sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

EX-LÍDER DO PT VAI PARA PRISÃO DOMICILIAR E VOLTA AO SENADO



Do portal do STF:



O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, nesta sexta-feira (19), a conversão da prisão preventiva do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) em medidas cautelares alternativas. A decisão, que acolheu parcialmente manifestação do Ministério Público Federal, foi tomada na análise de agravo regimental interposto pela defesa do senador contra decisão anterior do relator que havia negado pedido de revogação da segregação.

A decisão determina o recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga, enquanto o senador estiver no exercício do mandato; comparecimento quinzenal em juízo, para informar e justificar suas atividades, com proibição de mudar de endereço sem autorização; obrigação de comparecimento a todos os atos do processo, sempre que intimado; e proibição de deixar o país, devendo entregar seu passaporte em até 48 horas.

MB/AD

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

2ª VIA DO IPTU 2016 JÁ DISPONÍVEL NO PORTAL DA PMCG. COTA ÚNICA VENCE EM 10/03





Da Secom/PMCG:



Contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderão ter acesso aos boletos para pagamento via online clicando no banner “2ª Via IPTU 2016”, já disponível no Portal Oficial de Campos, no endereço www.campos.rj.gov.br. Em parceria com o Banco do Brasil, está funcionando um espaço de atendimento ao contribuinte no Shopping Boulevard. A Prefeitura de Campos está concedendo desconto de 5% para os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU/2016 em cota única, com vencimento em 10 de março. Além disso, estarão concorrendo a um carro zero quilômetro, que será sorteado no dia 28 de março, aniversário da cidade.

- Hoje, os contribuintes que quiserem pagar o IPTU, antes do dia 10, têm três meios de tirar a 2ª via do imposto: loja do Shopping Boulevard; na Secretaria de Fazenda, na Rua 13 de Maio, no Centro; ou através do Portal da Prefeitura - informa o subsecretário de Fazenda, Márcio Morales.

Os carnês vão ser entregues pela Empresa Brasileira de Correios nos próximos dias. O IPTU não teve aumento nas alíquotas, mas apenas terá a correção da inflação gerada no decorrer de 2015, medida pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O parcelamento poderá ser feito em até 10 meses, com vencimento sempre nos dias 10, entre março e dezembro/2016. "O pagamento do IPTU é importante porque muitas obras como as de infraestrutura, construção de creches, escolas, galerias de águas pluviais, que acabam com alagamentos e transtornos, melhorias nos hospitais e nos Postos de Saúde, são custeadas com recursos do IPTU, que é um imposto que tem retorno para todos os moradores da cidade”, observa Márcio Morales.

Por: Jualmir Delfino - Foto: - 18/02/2016 15:25:45

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O DILEMA DO MERCADO MUNICIPAL

                                            Foto:Ricardo André Vasconcelos -10/02/2016
Embora a foto sugira, a torre não está inclinada, como a de Pizza, mas as avarias são preocupantes

Antes, a dúvida era se as obras de recuperação do histórico Mercado Municipal (da década de 20 do século passado) iriam ficar prontas ainda no Governo Rosinha.
Depois, a dúvida era se as obras começariam no Governo Rosinha.
Hoje o dilema é saber se o Mercado Municipal vai resistir e ficar de pé até o final do Governo Rosinha.


O BLOG TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER
@pensoque_ra

VARA FEDERAL TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTUDANTES DE DIREITO ATÉ SEXTA, 19



A 1ª Vara Federal de Campos está selecionando estagiários de Direito, do 5º ao 9º períodos, para atuação na Secretaria. As inscrições serão realizadas até sexta-feira, 19, na sede do Juízo. Informações no Edital fixado na sede do Juízo, pelo email01vf-ca@jfrj.jus.br e pelo telefone (22) 3054-3213

BOM DEBATE: PRISÃO APÓS DECISÃO DE 2ª INSTÂNCIA É FIM DAS CHICANAS OU LESÃO AO AMPLO DIREITO DE DEFESA?

Do site do STF:

                                                                                                                          Foto: Nelson Jr./STF

Nesta quarta-feira (17), por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu pedido de Habeas Corpus (HC 126292) e decidiu pela possibilidade do cumprimento da sentença condenatória após o julgamento de apelação. No caso em análise, a Corte entendeu válido ato do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que, ao negar recurso da defesa, determinou o início da execução da pena imposta a um condenado por roubo qualificado.

A decisão tomada hoje altera o entendimento da Corte sobre a matéria, que condicionava a execução da pena ao trânsito em julgado da condenação, mas ressalvava a possibilidade de prisão preventiva.

O voto do relator do HC, ministro Teori Zavascki, foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. De acordo com o relator, a manutenção da sentença condenatória pela segunda instância encerra a análise de fatos e provas que assentaram a culpa do condenado. Eventuais recursos cabíveis ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo restringem-se à análise de questões de direito.

A ministra Rosa Weber e os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, presidente da Corte, ficaram vencidos. Eles votaram pela manutenção da jurisprudência do Tribunal que exige o trânsito em julgado e concediam o habeas corpus.

DEPOIS DO PMDB, PLANALTO BRIGA PARA MANTER ALIADO NO COMANDO DO PP

Do Blog do Gerson Camarotti (aqui):


Depois da vitória na eleição do líder do PMDB, o Palácio do Planalto se volta para a escolha do novo líder do PP, outra das grandes bancadas da Câmara.
Com a reviravolta no primeiro turno da disputa, o governo passou a monitorar de perto o segundo turno.
Na primeira etapa da disputa, nesta quarta, o deputado Cacá Leão (PP-BA) ficou com 17 votos. Em segundo lugar, houve empate entre o oposicionista Esperidião Amim (PP-SC) e o ex-ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Cada um recebeu 11 votos.
Com o empate, Aguinaldo decidiu sair da disputa. O Planalto agora busca evitar uma vitória de Amim. O segundo turno está marcado para a noite desta quarta.

PDT PERDE DOIS SENADORES

                                                    Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Governador do DF e ministro da Educação no primeiro governo Lula,
Cristovam trocou o PT pelo PDT e agora vai para o PPS

Dois senadores do PDT anunciaram hoje, oficialmente, que estão deixando o partido. O senador Cristovam Buarque (DF) anunciou, em plenário, que está indo para o PPS e o senador Antônio Reggufe (DF) também usou o plenário para informar sua saída do PDT e que passará um ano sem filiação partidária.
Com a saída dos dois, a bancada pedetista no Senado ficará, por enquanto, com quatro senadores: Zezé Perrela (MG), Acir Gurgacz (RO), Telmário Mota (RR) e Lasier Martins (RS).

CNMP SUSPENDE DEPOIMENTO DE LULA E MARISA À JUSTIÇA DE SP



O ex-presidente Lula e a mulher, Marisa, eram aguardados  para audiência no Fórum da Barra Funda, em São Paulo, para falar sobre a investigação do triplex no Guarujá e sítio em Atibaia (SP).

Do site oficial do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP):

O Conselho Nacional do Ministério Público, em decisão monocrática do conselheiro Valter Shuenquener publicada nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, deferiu, parcialmente, medida liminar para suspender a prática de qualquer ato pelo promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP/SP) Cássio Roberto Conserino relacionado ao Procedimento Investigativo Criminal nº 94.2.7273/2015, até que o Plenário deste CNMP delibere sobre a alegação de ofensa ao princípio do Promotor Natural na hipótese.
Com a medida ficam suspensos os depoimentos do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da esposa, Marisa Letícia Lula da Silva, previstos para esta quarta, 17 de fevereiro. Além disso, o conselheiro determinou que o referido promotor de Justiça e o procurador-geral de Justiça do MP/SP prestem informações no prazo de 15 dias.
O relator do processo ressalta que, sem fazer juízo de valor quanto à dinâmica de investigações conduzidas pelos membros do Ministério Público, em atenção à independência funcional de seus integrantes, é papel do Conselho Nacional do Ministério Público aferir se o Ministério Público está observando, na sua tarefa administrativa de distribuir procedimentos de investigação, dentre outras prerrogativas, o princípio constitucional do Promotor Natural. O conselheiro complementa que sua decisão “não tem o objetivo de blindar nenhuma pessoa de qualquer investigação, mas a de averiguar se o devido processo legal está sendo respeitado”.
Valter Shuenquener assevera que não é recomendável a manutenção dos depoimentos previstos para esta quarta-feira sem que antes o Plenário do CNMP possa apreciar as alegações de ofensa ao princípio do promotor natural. “A manutenção do ato poderia, acaso se entenda, em momento futuro, pela falta de atribuição do referido membro e da necessidade de livre distribuição do feito, até mesmo ensejar uma indesejável nulidade no âmbito penal”.
A decisão do conselheiro foi tomada na análise de pedido de providências requerido pelo deputado federal Luiz Paulo Teixeira Ferreira, que alegou que o Procedimento Investigativo Criminal n° 94.2.7273/2015, atualmente distribuído ao referido promotor, que integra a 2ª Promotoria Criminal da Capital do Estado de São Paulo, deveria, na verdade, ter sido distribuído à 1ª Promotoria Criminal ou, no mínimo, ter-se procedido à sua livre distribuição, uma vez que há outro procedimento que trata de assuntos correlatos em tramitação na 5ª Vara Criminal de São Paulo, que engloba a 1ª Promotoria.
Shuenquener conclui que, a fim de preservar o correto desenvolvimento da investigação criminal que visa, corretamente, a apurar os fatos levados a conhecimento ao Ministério Público, a suspensão cautelar é a medida mais adequada.
Tramitação
O pedido de providências requerido pelo deputado Luiz Paulo Teixeira foi recebido às 14h30. Nesse horário, o conselheiro estava participando da 3ª Sessão Ordinária do Plenário do CNMP, que terminou aproximadamente às 19 horas. Somente quando retornou ao seu gabinete, o conselheiro teve conhecimento do processo, deferindo parcialmente a liminar às 22h30.
Na próxima terça-feira, 23 de fevereiro, na 4ª Sessão Ordinária, a liminar deverá ser analisada pelo Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP.
Leia aqui a íntegra da liminar.
Processo Eletrônico nº 1.00060/2016-42 (Pedido de Providências).
Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

MENOS CANDIDATOS À SUCESSÃO DE ROSINHA


Como era de se esperar o número de pretendentes à cadeira hoje ocupada por Rosinha começa a diminuir.
O vereador Gil Viana, por exemplo, depois de perder o controle do PSB para o grupo garotista, já vem pedindo votos para sua reeleição para a Câmara. Admite que, sem o partido, adia seu sonho de disputar a Prefeitura.
Nas próximas semanas, pelo menos outros dois pré-candidatos com assento no Legislativo devem seguir o mesmo caminho. De lá são aspirantes os vereadores Edson Batista, Jorge Magal, Nildo Cardoso, Maria Auxiliadora, Mauro Silva e Rafael Diniz.
Não será surpresa se da lista acima, apenas Mauro e Rafael entrem na disputa.
Esperar para ver.

CANDIDATO DE DILMA GANHA LIDERANÇA DO PMDB NA CÂMARA EM GUERRA COM CUNHA

O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB- RJ), ganhou agora há pouca a eleição interna para continuar líder do partido na Câmara. Com apoio explícito do Palácio do Planalto, ele derrotou Hugo Motta (Paraíba), apoiado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha.
O placar foi 37 a 30. Dois deputados votaram em branco.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

GAROTINHO VAI À CÂMARA, TERÇA, DIA 16, PARA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO E FALAR SOBRE A CRISE


A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes retorna às atividades das sessões plenárias na reabertura dos trabalhos legislativos deste ano, na próxima terça-feira (16), às 17 horas, após o recesso parlamentar. Na ocasião, o secretário municipal de Governo, Anthony Garotinho, irá ler a mensagem oficial do Executivo, em nome da prefeita Rosinha Garotinho, e também falará também sobre as expectativas e projeções para este ano diante da crise nas esferas municipal, estadual e federal.

(Da página do Facebook do fotógrafo César Ferreira, também autor da foto)

Atualização em 17/02/16 - O secretário não compareceu alegando estar "febril", segundo informou o presidente da Câmara, Edson Batista (PTB), em entrevista à InterTV. A mensagem da prefeita foi lida pelo líder do governo, vereador Mauro Silva.