O Brasil pode ganhar, nos próximos anos, 13 novas unidades da ferderação, entre estados e territórios que irão se somar atuais 27, incluindo o Distrito Federal. Nesta semana foi aprovada a urgência na votação do projeto de plebliscito para consultar os eleitores do Pará se aprovam ou não a divisão do atual território em três novos estados.
Tramitam na Câmara outros projetos, como a criação do estado do São Francisco que seria desmembrado da atual Bahia e a divisão do atual Mato grosso do Sul e aquela ponta de Minas, entre Goías e São Paulo seria transformado no estado do Triângulo Mineiro.
Mais estados, mais governadores, mais deputados, mais senadores, mas assembléias legislativas.... socorro!!!!!
Veja abaixo como ficaria o novo mapa do Brasil se forem criadas as novas unidades (oito e cinco territórios).
Arte: site da Câmara dos deputados
Mais informações sobre o assunto aqui.
Atualiação às 21h42 para correção do título e parte do texto após a observação, sempre honrosa e bem-vinda do blogueiro Marcelo Bessa Cabral), a quem agradeço.
Oi, Ricardo.
ResponderExcluirNo mapa nem todas as unidades em destaque seriam estados (que têm autonomia): há alguns casos de áreas que seriam transformadas em Territórios Federais.
Um abraço.
Obrigado Marcelo,
ResponderExcluirRefiz o título e o texto para fazer a diferenciação sugerida por você. Aliás, suas sugestões são sempre bem-vinda.
Obrigado
Ricardo
Digo, bem-vindas.
ResponderExcluirRicardo