sexta-feira, 7 de maio de 2010

Temperatura em alta

Tem reunião da Assembléia Permanente do Sindicato dos Médicos (Simec), na próxima terça-feira, dia 11/05/10 às 19 h na Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC).
Piso salarial, Mobilização, Condições de trabalho, PCCS, Defesa Profissional, Denuncias e rumos do movimento, entre os temas.

Bens de empresas de Campos vão à leilão para pagar dívidas

A 1ª Vara Federal de Campos promoverá, nos dias 12 e 26 de maio, a partir das 13h, leilão para alienação de bens penhorados. Será no auditório da Acic (16º andar), na Praça do Santíssimo Salvador, 41.
Entre os bens leiloados estão terras das usinas de Outeiro e Paraíso, além de imóveis da Fundição Jair Martins e Comauto.
Confira aqui o edital do leilão com os valores dos bens (aqui)

Novas pesquisas no final de semana

Segundo o TSE, durante esta semana o Tribunal Superior Eleitoral recebeu, até o início da tarde de hoje, quatro registros de pesquisa de intenção de voto nas eleições deste ano. As pesquisas são de âmbito estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores da Bahia, Espírito Santo e São Paulo para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.
A primeira pesquisa foi feita pelo Enquet Pesquisas de Opinião Pública Ltda., a pedido da empresa Nassau Editora Rádio e televisão Ltda., que ouviu os eleitores do dia 4 ao dia 7 de abril.A segunda empresa a fazer pesquisa foi a Ipeese – Instituto paraense de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos, por solicitação da Rádio Emissora da Barra Ltda.. A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de abril. A Economic Cat Administração Pública, Empresarial e Marketing Ltda fez a terceira pesquisa a pedido do Programa Rotativo News – Rádio Sociedade de Feira de Santana. O período de realização é do dia 5 a 11 de maio.
Os resultados devem ser divulgados no final de semana.
Com informações do TSE

Tributo a Eli Miranda hoje no Trianon

Recado do Wellington Cordeiro:




Hoje, às 20h, no Teatro Trianon, acontece um tributo em homenagem a Eli Miranda com Jardel do Cavaco e banda, além de diversos músicos convidados.

A entrada é gratuita, mas quem puder poderá contribuir com um quilo de alimento não perecível. Será uma noite inesquecível para lembrar o saudoso sambista campista Eli Miranda. Não perca, nesta sexta às 20h no Teatro Trianon.

Programação do Sesi em Maio



Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Gilmar Mendes eleito para o TSE

Por nove votos a um (dado ao ministro Joaquim Barbosa), o ex-presidente do Supremo
Tribunal Federal (STF) foi eleito membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição foi no Plenário do STF.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Socorro... querem sangrar, ainda mais, o Rio Paraíba

RA 03/01/2010

Do Blog do Félix Manhães






terça-feira, 4 de maio de 2010

GOVERNO DE SÃO PAULO QUER TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAIBA
A deputada Cida Diogo participou nesta terça-feira, dia 04 de maio, na Cúria Diocesana, em Volta Redonda, de uma reunião da Comissão Ambiental Sul. A pauta do encontro foi o projeto do governo de São Paulo de transposição das águas do Rio Paraíba do Sul para o abastecimento de toda a metrópole paulista.


A secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, tentou tranqüilizar as entidades do Vale do Paraíba, que têm se reunido desde o ano passado para combater o projeto. Segundo Marilene, o plano paulista ainda está em fase de avaliação e nenhuma decisão será tomada de forma isolada. Cida Diogo, no entanto, rebateu a fala da secretária:


- Entendo que a secretária tenha que fazer uma apresentação menos alarmante. Mas defendo que a sociedade fluminense deve sim se mobilizar para impedir qualquer tipo de intervenção que possa comprometer o abastecimento de água no estado. Já basta a Emenda Ibsen que pretende tirar royalties de petróleo do estado do Rio. Agora o governo paulista está querendo tirar recursos hídricos, não podemos permitir esses absurdos.


PELC - A deputada Cida Diogo se reuniu no dia 03 de maio, com presidentes de quatro entidades que receberam mais de R$ 1,8 milhão provenientes de emenda da parlamentar no Orçamento da União. O investimento será destinado para a implantação do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) nos municípios de Volta Redonda, Duque de Caxias, Campos dos Goitacazes, São Gonçalo e São João de Meriti.


O encontro teve objetivo de orientar sobre os procedimentos necessários para que os projetos saiam do papel ainda este ano. "Existe um leque de atividades que podem ser desenvolvidas no PELC e cada município vai aderir ao que mais tem haver suas realidades e necessidades. Estamos dando auxílio às entidades quanto a parte burocrática para não perderem nenhum prazo", explicou a deputada. Boas vindas - Ainda nessa segunda-feira, dia 03, Cida Diogo participou de uma audiência com o novo secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, no Rio de Janeiro.


A visita foi em tom de boas vindas, em que a deputada se colocou à disposição para intervir junto ao governo federal para realização dos projetos da secretaria. - O Ricardo está conhecendo a secretaria, entrou no lugar da companheira Benedita da Silva, que é pré-candidata do PT à Câmara Federal. Eu e Ricardo temos uma relação muito próxima: somos companheiros do partido há muitos anos. Não tenho dúvidas de que ele fará um belíssimo trabalho à frente da secretaria. E terá todo meu apoio para que possamos conseguir investimentos para o Rio, finalizou Cida.
Postado por felixmanhaes às 17:05

Magal volta por cima

Foto: Site Ururau

O vereador Jorge Magal ganhou uns carinhos, engoliu mais uns sapos e na sessão de hoje reassumiu a liderança da bancada governista na Câmara. E voltou por cima: anunciou a aprovação de um projeto de sua autoria solicitando a prefeita Rosinha o envio de Projeto de Lei incluindo um helicóptero com UTI no Programa Emergência em Casa da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

"Hoje acadêmico barrado, amanhã médico despreparado"


Do Blog Florence, apaga a luz (aqui)
Cerca de 200 acadêmicos do curso de medicina fizeram um protesto na manhã desta terça-feira, no Centro de Campos, por causa da resolução assinada pela prefeita Rosinha Garotinho, no mês passado, que prevê a não realização de atendimentos nas unidades de saúde sem a presença de um médico supervisor. Os acadêmicos também pedem a normatização da atividade. Eles não são contra o acompanhamento do profissional formado, mas querem realizar atendimentos sob a observação dos médicos, o que foi proibido com o decreto.
Segundo os estudantes, o decreto Nº 078/2010, divulgado no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Campos no dia 19 de Abril de 2010 não foi baseado em resoluções do Conselho de Medicina e MEC.
A medida do governo municipal foi adotada após denúncia de atendimento médico realizado por um acadêmico do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) no Posto de Urgência (PU) de Guarus. Mãe da paciente atendida pelo universitário, a diretora da secretaria municipal de Trabalho e Renda, Giselda Leão, foi quem comunicou o fato à prefeita e, sob orientação de Rosinha, se dirigiu à 146ª Delegacia Legal (DL) para registrar ocorrência. A prefeita ainda determinou a abertura de uma sindicância administrativa.
Os acadêmicos decidiram iniciar uma paralisação por tempo indeterminado dos estágios extracurriculares realizados em todos os hospitais e postos de saúde da Prefeitura de Campos por causa da medida.
Fonte: Folha da Manhã
Blog: "...a não realização de atendimentos nas unidades de saúde sem a presença de um médico supervisor". Ou seja, eles vão atender, diagnosticar, mas o médico assina? Não entendi a colocação. Mas vamos dar a Cesar o que é de Cesar. O Decreto apenas regulariza o que já está normatizado pelo CFM, e em nenhum momento proíbe o acadêmico de medicina a fazer estágio acompanhado pelo professor e/ou médico responsável.Teriam que mudar o Código abaixo:
Código de Ética do Estudante de Medicina
Capítulo IIIDEVERES E LIMITAÇÕES
II-É vedado ao estudante de Medicina:
Art.14 Prestar assistência médica sob sua exclusiva responsabilidade, salvo em casos de iminente perigo à vida;
Art 15 Assinar à receitas ou fazer prescrições sem a supervisão do médico que o orienta;
Art 24. Receber honorários das pessoas às quais presta trabalho, ou receber salário pelo exercício de sua atividade acadêmica, mas pode fazê-lo em forma de bolsa de estudo das instituições docente às quais esteja ligado;
Abaixo, alguns tópicos do Decreto Nº 078/2010:
"Art. 1º. A atuação de acadêmicos de medicina e de outras áreas da saúde, em hospitais, postos de urgência e unidades básicas de saúde do Município, em decorrência de realização de estágios ou de atividades curriculares e extracurriculares, somente será permitida em dias e horários previamente estabelecidos em escala devidamente registrada no órgão da Administração Pública respectivo.
§1º. A escala será elaborada pelo estabelecimento de ensino, de acordo com a carga horária de cada atividade ou estágio, e será aprovada pelo órgão da Administração Pública respectivo.
§1º. Toda e qualquer atividade acadêmica ou estágio deverá ser sempre assistido e supervisionado, pessoalmente e em tempo integral, pelo profissional médico devidamente credenciado.
§3º. Ficam ressalvados os casos de atendimentos emergenciais ou de primeiros-socorros iniciados fora do estabelecimento médico-hospitalar municipal e, em ato contínuo, com prosseguimento ou acompanhamento no mesmo, até a devida estabilização e recebimento do paciente pelos profissionais em plantão, cuja ocorrência deve ser devidamente registrada em livro próprio.
Art. 4º. A atuação de acadêmicos, em nenhuma hipótese, substituirá ou complementará a necessidade de efetivo profissional suficiente para atendimento da demanda dos estabelecimentos médico-hospitalares.
Parágrafo único. A chefia imediata de cada setor e a chefia geral de cada hospital, posto de urgência ou unidade básica de saúde, em conjunto, serão administrativamente responsáveis pela observância do disposto neste artigo, coibindo quaisquer práticas de substituição de atividade pessoal do profissional por atuação de acadêmicos e estagiários, sob pena de prevaricação em caso de omissão.
Art. 5º. Em toda e qualquer situação, o atendimento ao cidadão deverá ser dirigido e realizado, pessoalmente, pelo profissional responsável, inclusive para a comunicação do diagnóstico".
Portanto, não vejo neste nenhuma proibição para o exercício de estágio. O Código de ética do Estudante de Medicina já regulamenta atividades extracurriculares e estágios acadêmicos. Não pode é, como ocorre em muitos hospitais no Brasil e aqui, o acadêmico receber por um plantão, em substituição ao médico. Inclusive, o decreto visa a disciplinar o número de acadêmicos nas unidades, e sua identidade, pois o mesmo é responsável, civilmente, por qualquer erro, como omissão, negligência, imprudência. Com certeza devem estar fazendo muita falta, mas não entendi o que pretendem com a paralisação! Em apoio ao acadêmico do P.U de Guarus, tudo bem, mas o que mais reinvidicam, que não esteja no Decreto e no Código de Ética do Estudante de Medicina. Afinal, supervisão ocorre em todas as profissões de saúde, onde acadêmicos de enfermagem, odontologia, fisioterapeutas e outros, não podem atuar sozinhos, e nem receber por plantões.

Pudim "estranha" decisão do TRE

E-mail recebido do deputado Geraldo Pudim:

"Achei muito estranha a decisão do TRE/RJ que nesta segunda-feira (03) anunciou multa atribuída a mim e ao Garotinho, por conta do site que eu criei em 2009, o “Volta Garotinho”. Essa foi a forma que encontrei de expressar a minha vontade e a do povo, lembrando que o site foi tirado do ar no mesmo ano por determinação da Justiça.
Não concordo com o que está imputado a mim, muito menos ao Garotinho, pois todos sabiam desde o início que o que pretendia era mostrar para aqueles que tivessem interesse, o quanto foi realizado no período em que Garotinho administrou o Estado e as provas estavam lá explícitas. Destaco ainda que site e qualquer outra rede através da internet não é como rádio e TV, por exemplo, onde se é surpreendido pelo que está sendo propagado. No site, entram aqueles que querem informações."

E tem mais...

Nada é tão ruim que não possa piorar.
Um dos partidos da base da prefeita Rosinha e que tem assento na Câmara e cargos na administração, anuncia nos próximos dias que vai para a oposição e cobrará o mesmo dos filiados.
O Blog não tem talento para charadas, mas não dá os nomes porque não foi autorizado pelas fontes.
É só aguardar.

Nem tudo é o que parece (1)

O que não se disse até agora é que a bancada que apoia o governo da prefeita Rosinha na Câmara está insatisfeita com o trabalho do secretário e Governo Edson Batista, a quem culpam pelo mau atendimento que os vereadores têm na administração.
O pior é que Batiata é o primeiro suplente do PMDB e, caso Nelson Nahim seja eleito deputado estadual, ele assume a cadeira e é o candidato da cúpula garotista à presidência da Câmara para o biênio 2011-2012.
Tem gente na bancada que fica roxa só em pensar nisso.

Nem tudo é o que parece

O que menos incomoda o ex-governador e dublê de líder espiritual do governo local é a dificuldade momentânea com a bancada nem sempre fiel e cordata na Câmara dos Vereadores. Uma pesquisa, essa sim, que mostra o pífio desempenho da administração da qual é o padroeiro (e governante de fato), é que tem feito a pressão do aitolá da planície subir além do recomendável.
E mais: a mesma pesquisa mostraria Garotinho numa posição pouco confortável no quintal onde outrora cantava sozinho.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

De novo: TRE multa Garotinho e Pudim por propaganda antecipada

Do portal do TRE-RJ (aqui)

TRE-RJ multa Garotinho e Geraldo Pudim

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro multou o ex-governador Anthony Garotinho e o deputado federal Geraldo Roberto Siqueira de Souza, o Geraldo Pudim, em R$ 5 mil na sessão plenária desta segunda feira (3). O motivo da sanção foi a divulgação de propaganda extemporânea em página da internet, no primeiro semestre de 2009, chamada “Volta Garotinho”. De acordo com a representante do Ministério Público Eleitoral, Silvana Batini, ficou configurado no site que o movimento tinha “claro propósito de arregimentar eleitores, expondo razões pelas quais as pessoas deveriam votar no político”, afirma a procuradora.
Na semana passada, o TRE-RJ havia multado o ex-governador e o Partido da República (PR) em R$ 50 mil por propaganda eleitoral antecipada, devido à veiculação pelo partido de cinco inserções da propaganda partidária com a participação exclusiva de Garotinho.

Fundação Zumbi vai homenagear compositores campistas

Compositores consagrados em Campos, que não tiveram até hoje um registro digno das suas obras, vão ser os homenageados pela Fundação Zumbi dos Palmares no próximo dia 13 de Maio, nos festejos da Abolição da Escravatura no Brasil. O Projeto Bambas da Planície vai fazer um registro dos principais sucessos dos compositores Geraldo Gamboa, Manoel Tancredo e Jorge da Paz Almeida, em um trabalho desenvolvido a partir da pesquisa da cantora Lenny Moraes que, junto a vários cantores da região, gravou um CD, que vai ser lançado no Teatro Trianon. Eles vão ser homenageados por interpretes como Elena Rangel, Marquinhos Sá e pelo Grupo Diboeira, entre outros.
Matéria da Secom aqui.

Cepop: Audiência pública dia 25

Do Blog Urgente.



Marcado para o próximo dia 25, pelo Ministerio Público Estadual, audiência para ouvir as partes envolvidas na polêmica construção do Cepop (Centro de Eventos Populares) de Campos. Integrantes da associação dos adquirentes de terrenos na Vila da Rainha, vizinhos do futuro sambódromo, pedem o embargo das obras e consideram distante a data fixada pelo MPE.A Associação denuncia que as obras começaram sem o estudo de impacto de vizinhança e consideram indevido o decreto 313/09, de desapropriação da área.

Matéria na íntegra aqui.

Paralisação na rede Faetec

Do Blog do Gustavo Landim Soffiati (aqui):
Os servidores da FAETEC realizarão uma paralisação de 24 horas no dia 5 DE MAIO e participarão da Audiência Pública da Comissão de Educação da Alerj, com a presença do presidente da FAETEC, Celso Pansera.
O governo estadual segue com o completo descaso para com os servidores públicos estaduais, que amargam vários anos de perdas salariais e não tem seus direitos respeitados. A FAETEC não faz concurso público para o ensino básico desde 2002, estamos sem Vale-Transporte também há 8 anos e o governador Sergio Cabral Filho não se pronunciou até hoje sobre reajuste salarial para o funcionalismo público, apesar da inflação corroer nossos salários e os preços de todas as mercadorias aumentarem a cada dia ...
O governo deu míseros 12% de reajuste salarial em 2007 e 2008, mas nossas perdas são muito maiores do que isso! Queremos 48% de reposição de perdas salariais! Queremos o pagamento dos nossos direitos trabalhistas! Por isso, vamos mostrar ao senhor Celso Pansera que não está tudo bem e que merecemos respeito!Desrespeitar o servidor público é desrespeitar a população, que utiliza os serviços públicos!

Este Blog apoia o pregão eletrônico


E, no portal da Cortina de Fumaça... (1)

Quem tem a curiosidade de de ler o balancete de despesas/receitas da PMCG, pode notar que está entrando nos cofres da Prefeitura um bom dinheiro a título de taxa de iluminação pública, ou "contribuição de melhoria para exp. da rede de iluminação". Em março foram R$ 341 mil.
Mas as curiosidades mais cabeludas continuam nas despesas. Tentem adivinhar o que significa:
1 - Outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica - R$ 43,7 milhões
2 - Obras e instalações - 21,6 milhões
3 - Outros serviços financeiros à Pessoa Jurídica - R$ 1,6 milhão
4 - Outros auxílios financeiros a pessoas físicas - R$ 2,6 milhões

E, no portal da Cortinha de Fumaça...

Com atraso que quase um mês, a Prefeitura de Campos liberou hoje seu balancete de despesas e receitas referentes ao mês de março. (Aqui e abaixo).
Pela primeira vez desde o ano passado, as despesas foram maiores que as receitas: R$ 98 milhões entraram nos cofres municipais e saíram R$ 132,1 milhões. Um deficit de R$ 34 milhões. Mas para quem se lembra (confira aqui), até o final de fevereiro o saldo positivo era de R$ 347,7 milhões e agora baixou, em 31 de março para R$ 313,7 milhões. Para ficar bem claro: A Prefeitura de Campos tem em caixa R$ 313,7 milhões.




domingo, 2 de maio de 2010

E na Câmara...

O recuo do vereador Magal era mais que presumível. Segundo o site Ururau e ampla recupercussão na blogosfera, o vereador, após reunião de cinco horas com a prefeita e o chefe Garotinho, anunciou que continua líder do governo na Câmara. Desrenunciou após mimos recebidos e mágoas desfeitas.
Sabe-se que Magal voltou à liderança mais por falta de opção que atributos próprios e que a desrenúncia não resolve dois problemas nas hostes garotistas:
- O governo tem 10 vereadores e a oposição sete. para respirar mais aliviada e manter sua bancada menos inquieta e pedinchona, a prefeita Rosinha precisaria de pelo menos mais dois. Parada dura, porque, à primeira vista, os sete são antigarotistas convictos. Será?
- Além de esmirrada maioria, falta à bancada do governo traquejo de plenário para defender o governo. Isso preocupa o chefe Garotinho, mas essa é tão difícil de resolver quanto à primeira.
A sessão da próxima terça-feira poderá trazer à luz revelações.
Ou não, o que é mais provável.

Garotinho: "matéria do Globo foi feita pela Assessoria de Cabral"

Do Blog do Garotinho (aqui e nota abaixo).

Do Blog do Noblat


Deu no Blog jornalistíco que está entre os mais lidos do país (aqui):

Duplicação da BR-101

Foi publicado no último dia 05 de abril (página 6 do Diário Oficial do Município - veja abaixo) o edital de licitação para obras entre os Kms 64,2 e 75,2 da BR-101), volar total de R$ 109.529.878,64.
O edital não informa maiores detalhes, que só foram divulgados numa matéria da Secretaria de Comunicação (aqui) no dia 28/04, no mesmo dia que a Câmara Municipal aprovou suplementação de verbas no valor de R$ R$ 350 milhões, incluindo as obras na BR.
Daí, conclui-se que, o edital foi publicado antes de a prefeitura ter autorização da Câmara para utilizar os recursos. Resumo: o edital foi assinado dia 31/03, publicado em 05/04 e os recursos só passaram a existir oficialmente dia 28/04 (confira aqui no site da Câmara).
A constatação pode causar algum desconforto para as autoridades municipais mas nada que impeça a necessária intervenção para garantir mais segurança nesse trecho entre Ururaí e Aeroporto).
Tem o fato de a estrada ter sido privatizada e ter a concessionária contratualmente a obrigação de duplicar a estrada. Mas ai é outra história...


Clique na imagem para ampliar.

Atualização às 17h29 para correção de texto.

Acadêmicos da FMC paralisam estágio

NOTA OFICIAL SOBRE PARALISAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA EM CAMPOS

Em Reunião Extraordinária realizada no dia 28/04/2010 (quarta-feira) no Anfiteatro Jair Araújo Júnior, na Faculdade de Medicina de Campos, nós, alunos de Medicina, decidimos por unanimidade, realizar uma paralisação por tempo indeterminado dos estágios extra-curriculares realizados em todos os hospitais e postos de saúde da Prefeitura de Campos. Ficou-se decidido que, somente através da Normatização por parte do município baseada em resoluções do CREMERJ (158/00, por exemplo) e do MEC, teremos respaldo jurídico para exercer os estágios práticos de forma legal e harmônica nos estabelecimentos de saúde que desejam receber alunos de Medicina.
É importante ressaltar que nós, Acadêmicos, estamos conscientes que o estágio prático sempre deve ter uma orientação e acompanhamento de um profissional habilitado. De acordo com o art. 2º da resolução N. 158/00 do CREMERJ. “Os médicos responsáveis pelo acompanhamento dos estágios terão a denominação de acompanhadores, sendo indispensável a sua presença permanente nos locais das atividades.”
Chegamos à conclusão de que, o DECRETO Nº 078/2010, divulgado no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Campos no dia 19 de Abril de 2010, e que
Regulamenta atuação de acadêmicos de medicina, em estágio ou atividades extracurriculares e curriculares, nos hospitais, postos de urgência e unidades básicas de saúde do Município, não foi baseado em resoluções do CREMERJ e/ou do MEC sobre os estágios extra-curriculares do curso de Medicina.
A paralisação servirá não apenas para ressaltar a importância Bilateral da relação Acadêmico-paciente, mas também para reinvindicar que a normatização e decretos que porventura venham a ser publicados sejam feitos de forma mais clara, com uma maior discussão com toda a sociedade e órgãos responsáveis pela saúde.
Vale a pena ressaltar que demonstramos solidariedade ao acadêmico envolvido numa denúncia de exercício ilegal da profissão uma vez que o mesmo encontrava-se perfeitamente assistido no Posto de Saúde, tendo, inclusive, uma carteirinha confeccionada pela Fundação João Barcelos Martins autorizando o estágio em seu poder no momento.
Além disso, ressaltamos que somos veementemente contra qualquer tipo de atitude por parte de acadêmicos que porventura atendam em locais sem a presença de um orientador médico.
Nós não somos acadêmicos. Nós ESTAMOS acadêmicos.
Christiano Manta de Carvalho Barreto– Presidente do Diretório Acadêmico Luiz Sobral da Faculdade de medicina de Campos (Gestão 2010)
Fonte: Blog Herval Jr

Oposição menos unida do que parece

Ontem à tarde a Unitv (canal 15) da Via Cabo reprisou as sessões realizadas na última terça-feira na Câmara Municipal. Em uma das sessões o vereador Jorge Magal (PMDB) apresentou cópia do ofício enviado à prefeita Rosinha com sua renúncia à liderança da bancada governista.
Mas isso, penso eu, não foi o mais importante.
O que me chamou a atenção foi o placar das votações ( primeiro e segundo turnos) do projeto de suplementação de R$ 350 milhões: nove a favor e 3 contra.
O governo tem 10 vereadores, mas o presidente não vota (só em casos de empate). Na oposição, que contabiliza sete integrantes, quatro não compareceram.
Os ausentes na bancada de oposição foram: Dante Lucas (PDT), Marcos Bacellar (PTdoB), Jorge Pé no Chão (PTdoB) e Abdo Neme (PSB). Os votos contrários à suplementação foram de Odisséia Carvalho (PT), Ilsan Vianna (PDT) e Rogério Matoso (PPS).
A presença dos ausentes não alteraria o resultado final (9 a 7), mas daria maior peso ao debate.

Em nome de Deus

Do Blog de Fernando Leite
Domingo, Maio 02, 2010

EM NOME DE DEUS
A mistura de religião com política, via de regra, acaba em fundamentalismo e é, sempre em nome de Deus, que os fanáticos perseguem, agridem e matam homossexuais, jogam aviões contra prédios e explodem carros-bombas pelo mundo a fora. O que, então, pode ser pior que um fundamentalista?Ah, minha senhora, é aquele canastrão da fé, que ilude os incautos e que, do alto do sumo oportunismo, age em nome próprio. Para ele, a palavra de Deus é só um panfleto útil.
Postado por Fernando Leite às 3:09:00 PM

PMCG dá reajuste de 5,3% em maio

Do Portal da PMCG
Os servidores municipais de Campos têm muito a comemorar no Dia do Trabalhador, conforme destacou o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fábio Ribeiro, durante o evento realizado pela prefeitura para seu funcionalismo, na Fundação Municipal de Esportes, neste sábado, dia 1o de Maio. Entre as melhorias promovidas pela prefeitura para seus trabalhadores, o secretário destacou o reajuste salarial de 5,3%, que passa a vigorar já para o mês de maio.
ìntegra da matéria de Verônica Nascimento (aqui).

Garotinho faz campanha antecipada usando religião e homofobia

Está na página 12 de O Globo de hoje (veja recortes abaixo): O ex- governador Anthony Garotinho está percorrendo o interior do estado do Rio promovendo eventos evangélicos nos quais faz críticas ao atual governador Sergio Cabral e ao deputado Fernando Gabeira, ambos, como Garotinho, pré-candidatos ao Governo do Estado.

Segundo a matéria, assinada pelo repórter Cássio Bruno, os eventos ainda são marcados por demonstrações de homofobia:

Confira um trecho:

"Outro pré-candidato a governador, o deputado federal Fernando Gabeira, do PV, também não escapa das acusações. Falando sobre homossexualidade, Garotinho o ataca quando Emanuel de Albertin pergunta aos fiés, aos políticos e aos pastores quem é a favor da união civil de pessoas do mesmo sexo. Todos dizem ser contra. Garotinho emenda:

— Todos não. Cabral e Gabeira são a favor. O governador patrocina parada gay em Copacabana.

Na matéria, de uma página, o repórter ouviu ainda a procuradora eleitoral do Estado do Rio, Silvana Batini, que analisou as imagens e aúdio dos dois eventos cobertos pelo O Globo (em Belford Roxo e Cabo Frio) e dizem que os "eventos caracterizam campanha eleitoral antecipada e abuso do poder econômico. Silvana entrará esta semana com uma representação no TRE contra o ex-governador.

— Além de multa, a pena pdoe ser uma eventual cassação do registro da candidatura dele — afirma a procuradora.

Para Silvana Batini, Garotinho estaria cometendo irregularidades mesmo se os eventos ocorressem após 6 de julho, quando a propaganda de candidatos é permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral:

— Tanto a lei 9.504/97 quanto a resolução 23.191 do TSE proíbem comícios com shows.


Garotinho nega campanha e diz ser contra o homossexualismo e não contra os homossexuais


Versão do ex-governador na matéria de O Globo:


"O pré-candidato ao governo do Rio pelo PR, Anthony Garotinho, nega que a Caravana Palavra de Paz, promovida pela Rádio Melodia, tenha plataforma política para beneficiá-lo nas eleições de outubro.

— Esse evento existe há vários anos. Os cantores podem falar o que quiser. Eu não pedi voto a ninguém. Nõs apenas louvamos contra a prática do homossexualismo e não contra os homossexuais. É uma prática condenada pelas igrejas católicas e evangélicas. Em relação aos políticos, digo que todos os partidos são convidados, sem discriminação.

O ex-governador diz estar sendo perseguido:

— A Palavra de Paz é uma empresa. Não há dinheiro público envolvido. Esta semana o Lindberg (Farias, pré-candidato ao Senado pelo PT) estava bo palanque do Cabral. O que ele estava fazendo lá? Estou sendo perseguido"....

Leia a matéria na íntegra e veja os vídeos aqui.























Atualização às 15h20 para inserir o link para o material na íntegra.