quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"OPINIÃO E CRIME", TEM LANÇAMENTO AMANHÃ, ÀS 19H, NA CÂMARA

A programação cultural instituída pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores inclui nesta quinta-feira (21), às 19h, no foyer do Palácio Nilo Peçanha, o lançamento do livro “Opinião e Crime – A história da prisão do jornalista Avelino Ferreira”. Escrito pelo jornalista e fotógrafo Thiago Freitas, a obra relata a prisão do único profissional de imprensa da história do País condenado com base na Lei de Imprensa, mesmo em plena vigência das leis e garantias do regime democrático.
O livro trata de uma questão ainda discutível e não muito óbvia após um regime de 21 anos de ditadura e cerceamento das liberdades: a censura e a liberdade de imprensa.
“O principal motivo para realizar o lançamento do livro na Câmara foi a participação que a Casa teve no fato. Na época, a Comissão de Direitos Humanos e todos vereadores se revoltaram contra o episódio. Os vereadores Sérgio Diniz, Dante Lucas, Renato Barbosa, Dr. Edson Batista, que hoje é presidente da Casa, e o presidente Ederval Venâncio, foram visitar Avelino e prestar solidariedade, como seus amigos e outros companheiros de lutas. À época, foi aprovada na Casa uma moção de repúdio contra a decisão que resultou na prisão”, explicou o autor.

(Da assessoria da Câmara)

Nenhum comentário: