sábado, 23 de fevereiro de 2013

PARA GAROTINHO, DENÚNCIA DO JN É "CHANTAGEM"

Depois de considerar a situação apresentada pela reportagem do Jornal Nacional sobre o CAPS de Campos, com "insustentável" e garantir que a prefeita vai "punir os culpados", o deputado Garotinho disse agora há pouco que a denúncia apresentada ontem é uma tentativa de "chantagem da Globo."
Garotinho, que neste momento está ao vivo no programa "Entrevista Coletiva", na Rádio O Diário, disse que esta semana teria denunciado privilégios das emissoras de televisão e rádio numa MP que está em tramitação no Congresso e que a matéria de ontem seria uma forma de tentar intimidá-lo.
Garotinho está no Rio e participa do programa pelo telefone.

MÉDICO DO CAPS DESMENTE REPORTAGEM E FAZ DESAFIO AO JN

Recebi, em forma de comentário, o texto abaixo, do médico Flávio Mussa Tavares, que publico, em forma de post:


Flávio Mussa Tavares deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOS NO CAPS DE CAMPOS CHEGA AO JORNAL NACIONAL":

Caro Ricardo André,
Sou médico do CAPS III. É para mim uma alegria lidar com a clientela sofrida que faz parte de nossa rotina. Os CAPS foram instituidos no Brasil em 2001, na chamada Reforma Psiquiátrica que extinguiu os manicômios.

Nossa clientela é a maioria oriunda desse sistema. São chamados clientes "institucionalizados", que pode ser traduzido como um paciente que não sabe viver sem a instituição.
O CAPS III Romeo Casarsa, que foi protagonista de uma matéria veiculada no Jornal Nacional de hoje foi inaugurado em 2009.
Temos mais de 300 pacientes, dos quais atendemos mais de 80 ao dia.
Nenhum de nossos pacientes é acamado. Aliás, uma regra da instituição psiquiátrica é que o paciente esteja com o nível de consciência alerta e podendo andar. Caso sua consciência esteja apagada ou não consiga andar, configura uma caso clínico e não psiquiátrico. Nosso paciente é vertical. O paciente clínico é horizontal.
Essa demanda é externa, isto é, não dorme na instituição.
Mas temos sempre cerca de 6 pacientes internados, que geralmente permanecem lá em períodos de crise que não ultrapassam 7 dias.
Essa clientela, que vivia em hospitais, vive hoje uma realidade que concordamos é pobre, mas não há indignidade. Nossa clientela recebe quatro refeições por dia (desjejum, almoço, lanche e janta), tem atendimento médico, psicológico, terapia ocupacional, música, fazem bijuterias e tem até uma grife: "Loucas por Acessórios".
Essa clientela usa medicação sedativa. Eles passam o dia na instituição. Eles tem sono e deitam de dia.
Nós não temos leitos para 20 ou 30 pessoas que não estão propriamente "dormindo", mas sim descansando, tirando uma soneca de dia.
A forma como foram veiculadas as imagens sugerem que são pacientes internos que vivem amontoados ou que são acamados e estão sendo humilhados.
Reconheço que não temos o espaço físico adequado, entretanto, o que se viu foi uma hora de descanso em que muita gente deitou em colchonetes no mesmo horário. Detalhe: o horário é diurno!
Todos estes que estão ali repousando voltam para casa entre as 17 e 18 horas, após receber uma quentinha do jantar.
O clima ali só é agitado quando alguns pacientes apresentam crises de agitação ou agressividade. Nesses momentos, o corpo de enfermagem contém fisicamente até que seja feita a medicação tranquilizante.
Nunca vi ninguém ser humilhado, maltratado ou ignorado no Caps III.
Faria mesmo um desafio. Gostaria que os repórteres da Globo entrevistassem os nossos pacientes.
Seria uma forma sadia e madura de avaliar a instituição.
De qualquer forma, eu me sinto honrado em fazer parte do corpo técnico do CAPS III, que no meu entender é de primeira qualidade e supera as dificuldades materiais, supera as dificuldades de lidar com o paciente mais marginalizado de nossa sociedade e supera as dificuldades de lidar com a intriga, a calúnia e a ingratidão.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

MARINA SILVA AMANHÃ NO RODA VIVA



Nesta segunda-feira (18/2), o Roda Viva entrevista, ao vivo, a ex-senadora Marina Silva. Entre os assuntos em foco, ela deve falar sobre seu novo partido, projetos políticos, Mensalão, Lula, Dilma e Renan Calheiros. O programa da TV Cultura vai ao ar às 22h.
Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Ricardo Gandour (diretor de Conteúdo do Grupo Estado), Daniela Pinheiro (repórter da revista Piauí), Marina Amaral (jornalista e diretora da Pública - Agência de Jornalismo Investigativo), André Luiz Costa (diretor de Jornalismo Bandnews FM) e Ricardo Balthazar (editor do caderno Poder do jornal Folha de S. Paulo). O programa conta também com a participação do cartunista Paulo Caruso.
Texto e foto: TV Cultura (São Paulo)

PMCG TIRA DO AR LINK ILEGAL DENUNCIADO POR ERIK SCHUNK

Menos de 24 horas depois de o médico Erik Schunk, principal liderança do PSOL no município, ter denunciado em seu Blog (aqui), que a Prefeitura de Campos poderia estar quebrando o sigilo fiscal dos contribuintes, a Secretaria de Finanças já retirou do ar o link que permitia a qualquer pessoal ter acesso ao nome do dono do imóvel e valor do IPTU a ser pago, bastando informar o endereço.

No portal da PMCG (aqui), consultado agora há pouco, às 11:30, já não consta mais o link denunciado por Schunk. O link ficava no lado direito abaixo de um outro, que dá acesso à consulta sobre o programa Campos cidadão.
Para exemplificar como qualquer pessoa com acesso à Internet poderia ter informações sobre qualquer imóvel cadastrado na Secretaria de Finanças, Erik Schunk acessou o portal e informou o endereço da prefeita Rosinha (Rua Saturnino Braga, 44) e conseguiu a segunda via do IPTU no valor de pouco mais de R$ 3 mil e que o imóvel está em nome da filha mais velha do casal Garotinho.
Desnecessário dizer, mais, vá lá: o link sumiu do portal sem nenhuma explicação, porque essa turma trata o contribuinte assim mesmo, sem o menor respeito.