sábado, 1 de novembro de 2008

Rosinha anuncia equipe de transição

A prefeita eleita marcou entrevista coletiva para segunda-feira, às 14h, na Casa de Cultura Villa Maria. Ela vai anunciar a equipe de transição que será coordenada pelo atual vice-prefeito Roberto Henriques.
Na terça ou quarta-feira, Rosinha embarca para Brasília, onde vai ser recebida por ministros do PMDB e pelo deputado federal Michel Temer, presidente nacional do PMDB e futuro presidente da Câmara Federal.
Temer está tentando encaixar Rosinha na agenda do presidente Lula para uma audiência ainda durante essa viagem.

Lula prefere Obama

Ontem, em Cuba, o presidente Lula declarou sua preferência pelo candidato democrata Barak Obama para a Presidência dos EUA.
_ Não conheço bem nem o Obama ou McCain [John McCain, candidato republicano]. Mas, da mesma forma que o Brasil elegeu um metalúrgico, a Bolívia elegeu um índio, a Venezuela elegeu Chávez e o Paraguai elegeu um bispo, acho que será um momento extraordinário se a maior economia do mundo eleger um negro para ser presidente da República" .

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

RH garante que cumpriu a Lei Orgânica

Leitor assíduo da Blogosfera, Roberto Henriques, me telefonou agora há pouco, antes das 18h, para dizer que ele, na condição de vice-prefeito, respeitou o artigo 64 da Lei Orgânica e publicou sua declaração de bens no Diário Oficial.

Terceirizados


O, ainda, prefeito Alexandre Mocaiber assinou assinou hoje um decreto (250/08), reconvocando todos os 6.099 terceirizados que haviam sido afastados por decisão judicial em abril deste ano. A publicação sai amanhã no Diário Oficial e os terceirizados terão cinco dias para se apresentar à sua secretaria de origem e iniciar o processo de reitegração.

Ou seja, um abacaxi e tanto para a futura prefeita Rosinha Garotinho.


Leia aqui a matéria publicada agora há pouco no Portal da PMCG.

Lei Orgânica

Os últimos prefeitos de Campos não deram muita importância para a Lei Orgânica do Município, uma espécie de "Constituição Municipal".
Rosinha Garotinho se calça na Lei Orgânica da cobrar o cumprimento, por parte do, ainda, prefeito Mocaiber, do artigo 75. O artigo fixa o prazo de 60 dias antes da posse para o prefeito entregar ao sucessor relatórios da admistração.
Mocaiber, é claro, não vai cumprir, como não cumpriu, nem ele nem nenhum dos antecessores, o artigo 64 que diz:
"Até 10 (dez) após a posse, o Prefeito e o Vice-Prefeito farão declaração de bens que serão publicadas no órgão oficial, renovando-se anualmente, em data coincidente com a data de apresentação das declarações para fins de Imposto de Renda".
Em vigor desde 28 de março de 1990, até hoje nenhum prefeito ou vice cumpriu o artigo acima.
Até agora.

Blog do Maxsuel

O Advogado Maxsuel Barros Monteiro é o mais novo blogueiro da praça.
Com seus subsídios jurídicos, já vinha socorrendo outros, como eu e, agora com seu próximo espaço, vai colaborar ainda mais efetivamente para que a gente compreenda melhor esta área tão espinhosa como o Direito.
Clique aqui e confira mais um porto seguro na Blogosfera.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Viva o poeta!

Nós, amigos e admiradores de Antônio Roberto Fernandes, continuamos firmes na corrente de orações pela recuperação do poeta.
Antônio Roberto continua internado na UTI do Prontocárdio. Ele foi internado, há duas semanas, para uma cirurgia de emergência por causa de uma diverticulite e que evoluiu para complicações, mas felizmente o quatro está apresentando melhoras.

STJ CONDENA GAROTINHO A INDENIZAR JOSE SERRA

Do Portal do STF publicada hoje, 30/10/2008 às 09h18


Está mantida a decisão que condenou o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho a pagar indenização por danos morais de 300 salários mínimos ao governador de São Paulo, José Serra. O desembargador convocado do TRF 1ª Região, Carlos Fernando Mathias, da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido da defesa de Garotinho para examinar o recurso especial por meio do qual pretendia reverter a decisão que determinou o pagamento de indenização.

José Serra entrou na Justiça requerendo indenização por danos morais alegando que, durante a campanha eleitoral para a presidência da República, em 2002, Garotinho teria afirmado que sua candidatura estaria sendo financiada com recursos criminosos, provenientes do pagamento de propinas no processo de privatização de empresas públicas.

Em sua defesa, Garotinho afirmou que agiu dentro dos limites do animus narrandi, não ocasionando qualquer ofensa que pudesse abalar a moral de Serra. Em primeira instância, a ação foi julgada improcedente. Segundo o juiz, o então candidato à presidência “revestiu-se de extrema sensibilidade” ao considerar que sofreu danos morais decorrentes das declarações do ex-governador do Rio.

Leia aqui a matéria na íntegra:
Acompanhe o processo Ag 946192.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

De volta

O portal da Prefeitura de Campos está de volta. Confira aqui:

Quem tem olho grande...

José Cruz/ABr
Momento trash hoje em Brasília.

Quem te viu...

José Cruz/Abr

Quem se lembra do ex-tucano Eduardo Paes que espinafrava o governo Lula durante a CPI do Mensalão.
Hoje no PMDB de Sergio Cabral, foi a Brasília fazer salamaleques aos caciques do partido; José Sarney e Garibaldi Alves.

Foto-legenda

Antônio Cruz/ABr

Eduardo Paes, prefeito eleito do Rio, entre os dois padrinhos.

RETIFICAÇÃO: ILSAN AINDA NÃO TEM VAGA GARANTIDA

Fui açodado em divulgar a decisão favorável à candidatura de Ilsan Viana. Recebi, por e-mail, do advogado Maxsuel Monteiro, o texto abaixo:


Maxsuel disse...
Li no seu blog que Ilsan Vianna obteve êxito em seu recurso e vai ser Vereadora. Acho que a decisão do Ministro Fernando Gonçalves não é exatamente nesse sentido. Embora tenha dado provimento ao RESP, somente anulou os acórdãos proferidos em dois embargos de declaração julgados pelo TRE-RJ, determinando o rexame da matéria como entender de direito.
Maxsuel
Obrigado Maxsuel

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sérgio Cabral operado do Rio

O governador Sérgio Cabral, foi operado hoje para remoção de um pequeno cisto na borda direita da língua. A cirurgia, realizada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade do Rio, foi feita pelo chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa da Misericórdia, Jair de Carvalho e Castro.
O procedimento foi feito com anestesia local mais sedação e durou 30 minutos. Logo após a remoção do cisto, o exame patológico (biópsia por congelação) mostrou, de forma definitva, tratar-se de uma lesão benigna.
De acordo com nota da assessoria do Palácio Guanabara, o governador passa bem e está liberado, inclusive para viajar a Brasília amanhã para cumprir agenda oficial.

Da agenda do governador constam dois encontros oficiais em Brasília. O primeiro, às 15h30, na residência oficial do Senado, com o presidente Garibaldi Alves Filho. A outra, marcada para às 16h30, será na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o presidente ministro Carlos Ayres Britto. O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, vai acompanhar Cabral.
Cabral e Paes também vão se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agradecer seu apoio no segundo turno das eleições no Rio.

(Do portal da Radiobrás)

O recurso de Ilsan (VER RETIFICAÇÃO ACIMA)

Abaixo (clique na imagem para ampliar) a consulta, no portal do TSE, sobre o recurso de Ilsan Vianna, que foi provido esta noite pelo ministro Fernando Gonçalves, ou seja, deferindo o registro de sua candidatura à Câmara Municipal de Campos.



VEJA RETIFICAÇÃO EM NOTA ACIMA (ILSAN NAO TEM VAGA GARANTIDA)

ILSAN GANHA NO TSE (VER RETIFICAÇÃO ACIMA)

O ministro Fernando Gonçalves, do TSE, em decisão monocrática, deu provimento hoje ao recurso de Ilsan Vianna, eleita vereadora pelo PDT. Ela tinha tido o registro de sua candidatura indeferido pelo TRE, mas com a decisão, pode assumir uma das duas cadeiras conquistadas pelo PDT.
A decisão foi publicada agora há pouco, às 20h46, e não estava na pauta porque o recurso não foi a Plenário e sim decidida apenas pelo ministro Fernando Gonçalves.
Com isso, Ederval Venâncio, cai para a primeira suplência.
VEJA RETIFICAÇÃO EM NOTA ACIMA (ILSAN NAO TEM VAGA GARANTIDA)

Dengue preocupa

Até o início da noite de hoje a prefeita eleita Rosinha Garotinho ainda aguardava um sinal do, ainda, prefeito Alexandre Mocaiber, para iniciar o mais rápido possível a transição para o futuro governo.
Rosinha disse, hoje, que a principal preocupação é com um possível surto de dengue no verão. Ela quer traçar já, junto com o atual governo, algumas ações preventivas. Quer definir, também, a programação de verão na praia do Farol de São Thomé.

Secretários?

Os nomes que integram o Gabinete de Transição indicados pela prefeita eleita, Rosinha Garotinho, devem ter assento certo no primeiro escalão do futuro governo.
Roberto Henriques é cotado para Secretaria de Governo, Suledil para a Adminstração e Edson Batista para a Saúde.

ROSINHA NO RIO

A prefeita eleita Rosinha Garotinho, viaja amanhã para o Rio de Janeiro para descansar depois da maratona eleitoral.
Na próxima terça-feira pretende instalar o Gabinete de Transição, que funcionará na Casa de Cultura Villa Maria.
Além de Roberto Henriques, devem integrar a equipe o professor Suledil Bernardino e o vereador Edson Batista.

Recurso de Ilsan fora da pauta

O Recurso de Ilsan Vianna não está na pauta do julgamento da sessão de hoje do Tribunal Superior Eleitoral. Se conseguir o registro ela vai ocupar uma das duas vagas conquistadas pelo PDT.
Leia abaixo, matéria publicada hoje no portal do TSE, que esclarece que o indeferimento, por parte do TRE, não foi por caso de perda de prazo para desincompatibilização da direção da Apic, e sim porque "responde ação por improbidade administrativa por superfaturamento em eventos, desvio de verbas e irregularidades em licitação".
Confira:
Do Portal do TSE
TSE recebe parecer pelo deferimento do registro de Ilsan Viana, candidata à vereadora de Campos (RJ)

28 de outubro de 2008 - 08h32

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu parecer da Procuradoria Geral Eleitoral pelo deferimento do registro da candidata à vereadora de Campos (RJ) Ilsan Maria Viana dos Santos (PDT).
O registro de candidatura foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), contrariando decisão do juiz eleitoral, que, por sua vez, havia rejeitado a impugnação da Procuradoria Regional Eleitoral baseada em incompatibilidade da vida pregressa.
Segundo a ação, a candidata, subdiretora executiva da Associação de Proteção à Infância de Campos, responde ação por improbidade administrativa por superfaturamento em eventos, desvio de verbas e irregularidades em licitação.
O juiz eleitoral deferiu o registro pela inexistência de trânsito em julgado, situação em que ainda cabe recurso contra a sentença. Contudo, o Tribunal Regional Eleitoral, ao analisar recursos da Procuradoria Regional Eleitoral, mudou a decisão para negar o registro. No recurso ao TSE, Ilsan Maria Viana dos Santos sustenta que a Procuradoria perdeu o prazo para recorrer contra o registro de sua candidatura, argumento aceito pelo vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.
O recurso será analisado pelo ministro Fernando Gonçalves. Processo 34581.

Villa Maria

D. Finazinha Queiroz

Palacete Villa Maria, nos anos 50

A escolha do palacete Villa Maria para sediar a Comissão de Transição para o novo governo, anunciada hoje pela prefeita eleita, Rosinha Garotinho, é simbólica.


Antiga residência construída pelo industrial Atilano Crisostómo de Oliveira para sua mulher, Maria Queiroz de Oliveira, a Finazinha Queiroz, o belo prédio foi a sede da Prefeitura de Campos por um breve período, mas foi lá que Anthony Garotinho assumiu o governo em 1989.


O palacete ficou abandonado depois da morte de Finazinha que, em testamento, deixou-o para uma futura universidade que viesse a ser instalada em Campos. Mas como não havia perspectiva de Universidade, o então prefeito Raul David Linhares Corrêa restaurou o prédio e lá instalou a Prefeitura de Campos.


Além de Raul, só Wilson Paes (um ano) Zezé Barbosa (seis anos) e Garotinho (pouco menos de quatro anos) governaram do belo palacete fincado entre o Liceu e o Fórum Nilo Peçanha. No final de 1992, Garotinho entregou o prédio para a Uenf, onde hoje está localizada a Casa de Cultura Vila Maria.
Atualização às 19h56 para correção do nome do industrial.
Atualização às 20h29 de 26/06/2013 para inclusão do texto abaixo, enviado pelo então diretor da Casa de Cultura Villa Maria, Joca Muylaert:

Caro Ricardo,
A bem da verdade, quem passou a Villa foi Sérgio Mendes. Eu pessoalmente, enquanto tomador de conta da Casa de Cultura, intermediei e preparei o evento de lavratura pública, ocorrida na lateral esquerda da casa.
Abraços
26 de junho de 2013 20:17



Bárbara diz que não é infiel

Em entrevista coletiva agora há pouco, o vereador eleito Altamir Bárbara disse que não traiu o o seu partido (PSB) no segundo turno e, portanto, não fez campanha para Rosinha.
A denúncia da "traição" foi feita ontem pelo candidato derrotado Arnaldo Vianna.
Segundo Arnaldo, Bárbara e Jorge Rangel, também vereador eleito pelo PSB, teriam traído o partido, principal aliado na coligação de Arnaldo.
Disse Arnaldo (Página 03 da Folha da Manhã de hoje):
"_ Não sou homem de meias palavras, digo os nomes: o primeiro foi o deputado Wilson Cabral, o segundo foi o senhor Altamir Bárbara e seu Jorge Rangel. E essas pessoas, que participavam do mesmo grupo político, fizeram isso, eu considero uma traição", afirmou.
O grande problema é que Altamir Bárbara e Jorge Rangel foram secretários, de Administração e Limpeza Pública, respectivamente, do governo do, ainda, prefeito, Alexandre Mocaiber. Wilson Cabral, por sua vez, foi eleito pelo prestígio (quando ainda o tinha) de Mocaiber.
Dai para a dedução de que Mocaiber está por tràs da "pulada de muro" de seus três aliados é só um passo ou, para quem sabe ler um pingo é letra.
Hum......

Voto secreto

Um detalhe para todos que confiam na fidelidade partidária como tábua de salvação para manter maioria oposicionista na Câmara Municipal: está na no artigo 18 da Lei Orgânica ESCRUTÍNEO SECRETO. Ou seja não tem como alegar infidelidade partidária se não é possível identificar quem votou em quem.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Favas contadas

Sobre a nota publicada hoje aqui, o atentíssimo professor Roberto Moraes fez suas contas e acrescentou mais um, Jorge Rangel, na lista dos vereadores pró-Rosinha e tirou Abdu Neme da lista dos antigarotistas e deixou na pendência, ou seja, entre aqueles que podem mudar de lado.

MOCAIBER DIZ QUE "DIVULGOU POUCO" SUAS OBRAS


Em coletiva encerrada agora há pouco no "museu" Olavo Cardoso, o ainda, prefeito Alexandre Mocaiber fez mea culpa. Mas acredita que seu maior erro foi "divulgar pouco" as obras realizadas,muitas " debaixo da terra".

Admitiu, então, que gastou muito mal as gordas verbas publicitária de seu governo (cerca de R$ 14 milhões no ano passado).

O ainda, prefeito, disse também que vai entregar mais 2 mil casas e a reforma da rodoviária Roberto Silveira antes de deixar o cargo em, acredita ele, 31 de dezembro de 2008.

Então, faltam, ainda, 65 dias para Alexandre Mocaiber virar um retrato na parede.

MOCAIBER DESCARTA RENÚNCIA

O, ainda, prefeito Alexandre Mocaiber desmentiu categoricamente que vai renunciar ao mandato ou licenciar-se do cargo.

MOCAIBER CONVOCA COLETIVA

O, ainda, prefeito Alexandre Mocaiber, convocou entrevista coletiva para daqui a pouco, às 16h30, na sede do "museu" Olavo Cardoso.
Deve desfazer os boatos de uma renúncia que vem sendo espalhada desde ontem, ou confirmar.
Vamos aguardar.

NAHIM É O NOME

Com a maioria dos vereadores da Câmara praticamente consolidada (sete já garantidos faltando apenas dois), a prefeita eleita Rosinha Garotinho parece não ter muitas opções para a presidência do Legislativo a não ser o cunhado Nelson Nahim.
Preterido pelo partido (leia-se o irmão Anthony Garotinho) na disputa pela Prefeitura de Campos, a presidência da Câmara seria o prêmio de consolação natural e até justo.

Rosinha quer audiência com Lula

Rosinha disse agora há pouco no Balanço Geral, da Record, que conversou com o deputado federal Michel Temer, presidente nacional do PMDB, para que intermedie uma audiência dela com o presidente Lula. O encontro seria para depois de instalada a comissão de transição.
Rosinha vai, ainda hoje, falar com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, para marcar, também audiência com o governador Sérgio Cabral Filho.

No dia seguinte...

Capas dos jornais de hoje:













"Bomba-relógio"


A prefeita eleita Rosinha Garotinho está na Intertv Planície, neste momento.

Em entrevista ao repórter Ronan Tardin, ela disse que vai ter que desativar "uma bomba-relógio" na adminstração que vai herdar de Mocaiber.

Disse quem vem acompanhando no Diário Oficial muitas "obras de papel", ou seja, pagas sem ter sido realizadas.

E mais: anunciou uma auditoria em cada obra antes de liberar o pagamento.

Rosinha disse também que, ainda hoje, anuncia sua equipe de transição, que deve ser liderada pelo atual vice-prefeito Roberto Henriques.

A prefeita confirmou, também, que vai tentar a redução do próprio salário, que segundo ele, passou de R$ 13 mil para R$23 mil. O aumento foi decidido pela atual Câmara.


Daqui a pouco Rosinha estará no Balanço Geral, da TV Record.

Eleição para Mesa da Câmara 2

Altamir Bárbara, eleito pelo PSB, e que foi ex-secretário de administração do governo do, ainda, prefeito Alexandre Mocaiber, está com um pé no grupo de apoio à prefeita eleita, Rosinha Garotinho.
Pelo visto, vai ser mais mais do que se pensava o próximo governo ter maioria na Câmara.

Eleição para Mesa da Câmara 1

O veto é secreto para eleição da Mesa Diretora:
Artigo 18 da Lei Orgânica Municipal (Seção V - Da Mesa Diretora):
A Câmara Municipal reunir-se-á logo após a posse, no primeiro ano da legislatura, sob a Presidência do Vereador mais votado pelo povo, dentre os presentes, para eleição de seu Presidente e de sua Mesa Diretora, por escrutínio secreto de maioria simples, considerando-se automaticamente empossados os eleitos...

Eleição para Mesa da Câmara

Vocação de vereador é ser aliado do prefeito. Por isso, vai ser dificil para o candidato derrotado Arnaldo Vianna contar com maioria na Câmara Municipal para fazer oposição ao futuro governo Rosinha.
Na eleição do último dia 5, é verdade, aliados de Arnaldo elegeram uma aparente maioria entre os 17 vereadores, mas dificilmente consegue manter essa posição favorável até a eleição da Mesa Diretora da Câmara, no próximo dia 1 de janeiro. Para eleger a Mesa basta maioria simples, ou seja, nove votos. O grupo que tiver nove votos vai comandar a Câmara por dois anos e pode ajudar ou atrapalhar muito a vida da nova prefeita.
Aliados de Rosinha incontestes são sete; antigarotistas convictos são cinco ou seis (depende se quem vai assumir, se Ilsan Vianna ou Ederval Venâncio) e , digamos assim, avulsos ou abertos a uma conversa estariam outros quatro. Segundo meu juízo, as posições estão assim:
Pró-Rosinha
Nelson Nahim
Jorge Magal
Viera Reis
Kelinho
Papinha
Albertinho
Gil Viana
Antigarotistas
Marcos Bacellar
Dante Lucas
Renato Barbosa
Renato Matoso
Abdo Neme
Ilsan ou Ederval (*)
Não radicais ou tem conversa
D. Penha
Pé no Chão
Jorge Rangel
Altamir Bárbara
(*) Se Ilsan Vianna, que terá recurso julgaldo nos próximos dias no TSE, ficar com a vaga, o grupo antigarotista fica com seis vereadores, mas se Ederval tomar posse passa para a coluna dos que "tem conversa".
Atualização às 14h43 para alterar a posição de Gil Viana de acordo com informações do leitor Manoel Caetano, checada pelo Blog.

Redução de salários?

A intenção pode ser boa, é simpática, correta e necessária, mas tem obstáculo na Lei Orgânica Municipal.
A prefeita eleita Rosinha Garotinho, em uma de suas primeiras declarações, anunciou que vai reduzir os salários dos vereadores, dela própria e do vice-prefeito. No entanto, a assessoria da prefeita não deve ter lido o inciso VIII do artigo 8o. seção II (Das atribuições da Câmara Municipal), da Lei Orgânica, que diz:
"Fixar, em cada legislatura, para vigorar na subseqüente, observados os preceitos da ordem constitucional, a remuneração do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores. estabelecido como limite máximo para estes, o valor percebido como remuneração, em espécie, pelo prefeito;
A menos que Rosinha consiga aprovar a redução dos salários ainda nesta legislatura para vigorar em 2009, sua iniciativa não vai sair do terreno fértil das melhores intenções.

domingo, 26 de outubro de 2008

Rosinha já é a nova prefeita de Campos

Com 72 % dos votos apurados, segundo o TRE, Rosinha tem 53,89% dos votos válidos, contra 46,11% de Arnaldo Vianna.
Como era previsto, Rosinha é a nova prefeita de Campos.

Fotógrafo agredido em Guarus

Do Blog Urgente!


O fotógrafo Juarez Fernandes foi agredido há pouco em uma confusão no colégio Bartholomeu Lizandro, em Guarus. O profissional pertence à equipe do jornal Monitor Campista, mas no momento estava sozinho, aproveitando um intervalo na cobertura para votar.Ele tentou fotografar uma briga de militantes, foi atingido e a polícia teve que escoltá-lo. O profissional já está de volta à redação.
Postado por Vitor Menezes às 16:33

Ao Juarez, profissional dedicado e competente, minha solidariedade e meu abraço.

Arnaldo votou no Cefet


Acompanhado da mãe, D. Amélia, e do, ainda, prefeito Mocaiber, o candidato do PDT, Arnaldo Vianna votou por volta do meio-dia no Cefet.


Foto "emprestada" do Blog do professor Roberto Moraes

Rosinha votou na FDC

Rosinha Garotinho (PMDB) votou por volta das 10h30 numa sessão na Faculdade de Direito de Campos.

Rosinha já votou e diz que pode ser "presidente"

A candidata do PMDB, Rosinha Garotinho, votou agora há pouco numa sessão eleitoral que funciona na Faculdade de Direito. Em entrevista ela disse que já foi a primeira governadora do Rio, vai ser a primeira prefeita de Campos e quem sabe a primeira presidente do Brasil. Confira aqui matéria do Portal de O Dia.
Atualização às 11h55 para corrigir o link.

PELOS OLHOS DA MÍDIA IMPRESSA 2





































Arnaldo vai votar no Cefet

De acordo com a assessoria do candidato do PDT, Arnaldo Vianna vai votar às 12h, numa sessão eleitoral que funciona no Cefet.

Problema na urna adia voto de Rosinha

Um problema instalada Faculdade de direito de Campos, exatamente da sessão onde está inscrita a candidata do PMDB, atrasou o voto de Rosinha Garotinho. Ela já estava no local e diante do problema na urna saiu e deve voltar daqui a pouco. A urna já foi trocada.

Marta ainda acredita em virada

A petista Marta Suplicy, candidata à Prefeitura de São Paulo, já voltou e está em casa para acompanhar a apuração. Confira aqui no portal de notícias G1.

Lula votou em São Bernardo

O presidente Lula votou, ou melhor, acompanhou numa sessão eleitoral de São Bernardo do Campos, um menino (possivelmente seu neto), votar por ele. Lula estava acomanhado por D.Marisa e pelo candidato a prefeito da cidade, Luiz Marinho, do PT.


Atualização às 21h12 para correação (obrigado Luiza), Marinho é do PT.
Fotos: reprodução da TV







Garotinho vota confiante na vitória da esposa

O ex-governador Garotinho votou agora há pouco no Ciep da Lapa. Confira aqui no Portal de O Dia.

Gabeira e Paes já votaram

Os candidatos à Prefeitura do Rio votaram cedo. Confira aqui no portal de notícias G1.

Xacal: "Condenados ao voto nulo"

Do Blog do Xacal:
Cadafalso...
Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida...
Para quem acompanha um pouco o personagem xacal, já sabem que temos o péssimo defeito de opinar sobre tudo: desde cabeça de alfinete a combustível de foguete...o xacal está lá, tasca seu palpite sem medo de parecer ridículo, e na maioria das vezes, é justamente isso que se torna...!
Mas hoje, nossa sensação não é de ridículo...é de tristeza mesmo...!
Pela primeira vez anularei meu voto...!
É um pouco como disseram todos os leitores e comentaristas, uma anulação de si mesmo...
A percepção de que nenhuma das opções apresentadas é diferente, não na forma, mas no conteúdo, nos deixa impotentes...
O voto, junto com o exercício cotidiano da cidadania, é um dos momentos mais importantes para a definição e perpetuação de nossas espectativas no futuro...
A anulação é uma sentença de que não esperamos nada, não enxergamos futuro...!Pelo menos não um futuro que se encontre com nossas espectativas...
Pode-se argumentar que dentro do espectro atual, nossos desejos são exigentes demais...
Não...! não são...!
As escolhas é que estão niveladas em um nível muito baixo...
Será que é pedir demais que tenhamos gestores comprometidos com a coletividade, e não apenas com seus projetos políticos privados...?
Ou exigir transparência e eficiência na gestão de uma montanha de recursos, que parece nos soterrar em um pântano de corrupção e ignomínia...?
Será que é pedir demais termos uma imprensa menos "comprada" e manipulada...?
Enfim, será que é pedir demais algo melhor do que o telhado de vidro, ou o pecado capital...?
Não...! Creio que não...!
Queria ter o otimismo anestesiante daqueles que ainda acreditam ser possível retirar algo de bom de uma gestão desse ou daquele grupo, nascido na mesma forma...!
Porém não consigo deixar de fazer um exercício:
Como não avaliar o passado, os atos, as gestões dos concorrentes para fazer meu juízo de valor sobre seus possíveis futuros governos...?
Com certeza uma boa dose desse juízo é baseado na confiança, mas essa confiança não pode ser alimentada apenas pela "fé"....
Ela deve ser fruto de uma relação verdadeira, de uma análise racional, e não apenas uma "invenção" dos especialistas de marketing...
Enfim, fomos "condenados" ao voto nulo, e apertaremos as teclas como aquele que aciona o próprio cadafalso sob seus pés...!
Mas esse é o preço da democracia, e não inventaram nada melhor para dirimir nossos conflitos...
Mas tenho certeza que hoje morri um pouco...
Foi o dia que disse a minha cidade:
Tanto faz...

Dito

Do jornalista Nelson Motta, frase transcrita da página 2, edição de hoje de O Globo, frases da semana:

" Que metrópole resistiria a dois governos Brizola e dois Garotinho/Rosinha, com um Moreira Franco no meio: Eles teriam quebrado Tóquio, Madri ou São Paulo. O Rio de Janeiro conseguiu não só sobreviver, como continuar lindo"

Teste para 2010

Pela ótica das últimas pesquisas divulgadas ontem, dos três candidatos apoiados pelo presidente Lula nas três principais capitais do país, pelo menos uma derrota é certa.
Em São Paulo, a ex-prefeita e ex-ministra do Turismo do governo Lula, Marta Suplicy (PT), tem 20 pontos abaixo do atual prefeito, Gilbert Kassab (DEM): em Belo Horizonte, Márcio Lacerda do, PSB, disputa voto a voto com o peemdebista Loenardo Quintão, enquanto, no Rio, Eduardo Paes (PMDB, apoiado por Lula e pelo governador Sérgio Cabral, está tecnicamente empatado com o verde Fernando Gabeira.
A eleição de hoje é um teste para as de 2010, a primeira desde 1989 sem a participação de Lula como candidato. A chapa Serra-Aécio ou Aecio-Serra já tem os governos dos dois estados de maior densidade eleitoral e, se tiverem as capitais na mão ainda vai mais difícil encontrar uma chapa eleitoralmente densa na base aliada do presidente Lula para disputar a eleição para a era pós-Lula.

PELOS OLHOS DA MÍDIA IMPRESSA 1

Abaixo as capas dos jornais de Campos deste domingo, dia do segundo turno da eleição:
(Clique na imagem para ampliar).
Atualização às 08h44 de 26/10/2008.









PELOS OLHOS DA MÍDIA IMPRESSA

Abaixo as capas dos jornais de Campos deste sábado, véspera do segundo turno: (Clique na imagem para ampliar).