sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Em campanha pelo irmão, prefeito licenciado de Macaé pode ser punido por coagir servidores

Do portal do TRE-RJ (aqui)

Prefeito de Macaé e candidato podem ser punidos por coagir servidores

Em operação comandada pelo responsável pela fiscalização e propaganda no município de Macaé, juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, fiscais da 109ª ZE flagraram o prefeito licenciado da cidade, Riverton Mussi (PMDB), quando ele discursava num palco, ao lado de vereadores e secretários municipais. Realizado em uma casa de eventos, o comício promovia a campanha do irmão do prefeito, deputado federal Adrian Mussi (PMDB), e reunia cerca de 800 pessoas, boa parte servidores e comissionados da Prefeitura.
O ato político ocorreu na quarta-feira (15), quando, acompanhados por dois policiais militares, os fiscais fotografaram as autoridades no palco e apreenderam três listagens em que eram requeridos dados pessoais de servidores. O candidato e as lideranças municipais podem ser processados por abuso de poder político, ilícito que pode resultar na cassação do registro de Adrian Mussi e na pena de inelegibilidade para o prefeito, o candidato e todos os vereadores e secretários envolvidos.
A operação foi iniciada após a denúncia anônima de que secretários do prefeito Riverton Mussi estariam coagindo servidores municipais a participar de uma reunião política na casa de eventos. Um fiscal da 109ª ZE de Macaé foi ao local averiguar e notou que havia uma lista de controle de presença de servidores. Ao receber o relatório do fiscal, o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva expediu um mandado de busca e apreensão e requisitou uma viatura policial. Quando o juiz, três fiscais e os policiais chegaram ao local, o prefeito concluía o discurso. Neste momento, o vereador Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, bairro de Macaé, ergueu um papel e, desavisadamente, gritou “esta é a lista dos amigos”.
Na lista, apreendida em seguida pelos fiscais, estava escrito “minha contribuição para o deputado federal Adrian 1520”. Outras duas listas também foram encontradas no local. Na primeira, anotações descreviam nome, cargo e telefone de 147 pessoas. A segunda estava dividida em colunas com espaços para serem preenchidos com nome, título de eleitor, Zona Eleitoral, seção eleitoral, telefone fixo, celular e email. Além disso, havia uma orientação para que as informações fossem devolvidas até o dia 20 de setembro. O material vai ser encaminhado para exame do Ministério Público Eleitoral (MPE).

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

STF deve se pronunciar sobre eficácia ou não da lei Ficha Limpa na próxima semana

Do Portal G1

O ministro Carlos Ayres Britto afirmou nesta quinta-feira (16) que quer levar ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) já na próxima quarta-feira (22) o recurso de Joaquim Roriz (PSC), candidato ao governo do Distrito Federal que teve registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.
Relator do caso no STF, Ayres Britto aguarda parecer da Procuradoria-Geral da República sobre o caso de Roriz para que o processo esteja pronto para ser colocado em pauta. O ministro já se posicionou em favor da ficha limpa. Questionado sobre a expectativa para o julgamento, o ministro evitou comentários.
"Não tem prognóstico. O que eu acho bom, porque quem vai fazer o voto, no caso eu, fica mais à vontade, pode fazer com toda a liberdade", disse.
Roriz teve o pedido de registro barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) depois de três pedidos de impugnação – um deles feito pelo Ministério Público Eleitoral. Ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também negou o pedido e agora briga no Supremo para garantir a candidatura.
Em 2007, o então senador renunciou ao mandato para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado. A Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas e que renunciaram a mandato eletivo para escapar de processo de cassação.

Do TSE

Do portal do TSE:

16 de setembro de 2010 - 22h27

Resolução do TSE impedirá eleições suplementares no semestre das eleições gerais

O Tribunal Regional Eleitoral (TSE) decidiu na sessão administrativa desta quinta-feira (16) que editará resolução impedindo eleições suplementares a partir do dia 1º de julho do ano em que se realizam as eleições gerais.

Os ministros apontaram vários motivos para a medida. Dentre eles, o fato de que as urnas eletrônicas ficam comprometidas com o processo eleitoral do pleito ordinário. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, observou ainda que as urnas ficam à disposição de eventuais impugnações por 60 dias após as eleições.

E agora?

Do Blog do Marcelo Bessa (aqui)

 

DECISÃO do TSE

O TSE Acaba de Decidir Que Não permitirá Eleições suplementares ( Renovação das Eleições ) no segundo semestre dos anos Em que se realizarem Eleições Gerais .
Como em Eleições em Valença Já Estão os marcadas n. 03 de outubro Próximo , temos que aguardar Que Seja redigida e uma respectiva Publicada Resolução n Que possamos saber Sobre eventuais exceções à nova Regra .
Aguardemos .

Assinante da Via Cabo fica sem o debate da Rede TV!

Os assinantes da ViaCabo em Campos não podem acompanhar o debate entre os candidatos ao Governo do Estado pela Rede TV! porque retransmite a programação gerada pela emissora em São Paulo. Ver  debate só pela Internet aqui, ao vivo,no portal da Rede TV!

Bacellar divulga nota

O Blog recebeu e publica abaixo, nota de esclarecimento do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcos Bacellar, que foi denunciadopelo Ministério Público, hoje, por crime de responsabilidade (ver aqui). Abaixo, a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Inicialmente, vale dizer, que só irei me manifestar de forma oficial após a citação e a ciência dos fatos a mim imputados na denúncia feita pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Justiça.
Todavia, vale ressaltar o estranho fato da divulgação da nota emitida pelo Ministério Público, faltando praticamente duas semanas para a eleição, a respeito da referida denúncia.
A perplexidade se dá não apenas em razão da “velocidade” em que a nota foi difundida, sendo enviada pelo e-mail da Comunicação Social do Ministério Público a todos os órgãos de imprensa, mas também por se tratar de assunto objeto de outra ação já existente (em relação ao mesmo convênio), configurando um absurdo “bis in idem” que só pode ter o propósito de tentar prejudicar a minha candidatura.
Isso fica claro, em primeiro lugar, pela descabida associação pessoal feita da minha pessoa com a do ex-prefeito, haja vista que o convênio em questão foi diretamente celebrado pelo Chefe do Executivo da época, valendo esclarecer que não houve nenhuma ingerência minha, na qualidade de Vereador e Presidente do Poder Legislativo, na celebração do convênio, que é ato privativo do Prefeito Municipal.
Aliás, deve ser firmemente registrado que este subscritor era, à época dos fatos (2º semestre de 2007), integrante do bloco de oposição ao governo municipal, o que é clara e notoriamente verificado nos periódicos e noticiários publicados naquele período.
Em segundo lugar, como dito, por já existir processo sobre o mesmo assunto, proposto pelo mesmo Ministério Público, onde inclusive já houve decisão desfavorável ao Órgão Ministerial, conforme pode ser constatado através de consulta ao site www.tj.rj.gov.br, disponibilizada através do número 0009589-91.2008.8.19.0014 ou 2008.014.009486-0.
Não há motivo algum para esconder fatos que são públicos. Até porque a verdade imperará quando houver transparência.
Aí fica a pergunta: Quem vai pagar o preço político pela atuação temerária do Ministério Público?
É óbvio que toda instituição deve ser respeitada, mas qual intuito de criar tanto rebuliço com notas à imprensa em razão do simples oferecimento de uma denúncia? Denúncia esta que sequer foi recebida pelo Poder Judiciário (aliás, não há sequer distribuição ou autuação do processo) e que pode ser até rejeitada liminarmente; denúncia esta que, se recebida, será resistida diante de todas as garantias constitucionais previstas, como ampla defesa e contraditório.
Fica claro pelo teor da nota ministerial, que já foi feito pelos Procuradores um “pré-julgamento”, que com certeza mais uma vez será repudiado pelo Poder Judiciário. Infelizmente não há “ampla defesa e contraditório” diante de notas difundidas pelo Ministério Público, pois nem sempre os mesmos órgãos que divulgam notas açodadas concedem o mesmo espaço aos esclarecimentos verdadeiros sobre os fatos.
Mas sigamos a batalha. O Brasil está mudando, e isso também irá mudar!
Está na hora da sociedade em si começar a “gritar” contra esses abusos. Fatos tendenciosos, manipulados de forma indevida, que podem gerar prejuízos irreversíveis para o cidadão; e ninguém melhor do que os Promotores de Justiça para terem essa certeza. O Ministério Público é Instituição isenta e imparcial, sempre visando defender a sociedade. Mas essa atuação deve se pautar na prudência e principalmente, na discrição.
Quem ganha com essa divulgação irresponsável?
Marcos Vieira Bacellar

Candidatos ao governo do RJ debatem hoje na Rede TV!

Os candidatos ao governo do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), Fernando Gabeira (PV), Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (PSOL) participam hoje, a partir das 22h15, de debate realizado pela RedeTV! em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.
Os candidatos responderão aos questionamentos feitos pelo mediador e jornalista Kennedy Alencar, além das perguntas feitas pelos jornalistas Tony Vendramini (Rede TV!) e Plínio Fraga (Folha de S. Paulo).
Léguas na frente dosdemais candidatos, segundo as pesquisas, o governador Sérgio Cabral, que tenta a reeleição, deve ser, como no debate da Bandeirantes, o alvo dos três outros participantes.

Promotor campista promovido pelo Ministério Público

O promotor de justiça Cláudio Henrique da Cruz Viana (foto), foi promovido hoje pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça.  Campista e formado pela Faculdade de Direito de Campos (FDC), Cláudio Henrique começou a carreira do Ministério Público em Campos e atualmente atuava na Comarca de Niterói.
Veja abaixo a notícia no portal do Ministério Público:

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu, hoje (16/09), ao cargo de Procurador de Justiça, os Membros Claudia Maria Macedo Perlingeiro dos Santos e Cláudio Henrique da Cruz Viana. Na 9ª Sessão Ordinária do Conselho, presidida pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy, também foram aprovadas oito remoções de Promotores de Justiça. Claudia Maria Macedo Perlingeiro dos Santos será a titular da 43ª Procuradoria de Justiça da Região Especial, pelo critério de antiguidade. Cláudio Henrique da Cruz Viana, promovido pelo critério de merecimento, será lotado na 19ª Procuradoria de Justiça da Região Especial.Integra da matéria aqui.

Ministério Público Estadual denuncia Mocaiber e Bacellar por "crime de responsabilidade"

(Do Blog Antenada, de Jô Siqueira aqui)

Do Ministério Público Estadual (por e-mail)
MPRJ denuncia ex-prefeito de Campos por desvio de verba pública

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, e o Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, ofereceram denúncia, ontem (15/09), à Seção Criminal do Tribunal de Justiça, contra o ex-prefeito de Campos Alexandre Mocaiber, o Vereador Marcos Vieira Bacellar e outras três pessoas (um assessor parlamentar e dois “laranjas”) por crime de responsabilidade. Entre agosto e dezembro de 2007, os denunciados desviaram aproximadamente R$ 283 mil dos cofres públicos por meio de um convênio irregular entre o Município e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Empreendimentos Sociais, Agrícolas, Industriais, Tecnológicos e Educacionais (EMSAITE).

A entidade foi contratada por R$ 711.800 para, durante cinco meses (entre 1º de agosto e 31 de dezembro), ceder funcionários que prestariam serviços em apoio à atividade jurisdicional desenvolvida pelo Poder Judiciário Estadual da Comarca de Campos. A Prefeitura chegou a pagar as primeiras duas parcelas, no total de R$ 332.720, antes de o convênio ser suspenso, em razão de manifestação expressa do Tribunal de Justiça. A EMSAITE limitou-se a remunerar, em outubro e novembro, um valor estimado em, no máximo, R$ 50 mil, 20 servidores que já atuavam no Juízo da Infância e Juventude por força de convênios anteriores.

A denúncia cita o pagamento de valores superfaturados, sem qualquer estimativa de gastos e sem a anuência do Tribunal de Justiça. O TJRJ notificou o Prefeito de Campos, afirmando que não admitiria a formalização de contratos ou convênios destinados à alocação de pessoal ou à prestação de serviços ao Poder Judiciário sem a sua prévia concordância. “O MP deve ser inflexível na defesa do patrimônio público, adotando as medidas penais cabíveis independentemente da condição funcional daqueles que atentam contra o erário”, diz Cláudio Lopes.

Dentre as evidências de que a EMSAITE era, na prática, um “simulacro de pessoa jurídica”, a denúncia cita que a OSCIP informou à Receita Federal o local de residência dos denunciados Cláudia da Silva Mota Rodrigues, presidente da entidade, e seu marido Lupércio Rodrigues, também sócio. Além disso, a Gerência Regional do Trabalho em Itaperuna atestou a inexistência de trabalhadores registrados pela organização. De acordo com a denúncia, Mocaiber “desviou verba pública, valendo-se, para tanto, da celebração de temeroso convênio firmado por sua conta e risco”. Mesmo após as notícias de fraude e sem a regular prestação de contas, ele rompeu dando “ampla, geral e recíproca quitação”.

Entidade fantasiosa

Bacellar, que na época era presidente da Câmara Municipal, foi quem levou a proposta ao então prefeito, atuando “como intermediário na celebração do referido convênio, com entidade que sabia ser fantasiosa, eis que desprovida de sede e empregados”. Em razão de sua intermediação, um dos pagamentos da EMSAITE aos funcionários ocorreu na sede de um sindicato da qual o Vereador foi presidente.

Gusmar Coelho de Oliveira, assessor do ex-presidente da Câmara, é descrito como “mentor da empreitada criminosa”. Ele sugeriu aos “laranjas” Lupércio Rodrigues e Cláudia da Silva Mota Rodrigues a participação no esquema, que controlava na qualidade de sócio-administrador da Sociedade “Oliveira & Oliveira”, contratada pela EMSAITE para gerir o convênio. Oliveira também foi com o casal a uma agência do Banco do Brasil onde foi aberta conta corrente em nome da entidade, para o recebimento dos valores da Prefeitura.

Cláudia foi convencida por Lupércio, que se tornou sócio, a participar do desvio de verbas públicas, tendo figurado como presidenta da OSCIP e participado do ato de assinatura do convênio. “Não foi obra do acaso a escolha da EMSAITE para participar do ajuste, uma vez que foi constituída com a finalidade deliberadamente fraudulenta e voltada ao enriquecimento ilícito de seus integrantes, sempre em sacrifício de recursos públicos”, aponta o documento. “A referida Sociedade recebeu da Prefeitura de Campos R$ 332.720, o que manifesta desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito dos participantes do esquema criminoso”, acrescenta a denúncia.


Assessoria de Comunicação Social - MPRJ
2550-9112/9116
http://www.mp.rj.gov.br/
Twitter: www.twitter.com/mp_rj

O Blog se compromete a publicar as versões de Mocaiber e Bacellar, assim que eles se pronunciarem.
Atualização às 18h49 - Segundo o jornal local da Intertv Planície informou agora há pouco, o vereador Marcos Bacellar disse que desconhece a ação e o advogado do ex-prefeito Mocaiber que só vai se pronunciar depois de tonar conhecimento da ação.

Ação preventiva

Erenice Guerra e Dilma Rousseff
Rápido no gatilho, o presidente Lula tratou de tirar a ministra-chefe da Casa Civil de cena. Erenice Guerra, que entregou o cargo hoje de manhã é a sucessora de Dilma Rousseff no cargo e de quem foi braço direito durante todo o tempo em que a atual candidata do PT à Presidência da República coordenou o governo Lula.
Com a eleição de Dilma quase garantida no primeiro turno, Lula não quer se arriscar nos 17 dias que ainda faltam para a eleição. A decisão foi tomada mesmo diante do fato de que as denúncias de tráfico de influência envolvendo um filho da ex-ministra Erenice e o vazamento de sigilo fiscal de integrantes do PSDB em nada altereram o ânimo dos eleitores. Pelo menos é o que diz a pesquisa Datafolha divulgada hoje e que aponta Dilma com 51% contra 27% de Serra. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 50%, Serra os mesmos 27% e Marina Silva também estacionou nos 11%.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Candidatos a vice-presidente debatem amanhã na Record News

O Portal R7 e a Record News realizarão nesta quinta-feira (16) um debate com os quatro principais candidatos a vice-presidente nas eleições deste ano. Durante duas horas e 15 minutos, ficarão frente a frente o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), vice de Dilma Rousseff (PT); o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), companheiro de chapa de José Serra (PSDB); o empresário Guilherme Leal, vice de Marina Silva (PV); e o professor e sindicalista Hamilton Assis, vice de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
O debate será transmitido ao vivo, em vídeo, pelo R7 e pela Record News, a partir das 16h30 e terá cobertura minuto a minuto no portal.
Do portal R7.

"Ficha Limpa" chega ao Supremo

A Lei Complementar 135/2010, que é a mais importante medida tomada com  objetivo de sanear o cenário político brasileiro vai ter sua eficácia ou não definida pelo Supremo Tribunal Federal. A lei é de iniciativa popular e foi aprovada pelo Congresso e amplia as possibilidades de inelegibilidade dos candidatos, como por exemplo os que tenham condenação por colegiado de juízes (tribunal regional).
Como a lei foi sancionada a menos de um ano das eleições deste ano, alguns tribunais regionais entendem que a  mesma só pode ter eficácia no próximo pleito, mas todos os casos que chegaram ao TSE foram julgados no sentido de que a lei do Ficha Limpa vale para as eleições deste ano.
O caso mais emblemático é do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz que teve seu registro indeferido porque, em 2007, renunciou ao mandato de senador (que ia até 2015) para evitar eventual cassação. Roriz estava sendo alvo de uma investigação da Polícia Federal.
O recurso de Roriz contra a decisão do TSE chegou hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF), que dará a última palavra sobre o assunto, ou seja, a Suprema Corte do país vai dizer se a Lei Ficha Limpa vale ou não para as eleições de daqui a duas semanas.
O relator do recurso no STF é o ministro Carlos Ayres Brito, que tem posição conhecida em favor da eficácia imediata da Lei Ficha Limpa e deve, monocraticamente, manter o indeferimento do registro da candidatura de Roriz ao governo do Distrito Federal. Daí o recurso deve ir ao Pleno e a maioria dos 10 ministros (são 11 mas um, Eros Grau, aposentou-se e ainda não foi nomeado substituto).

Mais sobre o assunto aqui no portal R7.com.

Atualização - Segundo o Jornal da Record, Ayres Brito já indeferiu o recurso de Roriz mantendo sua inelegibilidade. Agora, o ex-governador do DF pode apelar para o Pleno do STF.

De olho no TSE

O Pleno do TSE está reunido extraordinariamente neste momento e já tem pauta divulgada também para sessão ordinária de amanhã.
Lembremos que o município de Campos aguarda posição, daquela Corte, sobre a inelegibilidade ou não de dois candidatos à Câmara Federal, Anthony Garotinho (PR) e Arnaldo Vianna (PDT), ambos alcançados pela Lei complementar 135/2010, a Lei Ficha Limpa.
Além disso, aguarda-se, ainda, definição sobre a cassação da prefeita Rosinha Garotinho.
As sessões são transmitidas, ao vivo, pela TV Justiça, e são emocinantes.

Homenagem a Felinho vai ser domingo, no Trianon

Será no próximo domingo, dia 19, às 17h, no Teatro Municipal Trianon, a inauguração de uma placa em homenagem ao ator e diretor Félix Carneiro, falecido há dois anos.
Uma homenagem justa.

Atualização às 22h17 para correção da data.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tiririca lidera pesquisa Ibope para deputado federal em SP




O humorista Francisco Everardo Oliveira, o Tiririca (PR), lidera as pesquisas semanais do Ibope para a vaga de deputado federal em São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil.
Com o resultado, o dono do jargão “pior que tá num fica, vote Tiririca” desbancou políticos tradicionais, como o favorito Márcio França, presidente do PSB em São Paulo, e Paulo Maluf (PP), ex-prefeito da capital.
A eleição de Tiririca pode representar mais. Por ser dono do maior eleitorado do Brasil, São Paulo deve dar ao palhaço a maior votação do país.

Do portal R7 (aqui)

domingo, 12 de setembro de 2010

Mudança de estratégia

O pessoal do Partido da República (PR) mudou a estratégia e retirou a tropa de choque que havia se instalado no município para fazer campanha para Clarissa, a filha do casal Garotinho e que disputa seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa.
Segundo uma fonte ligada ao ex-governador Garotinho, presidente estadual do partido, a presença ostensiva da campanha da filha estava ponto em risco a eleição de um dos três candidatos locais do partido à Alerj. E justamente, segundo a fonte, o candidato que precisa ser o mais votado porque é a opção de Garotinho para a eventual eleição suplementar para a Prefeitura de Campos em novembro ou dezembro.

Boni amanhã no Roda Viva


José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, considerado um dos principais responsáveis pelo império da Rede Globo, da qual foi vice-presidente durante quase duas décadas, é o convidado de amanhã do programa Roda Viva, da Rede Cultura e retransmitido pela Rede Brasil a partir das 23h.

Serra apela para respeito à família

Serra pegou carona no neto de Dilma e encerrou sua participação pedindo respeito à família, os filhos, os netos, dentro de sua estratégia de color na campanha petista o vazamento do sigilo fiscal de sua filha,Verônica Serra.

Plínio pede voto para "o 50 de ponta a ponta"

Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, pediu aos eleitores que votem nos candidatos do partido e citou deputados como Ivan Valente (São Paulo), Chico Alencar (Rio) e Luciana Genro (Rio Grande do Sul), que são candidatos à reeleição.

Marina pede segundo turno

Em sua despedida, a candidata do PV, Marina Silva, defendeu um segundo turno para que as propostas sejam debatidas com mais profundidade.

Dilma se despede falando do neto

Dilma Rousseff é a primeira a fazer as "considerações" finais do debate. Apelou ao emocional e disse que viveu, esta semana, uma grande emoção, que foi o nascimento de seu primeiro neto, Gabriel.

Bisbilhotice na Receita Federal em todos os blocos do debate

Em todos os blocos do debate da Rede TV!/Folha de S. Paulo, que está terminando agora, o vazamento sigilo fiscal de tucanos e parentes do candidato José Serrá (PSDB) esteve presente.
Serra tentou jogar a culpa na conta da campanha de Dilma mas a candidata petista, ao que parece até agora, saiu-se bem e defendeu, com firmeza, a apuração e punição dos culpados.

Marina tem participação discreta


A candidata do PV, Marina Silva, que inseriu o tema "meio ambiente" na campanha presidencial, tem tido uma participação muito discreta no debate da Rede TV!.

Plínio descontrai platéia

Ao dizer que não conhecia o assunto da indústria naval brasileira (compra de plataformas), o candidato do PSOL conseguiu descontrair o debate ao responder à pergunta de Dilma Rosseff, mas aproveitou para dizer, mais uma vez, que a petista não responde às perguntas que lhe são feitas.

Serra provoca Dilma sobre amizade se Lula com líder do Irã

Serra perguntou a Dilma sobre a posição do presidente em relação ao líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. A provocação é sobre o sistemático desrespeito aos direitos humanos naquele país. Serra replicou que Dilma não respondeu à pergunta e disse que ela sempre evita as perguntas e sai com evasivas.
A petista respondeu, em tom duro que Serra não é o dono da verdade.

Debate só esquenta no terceiro bloco

Serra acusou a campanha de Dilma de ser responsável pela quebra do sigilo fiscal da filha dele, Verônica.
Dilma pediu e ganhou direito de resposta e disse que não vai passar para a história como "a caluniadora desta campanha, porque o caluniador é ele".
Serra também pediu direito de resposta e ganhou. Ele acusou a Casa Civil como foco de escândalos, como Mensalão e outros.
O debate, até agora morno, esquentou...

Debate na Rede TV! começa daqui a pouco

Começa daqui a pouco, às 21h, no estúdio da Rede TV! em Osasco (SP) o segundo debate entre quatro dos candidatos à Presidência da República. O debate que terá mediação do jornalista Kennedy Alencar, apresentador do programa "É Notícia", da RedeTV!, e repórter especial da Folha de S.Paulo.
O programa será também transmitido pelo Uol (aompanhe aqui).
No próximo dia 26 o debate será na Record e dia 30 na Globo.

V Parada do Orgulho LGBT é daqui a pouco em Guarus

Depois de quatro edições realizadas na Avenida Alberto Lamego (com concentração em frente à Uenf), a Parada do Orgulho Gay (LGBT)  desde ano em Campos vai ser em Guarus. Sai daqui a pouco, às 14h, na Orla I.
O tema deste ano é "Respeito é o melhor remédio contra o preconceito".

Dilma, Marina, Plínio e Serra debatem hoje na Rede Tv!

Do portal da Rede TV! (aqui):
Os candidatos à presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff irão se encontrar neste domingo, dia 12, pela primeira vez desde que foi feita a divulgação sobre a quebra do sigilo fiscal na Receita da filha do candidato tucano, Verônica Serra. O encontro irá acontecer durante debate que será transmitido ao vivo para todo o País pela RedeTV! direto de seus estúdios em Osasco, a partir de 21h, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.
Os candidatos Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) também confirmaram presença no debate que terá mediação do jornalista Kennedy Alencar, apresentador do programa "É Notícia", da RedeTV!, e repórter especial da Folha de S.Paulo.
Os quatro postulantes à presidência foram convidados para o debate RedeTV!/Folha a partir da Legislação Eleitoral que prevê a participação em debates promovidos por emissoras de rádio e televisão dos candidatos de partidos políticos que tenham obtido representação legal validada pela Câmara na eleição similar anterior realizada no ano de 2006.
O debate terá também a participação das jornalistas Patrícia Zorzan, repórter especial do departamento de jornalismo da RedeTV!, e Renata Lo Prete, editora da coluna "Painel" da Folha, que farão perguntas aos candidatos durante dois blocos do programa. Nos outros três blocos, os candidatos terão confronto direto entre si quando abordarão temas ligados à saúde, educação, segurança, economia etc...
Ao todo, o debate promovido em parceria pela RedeTV! / Folha terá um total de cinco blocos. O programa terá início às 21h e terminará às 22h30 - com transmissão simultânea pelo portal da emissora, o RedeTVi, e pelo UOL (Universo OnLine), portal do Grupo Folha.
Disputas Estaduais
Mais cinco debates eleitorais serão realizados ao longo deste mês de setembro pela parceria RedeTV!/Folha de São Paulo com candidatos a governador nos seguintes Estados: São Paulo (dia 15), Rio de Janeiro (dia 16), Pernambuco (dia 20), Minas Gerais (dia 22) e Ceará (dia 23). Todos os debates também terão mediação do jornalista Kennedy Alencar.