sábado, 2 de outubro de 2010

Águas do Paraíba deixa armadilha na ponte da Lapa e PMCG não vê

                                                                           RA 02/10/2010 07h55

Quem desce a Ponte da Lapa no sentido Centro-Guarus, corre o risco de dar de cara com uma irresponsabilidade da concessionária Águas do Paraíba. No final da calçada, há uma perigosa armadilha: a empresa fez um reparo no local há cerca de 10 dias e não repôs o piso. O risco é real e pode ser fatal, principalmente à noite, porque a calçada é estreita e quando o pedestre se dá conta de que vai cair sobre os tubos expostos, a primeira reação é pular para a pista onde descem carros, caminhões, ônibus e geralmente com maior velocidade por causa justamente do declive. E no local não há nenhuma sinalização.
Mais que irresponsabilidade, expôr as pessoas a esse risco é um crime e a Prefeitura de Campos não pode ser conivente com um mal feito de uma empresa que deveria fiscalizar.
Fica a denúncia e o apelo.

Descaso

                                                                               RA 02/10/2010 - 07h45

Há duas semanas a concessionária Águas do Paraíba realizou uma obra de conserto de um vazamento na esquina da Avenida Francisco Lamego com Rua Maria Santana, no Parque Vicente Dias. Mas o trecho esburacado ainda não foi recapeado causando prejuízo aos motoristas desavisados.
E a Secretaria de Obras, que deveria fiscalizar, ainda não tomou providências.

Simulador eleitoral

O TSE disponibilizou em seu portal (aqui), um simulador para familiarizar o eleitor com o voto eletrônico. Vale a pena fazer o teste.



Cola para evitar esquecimento, afinal são seis votos

Confira a ficha de seu candidato antes de votar

No portal da UOL (aqui) o eleitor pode consultar a ficha de todos os candidatos, seu passado, seus bens e se têm pendências na Justiça. Convém conferir para não reclamar depois.

Mesmo com liminar, votos de Arnaldo serão divulgados em separado

O candidato à reeleição pelo PDT, Arnaldo Vianna, conseguiu, na noite da última quinta-feira, liminar deferindo o registro de sua candidatura até o julgamento do mérito (confira aqui no Blog do Maxsuel Monteiro). Pego pela Lei da Ficha Limpa, por ter condenações por colegiados de juízes, é tão candidato quanto os outros, mas seus votos dependerão de confirmação do STF, que vai decidir, possivelmente até do final deste mês, se essa lei vale ou não para o pleito de amanhã.
Com a decisão favorável da quinta-feira, os votos de Arnaldo poderiam ser computados normalmente, como os que serão dados ao também candidato à Câmara Federal, Anthony Garotinho. A diferença é que a medida favorável ao pedetista saiu 48 horas antes do pleito e o sistema se apuração já estava lacrado e preparado apenas para computar os votos dos candidatos com registros deferidos antes.
Na sessão administrativa do TSE, ontem (aqui), o ministro-presidente Ricardo Lewandowski colocou em votação um pedido do PP (Partido Popular) para que os votos desses candidatos pendurados em recursos fossem divulgados em um link à parte no site do Tribunal e foi o que os ministros aprovaram por maioria. Os votos obtidos pelos candidatos nesta situação serão disponibilizados só após a totalização dos votos em cada estado respectivo.
 Portanto, apesar de estar com o registro deferido, Arnaldo terá seus votos neste arquivo, que poderá ser consultado por qualquer pessoa com um computador ligado à Internet, mas só após o fim da apuração pelo TRE.
Enquanto Garotinho, também condenado por colegiado de juízes,cujo registro também depende da eficácia ou não da Lei da Ficha Limpa, terá seus votos divulgados normalmente por ter conseguido a liminar desde o início do processo de registro das candidaturas.
Outros candidatos de Campos, conforme publicado na página 3 de O Globo de hoje, que estão com registros indeferidos e sem liminar, ou seja, os votos só serão divulgados em separado, são: Alexandre Mocaiber (que desistiu mas seu nome vai estar na urna) e Claudeci das Ambulâncias, candidato à Assembléia Legislativa pelo PSL. 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Debate acaba sem confronto entre Serra e Dilma

Em nenhum dos blocos os candidatos do PSDB (José Serra) e PT (Dilma Rousseff) se confrontaram no debate da Globo, que acabou agora com um ufanista "Viva o Brasil!" dito pelo candidato do PSOL, Plínio Sampaio.
A menos que eu tenha perdido alguns momentos (cochilei, confesso), foi o mais fraco dos cinco debates entre os candidatos a presidente.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Serra também foge do embate direto com Dilma

Abrindo o terceiro bloco, José Serra foi sorteado para dirigir pergunta sobre habitação a qualquer dos três candidatos. Optou por Marina.

Dilma evita Serra nos dois primeiros blocos

A candidata do PT, Dilma Rousseff, tanto no primeiro quanto no segundo blocos do debate da Globo teve a chance de escolher a quem dirigir suas perguntas e escolheu Marina e Plínio.
No mais, o debate está morno, equilibrado. Plínio Sampaio (PSOL) que marcou os encontros anteriores pela irreverência, está menos provocativo que no último debate promovido domingo pela Record.

Candidatos já estão no estúdio da Globo, no Rio

Vai começar daqui a alguns minutos o último debate entre os principais candidatos à Presidência da República, faltando praticamente 48 horas para as eleições de domingo.
Participam Dilma, Plínio e Serra.
O portal G1 transmite, ao vivo, o encontro, aqui.

Vitória de Dilma no 1º turno não está definida,segundo pesquisa Datafolha de hoje

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 47% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento, encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal "Folha de S.Paulo".
Em relação à pesquisa anterior, realizada na segunda-feira (27), Dilma oscilou um ponto para cima;  Serra e Marina mantiveram os percentuais registrados anteriormente.
Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 45% a 49%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%.
Pesquisa por regiãoPesquisa por região (Foto: Reprodução/G1)

De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 6%.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve 1%.
Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum atingiu 1% das intenções de voto, mas juntos eles alcançaram 1%.

Votos válidos
Considerando os votos válidos, em que se exclui os votos em branco e nulos, Dilma oscilou de 51% para 52%. Com a margem de erro, ela pode ter entre 50% e 54%. Segundo o Datafolha, como o resultado obtido pela petista está no limite da margem de erro da pesquisa, seria impossível afirmar com certeza que a candidata seria eleita no primeiro turno, caso a eleição fosse agora. Para vencer no primeiro turno, Dilma precisa de 50% mais um dos votos válidos.


Do G1!

Basta um documento (com foto) para votar no domingo

Por maioria de votos, o STF encerrou o julgamento da liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4467 e adotou o entendimento de que os eleitores podem apresentar apenas o documento com foto no momento da votação. Ou seja, somente trará obstáculo ao exercício do voto caso deixe de ser exibido documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, trabalho ou motorista, passaporte).
A decisão foi tomada no julgamento da ação proposta pelo PT contra a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições, sendo o título eleitoral e um documento de identidade, exigência criada em 2009, pela Lei 12.034, que alterou o artigo 91-A da Lei 9.504/97. O julgamento acabou agora há pouco, três dias antes das eleições.
Oito ministros votaram no sentido de dar ao artigo 91-A da lei o entendimento de que apenas a ausência do documento com foto poderia impedir o eleitor de votar. Ficaram vencidos os ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso.

Debate na Globo terá cinco blocos

Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participam de debate na TV Globo hoje, às 22h30.
 O debate terá cinco blocos. O primeiro e o terceiro blocos serão com temas determinados. O segundo e o quarto, com temas livres. O último bloco contará com as considerações finais.

Dia de Rock no PC

É hoje mas ainda dá tempo:
Apresentação com Reubes Pess Band .
Dia : 30/09/2010
Hora : 19:30
Local: Arena do Semi- Palácio da Cultura

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Candidatos já estão no Projac

Gabeira, Cabral e Peregrino já estão no Projac, o complexo de estúdios da Rede Globo em Jacarepaguá para o debate que começa daqui a pouco. O encontro será mediado pelo jornalista Márcio Gomes e deve durar cerca de 1h e 30 min.

Este Blog, por dificuldades técnicas vai fazer poucos ou nenhum comentário durante o debate.

Crescimento de Marina já ameaça vitória de Dilma no 1º turno?

Além das pesquisas, percebo à minha volta muitos eleitores com voto tido como certo na candidata petista anunciar a opção por Marina Silva, do PV.
Ainda não é possível afirmar que esse crescimento pode ser suficiente para evitar que Dilma tenha 50% dos votos mais um e liquidar a fatura já no primeiro turno, mas havendo um segundo turno, certamente quem vai enfrentar a petista não é Marina e sim José Serra.

Debate no Rio começa daqui a pouco

Com a eleição praticamente decidida, três candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro se enfrentam, daqui a pouco, na TV Globo.
Líder das pesquisas de intenção de votos, Sérgio Cabral que prepara-se para o fogo cerrado que virá dos adversários Fernando Gabeira e Fernando Peregrino nesta última chance de mudar o resultado da eleição que, como disse, parece definido.

domingo, 26 de setembro de 2010

Trégua

Momento de trégua: Serra e Dilma se cumprimentam com um civilizado beijinho antes do ínício do debate da Record.
Aliás, o debate, que agora vai para o quarto e último bloco foi, dos quatro anteriores que eu assisti, o que menos embate teve entre os dois.
Foto Wilson Júnior/portal R7

Atualização às 23h29 -
Acabou o debate promovido pela Rede Record.
O próximo e último encontro entre os principais candidatos à Presidência da República será na Rede Globo, na quinta-feira, dia 30.

Serra defende rede pública para tratar dependentes químicos

José Serra anunciou que, se for eleito, vai criar uma rede nacional de atendimento a dependentes químicos, mantida pelo SUS e com foco nos viciados em crack.
Como governador, disse Serra, criou três dessas clínicas.

Liberdade de imprensa é tema do debate

Dilma e Plínio responderam pergunta sobre liberdade de imprensa.
Dilma provocou o candidato do PSOL fazendo alusão aos que "vieram da direita para esquerda". Na primeira oportunidade Plínio devolveu: "Ô Dilma, é melhor vir da direita para esquerda do que da esquerda para a direita".
Acabou o segundo bloco e, até agora, na minha opinião, quem tem pior desempenho (demonstra clara irritação) é José Serra. Marina e Dilma estão mais calmas do que em todos os debates anteriores, e Plínio, está um "mico em casa de louças".
Mas é quem tem tido o maior destaque até agora, apesar de perder chances de tréplica e não se entender com o cronômetro.

Vai começar o terceiro bloco de perguntas entre os candidatos no debate da Rede Record. O portal R7 transmite o debate (aqui).

Marina atacada por Plínio, de novo

O segundo bloco está acabando. Ao comentar uma resposta da candidata do PV falando sobre sua competência, Plínio Sampaio disse que Marina Silva pode ter competência, mas não tem coragem. Lembrou que nos sete anos em que foi ministra de Lula, Marina deixou passar "os transgênicos e a transposição das águas do rio São Francisco".
A candidata verde respondeu que, em sua gestão no Ministério do Meio Ambiente, foram presas mais de 700 pessoas por crimes ambientais e fechadas mais de 35 mil empresas.

Marina diz que "Dilma e Serra são muito parecidos"

Plínio se destaca no primeiro bloco

O primeiro bloco foi de Plínio, que abusou dos adjetivos: hipócrita, incompetente, conivente e eco-capitalista. Sobre as relações do Brasil com io Irã, questionado por Serra, Plínio disse que era preciso acabar com a hipocrisia, porque " se os Estados Unidos e Israel tem a bomba atômica, o Irã também pode ter".
Para Dilma disse que o fato de ela ter nomeado sua assessora Erenice Guerra para a Casa Civil é prova de sua "incompetência ou conivência" para escolha de seu eventual ministério.
Com Marina foi indelicado: rotulou a candidata do PV de "eco-capitalista" que tem "opção preferencial por todos".
Começou agora o segundo bloco com perguntas de três jornalistas da Record.

Dilma e Serra se evitam no primeiro bloco do debate da Record

Já está terminando a primeira rodada de perguntas do primeiro bloco do debate promovido pela Rede Record. Na escolha para perguntas entre si, Serra (PSDB) optou por Plínio Arruda Sampaio (PSOL) e Dilma (PT dirigiu pergunta à Marina Silva (PV).
Na segunda rodada Dilma foi a primeira a perguntar e escolheu Plínio.
O debate está sendo transmitido também pelo portal R-7 (aqui).

SJB recebe R$ 200 milhões em royalties e "presta contas" com propaganda vaga

Em anúncio de mais de 1/2 página na edição de hoje da Folha da Manhã (pág. 2), a Prefeitura de São João da Barra faz de conta que presta contas dos recursos que recebeu em forma de royalties do petróleo. Na prática, é uma peça de propaganda vaga com texto mais vago ainda. (clique na imagem para ampliar).

Confira o texto:
São João da Barra - Responsabilidade na aplicação dos ROYALTIES
Em São João da Barra, o dinheiro dos royaties é transformado em postos de saúde, salas de aula, espaços culturais e esportivos, ruas asfaltadas e obras de infraestrutura. Aqui, investimento é o que não falta: qualificação profissional, saneamento básico, turismo, incentivo ao produtor rural e ao pescador. É uma crescente política de valorização do cidadão sanjoanense, da criança e do idoso.
E é assim que a Prefeitura de São João da Barra vai constuindo o amanhã.

O que a propaganda não diz é quanto a prefeitura recebeu de royalties e nem disponibiliza em seu site (aqui) qualquer informação a respeito dos repasses mensais e trimestrais feitos pela Agência Nacional do Petróleo. No entanto, basta consultar o portal da ANP (aqui) e investir um pouco de tempo para constatar, como este Blog fez, que a São João da Barra já recebeu, de janeiro a setembro deste ano, cerca de R$ 200 milhões em repasses mensais e trimestrais. Confira abaixo:

REPASSES MENSAIS:

Janeiro –     R$ 7.321.215,07
Fevereiro – R$ 7.337.803,85
Março    -  R$ 7.761.940,63
Abril –        R$ 6.874.845,19
Maio –      R$ 8.034.771,18
Junho –     R$ 8.638.801,61
Julho –      R$ 9.500.461,57
Agosto –     R$ 8.840.320,87
Setembro – R$ 8.465.460,22  

Total : 72.775.620,19

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:

4º trimestre  de 2009 - R$ 26.0 milhões (pagos em fevereiro/2010)
1º trimestre de 2010 –   R$ 26.2 milhões (pagos em maio/2010)
2º trimestre de 2010 –   R$ 27.2 milhões (pagos em agosto/2010)

Auditoria no Campo de Marlin
6 parcelas pagas entre janeiro e junho -  R$ 47,4 milhões
 

Total geral - R$ 199,5 milhões (*)

(*) sem contar os dois ou três repasses referentes a outras auditorias, mas que alteram substancialmente o montante recebido.


Sete dias e dois debates até a eleição

Hoje, a partir das 21h, os quatro principais candidatos à sucessão do presidente Lula vão participar de debate promovido pela Rede Record. Na próxima quinta-feira será a vez da Rede Globo promover seu confronto entre os quatro.
Segundo as últimas pesquisas, a candidata do PT, Dilma Rousseff continua liderando e com boas chances de ganhar no primeiro turno. Há quem diga que um crescimento silencioso da candidata do Partido Verde (PV), Marina Silva, pode impedir a vitória da candidata de Lula já no dia 3 de outubro e transferir a decisão para o segundo turno, dia 31 de outubro, entre Dilma e José Serra (PSDB).
Difícil? sim, mas não impossível.

Santo Eduardo e Santa Maria também são do município de Campos

A denúncia é do Blog "Santo Eduardo on line" (aqui): O pólo do Programa Emergência em Casa, baseado em Travessão com abrangência para atendimento a toda a região Norte do Município, estaria se recusando a atender pedidos de socorro de moradores de localidades como Santo Eduardo e Santa Maria. O Blog conta o drama de um doente à procura de socorro e sem sucesso, nos postos de saúde daquele região ou transporte para Campos.
Com a palavra a Secretaria de Saúde da PMCG.