sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ROSINHA: "QUEM NÃO PLANEJAR NÃO VAI CONSEGUIR GOVERNAR"

Do Portal da Secom/PMCG (aqui):



A prefeita Rosinha Garotinho presidiu nesta sexta-feira (28), a sessão do Comudes, realizada na Prefeitura, para fazer uma exposição das ações de 2014 e anunciar medidas administrativas de adequação para o exercício de 2015, ano em que Campos reduzirá em 20% seu orçamento. As medidas são em função do cenário econômico nacional que aponta para uma recessão no próximo ano, afetando as finanças do setor público nas esferas municipais e estaduais. 
- Tenho responsabilidade como gestora pública e as prefeituras que não tomarem as medidas que vamos tomar, não terão condições de se manter e de investir. Quem não se planejar não vai conseguir governar -, destacou a prefeita.
Na sessão, o Comudes convidou o deputado federal Anthony Garotinho para fazer uma explanação sobre as perspectivas da economia brasileira para o ano novo e o impacto a ser gerado nas Prefeituras, que tem como principal receita os royalties e as participações especiais, provenientes da extração do petróleo. Ele deixou claro que neste segundo semestre a queda do barril do petróleo no mercado internacional vem afetando negativamente o repasse. Também participaram da mesa o vice-prefeito, Doutor Chicão, e o vereador Mauro Silva, representando o Legislativo.
Somente no último mês, a Prefeitura de Campos perdeu R$ 7 milhões de royalties do petróleo, o barril que estava estabilizado em U$ 110 caiu para U$ 80 e na última quinta-feira (27), estava cotado a U$ 77. As dificuldades que a Petrobras vem enfrentando foram confirmadas na apresentação da sua Declan para efeito de cálculo do índice de participação do município para o ano de 2015, que aponta para uma queda de 20% na declaração da estatal. 
Investimentos em 2014 – O primeiro semestre deste ano foi considerado um dos mais positivos devido à entrega a população de obras estruturantes como os Bairros Legais (Estância da Penha, Solar da Penha, Tocaia, Nova Goitacazes e a última etapa de Donana); condomínios residenciais do Morar Feliz em Dores de Macabu e Ponta Grossa dos Fidalgos, a primeira perimetral de Campos, a nova Avenida Arthur Bernardes, além da nova Avenida Nazário Pereira Gomes, em Guarus, novas estradas foram recuperadas e construídas, principalmente, na Baixada e Região Norte.
A Prefeitura também entregou, este ano, 34 obras, entre elas, as novas creches-modelo em Saturnino Braga, Jardim Aeroporto, Santo Eduardo, Jóquei II, Rio Preto e Penha, investiu na saúde ao investir numa nova UTI, com 24 leitos individuais, e oito coletivos, dentro das normas da Anvisa, e implantou um novo Centro Cirúrgico no Hospital Ferreira Machado, com equipamento de ponta. O Programa Água nas Comunidades chegou a Campo Limpo, Beira do Taí, Balança do Jair e comunidade de Santana, na antiga Usina São João.
Por: Marcio Fernandes - Foto: Gerson Gomes -  28/11/2014 15:14:38

Nenhum comentário: