sábado, 5 de janeiro de 2008

Manchetes do dia

Folha da Manhã

NOMES PARA
SECRETARIADO
SÓ NA TERÇA

LADRÕES LEVAM R$ 10,5 MIL
DE EMPRESÁRIO NA PELINCA

AMERICANO
COMEÇA ANO
COM VITÓRIA

O Diário

SOLDADOR TEM 28%
DO CORPO QUEIMADO

FAMÍLIAS AINDA VIVEM NOS
ABRIGÕES ESPERANDO CASAS

Monitor Campista

UM ANO DE CAOS

BANDIDOS FAZEM DOIS
REFÉNS EM CAMPOS

NILDO DEVE SER O LÍDER NO LEGISLATIVO

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pessoa


"Não sou nada

Nunca serei nada

Não posso querer ser nada

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo"


Álvaro de Campos/Fernando Pessoa

Mega-sena

Pode sair hoje, perdão, neste sábado, o prêmio acumulado, de R$ 20 milhões, da Mega-sena.
O sorteio será às 19h, em Macaé.
Para quem apostou ou ainda vai apostar, boa sorte!

Bispo Macedo na mira da Globo

O bispo Edir Macedo, presidente da Igreja Universal e dono da Rede Record está, de novo, no alvo das Organizações Globo.
Confira no link abaixo:



http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG80895-5856-503,00.html

Revistas semanais







Dilemas de sexta-feira

1 - Para que serve o Departamento Municipal de Posturas?
- Seria para coibir abusos nos espaços públicos, como uso de calçadas por bares, como os da Avenida Pelinca, por exemplo?
- Teria poder de polícia, com ajuda da força policial, para proibir os motoristas de circular de madrugada com o som do carro num volume insuportável?
- Teria a incumbência de multar quem joga entulho de obras nas ruas?
- Aliás, quem chefia o tal departamento, o que faz, e quem fiscaliza?
2 - Para que serve a Guarda Civil Municipal?
- Deveria multar os carros que estacionam irregularmente, como na estreita Rua Barão do Amazonas?
- Seria para impedir a circulação de lotadas e vans irregulares que infestam o Centro da cidade e até disputam os passageiros na própria área do Terminal Urbano Luiz Carlos Prestes?
- Seriam os guardas responsáveis pela circulação de carros, principalmente picapes, nas areias do Farol de São Thomé? Os carros circulam mesmo à noite pondo em risco qualquer um que circule pela beira-mar.
3 - Para que serve a Empresa Municipal de Trânsito (Emut)?
- Seria disciplinar o transporte coletivo no município?
- Por que a sinalização com tinta branca feita pela Emut, como as faixas de pedestres, por exemplo, não duram nem 30 dias? Será que são feitas só de cal e água?
4 - Aliás, para que serve a Prefeitura de Campos?

Mês de escritores no Roda Viva



O programa Roda Viva reapresenta, durante todo o mês de janeiro, uma série especial de entrevistas com escritores que participaram da Flip – a Festa Literária Internacional de Paraty - realizada em Julho de 2007. Entre os convidados, Guillermo Arriaga (México), Mia Couto (Moçambique), Amós Oz (Israel), Nadine Gordimer (África do Sul) e os jornalistas Robert Fisk (Inglaterra) e Lawrence Wright (Estados Unidos).

Abrindo a série especial, o mexicano Guillermo Arriaga (foto) é o convidado do centro do Roda Viva nesta segunda-feira, dia 7.

Entrevistadores: André Miranda, repórter do caderno Prosa e Verso do jornal O Globo; Cunha Jr., apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura; Sylvia Colombo, repórter do caderno Ilustrada do jornal Folha de S.Paulo; Carolina Chagas, jornalista e escritora; Paulo Lins, escritor e roteirista; Ubiratan Brasil, subeditor do jornal O Estado de S. Paulo.

O programa é transmitido às 22h40 na TV Brasil e TV Cultura.

Alimentação no Canal Livre

O Canal Livre do próximo domingo, vai debater o tema "alimentação e saúde do brasileiro". Foram convidados três especialistas para responder perguntas dos jornalistas Jualmir Beting, Fernando Parada, Antônio Teles e Fernando Mitre.
O programa é transmitido pela TV Bandeirantes, às 23h.

Dois lados

O ainda presidente do PT de Campos, Hélio Anomal, é o entrevistado da página 2 do Monitor Campista no próximo domingo. Na semana anterior quem teve o mesmo espaço foi o também petista Roberto Moraes. Eles defendem idéias adversárias dentro do partido.
Anomal entrega o cargo até o próximo dia 20 ao sucessor, o também sindicalista Hugo Diniz, e continua na presidência da Emhab (Empresa Municipal de Habitação) e descartou a candidatura à Câmara Municipal em outubro.

Última Chance




O prefeito Alexandre Mocaiber tem desperdiçado algumas chances de resolver grandes e antigos problemas de Campos e deixado de aproveitar suas boas relações com o governador e presidente da República. É o primeiro, desde Zezé Barbosa (cujo reinado finou-se em 1988) a gozar dessa condição.
Mas, até agora, Mocaiber é mais um prefeito insensível e deixa apodrecer um belo pedaço da história de Campos plantado bem no coração da Praça do Santíssimo Salvador: o antigo solar do Visconde de Araruama. O prédio, que foi sede da Prefeitura, da Câmara e Biblioteca Municipal em quase todo o século XX, está desabando sob o silêncio de uma sociedade anestesiada e uma imprensa submissa.
Zezé Barbosa, Garotinho, Sérgio Mendes e Arnaldo Vianna, todos buliram na praça em frente. Uma troca de piso aqui, uma maquiagem ali, mas todos ignoraram o solar que, em algum momento nesses 20 anos chegou a ganhar status de "museu", sem nunca sê-lo de verdade.
Pois que o atual prefeito tenha vontade política para evitar o tombamento literal do belo prédio e dotar a cidade de um museu de verdade, porque, cá entre nós, o que se chama de "Museu Olavo Cardoso" é pouco mais que um brechó.

Duas caras (Juvenal Antena não morre!!!!)

Ronildo (Rodrigo Hilbert) e Lobato (Paulo Cesar Pereio)
foto: Assessoria TV Globo



Capítulo 83
Evilásio fica escondido sem ser notado. Rebeca sai da igreja e começa a cantar. Ronildo avisa Lobato que seus homens estão debandando. Guigui disfarça quando Juvenal pergunta de onde ela conhece Lobato. Lobato atinge Rebeca, Lisboa grita desesperado e Juvenal sai do seu esconderijo. Lobato dispara e Juvenal é atingido. Gioconda se ajoelha ao lado de Rebeca. Rebeca morre. Setembrina tem um enfarte. Guigui avisa Juvenal que os rivais pegaram Solange. Lobato manda que Juvenal troque de lugar com ela. Setembrina coloca uma guia no pescoço de Andréia, pede que ela tome conta do terreiro e morre. Solange escapa. Juvenal e Lobato ficam cara a cara. Guigui dispara contra Lobato. Lobato diz a ela que Ronildo é seu filho. Ronildo diz que foi mandado por Ferraço. Guigui a Juvenal por seu filho. Ronildo foge. Barreto abraça Gioconda. Guigui abre o casaco de Juvenal e descobre que ele está ferido. Solange chora e a comunidade reza. Ferraço e Sílvia brindam. Alzira se desespera com a notícia e entra na casa de Juvenal.
Texto:Assessoria TV Globo
Em tempo: No capítulo de sábado Juvenal Antena vai ser ferido mas não morre.

Pelos blogs

Garotinho

"Papo do Blog
Nem a mídia consegue esconder mais a incompetência do governo Sérgio Cabral. A situação está tão flagrante na saúde e na segurança pública, que os jornais e as emissoras de TV estão sendo obrigados por pressão dos leitores e telespectadores a divulgar os fatos.Aquela senhora que a apareceu apontando o dedo para a cara do governador na primeira página de vários jornais é o retrato fiel da revolta popular com o blá-blá-blá do “viajador” Sérgio Cabral. Hoje o Jornal do Brasil publica que CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio) avalia que a saúde no estado piorou no governo Sérgio Cabral." (www.anthonygarotinho.com.br)


Roberto Moraes

"Carla Machado será a capa da Somos Assim
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado é a entrevistada principal da revista Somos Assim que irá para as bancas e para os assinantes, no próximo domingo. A predominância dos seus comentários, como não poderia deixar de ser, versará sobre política. (www.robertomoraes.blogspot.com)


Ricardo Noblat

"Emmanuel, refém da Farc, é Juan David e não é mais refém
Lembra do fiasco da operação de resgate montada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez no último fim de semana?
Ele disse que as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) libertariam três dos seus reféns - entre eles o menino Emmanuel e sua mãe Clara Rojas. Mantida em cativeiro há muitos anos, Clara Rojas se envolveu com um guerrilheiro e deu à luz a Emmanuel." (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/)


Corte no litoral

Além do prefeito Alexandre Mocaiber (PSB), que se desdobra no curto verão entre Farol e Guarapari, o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) também está com pouso temporário no Cabo de São Thomé. Ele alugou um belo sobrado na área central da praia.
Além deles, até o ex-governador Garotinho vai passar pelo menos os sábados comandando o seu semanal show radiofônico transmitido diretamente de um estúdio montado à beira-mar.
Corre o risco de um casual (re)encontro dos três.
Hum...............

TSE RETIFICA MATÉRIA SOBRE PUDIM

Na última quarta-feira, dia 02, este Blog reproduziu aqui, na íntegra e sem emitir comentário, matéria divulgada às 14h22 no site do TSE. Ontem, dia 03, às 18h41, o site retificou a matéria.Confira no link abaixo:





http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/index.jsp?pageDown=noticiaSearch.do%3Facao%3Dget%26id%3D970276

TSE RETIFICA MATÉRIA SOBRE PUDIM

Na última quarta-feira, dia 02, este Blog reproduziu aqui, na íntegra e sem emitir comentário, matéria divulgada às 14h22 no site do TSE. Ontem, dia 03, às 18h41, o site retificou a matéria.Confira no link abaixo:


http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/index.jsp?pageDown=noticiaSearch.do%3Facao%3Dget%26id%3D970276

Manchetes do Dia

O Diário

DEPOIS DA HUMILHAÇÃO,
O "CALOTE" DA PREFEITURA

TCE OBRIGA ARNALDO VIANNA A DEVOLVER DINHEIRO

Monitor Campista

CATRACAS ELETRÔNICAS PARA
TODOS OS ÔNIBUS DE CAMPOS

Folha da Manhã

SEM CPMF, GOVERNO AUMENTA
IOF E DEIXA COMÉRCIO EM ALERTA

Agenda do poder

Presidente Lula

09:00 - Despachos Internos
10:00 - Nelson Hubner - Ministro interino de Minas e Energia
11:30 - Tarso Genro - Ministro da Justiça
15:00 - Clara Ant - Chefe de Gabinete-Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República

Governador Sérgio Cabral

Não divulgada

Prefeito Alexandre Mocaiber
Sem atualização desde 17/12/2007

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Zé de volta

Em entrevista na Revista Piauí deste mês, que chegou às bancas hoje, mas até agora há pouco não estava disponível na versão on line, o ex-todo-poderoso-ex-ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, José Dirceu, comprou meia dúzia de novas brigas.
Admite caixa dois no PT gaúcho, onde um dos principais expoentes é o atual ministro da Justiça, Tarso Genro, e ainda toca num delicado caso envolvendo a ex-petista e atual presidente do PSol, Heloisa Helena.
Dirceu diz que HH votou contra a cassação do então senador Luiz Estevão, "por motivos inconfessáveis". Heloisa já disse hoje que vai processar o ex-ministro.
O epísódio da cassação de Estevão foi coroado com a renúncia dos senadores ACM (falecido no ano passado) e José Roberto Arruda (atual governador de Brasília), que foram acusados, justamente, de terem violado o painel eletrônico da votação da cassação de espalhado quem votou contra a favor.

Duas Caras - resumo do capítulo de hoje







Capítulo 82
Sílvia abre champanhe para comemorar o acordo que Ferraço fez com Maria Paula, mas ele permanece disperso. Os homens de Lobato avançam pela Portelinha. Gioconda encontra Narciso e Juvenal e diz que gostaria de conversar com Evilásio. Juvenal é pego de surpresa, mas manda todos se protegerem. Gioconda fica no meio da confusão e foge descontrolada. Edivânia é acalmada por Lisboa. Geraldo explode ao ver a preocupação de Alzira com Juvenal. Lobato grita o nome de Juvenal. Guigui reconhece sua voz. Andréia se refugia no terreiro de Setembrina. Lenir avisa Barreto e Barretinho que Gioconda está na favela. Evilásio vai à casa de Júlia, Barreto avisa sobre a invasão e pede ajuda para resgatar Gioconda. A polícia impede a entrada de Evilásio e de Barreto na Portelinha. Ronildo debocha de Dália e briga com Bernardinho. Começa a chover. Narciso e Guigui comentam que ninguém sabe onde está Juvenal. Juvenal aparece de surpresa. Guigui comenta que Lobato é o chefe da invasão. Lobato chega à porta da associação. Juvenal grita que vai sair.
Texto: Assessoria/TV Globo
Foto:Fabrício Mota/TV Globo
A Invasão da Portelinha deve durar até sábado, com a morte de Juvenal Antena.
(texto corrigido às 22h22 após comentário com o merecido puxão de orelhas)

No foco do Blog

Atenção: o blogueiro está comprando, em prestações vitaminadas com o IOF da era pós-CPMF, uma máquina fotográfica digital e, daqui a alguns dias, ou quando aprender a manipular a geringonça, vai começar a postar aqui flagrantes de buracos nas ruas, carros estacionados em locais proibidos e outros serviços de utilidade pública.
Vou começar pelo péssimo trabalho que a concessionária Águas do Paraíba vem fazendo no Jardim Carioca. Os operários abrem os buracos, instalam a tubulação. mas o recapeamento asfáltico é de tão má qualidade que o piso afunda em poucos dias.
Mas, aguardem as fotos...

Pobres eleitores!

Vejam que beleza: uma faixa com apenas nove palavras e três erros.
Otimistas dirão que há 2/3 de acertos e chatos, como eu, só enxergam 30% de erros. Confiram:

"ALEXANDRE MOCAIBER &
FLÁVIO QUINTANILHA
DESEJA(M) A (com crase?) TODOS BOAS FESTAS".

Diversidade no Farol

Domingo tem festa da diversidade no Farol de São Thomé

Leia no link abaixo a matéria da Secretaria de Comunicação da PMCG:


http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=13194

À lá Morales



O presidente Lula apareceu hoje com um dos três casacos com motivos indígenas que ganhou do colega Ivo Morales, da Bolívia, em sua mais recente viagem pelos países vizinhos.

Foto: Roosewelt Pinheiro/Abr

Empresário exemplar

Enfim, este Blog posta uma boa notícia envolvendo os dirigentes da Prefeitura Municipal de Campos e seus associados:
Os locutores que apresentam os shows na praia do Farol de São Thomé estão anunciando que a municipalidade NÃO está bancando sozinha os custos do megaprojeto de Verão. Existe, segundo eles, uma "parceria" com empresas.
No entanto, na contramão do espírito do marketing, essas tais empresas não têm seus nomes citados e muito menos suas marcas associadas aos eventos.
Devem ser daqueles tipos de empresários beneméritos que, entre o lucro e a publicidade optam pela distribuição de renda e o anonimato, ou então uma ONG internacional.
Será?

Manchetes do Dia

O Diário

ASSASSINADO A TIROS POR
DOIS HOMENS EM GUARUS

CPMF SERÁ DEBITADA
DE CONTA ATÉ AMANHÃ

Folha da Manhã

ESTADO CONTA OITO MORTOS NAS
BRs NO FERIADO, SEIS NA REGIÃO

TSE NEGA AGRAVO
DE INSTRUMENTO DE
PUDIM E CLAUDECI

Monitor Campista

BANCO DIVULGA REGRAS
PARA CONTA DE SERVIDORES

MORRE HERMENY
COUTINHO, QUE
FUNDOU O SOS

Agenda do poder

Presidente Lula

09:00 - Despacho Interno
09:30 - Fernando Haddad - Ministro da Educação
11:00 - Marcio Fortes - Ministro das Cidades
15:00 - Despacho Interno
15:30 - Guido Mantega - Ministro da Fazenda

Governador Sérgio Cabral

10h - Lançamento do Projeto Orla Digital - Iluminação Digital em banda larga da orla de Copacabana
Local: Praia de Copacabana

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 17/12/2007

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ninho em chamas



Tá pegando fogo no ninho dos tucanos em Campos.

Nove integrantes do Diretório publicaram na edição do último dia 31/12 do Monitor Campista, um edital convocando uma reunião para o próximo dia 28 e com apenas dois itens:

i) Escolha do líder da bancada na Câmara de Vereadores e:

ii) Participação do partido no Governo Municipal.

Detalhe 1 - Não assinam a convocação nem o presidente (Paulo Feijó) e nem o primeiro-secretário (Robson Colla)
Detalhe 2 - Assinam a nota dos três vereadores do partido.

Lua de Waldir Carvalho


LUA CHEIA EM SÃO THOMÉ
Waldir Carvalho


Findou-se a tarde em companhia do sol.

que caiu cansado nos braços da serra do Itaóca. A

pálpebra da noite desce irresistivelmente sobre a

nossa cabeça. Tudo indica que o manto escuro que

nos envolve, impedirá até mesmo que haja a luz

das estrelas.

Da quietude da varanda, ouve-se o canto

das ondas lá do mar, o ambiente é de paz

em nossa volta. Há um pouco de tristeza sem motivo

a nos invadir o pensamento.

Mas, os instantes que se seguem, são prenúncio

de uma alegria incomum: somos, então, atraídos

para o horizonte na direção do nascente.

A iluminação indireta que se projeta do fundo

das águas, embeleza com requinte o prescênio

do palco, onde a natureza, em pouco irá

representar.

Não há no espaço nuvens privilegiadas a serem

banhadas de prata em primeiro lugar. Se o azul

do céu serve de prisma e é capaz de traduzir

o esplendor que não tarda.

Silêncio. O momento é místico e a cena,

sagrada. O mar, o vento, tudo se curva com

reverência ante o grande altar. Por trás do imenso

cálice que se transborda cá na areia, eleva-se

a grande hóstia para a comunhão das criaturas.

Nossa alma, nesse momento de contrição, se

faz em prece.

Não custa nada orar pelos homens que podem

promover a paz. Vale a pela convencê-los a

amar uns aos outros.

Provando que o amor é a única força capaz

de garantir a felicidade do mundo, a lua cheia

que segue a sua jornada por entre os astros

do firmamento, vai derramando, fraternamente,

sua luz bendita sobre justos e injustos,

sobre crentes e ateus,

sobre árabes e judeus,

na esperança, talvez, de que um dia a paz

seja, também, de todos — Universal.

(03/04/1970)

(Transcrito no livro "Só na Multidão", Fascículo nº 1 - edição artesanal da Academia Pedralva de Letras e Artes

Ano longo

2008
é ano de eleger 5.534 prefeitos e mais de 100 mil vereadores (em alguns, muitos, casos, é puro desperdício).
É também o ano de comemorar os 200 anos da imprensa brasileira. Seria até um bom momento para refletir sobre o papel e o papelão da nossa imprensa.
Festeja-se também dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil.
E, também do centenário do nascimento de Cartola.
Com tantos eventos, 2008 tem 366 dias.
É bissexto.

Ano eleitoral

Atenção: o ano eleitoral já começou e é bom tomar cuidado para propaganda antes da época permitida. Pesquisa, por exemplo, só pode ser divulgada observando as disposições abaixo:


I – quem contratou a pesquisa;
II – valor e origem dos recursos dispendidos no trabalho;
III – metodologia e período de realização da pesquisa;
IV – plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro;
V – sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo;
VI – questionário completo aplicado ou a ser aplicado;
VII – o nome de quem pagou pela realização do trabalho.
Como as eleições de 2008 serão municipais, as informações relativas às pesquisas serão registradas nos órgãosda Justiça Eleitoral aos quais compete fazer o registro dos candidatos.

Fonte: Site do TSE

SITUAÇÃO DE PUDIM COMPLICA-SE NO TSE


A nota abaixo foi publicada agora há no site do TSE:



Negado seguimento a recurso do deputado federal Geraldo Pudim (PMDB-RJ)

02 de janeiro de 2008 - 14h22


"O ministro Cezar Peluso (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou seguimento a Agravo de Instrumento (AG 7985) interposto pelo deputado federal Geraldo Roberto Siqueira, conhecido como Geraldo Pudim, e pelo suplente de deputado estadual, Claudiocis Francisco da Silva, conhecido como Claudeci das Ambulâncias. Ambos pediam a reforma da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que os condenou por terem utilizado um servidor público municipal durante a campanha eleitoral quando administravam a cidade de Campos."


No link abaixo, a nota. na íntegra:




HERMENY COUTINHO

Outra notícia triste neste início de ano é a morte da ex-vereadora Hermeny Coutinho, que durante décadas foi pilar, referência e até sinônimo do Serviço de Obras Sociais (SOS). O SOS foi, talvez, a pioneira das ONGs de Campos.
Como vereadora destacou-se na chamada Comissão Municipal pró-royalties, junto com os colegas vereadores, Roberto Ribeiro e Benedito Marques.

WALDIR CARVALHO


2008 começa mais pobre com o falecimento do escritor Waldir Carvalho, depois de longo período de enfermidade.
Esta foi, infelizmente, a primeira notícia que li em minha rotineira leitura dinâmica na banca de jornais da Av. Salo Brand, em Guarus, hoje pouco antes das 7 da manhã.
Era um homem culto, porém profundamente simples. Tinha a simplicidade dos sábios.
Nas suas obras como "Gente que é nome de rua" e "Campos depois do centenário", muitos de nós, jornalistas, procuramos informações e referências histórias para enriquecer nosso texto.
"Seu" Waldir, como sempre o chamávamos, era ainda servidor público aposentado e, por muitas décadas, foi o tesoureiro da Prefeitura de Campos.
Ele, neste posição e eu, como secretário de Cominicação do Social do então prefeito Garotinho, nos encontramos dezenas de vezes na anti-sala do Gabinete e o assunto era sempre a história de Campos.
Waldir Carvalho é das figuras que não morrem, ficam encantadas, como dizia Guimarães Rosa.

Manchetes do Dia

Folha da Manhã

COMEÇA EM 2008, ANO EM QUE
2004 PODE, ENFIM, TERMINAR

ADEUS A WALDIR CARVALHO

O Diario

QUATRO MORTES E QUATRO
BALEADOS NO FIM DO ANO

LUTO NA CULTURA: MORRE WALDIR DE CARVALHO

Agenda do Poder

Presidente Lula

10:00 - Swedenberger do Nascimento Barbosa - Chefe de Gabinete-Adjunto de Gestão e Atendimento do Gabinete Pessoal do Presidente da República

11:00 - Guido Mantega - Ministro da Fazenda

15:00 - Clara Ant - Chefe de Gabinete-Adjunto de Informações em Apoio à Decisãodo Gabinete Pessoal do Presidente da República


Governador Sérgio Cabral


9h - Visita ao Hospital Rocha Faria
Local: Campo Grande
10h - Visita ao Hospital Albert Schweitzer
Local: Realengo
11h - Visita ao Hospital Getúlio Vargas
Local: Penha

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 17/12/2007