quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SADI BOGADO CONTINUA INTERNADO

                                                 Juarez Fernandes/arquivo do Blog em 15/01/2008 (aqui)

O médico e ex-deputado federal Sadi Bogado, continua internado no Hospital da Unimed em estado grave. Sadi, de 84 anos, está em coma há 41 dias e passa por sessões regulares de hemodiálise.
Nascido em Nova Friburgo em 15 de janeiro de 1928, Sadi é campista por adoção e pelo município foi eleito deputado federal em 1966 com 15.146 no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e cassado após a edição do Ato Institucional nº 5, em 1968.
Em 2000, Sadi foi candidato à Prefeitura de Campos.

CÂMARA DEVOLVE MANDATO A DEPUTADOS CASSADOS


A Câmara dos Deputados realizou, hoje à tarde sessão solene para devolver, simbolicamente, os mandatos de 173 deputados federais cassados ao longo de quatro legislaturas entre 1964 e 1977, durante o regime militar (1964-1985). A sessão foi realizada no Plenário Ulyssses Guimarães.
O ato, considerado histórico por homenageados e historiadores, é uma iniciativa da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, criada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Dos parlamentares cassados, 28 estão vivos – Marcelo Gato, que seria o 29º, morreu na semana passada – e são esperados para receber pessoalmente a homenagem. Os demais serão representados pelas famílias.
Plinio de Arruda Sampaio, cassado em 68, foi um dos 173 deputados cassados que recebeu simbolicamente o mandato de volta


Os 173 homenageados, que eram titulares ou suplentes, estavam no exercício dos mandatos quando foram cassados. “A cassação é uma violência não só contra o detentor do mandato, mas contra o eleitor, que é soberano em uma democracia”, declarou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que preside a comissão parlamentar.
“A devolução dos 173 mandatos tem um simbolismo muito forte, um sentido de reparação neste momento em que o Brasil está mobilizado na conclusão do processo de redemocratização, para trazer luz aos fatos e personagens do período”, acrescentou.
Três deputados federais eleitos pro Campos e que foram cassados pela ditadura, estão na lista: Adão Pereira Nunes (já falecido), Antônio Carlos Pereira Pinto e Sadi Coube Bogado. Sadi, de 84 anos, que encontra-se internado no Hospital da Unimed, foi representado pelo filho, Henrique, que mora em Brasília,
Adão Pereira Nunes, foi eleito pelo PSP-RJ com 19.856 votos foi cassado pelo Ato Instititucional nº 01, junto com o então presidente da República, João Goulart e Leonel Brizola.
Pereira Pinto, eleito pelo MDB-RJ com 14.568 e foi cassado peço decreto de 07/12/1969.
Sadi Bogado, foi eleito com 15.146 votos pelo MDB-RJ e cassado pelo AI-5.

Com informações do portal da Câmara (aqui)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MORREU OSCAR NIEMEYER


DO G1



O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro. A morte dele foi confirmada às 21h55.
Nesta quarta-feira (5), um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.
Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.
O hospital informou também que a piora do quadro clínico do paciente aconteceu após a visita do médico Fernando Gjorup nesta quarta-feira.

ÍNTEGRA AQUI

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NA PAUTA DO TSE...



Para quem gosta que acompanhar as sessões do TSE, já está disponível na no portal do Tribunal (aqui), a pauta para a sessão de amanhã (04/12).
De Campos dos Goytacazes não há nenhum processo previsto para julgamento. Em compensação, tem três de Quissamã.

EDSON BATISTA É O PREFERIDO, POR ENQUANTO, PARA PRESIDIR A CÂMARA

Edson Batista: experiência, lealdade mas não unanimidade

Mauro Silva: Lealdade sem experiência


Pelo que se ouviu nos corredores da Bienal do Livro, o vereador Edson Batista (PTB) é, no momento, o mais cotado para presidir a Câmara Municipal de Campos no biênio 2013-2014.
Segundo o jornalista Alexandre Bastos (aqui) o faz-tudo da família Garotinho, Suledil Bernardino, está colhendo assinaturas na futura bancada governista em apoio ao nome de Edson.
Batista, já foi vereador, secretário de Saúde (governos Garotinho e Sergio Mendes), já dirigiu o Hospital Ferreira Machado e, mais recentemente, o Hospital Geral de Guarus. Em seu favor tem a experiência no legislativo, o que o outro pretendente ao cargo (Mauro Silva) não tem. Contra Batista tem uma rusga antiga com outros caciques da área de Saúde, inclusive divergências com o vice-prefeito Francisco Oliveira.
No horizonte da escolha do futuro presidente da Câmara não se conta apenas experiência, apoios e jogo de cintura e sim, provas de fidelidade canina, porque, afinal, quem se sentar na cadeira de presidente da Câmara tem chance de assumir a Prefeitura de Campos, mesmo que por pouco tempo, mas as chances são grandes.
Outra coisa: Garotinho tem se queixado dos futuros vereadores e já percebeu que uma megabancada (21 dos 25 vereadores) é sinônimo de tantas e tão variadas e nem sempre republicanas demandas, que preferiria ter eleito uma bancada menos numerosa.

QUEM RESPONDE?????




Por que a Empresa Tamandaré ainda tem concessão da Prefeitura de Campos para prestar um serviço para o qual parece não estar preparada?
 A empresa, que é a segunda maior do setor no município, não respeita horários e nem direitos trabalhistas dos empregados que, com toda a razão faz greves e quem paga a conta é a população, que fica sem transporte.

ALEX ATALA HOJE NO RODA VIVA


O chef de cozinha Alex Atala é o convidado do Roda Viva desta segunda-feira (03/12). Ele é dono do D.O.M, um dos restaurantes mais badalados do Brasil. Em 2012, foi o único brasileiro no ranking da revista britânica Restaurant. No programa de hoje ele deve falar sobre a alta gastronomia, de cozinha brasileira, e de iguarias como o tucupi, o baru e a priprioca.
Entusiasta da culinária regional, usa ingredientes típicos em pratos inventivos. Em 2009, abriu o Dalva e Dito, onde serve receitas simples, com sotaque caseiro.
Antes de se aventurar na culinária, foi punk, DJ epintor de paredes. Começou a cozinhar numa época em que a profissão não era considerada glamorosa.
O programa é comandado pelo jornalista Mário Sergio Conti e contará com a bancada de entrevistadores  formada por Rosa Moraes, diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate no Brasil, Patrícia Ferraz, editora do caderno Paladar do jornal O Estado de S. Paulo, Ricardo Castilho, diretor editorial da Revista, Suzana Barelli, diretora de redação da Revista Menu e Nana Caetano, editora de Lifestyle da Revista Vogue. O Roda Viva também conta com a participação do cartunista Paulo Caruso.

Texto: Tv Cultura (aqui)

PLANTÃO MÉDICO 2 - NEI LATORRACA MELHORA MAS NÃO TEM PREVISÃO DE ALTA


NEI LATORRACA segue se recuperando e está sem febre nesta segunda-feira, 3. O ator está internado na Casa de Saúde São José, no Rio,  desde o dia 25 de outubro. Segundo o boletim médico, apesar da melhora do ator, ainda não há previsão de alta.
"Ney Latorraca, internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, desde 25 de outubro, segue em plena recuperação de seu estado de saúde, que é considerado bom. O ator — que se encontra no quarto desde sábado, 01 de dezembro — está sem febre e já caminha pelos corredores da instituição. Aos poucos, a medicação vem sendo retirada. Entretanto, ainda não há previsão de alta."

Matéria na íntegra aqui.

PLANTÃO MÉDICO 1 - NIEMEYER CONTINUA INTERNADO, NO RIO


DO G1
Oscar Niemeyer, de 104 anos, permanece internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. De acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3), seu estado clínico "ainda inspira cuidados"
Ainda segundo o hospital, "o tratamento com hemodiálise e a fisioterapia respiratória seguem em curso". O paciente permanece na Unidade Coronariana e está lúcido. Não há previsão de alta.
Matéria completa aqui.


PLANTÃO MÉDICO: VERÍSSIMO SAI DA UTI E TEM ESTADO ESTÁVEL



Do jornal Zero Hora (Porto Alegre-RS)
O estado de saúde de Luis Fernando Verissimo é estável, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele terá alta hoje do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para a Unidade de Internação.
Por orientação médica, no entanto, as visitas continuarão restritas a seus familiares. Verissimo está internado no hospital desde o dia 21.

Na tarde de domingo, o escritor, torcedor do Internacional, assistiu ao Gre-Nal pela televisão, de acordo com a mulher Lúcia Verissimo.

Leia, na íntegra, nota divulgada à imprensa pelo Hospital Moinhos de Vento nesta segunda-feira:
"O escritor Luís Fernando Verissimo terá alta, no dia de hoje, 03/12, do CTI para a Unidade de Internação. Seu quadro clínico é estável, mas, por orientação médica, as visitas continuarão restritas a seus familiares.
Dr. Alberto Augusto Rosa
Dr. Sandro Cadaval
Dr. Eubrando Silvestre Oliveira
"

ROSINHA PODE DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO

A informação foi publicada agora há pouco no Blog do jornalista Lauro Jardim, da Veja