Do Blog do ex-prefeito do Rio, César Maia
PREFEITURA DO RIO: R$ 150 MILHÕES EM PUBLICIDADE EM 2011! PARA QUÊ?
1. O excesso de gasto de publicidade dos governos tem três funções possíveis: mostrar aquilo que o governo não faz, para criar expectativa sobre o que promete fazer; transferir recursos para a campanha eleitoral com sobregastos para agências; pensar que isso o faz ganhar simpatia de um ou outro meio de comunicação. No caso do Rio, exceder o gasto em publicidade ao tempo que se aplica medidas de arrocho contra os servidores, aposentados e viúvas, é chocante.
2. (Estado de SP, 14) 2.1. Eduardo Paes infla publicidade a valor recorde. A pouco mais de um ano de tentar mais um mandato nas eleições de 2012, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), resolveu expandir em 25% os gastos com publicidade da prefeitura. Uma autorização para celebrar um termo aditivo nesse porcentual - em dinheiro, mais R$ 30 milhões, a se somarem a R$ 120 milhões já licitados - no contrato com três agências (PPR, Binder-FC e Nacional) foi publicada pela Secretaria da Casa Civil no Diário Oficial da última sexta-feira.
2.2. A marca de R$ 150 milhões significa um novo recorde em gastos com publicidade na administração carioca. O primeiro foi estabelecido pelo próprio Paes que, no fim de 2009, seu primeiro ano como prefeito, lançou a licitação de R$ 120 milhões para contratar três agências de publicidade e uma empresa de eventos. Os números se chocavam com as despesas anteriores no setor da prefeitura na gestão: R$ 1.947.461 empenhados (separados para gasto) em 2005; R$ 166.866 em 2006; R$ 818.029,11 em 2007; R$ 448.286,20 em 2008. Em 2010, os dispêndios com o setor foram a R$ 29.116.049,53.
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