Foi implodido na manhã deste domingo (24) o primeiro trecho da Perimetral, viaduto de 5 km na região portuária do Rio.
A detonação de 1.050 metros do elevado, na faixa correspondente à avenida Professor Pereira Reis e à rua Silvino Montenegro, foi executada em cinco segundos, conforme previsto pela prefeitura.
Pontualmente às 7h, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), ao lado de engenheiros, acionou a manivela do detonador. "Tudo aconteceu dentro do esperado. Hoje é um dia muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. A Perimetral era um símbolo do abandono da região portuária, que agora a gente está revitalizando", afirmou o prefeito.
Reprodução/TV Globo | ||
Trecho do elevado da Perimetral é implodido, na região portuária do Rio |
Mais de 2.500 pneus, recheados com areia, serviram de amortecedor às estruturas de concreto. A operação envolveu cerca de 500 profissionais.
A iniciativa foi a primeira no Brasil a repetir experiência internacional de demolição de viadutos a fim de recuperar áreas urbanas degradadas.
A Perimetral --que liga o Centro à Ponte Rio-Niterói e à avenida Brasil, principais acessos à cidade-- será substituída por uma via expressa de pouco mais de 5 km. Combinada à Via Binário (aberta no último dia 2), a nova avenida deve aumentar a capacidade de tráfego em 27% a partir de 2016, segundo a prefeitura.
A implosão da Perimetral integra o Porto Maravilha, projeto de revitalização urbana e cultural da região portuária da cidade.
A demolição do primeiro trecho do viaduto estava marcada para o último dia 17, mas foi adiada em uma semana "porque o prazo para preparar tudo ficou muito apertado", segundo o prefeito Eduardo Paes.
Em 3 de novembro, a prefeitura começou a desmontar o elevado, retirando massas de asfalto e dois trechos de 40m. A implosão de mais uma faixa da Perimetral será executada até junho de 2014, segundo a Cdurp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário