quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AS MANCHAS SOLARES VISTAS DA PLANÍCIE GOITACÁ

                                                                                                                Foto:Wellington Rangel (Peninha)
A bela foto acima é de autoria de Wellington Rangel, repórter-fotográfico que fez história na imprensa de Campos ao registrar o banho do então governador Chagas Freitas  no Rio Paraíba, entre outras. Peninha registrou as manchas solares usando sua câmera Fine PIX HS20EXR, com objetiva 24/720mmm. equivalente a  135mm, com obturador 500, abertura de diafragma F8, e dois filmes (chapa) de raio X como filtro.
Abaixo a explicação sobre as manchas solares:

As manchas solares surgem por alterações no magnetismo da superfície solar, o que causa diferenças de temperatura no centro da mancha com o material em torno dela. "É uma configuração bastante instável e que os cientistas sabem que pode levar a erupções de radiação solar", complementou Fox. Essas erupções lançam gás ionizado em direção a Terra que pode afetar satélites e sistemas eletrônicos.
Os períodos de maior intensidade na atividade solar ocorrem aproximadamente a cada 11 anos, o que é conhecido como Ciclo Solar. Os pesquisadores esperam que o pico de intensidade do atual ciclo aconteça em algum momento deste ano.
As manchas solares foram observadas pela primeira vez por Galileu no início do século XVII. A sua descoberta foi um duro golpe para o modelo do Universo vigente na altura. O estudo de Galileu e de outros cientistas da época das manchas permitiu, ainda, verificar que o Sol possui um movimento de rotação e que, além disso, esse movimento é diferenciado, pois, dependendo da latitude, a velocidade com que as manchas se deslocam é diferente. As manchas solares observadas na superfície do sol correspondem a zonas menos quentes (por isso mais escuras) que resultam da ação do campo magnético. A presença do campo magnético impede a circulação do gás que fica retido e arrefece.
(Fonte: Planet Save)


Publicada na página de Wellington Rangel, Peninha, no Facebook (aqui).

Nenhum comentário: