quarta-feira, 26 de março de 2014

MAIS UM DEPUTADO PRESIDIÁRIO RENUNCIA AO MANDATO

Do G1 (aqui):

26/03/2014 16h37 - Atualizado em 26/03/2014 17h41

Condenado, deputado Asdrubal Bentes renuncia ao mandato

Decisão se deu antes de Câmara decidir sobre processo de cassação.
Parlamentar disse que objetivo é 'evitar constrangimento' aos colegas.
 
Felipe Néri Do G1, em Brasília

O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), após se entregar na Justiça (Foto: Laura Tizzo/G1)O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA),
após se entregar à Justiça (Foto: Laura Tizzo/G1)
O deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a três anos, um mês e dez dias de prisão, renunciou nesta quarta-feira (26) ao mandato parlamentar.
Segundo ele, a decisão foi tomada para “evitar constrangimento” para os colegas parlamentares na hipótese de decidirem pela eventual manutenção do seu mandato.
“Renuncio para preservar a imagem deste poder e também os meus companheiros, que certamente serão alvo de muita pressão”, declarou Bentes.
A renúncia foi formalizada com a comunicação feita ao plenário pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) depois de receber a carta em que o deputado informou que desistia do mandato (leia a carta de renúncia ao final desta reportagem).
O anúncio foi feito antes de a Mesa Diretora da Câmara iniciar reunião para decidir sobre a abertura de processo de cassação contra ele. Se a mesa iniciasse a reunião e instaurasse o processo, Bentes não poderia mais renunciar.
Depois que a renúncia for publicada no "Diário Oficial da Câmara", o salário e os benefícios do parlamentar serão cortados e ele terá prazo de 30 dias para deixar o apartamento funcional em Brasília.
De acordo com informação da secretaria da Mesa Diretora da Câmara, o primeiro suplente é Luiz Otávio (PMDB-PA). Se por algum motivo ele não tomar posse, o segundo suplente é Catarino Ribeiro de Lima (PMDB-PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário