sábado, 6 de agosto de 2011

Reflexão de sábado

Para refletir, nesta manhã de sábado, o primoroso e revelador texto de Nelson Rodrigues, publicado originalmente em 09/01/1968 na coluna "Confissões", em O Globo. Sob o título "Assim é um líder", a crônica foi republicada no livro "O Óbvio Ululante" (Cia.das Letras, 1993 - 1ª edição, página 90),organizado  pelo escritor Ruy Castro, mais importante biógrafo de Nelson Rodrigues:

"O líder é um canalha. Dirá alguém que estou generalizando. Exato: estou generalizando. Vejam, por exemplo, Stalin. Ninguém mais líder. Lenin pode ser esquecido. Stalin, não. Um dia, os camponeses insinuaram uma resistência, Stalin não teve nem dúvida, nem pena. Matou, de fome punitiva, 12 milhões de camponeses. Nem mais, nem menos: — 12 milhões. Era um maravilhoso canalha e, portanto, o líder puro.
E não foi traído. Aí está o mistério que, realmente, não é mistério. É uma verdade historicamente demonstrada: — o canalha, quando investido na liderança, faz, inventa, aglutina e dinamiza massas de canalhas. Façam a seguinte experiência: — ponham um santo na primeira esquina. Trepado num caixote, ele fala ao povo. Mas não convencerá ninguém, e repito: — ninguém o seguira. Invertam a experiência e coloquem no mesmo caixote, um pulha indubitável. Instantaneamente, outros pulhas, legiões de pulhas, sairão atrás do chefe abjeto."

2 comentários:

Anônimo disse...

UAU!!!!!!!!

GERSON

Anônimo disse...

Muito boa a reflexão. Faz todos pensarem. Vamos mudar isso e começar aqui em nossa cidade. Vamos responder NÃO as interrogações colocadas pelo Guilherme Belido.