segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O NOVO MINISTRO





Luiz Alberto Figueiredo Machado, representante do Brasil na ONU, foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff o novo ministro das Relações Exteriores em substituição a Antônio Patriota, demitido no início da noite.
Figueiredo foi o principal diplomata brasileiro na Rio+20, a reunião de líderes mundiais reunidos no Rio de Janeiro para debater o Meio Ambiente.

O motivo da demissão foi o episódio do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado havia um ano na embaixada brasileira em La Paz e foi trazido para o Brasil em um carro oficial brasileiro, embora não tivesse autorização do governo boliviano para deixar o país.
Nota divulgada pelo Planalto diz que Dilma "aceitou hoje pedido de demissão do ministro Antonio de Aguiar Patriota e indicou o representante do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador Luiz Figueiredo, para ser o novo ministro de Relações Exteriores”.
Luiz Alberto Figueiredo Machado, 58 anos, nasceu no Rio de Janeiro e é formado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ele ingressou no Itamaraty em 1980 e, no mesmo ano, iniciou atuação nas Nações Unidos como diplomata assistente. Durante a carreira diplomática, representou o Brasil em várias reuniões internacionais sobre mudança climática.
Com informações do G1.
O encontro de Dilma com Patriota começou pouco antes das 19h e durou cerca de 50 minutos. Depois do encontro, a presidente e o ministro deixaram o palácio.

Nenhum comentário: