quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Solução?

Com o ministro Cézar Peluso em missão oficial na França, o pleno do STF tem apenas 9 integrantes. E, como Peluso é contra a vigência da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, bastava colocar em pauta um dos recursos que já estão no STF que o resultado seria 5 a 4 a favor da nova Lei.
Mas como na vida prática as coisas não são tão simples assim, o assunto não esteve na pauta de julgamento do STF de hoje e nem está na de amanhã. Estão esperando o presidente Lula nomear o 11º integrante da Corte para desempatar. Mais aí pode ser tarde demais.
E, como diz o Herval Machado, "vamos em frente".

Gilmar Mendes assaltado por cinco homens em Fortaleza

Se nem eles estão seguros, imagine nós, que não usamos togas.

Da Agencia Estado
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi roubado por cinco homens ontem no calçadão da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. Mendes caminhava sem a companhia de seus seguranças quando foi abordado. Os ladrões levaram o cordão de ouro que o ministro usava. O local, próximo ao Náutico Atlético Clube, é o mesmo onde ele sofreu uma tentativa de assalto em 2008, quando dois homens tentaram levar também um cordão de ouro.
No primeiro episódio, os seguranças impediram que o cordão fosse roubado e prenderam Jéfferson Hermínio Coelho Monteiro, que na época tinha 18 anos e, apesar de não ter antecedentes criminais, não obteve habeas-corpus para responder o processo em liberdade. Em 2008, o ministro sofreu um arranhão no pescoço. Desta vez, os bandidos conseguiram fugir com o cordão sem que Mendes sofresse algum ferimento.
Mesmo com policiamento e câmeras de vigilância, a Avenida Beira-Mar - principal cartão postal da capital cearense - é um conhecido ponto de atuação de criminosos que aproveitam o intenso tráfego de pessoas no calçadão para roubar turistas. Gilmar Mendes passou o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida descansando em Fortaleza, onde a mulher dele tem família.

Lula em tempo integral na campanha de Dilma pode deixar trono vazio

Faltando ainda 17 dias para o segundo turno e com uma diferença de apenas 6% a favor de Dilma e um crescimento de Serra, já tem gente defendendo que o presidente Lula se licencie do cargo e dedique-se integralmente à campanha.
Pela Constituição, se o presidente se licenciar, assumem, pela ordem, o vice-presidente da República, presidente da Câmara, o presidente do Senado e o presidente do Supremo Tribunal Federal. Aí o problema torna-se mais complicado do que se pensa:
O vice-presidente José Alencar, que já passou por 15 cirurgias nos últimos meses, está internado, mais uma vez, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo e dificilmente teria condições de assumir o cargo por três semanas seguidas.
O presidente da Câmara, Michel Temer, é o candidato à vice-presidente da chapa de Dilma e ficaria inelegível se assumisse a Presidência.
José Sarney, presidente do Senado, também está internado no Sirio-Libanês em São Paulo, com problemas cardíacos. Ele passou mal na véspera da eleição, no Maranhão, e está, desde o último dia 5, no hospital paulista.
Resta Cézar Peluso, presidente do STF, que está em viagem oficial à França.
Em 2002, houve um caso semelhante. Fernando Henrique Cardoso não abriu mão de sua agenda de viagens internacionais durante a campanha eleitoral e na linha sucessória estavam todos impedidos: o vice-presidente Marco Maciel era candidato ao Senado; o presidente da Câmara, Aécio Neves, disputava o governo de Minas e o presidente do Senado, Ramez Tebet, buscava a reeleição. Então, por mais de uma vez, assumiu a Presidência da República, por períodos pequenos de um, dois dias,  então presidente do STF, Marco Aurélio Melo. 

Ibope: Diferença entre Dilma e Serra cai para 6%

Segundo pesquisa Ibope divulgada agora há pouco pelo Jornal Nacional, se a eleição fosse hoje a candidata do PT, Dilma Rousseff seria eleita. Ela tem 49% das intenções de voto contra 47% do tucano José Serra. 5% disseram que votam em branco ou vão anular o voto e outros 3% não sabem em quem votar.
Quanto se computam apenas os votos válidos, a diferença continua em 6%: Dilma 53% contra Serra - 47%.
A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e jornal O Estado de S.Paulo e ouviu 3010 pessoas.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bancos devem reabrir amanhã, às 11h



Caro Ricardo André,
                                  Solicito, se possível for e agradeço antecipadamente, que publique em seu Blog a seguinte informação:

ASSEMBLÉIA DOS BANCÁRIOS SERÁ 4ª FEIRA AS 08:30 NA SEDE DO SINDICATO

Após 13 dias de Greve a FENABAN apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma proposta para por fim a Greve da categoria.

Na proposta está prevista valorização do piso salarial, aumento real de salários, além de outras conquistas. Foi a maior Greve da Categoria nos últimos 20 anos, já que nesta Greve houve o maior fechamento de agências e postos de atendimento (50 %) em todo o território nacional. Em razão deste fato os banqueiros apresentaram a proposta final que na avaliação das lideranças sindicais contemplam a maior parte das reivindicações apresentadas.

Atendendo orientação do Comando Nacional, o Sindicato de Campos realizará amanhã 13/10, as 08:30 (pela manhã), assembléia da categoria na Sede Social do Sindicato para avaliação e aprovação da proposta apresentada, devendo portanto as agências bancárias do município funcionarem normalmente nesta 4ª Feira após as 11:00.

Hugo André Lopes Diniz
SECRETÁRIO GERAL."