A nota, publicada hoje (09/05/2009), às 12h44, (aqui) não esclarece, no entanto, por quanto a PMCG vai pagar por cada uma das 56 ambulâncias adquiridas e nem o nome do fornecedor vencedor da licitação.
Pensando cá com meus botões, imagino que, como a PMCG praticamente renovou toda a frota de ambulâncias, está afastada a hipótese de terceirização dos serviços de remoção de pacientes. É que no mês passado o secretário de Saúde, Paulo Hirano, tinha anunciado que estava em estudos um projeto de privatização dos serviços de ambulância.
Atualização às 11h24 de 10/05/2009 - Cléber Tinoco, que vem iluminando a blogosfera goitacá com seus conhecimentos jurídicos, me alerta que, ao contrário do que sugere a nota cotada acima , com base em informações do portal da Secretaria de Propaganda da Prefeitura de Campos, as ambulâncias não foram compradas. Em sem Blog, Cleber (aqui) explica e mostra o edital para "contratar serviços de locação de ambulâncias, incluindo motorista, sem fornecimento de combustível".
A constatação é simples: A Prefeitura de Campos tem confundindo jornalismo público com propaganda e, além de criar obstáculos à transparência usa artifícios de texto para confundir a informação.
Quando a gente pensa que já viu o fundo do poço percebe que o poço ainda é mais fundo.
Atualização às 11h24 de 10/05/2009 - Cléber Tinoco, que vem iluminando a blogosfera goitacá com seus conhecimentos jurídicos, me alerta que, ao contrário do que sugere a nota cotada acima , com base em informações do portal da Secretaria de Propaganda da Prefeitura de Campos, as ambulâncias não foram compradas. Em sem Blog, Cleber (aqui) explica e mostra o edital para "contratar serviços de locação de ambulâncias, incluindo motorista, sem fornecimento de combustível".
A constatação é simples: A Prefeitura de Campos tem confundindo jornalismo público com propaganda e, além de criar obstáculos à transparência usa artifícios de texto para confundir a informação.
Quando a gente pensa que já viu o fundo do poço percebe que o poço ainda é mais fundo.
Ricardo, deu no blogo do Roberto Moraes, sobre o incômodo dos blogs, daí deparo com a notícia de que o Prefeito ao contrário do noticiado licitar R$ 38.000.000,00valor se incorreto me desculpem, agora adquire ambulâncias pela bagatela de R$...., não foi divulgado...
ResponderExcluirPergunto, o que será feito com as ambulâncias do acervo do Município, serão sucateadas? A quem será entregue a manutenção das ambulâncias, sobre qual pretexto, licitação ou indicação.
Espero e esperamos transprência!!!
Fernando Torres.
Ricardo,
ResponderExcluirAcredito que houve locação, com terceirização de mão-de-obra (motorista), conforme nota publicada lá no Campos em
Debate (http://clebertinoco.blogspot.com/2009/04/governo-abre-licitacao-para-terceirizar_28.html), publicada no dia 28/04.
Abraço,
Obrigado Cléber, mais uma vez, Já fiz a atualização.
ResponderExcluirCai na armadilha da secretaria de "Propaganda".
Abraços.
Entendo que antes de ficarmos criticando, temos que ir a fundo na leitura dos editais de licitação, afinal a prática de propagando através da Secretarta de Ccmunicação não é de hoje, afinal para que a mesma existe, não é para divulgar e propagar atos do executivo?
ResponderExcluirAo anônimo das 12h51:
ResponderExcluirAgradeço seu comentário e concordo que não é de hoje a prática da Secretaria de Comunicação divulgar os atos do poder executivo. Fui (entre 1991 a 1996) secretário de Comunicação da Prefeitura de Campos, numa epoca em que nem Internet existia no Brasil. O momento agora é outro, assim como o nível de cobrança da sociedade.
Por isso, discordo quanto à simplificação do objetivo de secretaria de se apenas de propagar os atos do poder executivo. Com o aprimoramento da democracia e das ferramentas tecnológicas e, consequentemente, a cobrança da sociedade por transparência dos atos dos governos, as assessorias de comunicação em geral devem ser pautadas pelo interesse da sociedade e não apenas dos governos.
É uma discussão relativamente nova, eu sei, mas exemplos como a Agência Brasil, do Governo Federal, parece ser um bom caminho para o que se chama de "jornalismo público" no Brasil.
Quando uma assessoria informa pela metade ou omite informações numa nota que, originariamente teria o objetivo de dar publicidade a uma iniciativa do poder público é um caso de se pensar na diferença entre publicidade e propaganda.
FALAM POR AI QUE A LICITAÇÃO DAS AMBULANCIAS SÓ TEVE UM PARTICIPANTE. SERÁ QUE TEVE JABÁ ?
ResponderExcluirCertamente meu caro Ricardo, mas sabemos que atualmente o uso das palavras é puro marketing e não comunicação/transparência, quanto a sociedade mais exigente, é essa mesma que vota nos mesmos por muito tempo.
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