atendimento a pesquisadores e visitantes. Também acontecerão exposições e o início da restauração dos altares de São Miguel e Nossa Senhora das Dores, que foram recuperados pelo Iphan e devolvidos à municipalidade. A decisão judicial proferida pela juíza da 3ª Vara Cível do Rio de Janeiro, no mês de Junho, determinou a volta dos altares, que estavam sob a tutela do Museu Histórico Nacional.

Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CUBANA QUE ABANDONOU O "MAIS MÉDICOS" PEDE REFÚGIO NO BRASIL

Do Estadão (aqui):

A médica cubana Ramona Matos Rodríguez, que abandonou o programa Mais Médicos e passou a noite desta terça-feira, 4, dentro do edifício da Câmara, protocolou na tarde desta quarta-feira, 5, o pedido de refúgio no Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). O pedido foi encaminhado ao Conare pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). O parlamentar levou Ramona ao plenário da Casa e denunciou o que chamou de "uso de trabalho forçado".
Ramona Rodríguez dá entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara - Ed Ferreira/Estadão
Ed Ferreira/Estadão
 
 
"A grande discussão vai ser a forma criminosa com que o governo tratou o contrato com Cuba", criticou Caiado. "A participação do Brasil num contrato que caracteriza a utilização da mão de obra forçada e o não ressarcimento dos médicos cubanos com os valores que o programa se propõe a pagar vai colocar o governo muito mal diante da população brasileira", acrescentou.
De acordo com deputados do DEM, ela já não permanecerá nesta noite no Legislativo. Um dirigente de uma entidade médica pôs uma casa à disposição de Ramona, em Brasília. As organizações também ofereceram, segundo os deputados, oportunidades de trabalho e de atualização dos estudos à médica cubana.
Salário. No documento entregue ao presidente do Conare, Paulo Abrão, Ramona alega que exerceu a medicina em Pacajá (PA) em situações "humanamente desiguais" se comparadas com os médicos de outras nacionalidades que participam do programa. O pedido de refúgio também argumenta que a médica recebia salário substancialmente inferior ao dos demais profissionais, mesmo realizando "as mesmíssimas atribuições". O fato de os médicos de outros países ganharem R$ 10 mil de salário, enquanto os cubanos, pelo contrato, recebem o equivalente a US$ 400 no Brasil, foi o que motivou a saída de Ramona de Pacajá.
Matéria na íntegra aqui.

PIZZOLATO NÃO PODE SER EXTRADITADO PORQUE TAMBÉM TEM NACIONALIDADE ITALIANA, DIZ MINISTRO DO STF



BRASÍLIA - O ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira que o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato não pode ser extraditado para o Brasil. Condenado no mensalão, ele foi preso na Itália por uso de passaporte falso. O ministro explicou que o tratado de extradição firmado entre o Brasil e a Itália não permite a transferência de seus nacionais. Pizzolato tem dupla nacionalidade.
— Como ele ostenta cidadania italiana e a Constituição italiana veda a extradição de seus próprios nacionais, na verdade é juridicamente inviável qualquer pedido de extradição, em primeiro lugar. Em segundo lugar, o delito pelo qual foi preso e que ele supostamente teria cometido não foi praticado em território brasileiro, mas em território italiano. Mesmo que fosse possível a formulação de pleito extradicional, aí não caberia essa possibilidade. Mas como ele é nacional da Itália, se torna imune à entrega extradicional a qualquer outro país, inclusive ao Brasil — explicou o decano.Celso de Mello também esclareceu que, mesmo que fosse possível pedir a extradição de Pizzolato, essa não seria uma tarefa do STF.

Matéria na íntegra, em O Globo aqui.

AMIGOS E FAMILIARES SE DESPEDEM DE WALACE OLIVEIRA

Do Portal de Notícias Ururau (aqui):

Amigos e familiares relembram momentos marcantes com Walace Oliveira

Corpo do radialista será sepultado no Cemitério do Caju, às 17h, nesta quarta-feira
Carlos Grevi

Corpo do radialista será sepultado no Cemitério do Caju, às 17h, nesta quarta-feira

Está sendo velado na capela mortuária do Cemitério do Caju, o corpo do radialista Walace Oliveira, que morreu na última terça-feira (05/02), no Instituto Brasileiro Contra o Câncer, em São Paulo. O radilaista sofria de câncer no pâncreas.
Na capela amigos e familiares se despediram do comunicador de 60 anos. O sepultamento será realizado nesta quarta-feira, às 17h, no Caju.
No velório amigos e familiares lembravam momentos e histórias que passaram com Walace, ressaltando ainda mais sua característica feliz e amiga de todos.
Segundo o radialista Josélio Rocha, o amigo era uma pessoa que cumpriu o seu destino. “Walace foi uma de minhas primeiras invenções, eu botei para trabalhar em rádio nove companheiros e o Walace foi um deles, lá por volta dos anos 70, na Rádio Difusora com seus vinte e poucos anos, garotão. O Walace se aprofundou, se tornou um grande profissional, uma pessoa polêmica, uma pessoa que criou muitas áreas de atritos, mas fez muitos amigos. Quase 40 anos de rádio, um dos principais profissionais do rádio esportivo de Campos, foi líder sindical por muito tempo, presidente de sindicato e hoje nós estamos nos despedindo dele aqui. Uma pessoa que, eu repito, era amiga, polêmica, mas cada um de nós tem o seu destino e Walace cumpriu o destino dele.”
Já a irmã Solange de Oliveira Reis, lembrou da figura guerreira do irmão, mesmo nos momentos mais difíceis da vida.
“Ele cantou aquela música do Geraldo Vandré, Caminhando e cantando para as pessoas que ligavam para ele, ‘quem sabe faz a hora, não espera acontecer’. Então o tempo todo ele mostrou muita disposição de continuar lutando, ainda que ele tivesse total consciência do problema que ele estava vivendo, dos limites que a medicina tem pra resolver, mas ele se manteve tranquilo, não desistiu em momento algum, não era a característica dele. Ele estava sempre muito alegre, sereno, cantando. E no sábado ele falou ‘Eu quero de vocês quatro dias pra mim’. A gente ficou ao lado dele o tempo todo, ele ficou muito sereno, não sentiu dor em momento nenhum. Os recursos todos no hospital e da medicina, no sentido de tornar esses dias mais tranquilos possíveis. A gente também, da nossa parte está muito tranquilo, pela postura que ele assumiu perante a doença, do enfrentamento que ele teve em relação à doença e a forma como ele se mostrou otimista, mesmo com um problema assim, com limites tão grandes. Eu tive um grande aprendizado com meu irmão nesses dias, de manter a alegria, a serenidade, essa era uma característica muito forte do meu irmão, viveu a vida da forma que ele quis, priorizando as relações humanas. Isso para ele estava em primeiríssimo lugar. Nunca foi um homem que almejasse ter nada. Ele, materialmente não vai deixar nada para os filhos, agora o otimismo dele, a alegria e a harmonia. Eu falei para ele no sábado, a gente conversando, ‘meu irmão, eu nunca briguei com você’. A gente nunca brigou. Eu e o Walace nunca tivemos um desentendimento. Ele buscava o tempo todo resolver as coisas de maneira muito harmônica. Teve suas contradições na vida, como todos nós temos, nossos limites, mas eu acho que eu aprendi muito com ele, principalmente nesses dias finais dele. A serenidade, a tranquilidade e a alegria que ele teve eu acho que foi um aprendizado muito grande, para mim e para família toda.”
Já o amigo Maguinho, ex-jogador de futebol e ex-presidente da FME, lembrou toda a saga do radialista no esporte.
“Nosso amigo Wallace sempre foi uma figura irreverente, mas ao mesmo tempo muito participativo. Ele sempre foi uma pessoa do esporte, da cultura com o samba, sempre gostou de carnaval, uma pessoa carnavalesca, foi alegre, e uma figura impar. Para todos nós que somos de Campos, que somos contemporâneos, é uma perda significativa, para o nosso município.”
Outro amigo radialista que falou sobre Walace foi o Gilberto Vasconcelos, que lembrou o lado polêmico do amigo.  “Foi uma figura que marcou sua existência como radialista. Polêmico às vezes, principalmente quando se tratava de carnaval, ele tinha sempre uma crítica, certas vezes até um tanto quanto severa, mas sempre muito positivo nas suas declarações, nas suas opiniões e justamente por isso ficou marcado na história do rádio campista, a figura do Wallace de Oliveira. Um grande amigo, é uma grande lacuna que vai ficar aberta, nós da ACERJ, a Associação dos Cronistas Esportivos, perdemos na semana passada o Jorge Nunes, que era um comentarista da Rádio Tupi, também muito polêmico, quando se tratava de Vasco da Gama então, ele era um aficionado e falava o que queria e assim como o Jorge Nunes era um defensor do Vasco, foi o Wallace tricolor. Então são duas lacunas que dificilmente serão fechadas. A gente sofre muito, mas torce para que ele possa ser no andar de cima, tão ativo, tão positivo quanto foi aqui na Terra” 

CABRAL VEM INAUGURAR OBRA DO LICEU DIA 10 DE MARÇO

Uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação passou esta quarta-feira, dia 5, fazendo uma inspeção nas obras de reforma do Liceu de Humanidades de Campos e deixou combinada uma data para a inauguração: dia 10 de março, a primeira segunda-feira após o Carnaval.
Segundo integrantes da equipe, o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) vai participar da inauguração.
A reforma do prédio histórico (inaugurado em 1864 para ser a residência de José Martins Ribeiro, o barão da Lagoa Dourada), foi iniciativa de uma comissão comunitária que, através da Defensoria Pública, conseguiu deflagrar o processo que redundou na atual restauração. Mais tarde, contou o apoio do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Henriques (PSD).
                                                                               Foto: Assessoria do deputado Roberto Henriques - 07/01/2014

Mais sobre o assunto:

REFORMA DO LICEU CUSTA R$ 7,5 MILHÕES

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

RANULFO DEIXA SECRETARIA DE FAZENDA DE SJB PARA CONCLUIR MESTRADO



O economista Ranulfo Vidigal acaba de confirmar ao Blog - via mensagem no facebook - que deixou a Secretaria da Fazenda de São João da Barra para se dedicar aos estudos. Ele quer concluir tese de
doutorado na UFRJ cujo tema é  Desenvolvimento Regional e Proteção dos recursos naturais.
Convidado pelo prefeito Neco, Vidigal ficou cerca de sete meses à frente das finanças de São João da Barra, já que foi empossado em agosto de 2013 (reveja aqui e aqui).
Perguntado se a saída foi consensual, Ranulfo respondeu:

    — Sim, deixo meu agradecimento à toda a equipe de governo e desejando um pleno sucesso para todos, mas o conjunto de tarefas e as grandes responsabilidades, não permitem acumular funções tão especiais em dois municípios Rio e SJB. Fiquei seis meses e neste período presenciei uma recuperação da receita própria e um equilíbrio fiscal no município que fechou com superávit orçamentário e financeiro. SJB possui em caixa hoje equivalente à mais de 7 meses do valor da folha mensal de salários e um belo orçamento de 400 milhões de reais.
Ranulfo descartou categoricamente que sua saída tenha alguma intenção de trabalhar na campanha do deputado Garotinho (PR), a quem era ligado até o ano passado, ao Governo do Estado. Muito pelo contrário, Ranulfo diz que está pronto para a campanha do "meu amigo Pezão", numa referência ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, pré-candidato do PMDB ao governo do RJ.


— Eu me coloco desde já para colaborar com a caminhada do meu amigo Pezão, que sempre me tratou com fidalguia e consideração".disse o ex-secretário de Fazenda de SJB.

FHC FORMALIZA CONTRATO DE UNIÃO ESTÁVEL

Da Folha de S.Paulo (aqui):

Aos 82 anos, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso assinou um contrato de união estável com sua companheira, Patrícia Kundrát, 36, no dia 29 de janeiro, em um cartório de São Paulo.
FHC tratou a decisão de oficializar a relação com Patrícia com muita discrição. Amigos do ex-presidente souberam da cerimônia, testemunhada apenas por advogados, pela imprensa. A união foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
Apesar de ambos serem feitos em cartório, um contrato de união estável é diferente de um casamento no civil. O primeiro –opção de FHC– não muda o estado civil do casal, por exemplo.

Daniel Delmiro - 19.jan.2013/AgNews
O casal Patrícia Kundrát e Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo
O casal Patrícia Kundrát e Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo

AIC LAMENTA MORTE DO RADIALISTA WALACE OLIVEIRA

AIC lamenta morte do radialista Walace Oliveira

A Associação de Imprensa Campista lamenta a morte do radialista Walace Oliveira, noticiada na tarde de hoje pelos veículos de comunicação da cidade. Walace manteve uma vigorosa trajetória de contribuição para os temas da vida pública no município, sabendo conciliar o seu papel de comunicador com o de militante em várias causas. A AIC registra as suas condolências aos amigos, parentes e colegas de trabalho do radialista.

ENTERRO DE WALACE OLIVEIRA VAI SER NESTA QUARTA-FEIRA, ÁS 17H, NO CAJU

Apesar da disposição do secretário de Família e Promoção Social da Prefeitura de Campos, Geraldo Venâncio, de providenciar a remoção do corpo do radialista e sindicalista Walace Oliveira de São Paulo, onde faleceu hoje ao meio dia,  para Campos, conforme informado mais cedo, a família já tinha tomado as providências e o transporte já está sendo feito.

O apelo ao secretário foi feito pelo jornalista Fernando Leite, que também comentou o solidário gesto de Geraldo Venâncio em seu Blog.
Segundo informações do radialista Nilson Maria, o velório de Walace será no capela da Santa Casa e o enterro amanhã, quarta-feira., às 17 no Cemitério do Caju.
Atualização às 20h09 para correção de informações e mudar o título.

ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL EM ESTADO DE ABANDONO

                                                 Fotos de Arquivo




Uma fonte do Blog informa que o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho está há dias sem funcionar porque a equipe, que é terceirizada, estaria de aviso prévio sem que novos profissionais tenham sido contratados e treinados para substituí-los. Isso é grave, considerando o tipo de trabalho que ali se desenvolve. 
O Arquivo Público está localizado no antigo Solar do Colégio, próximo a Tócos, na Baixada Campista, e subordinado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a mesma que já gastou, só de cachês de artistas, cerca de R$ 1,2 milhões no mês de janeiro (reveja aqui e aqui).
Outra barbaridade que não tem explicação, a não ser o mero descaso pela memória do município: além de materiais de consumo,  o Arquivo depende de vários outros itens básicos, que não são fornecidos. E mais: disso, o Arquivo não dispõe de scanner, mesmo o mais simples, cujo custo médio é de (pasmem!) R$ 3 mil reais. 
Essa é a "política cultural" apregoada ???

JOÃO PAULO: CÂMARA JÁ FOI NOTIFICADA SOBRE ORDEM DE PRISÃO

Da Agência Câmara:

A Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados recebeu a notificação do STF sobre a expedição do mandato de prisão de João Paulo Cunha às 16h30 e já encaminhou o documento ao presidente da Casa, que está neste momento reunido com os líderes partidários.
Caberá à Mesa Diretora, no momento oportuno, fazer uma representação sobre o caso e encaminhá-la à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Daí, o caso será levado para decisão do Plenário.

JUSTIÇA DECLARA MORTE PRESUMIDA DE AMARILDO

Do Tribunal de Justiça (aqui)



Por unanimidade, os Desembargadores da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro julgaram procedente o recurso da esposa e dos filhos de Amarildo Dias de Souza e declararam a morte presumida do ajudante de pedreiro, que desapareceu no ano passado na Comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio.
Amarildo desapareceu após ser levado por policiais militares durante a denominada “Operação Paz Armada”, realizada entre os dias 13 e 14 de julho de 2013. Na primeira instância, a ação declaratória de morte presumida havia sido julgada improcedente.

STF DECRETA PRISÃO DE JOÃO PAULO, QUE DEVE SE ENTREGAR AINDA HOJE

Da Veja on line:
O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado pelo STF no processo do mensalão, em visita ao acampamento de militantes do PT que estão no estacionamento entre o Congresso e o STF desde dezembro do ano passado
ESPERA – O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado pelo STF no processo do mensalão, monta acampamento no estacionamento da Corte (Antonio Cruz/ABr)

Depois de trinta dias de espera, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, assinou nesta terça-feira a ordem de prisão contra o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). A defesa do petista afirmou que ele deverá se entregar nas próximas horas à Polícia Federal em Brasília. Na sequência, deverá ser levado para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde dividirá cela com outros mensaleiros que já começaram a cumprir pena, como os colegas de partido José Dirceu e Delúbio Soares.
veja mais aqui

MORRE WALACE OLIVEIRA

Wallace Oliveira era, além de radialista e sindicalista,  funcionário do INSS, locutor esportivo e entusiasta de Carnaval
Foto. Folha da Manhã

Morreu por volta das 12 horas de hoje, em São Paulo, o radialista, sindicalista e servidor público federal Walace Oliveira. Ele estava internado no IBBC - Instituto Brasileiro contra o Câncer - há cerca de três semanas para tratar um câncer no pâncreas.
O corpo será transladado para Campos onde será enterrado possivelmente amanhã em local e horário ainda a serem informados pela família.
À família e amigos me associo neste momento de tristeza.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

RECURSO DE BETINHO CONTRA MULTA POR PROPAGANDA EM 2012 NA PAUTA DO TSE



Na pauta da sessão de amanhã (terça-feira, dia 4) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - confira aqui  e na ilustração acima - constam três agravos de instrumentos de ações originárias de São João da Barra. São referentes à propaganda eleitoral de Betinho Dauaire (PR) e uma emissora de rádio de Grussaí no pleito de 2012 com decisão condenatória no TRE e que os condenados recorreram ao TSE.
Betinho foi candidato a prefeito.
O que chama a atenção é o número de advogados: 13 (treze) que defendem o candidato, a despeito do baixo valor das multas impostas (R$ 5 mil). A ação inicial foi proposta pela coligação que venceu a eleição.
A relatora é a ministra Laurita Vaz e , pelo que se viu, trata-se de apenas de medidas protelatórias e sem nenhum impacto político ou eleitoral e a expectativa é que os agravos serão indeferidos (rejeitados).

Atualização em 04/02/2014 às 21h39 - Conforme o esperado, o pleno de TSE rejeitou os agravos interpostos pelos advogados de Betinho Dauaire na sessão Corte há poucos minutos.

TJ MANDA CÂMARA DO RIO REDUZIR CARGOS COMISSIONADOS



Do Portal do Tribunal de Justiça -TJRJ (aqui):
 
A 2ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deferiu liminar em Ação Civil Pública, determinando a redução do número de servidores comissionados na Câmara de Vereadores aos limites previstos no Decreto Legislativo nº 26/2991, no prazo de 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
De acordo com a decisão, a Câmara de Vereadores do Rio não apresentou nenhuma prova concreta de medidas efetivas para a adequação do número de funcionários, como tinha sido descrita pela ré, que, inclusive, destacou o Projeto de Lei n° 566/2013 em sua petição inicial.
“Assim, o simples fato de haver, atualmente, número maior de cargos comissionados na estrutura da Câmara de Vereadores, com diferença relevante para o número de cargos providos por servidores concursados, revela a necessidade e a urgência da adoção de providências administrativas efetivas”, destacou a Juíza Alessandra Tufvesson.
E completou: “some-se a isso a Resolução MD n° 8046/2012 que prevê a extinção imediata de 83 cargos efetivos e futura criação de mais de 64 efetivos, assim que vagos, aumentando ainda mais a desproporção descrita na petição inicial do autor”.
A ACP foi proposta pelo Ministério Público.
Processo n° 0411765-41.2013.8.19.0001

E NA SEÇÃO POLICIAL....


Da coluna Radar on Line, da Veja (aqui):

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
7:23 \ Brasil

Garotinho condenado

Garotinho: condenado por acusar sem provar
Garotinho: condenado por acusar sem provar

Anthony Garotinho acaba de ser condenado por um post publicado em seu blog sobre o secretário de esportes de Sérgio Cabral, André Lazaroni. Há anos, Garotinho usa o blog para publicar fatos concretos e histórias sem pé nem cabeça.
Lazaroni foi acusado no blog de ligação com o tráfico na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A juíza Ana Luiza Abreu condenou de Garotinho a pagar uma indenização de 20 000 reais por “extrapolar o direito à informação”.
Além de Lazaroni, o secretário de Segurança de Cabral, José Mariano Beltrame, também processa Garotinho por textos publicados no site.
Por Lauro Jardim

AIC E CÂMARA TENTAM TRAZER DE VOLTA O ACERVO DO MONITOR CAMPISTA


Diretoria da AIC se reúne amanhã, às 16h, com o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Edson Batista, e com o presidente do Coppam, Orávio de Campos Soares, para somar esforços pelo retorno, para Campos, do acervo do Monitor Campista, após o tombamento municipal. Como na época da campanha contra o fechamento, mantenho a minha sugestão de criação da Fundação Monitor Campista, que poderia ficar responsável pelo acervo, pelo acesso e, quem sabe, pela marca e por um possível retorno da publicação.
Vitor Menezes - Da página da AIC no Facebook.


TUMA JÚNIOR HOJE NO RODA VIDA

Romeu Tuma Júnior vai para o centro do Roda Viva

O ex-secretário nacional de Justiça comenta as repercussões em torno do seu livro Assassinato de Reputações. Edição vai ao ar nesta segunda-feira (3/2), às 22h, ao vivo, na TV Cultura
Jornalismo
31/01/14 11:05 - Atualizado em 31/01/14 11:06
Romeu Tuma Júnior
O Roda Viva sabatina nesta segunda-feira (3/2) o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior. Autor do livro Assassinato de Reputações, ele vai falar, entre outras coisas, sobre as acusações que fez contra o governo Lula, uma delas a de usar órgãos de segurança para conquistar objetivos políticos. Ele também promete revelar fatos que ficaram de fora da publicação. Apresentado pelo jornalista Augusto Nunes, o programa vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura.
Filho do político Romeu Tuma (1931-2010), Romeu Tuma Júnior começou a carreira policial aos 18 anos como investigador. Foi delegado da Polícia Civil de São Paulo e deputado estadual paulista. Ocupou, entre 2007 e 2010, o cargo de Secretário Nacional de Justiça durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, presidiu o Conselho Nacional de Combate à Pirataria.
Participam da bancada do programa Ricardo Setti, colunista do site da revista Veja; Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha de S. Paulo; Eugênio Bucci, professor e colunista do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Época; Cristine Prestes, repórter da área jurídica; e Fernando Gallo, repórter do jornal O Estado de S. Paulo. O Roda Viva ainda tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

GASTANÇA CONTINUA


Harmonia do Samba, sábado, dia 01/02, no palco: R$ 84..150,00 - Foto Secom/PMCG
 
O conjunto Harmonia do Samba se apresentou sábado no Farol de São Thomé. O cachê foi de  R$ 84.150, 00 - nota fiscal 201417 emitida pela empresa HS EVENTOS E PRODUÇÕES ARTISTICAS LTDA, emitida em 28.01.14 e paga em 30.01.14.
                                                                                                                              Foto Secom/PMCG
Noite de adoração e louvor (31/01) no palco oficial do Farol de São Thomé com o cantor Fernandinho por R$ 66.500,00

E o cachê do cantor evangélico Fernandinho, que se apresentou na sexta feira, custou R $ 66.500, 00 ( nota fiscal 149, de 29.01.14, emitida por FAZ CHOVER PROD. ARTIST. MUSICAIS LTDA. e paga em 30.01.14)

Fonte: Detalhamento de despesas realizadas/portal da transparência - aqui)

Atualização dia 06/02/2014 - 14h38:

CACHÊ DE ROBERTA MIRANDA FOI DE R$ 63.700,00

O pagamento foi efetivado em 31/01/2014 (processo 2014-0190000262 - Ordem Bancária 2014 OB 01130. Nota fiscal eletrônica 3 emitida por Canto Livre Produções Artísticas Ltda.
A sertaneja Roberta Miranda dia 31 no Farol de São Thomé

domingo, 2 de fevereiro de 2014

CAPAS DAS REVISTAS SEMANAIS





CINEASTA EDUARDO COUTINHO É ASSASSINADO NO RIO. FILHO É O PRINCIPAL SUSPEITO

De O Globo on line (aqui):

Publicado:
Atualizado:

O cineasta Eduardo Coutinho na última edição da Flip Foto: Léo Martins / O Globo

O cineasta Eduardo Coutinho na última edição da Flip Léo Martins / O Globo
RIO - O cineasta Eduardo Coutinho, de 81 anos, foi morto neste domingo, em sua casa, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
O filho, que teria assassinado o pai a facadas, e a mulher de Coutinho estão internados no Hospital Miguel Couto. Mais informações em instantes.
Coutinho era considerado um dos maiores documentaristas do Brasil. Entre seus filmes de maior sucesso estão "Cabra Marcado para Morrer", "Edifício Master", "Jogo de Cena" e "Babilônia 2000". Em 2007, o cineasta foi premiado com o Kikito de Cristal.
Em junho passado, foi convidado, junto com José Padilha, a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar.
Amigos de Coutinho lamentam sua trágica morte, como o cineasta Cacá Diegues:
- Conheci o Eduardo Coutinho no CPC da UNE em 1962, quando produzimos junto o "5 x vezes Favela". Desde então ficamos muito amigos e comecei a acompanhar a carreira dele de perto. Foi um dos cineastas mais inteligentes que conheci e o maior documentarista que o Brasil já teve, sem dúvidas. Ele já tinha uma certa idade, mas se renovava sempre. Estou chocado, pois ele era uma pessoa absolutamente calma e tranquila. É uma perda muito grande para o cinema brasileiro.
O cineasta Silvio Tendler também falou sobre a importância de Coutinho para o cinema brasileiro:
- Seus filmes e suas lições de vida irão permanecer. Antes de ser documentarista, ele foi um grande roteirista, como por exemplo do "Dona Flor e seus dois maridos", de 1976. Sem sombra de dúvidas, foi um dos grandes cineastas que esse Brasil teve. Vai deixar uma grande saudade e lacuna. A violência com que ele morreu é o que me deixa mais chocado.