sábado, 28 de março de 2009

José Alencar no Roda Viva


O vice-presidente da República, José Alencar, estará no centro do Roda Viva de amanhã. Empresário mineiro e companheiro de chapa de Lula desde a primeira vitória, em 2002, Alencar é conhecido por suas críticas à políticas de juros e por sua luta contra o câncer.
Na bancada de entrevistadores: Rui Nogueira, chefe de redação da sucursal do jornal O Estado de S. Paulo; Ricardo Noblat, colunista de política do jornal O Globo e titular do Blog do Noblat, Augusto Nunes, colunista do site da revista Veja; e Denise Rothenburg, colunista de política do jornal Correio Braziliense.
Apresentação do programa, que vai ar ar às 22h20 na TV Cultura e retransmitida pela TV Brasil é o jornalista Heródoto Barbeiro.

Revistas semanais (Capas)




Fernando na Fenorte

O governador Sérgio Cabral (PMDB) vai prestigiar o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) entregando-lhe alguns cargos na administração estadual em Campos.
Já se fala (veja aqui no Blog do Cláudio Andrade) que o Detran será entregue ao candidato derrotado a vice-prefeito na chapa de Arnaldo em 2008, o petista Hélio Anomal. O difícil, na minha opinião, é tirar o controle da autarquia das mãos do deputado João Peixoto (PDSC), que cuida daquilo como um feudo seu há anos.
Agora há pouco, recebi a informação de que Arnaldo tenta a nomeação do ex-deputado Fernando Leite para a presidência da Fenorte. Fernando, que foi colega do atual governador na Alerj, é o autor do projeto de lei que criou o Fenorte.

É hoje!

Começa daqui a pouco, às 16h, o Cine Jornalismo promovido pela Associação de Imprensa Campista (AIC).
O primeiro filme a ser exibido é “Boa Noite e Boa Sorte” (EUA, 2005), dirigido por George Clooney. A jornalista Patrícia Daldegan é a convidada para fazer comentários. Vai ser da sede da AIC, na Rua Formosa.
Mais detalhes aqui no Urgente!.

Blogosfera atenta

Depois da denúncia do Blog do Cléber Tinoco (aqui) e repercutida (aqui) no Eu penso que..., a secretária municipal de Educação, Maria Auxiliadora Freitas agiu rápido e cancelou a licitação que, em publicação no Diário Oficial no último dia 26, tinha homologado o processo contratando uma empresa que, dias antes, tinha sido denunciada por outro colega de governo como "fantasma". O assunto foi tema de matéria na Folha da Manhã de hoje (aqui). Confira também a decisão de cancelamento da homologação, publicada hoje no D.O. (último ato à esquerda na página C-5 aqui e no recorte abaixo).


sexta-feira, 27 de março de 2009

Portal corrige data para IPTU

O Portal da "transparência" da Prefeitura de Campos manteve um banner com erro em sua página inicial desde entrada no ar, dia primeiro de março. No banner era informada a data 27 de março como prazo para pagamento do IPTU em cota única com desconto de 20%.
Alertado por este Blog (veja aqui) na última quarta-feira, hoje a informação foi corrigida. Confira os banners abaixo.
A partir de hoje (corrigido)
No ar até ontem (com erro)






Iabadabadúúúúúú


Leonardo Berenger/Folha da Manhã

















Fred Flintistones/Hanna Barbera



Estranho no ninho

Boa parte do tucanato local não engoliu a pulada de cerca do ex-deputado federal e, ainda, presidente do diretório local do partido, o PSDB, Paulo Feijó.
Como se sabe, Feijó foi assim uma espécie de candidato-laranja no último pleito à Prefeitura de Campos (teve minguados 3.686 votos) e, em troca do apoio à candidatura de Rosinha no segundo turno, ganhou a secretaria de Meio Ambiente e mais meia dúzia de cargos para seus afilhados.
Os descontentes com a permanência de Feijó no ninho tucano estão articulando um protesto para a próxima segunda-feira.

Auxiliadora reabilita empresa "fantasma"?

A observação veio do Blog do Cléber Tinoco (aqui): no último dia 17 o Portal da PMCG divulgou matéria com o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Mário Lopes, denunciando a compra, pela administração anterior, de produtos numa empresa fantasma, a C.E.D.Passos Ltda (leia a matéria aqui).
A surpresa é que esta mesmíssima empresa foi escolhida, pela Secretaria Municipal de Educação, para reformar escolas (aqui no Diário Oficial do último dia 26) por R$ 117.699,96. Ver detalhe abaixo.

Portal da PMCG - 21/03/2009
Diário Oficial do Munícípio , 26/03/2009
E agora, quem vai explicar?Mário Lopes vai pedir desculpas ou a secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, anda contratando empresa fantasma?

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sepe cobra eleição direta nas escolas

Foto:Gersom Gomes/Divulgação/Secom

O SEPE Campos se reuniu hoje com a Secretária de Educação do Município Maria Auxiliadora Freitas. Na audiência a secretária disse concordar com um dos principais pontos da pauta de reivindicações da categoria, a eleição de diretores para as escolas.
Maria Auxiliadora disse que a intenção é realizar as eleições no ano que vem e propôs a formação de um Grupo de Trabalho composto pelo governo e com representação do SEPE. O Sindicato propõe eleições para novembro desse ano para que os novos gestores tomem posse ainda no início do próximo ano letivo.
Quanto às modificações no Plano de Carreira a secretária disse concordar com o enquadramento por tempo de serviço e que os demais pontos relativos a benefícios para os servidores vão ser discutidos numa nova reunião onde também vai estar presente o Secretário de Administração Fábio Augusto Viana Ribeiro.
Outro ponto importante discutido na audiência foi a questão da paridade entre os pedagogos e demais profissionais da educação. O SEPE disse ter um parecer favorável da Procuradoria do Município nesse sentido e a secretária prometeu analisar o parecer e se esse assim indicar vai levar a questão para a assinatura da prefeita Rosinha Garotinho.
A Secretária assegurou a reforma de vinte unidades (dez creches e dez escolas) da rede nos próximos dezoito meses, além de apresentar na próxima semana um quadro com os processos de reforma em andamento e em processo de licitação.
A Assembleia da categoria está marcada para o próximo dia 06 de abril, segunda-feira, às 17 h no Sindicato dos Bancários de Campos.


(Texto: Ana Paula Mota, Assessora de Imprensa do Sepe)

Zumbi dos Palmares

Será amanhã, às 20h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, a aula inaugural do curso Pré-Vestibular Social da Fundação Zumbi dos Palmares. O secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, vai abordar a participação do negro na sociedade e o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, vai destacar a história de Campos e os grandes vultos, como abolicionista José do Patrocínio e o ex-presidente da República, Nilo Peçanha

Super Call Center

O Call Center do Grupo Lippaus, cuja pedra fundamental foi lançada hoje pela prefeita Rosinha Garotinho e diretores da empresa, na localidade do Carmo, na Baixada Campista, tem "previsão de 13 mil postos diretos de trabalho dentro de três anos, sendo que 1.500 abertos em seis meses", segundo release postado no Portal da Prefeitura de Campos.
Se não houve um engano na apuração dos dados ou superstimação por parte dos empreendedores, esta é uma ótima notícia e que vai ser uma revolução na Baixada. Para ser ter uma ideia, segundo dados do Sindicato dos Ceramistas, as cerca de 100 empresas do setor empregam em torno de 5 mil pessoas. Ou seja, se o Call Center empregar 13 mil pessoas, mesmo que operando em quatro turnos de seis horas, serão mais de 3 mil pessoas por turno.
Outro dado para realçar ainda mais a importância do empreendimento lançado hoje, se confirmados os números otimistas: a expectativa da agroindústria sucroalcooleira é de empregar até 15 mil pessoas na próxima safra nas cinco usinas com moagem garantida.

Do Portal da PMCG

Blog memória


A foto é de 1990.
Reunião da Juventude Socialista do PDT na Associação de Imprensa Campista (AIC). O primeiro à direita (ao mocrofone) é Sérgio Luiz Paes da Silva, o Lilico, eleito vereador em 1996 (pelo PMN) e assassinado poucos meses depois da posse pelo primeiro suplente, Zezinho de Travessão.
Na foto estão ainda o vereador Guilherme Abreu (de terno) e, na mesa o mestre Osório Peixoto e Avelino Ferreira.
Atualização em 27/03/2009 às 14h33 para retirar o ano da eleição de Lilico, após alerta de um leitor.
Clique na imagem para ampliar.

Aliança firme

Foto: Roberto Jóia/Divulgação/Secom-PMCG
Enquanto o deputado Geraldo Pudim, presidente do Diretório Municipal do PMDB, insiste no rompimento da aliança do governo municipal com o PSB, a prefeita Rosinha continua rente-que-nem-pão-quente com os vereadores do partido do ex-prefeito Mocaiber.
Hoje mesmo, pela manhã, vereador e primeiro-secretário da Câmara, Altamir Bárbara, que foi secretário de Administração de Mocaiber, estava ao lado de Rosinha (à direita na foto) durante o lançamento da pedra fudamental de um futuro Call Center.
Os outros dois vereadores do PSB são: Abdu Neme e Jorge Rangel.

Baile da saudade

O IF Fluminense está preparando uma noite inesquecível!
É a “Noite da Saudade” que vai reunir ex-alunos da antiga Escola de Aprendizes Artífices, Escola Técnica Federal e CEFET Campos.
O evento acontece no dia 25 de abril, às 20h e faz parte das comemorações dos 100 anos da Rede Federal de Educação Tecnológica.
Quem faz parte desta história pode retirar o convite a partir do dia 31 de março, no gabinete da instituição, sem nenhum custo. Basta apresentar um documento que comprove a condição de ex-aluno.
(Texto: Ímpar Comunicação)

IPTU

Desde ontem este Blog recebeu diversas reclamações de proprietários de imóveis comerciais e residenciais que ainda não receberam seus carnês do IPTU, apesar de o vencimento da cota única com desconto de 20%, ser próxima terça-feira, dia 31 de março. O blogueiro Roberto Moraes (aqui), por exemplo, não recebeu o seu, e a a Folha da Manhã de hoje (pág. 8) (aqui) mostra que a ECT está com dificuldade de entregar as correspondências em geral.
A entrega dos carnês pelos Correios começou há cerca de 10 dias e como não há tempo hábil para que os cerca de 109 contribuintes receberam os carnês a tempo, a prefeita Rosinha deverá prorrogar o prazo.


quarta-feira, 25 de março de 2009

27 ou 31?

Clique na imagem para ampliar
Além de não conter informações que justifiquem seu nome, o "portal da transparência" da Prefeitura de Campos ainda confunde o leitor-contribuinte que o acessa.
No rodapé do portal tem uma propaganda informando que o prazo para pagamento do IPTU em conta única com 20% de desconto termina dia 27 de março (confira acima). No entanto, a Secretaria de Comunicação Social, em release postado na semana passada (confira aqui), o prazo é outro: 31 de março.




terça-feira, 24 de março de 2009

Hein?

Continua a sessão da Câmara Municipal e, neste momento, estão sendo votados requerimentos de informações.
Mais cedo, o vereador Albertinho (PP) na tentativa de defender o ex-governador Garotinho, criticado por Marcos Bacellar (PTdoB), escorregou feio ao exagerar no culto ao chefe.
Segundo Albertinho, Garotinho foi o responsável pela eleição de Sergio Cabral.

Quem estava no banheiro?

Ganha peso um personagem nesta celeuma em torno da escolha dos integrantes da CPI da Campos Luz: o banheiro.
Ora diz-se que o vereador Magal estava no banheiro e quando voltou, os quatro outros integrantes (Papinha, Dante, Bacellar e Jorge Rangel) já tinham escolhido Papinha presidente. Ora a versão é de que Nahim é que estava no banheiro enquanto deu-se a reviravolta.

Nahim desabafa

"Enquanto eu for presidente desta Casa de Leis ninguém vai dizer o que devo fazer e nem como fazer".
A frase foi dita agora há pouco pelo vereador Nelson Nahim (PMDB), presidente da Câmara Municipal. Foi um recado (direto) ao deputado Geraldo Pudim que, em entrevista na edição de hoje do Monitor Campista, "sugere" que Nahim indique outro relator a CPI da Campos Luz.
Mas, foi também um recado (indireto) ao ex-governador Garotinho, irmão de Nahim, que em seu programa de sábado, criticou a escolha de Papinha para presidir a CPI e, principalmente, a presença de Marcos Bacellar na Comissão.
Bacellar foi indicado pelo PTdoB, partido cujo presidente, Sivaldo Abílio, é o principal foco da investigação, porque era o presidente da Campos Luz na gestão de Mocaiber.
Sobre a indicação de Bacellar, Nahim explicou que seguiu o regimento já que o partido (PTdoB) o indicou e não cabe a ele questionar.
A sessão da Câmara será sendo transmitida, ao vivo, pela Unitv (Canal 15 da ViaCabo).

Blog memória

Dois momentos do nascimento da Uenf:
Arquivo do Blog
1 - Assinatura de um dos atos de criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense pelo governador Leonel Brizola, na foto com Anthony Garotinho (já ex-prefeito) e os prefeitos Eliel Almeida (Italva), Ranulfo Vidigal (São João da Barra) e Sérgio Mendes (Campos). Entre Mendes e Brizola está o Chefe da Casa Civil, Carlos Roberto Siqueira Castro e, no canto esquerdo, o fotógrafo Oscar Wagner.

Foto: portal da Uenf

2 - Darcy Ribeiro, Gilca Waistein, Adailton Rangel, Wanderley de Souza e Oscar Niemeyer em visita ao terreno e olhando a planta do que seria a Uenf.


"Telhado de Vidro" na InterTV

A Intertv Planície inicia hoje uma série de reportagens sobre a "Operação Telhado de Vidro", que, deflagrada em 11 de março de 2008, levou para a cadeia parte do primeiro escalão do governo Mocaiber e afastou o próprio prefeito do cargo por 43 dias.
Serão três matérias conduzidas pelo craque Ronan Tardim e pelo cinegrafista Júnior Marins.
O jornal da InterTv Planície começa às 19h.

Domingo da Juventude


Do colega Fabiano Seixas:


UJS realizará dia de luta pelo primeiro emprego


Unir a reinvindicação de uma vaga no mercado de trabalho com um dia de atividades culturais, esportivas e recreativas. Com essa idéia, a União da Juventude Socialista (UJS) realiza no próximo dia 29, o Domingo da Juventude pelo Primeiro Emprego. O evento acontece no Clube Folha Seca à partir das 12h.

Um ato debatendo o primeiro emprego iniciará a programação do evento, que contará com a presença de diversas autoridades do município. Logo após, haverá uma roda de capoeira e um torneio de futebol society. A tarde de domingo inclui, ainda, uma confraternização entre os jovens e uma discoteca. De acordo com André Lacerda, presidente municipal da UJS, a idéia é realizar um dia todo de programação voltada para os jovens e discutir políticas públicas voltadas para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

"Precisamos ingressar a mão-de-obra jovem formada nas escolas profissionalizantes e universidades no mercado de trabalho. Muitos acabam indo para outras cidades em busca de emprego. Nos últimos anos, perdemos vários talentos por falta de oportunidade", lamentou André, ressaltando que a UJS defende a aprovação de uma lei municipal de incentivo ao primeiro emprego.

O jovem Magno Pessanha, 21 anos, desempregado, procura sem sucesso uma vaga de emprego há oito meses. Ele vê o evento como uma oportunidade de reivindicar um espaço para a juventude no mercado de trabalho."Muitas empresas exigem experiência profissional, mas como podemos ter experiência se ninguém nos dá oportunidade do primeiro emprego?", desabafou Magno, dizendo que esse é apenas um dos vários problemas enfrentados pelo jovem ao procurar um emprego.

O Domingo da Juventude pelo Primeiro Emprego tem entrada franca. Qualquer pessoa pode participar, basta comparecer ao local no dia do evento.

Maiores informações podem ser obtidas através do site jscampos.org._________________________________________

Contatos: André Lacerda -22 9937-0725(Presidente)

Marcos Vinicius Tavares 22 9843-5470(Diretor de Políticas Públicas de Juventude)

Fabiano Seixas- 22 8121-4846(Diretor de Organização)22 9843.5470

CPI..ZZA?

Daqui a pouco, às 17h, tem sessão ordinária na Câmara dos Vereadores.
Há muita expectativa sobre o reencontro público entre Nelson Nahim e Jorge Magal, colegas de partido que se estranharam no Show do Garotinho no último sábado. O pomo da discórdia foi a escolha da direção da CPI da Campos Luz.
Aliás, fala-se na possibilidade de anulação da reunião da última sexta-feira, quando uma manobra artilada pelos vereadores Dante Lucas, Marcos Bacellar e Jorge Rangel (todos ligados a Mocaiber) resultou na escolha de Papinha para presidir a Comissão e não Magal, autor da proposta.
Papinha é também aliado da família Garotinho mas não seria tão cegamente leal quanto Magal. O outro cargo mais importante na CPI, a relatoria, ficou com Jorge Rangel, do PSB, que foi secretário de Limpeza Pública do governo Moicaiber.
Por isso, A CPI da Campos Luz, cuja primeira reunião está marcada para a próxima quinta-feira, tem tudo para ser concluída com dois relatórios. Um condenando e outro absolvendo.
Deve ser por essas e outras que o Poder Legislativo em geral anda cada vez mais em baixa.

Arnaldo passa bem depois da cirurgia

O ex-prefeito Arnaldo Vianna foi operado hoje pela manhã para retirada da vesícula. A cirurgia foi com equipamento de videolaparoscopia e segundo os médicos do Prontocárdio, Arnaldo passa bem e fica em observação na UTI por 24 horas.

Dia de fazer arte

Do amigo Dedé Muylaert
Nesta sexta-feira, a partir das 16 horas, no Largo da Imprensa, a Associação Regional de Teatro Amador - ARTA - promove uma manifestação livre com a presença de vários artistas de Campos em comemoração ao Dia Internacional do Teatro.
O evento tem grande importância, uma vez que resgata a tradição dos artistas de Campos de irem para a rua celebrar o seu dia, o que não acontece há dez anos. " O artista sabe que o seu verdadeiro palco é a rua, e junto ao povo. Vamos voltar ao nosso palco e em grande estilo", disse Dedé.
Vão ser apresentadas várias performances com artistas do Teatro Amador de Campos, de poetas, músicos, números circenses e , contando ainda, com nomes históricos na luta pelo Teatro e pela arte campista, que serão homenageados pela entidade. O convite é feito a toda população campista que nunca deixou de prestigiar a prata da casa.
SEXTA -FEIRA É DIA DE FAZER ARTE!!!!!

Dedé Muylaert - Presidente da Associação Regional de Teatro Amador - ARTA

domingo, 22 de março de 2009

Desastre consentido

Da agência mineira Uai (aqui), matéria sugerida por um leitor do Blog.
A Cataquazes Indústria de Papel, que causou o maior desastre ambiental no Rio Paraíba do Sul, em 2003, ainda tem 1,1 milhão de metros cúbicos de resíduos restantes em suas barragens e, com autorização das autoridades ambientais mineiras e fluminenses, está liberando 40 litros por segundo num córrego que deságua no Rio Pomba (afluente do Paraíba).
Confira a matéria abaixo:

"Os resíduos industriais que há quase seis anos causaram o maior desastre ecológico do país estão de volta à natureza. Desde o início de janeiro, a Cataguazes Indústria de Papel vem colocando em prática uma solução que acredita ser a mais apropriada para eliminar de vez o 1,1 milhão de metros cúbicos de resíduos restantes das barragens da empresa, em Cataguases, na Zona da Mata. Em 2003, uma das barragens cedeu, despejando no Rio Pomba 1,1 bilhão de metros cúbicos de substâncias industriais, desaguando nas águas do Rio Paraíba do Sul, em direção ao estado do Rio de Janeiro. Depois de seis anos, a iniciativa, aprovada pelos órgãos de meio ambiente, é um plano emergencial para evitar novo desastre.
Despejando 40 litros da substância por segundo no Córrego Cágado, afluente do Rio Pomba, a providência, segundo técnicos ambientais, não tem trazido problemas nem riscos para água, já que foi constatado que sua qualidade não sofreu alteração. “A substância é inerte, diluindo-se com facilidade na água. Não há produto contaminante, ela é similar ao esgoto sanitário. O único porém é a sua cor escura, mas já constatamos que, depois de 30 quilômetros abaixo do lançamento, ela se mistura à água”, explica a diretora de Qualidade e Gestão Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Zuleika Torketti. Ela afirma que o plano emergencial foi implantado devido às chuvas, que aumentaram o nível das águas das barragens.

O grande problema é que, com o primeiro desastre ambiental em 2003, restou nas duas barragens 1,1 bilhão de metros cúbicos de resíduos, que com o tempo, segundo a diretora, foram se diluindo e sofrendo degradação natural. A empresa tentou alternativas para a retirada da substância, mas não obteve sucesso. No ano passado, ela apresentou o estudo “Alta depuração do Rio Pomba” aos órgãos ambientais de Minas, em que sugeria o lançamento do resíduo de forma gradativa no rio, para que ele pudesse absorvê-lo. Mas, com a intensidade das chuvas, o estudo tornou-se um plano emergencial.

Tubulação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas (Semad) autorizou, em caráter de emergência, a sua execução, mas, diferentemente do que propunha a empresa, o lançamento seria feito primeiro no Córrego Cágado. “Para lançá-lo diretamente no Pomba era necessária a construção, entre a barragem e o rio, de tubulação de sete quilômetros, mas isso era impossível de ser feito em curto prazo”, afirma Zuleika. Ela ressalta que o projeto inicial ainda está sob avaliação e que no dia 15 a empresa terá de apresentá-lo para que a Agência Nacional de Água (ANA) autorize o andamento.

Até 31 de março, o lançamento emergencial estará em vigor. “Se não colocássemos essa ideia em prática, fazendo um lançamento controlado da substância, as barragens poderiam ceder, assim como em 2003”, justifica Zuleika, apontando que a cada 400 litros de água do rio é lançado um litro de resíduo. “Ainda não existe um projeto detalhador, é um estudo técnico necessário. É preciso a construção da tubulação e de um difusor subaquático, para o lançamento debaixo d’água, para que haja a mistura”, completa.

O plano foi colocado em ação em 23 de janeiro, segundo a Semad, e 12 horas depois, foram feitas coletas no córrego e no rio, procedimento contínuo nos seis dias seguintes. A conclusão dos técnicos ambientais é de que não houve alteração na qualidade da água. De olho nesse monitoramento e com receio de que um novo desastre ecológico possa acontecer no estado, a Secretária de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, diz estar de acordo com o procedimento adotado e acredita que não haja riscos ambientais no plano emergencial. “É como se fossem conta-gotas despejando quantidade muito pequena desse líquido. Não é o ideal, mas, entre isso ou correr o risco de um novo acidente, é preferível essa iniciativa. Não temos escolha”, diz.

Estudo

Para que fosse desenvolvido o estudo, a Iberpar Empreendimentos e Participações Ltda, à qual pertencem a Cataguazes Indústria de Papel e a Florestal Cataguases, contratou pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa. “Depois do ocorrido, houve tratamento biológico dos resíduos nas barragens”, ressaltou o advogado ambientalista da empresa, Serafim Couto, que preferiu não revelar o custo do estudo nem do tratamento. “É uma quantia muito alta”, alertou.

Depois da aprovação da ANA, o projeto da empresa será colocado em prática, visando principalmente a desativação das duas barragens. Segundo Serafim, até o fim do ano, uma delas, que não cedeu e que contém 230 mil metros cúbicos de resíduos industriais, estará concluída. A outra, que comporta 870 mil metros cúbicos de substância, ficará pronta até o fim do ano que vem.

Pensando bem...

...É muito pouco atribuir ao ex-governador Garotinho o papel de "palpiteiro" do governo municipal e também da Câmara Municipal. Afinal, dar palpite no próprio negócio, tocado por prepostos, é absolutamente justo e natural.

Controle externo

Há muito se discute a necessidade de criação de algum mecanismo de controle externo das instituições.
Em Campos, Garotinho já resolveu a questão, pelo menos em relação à Camara dos Vereadores. Mais que isso:ele controla, pressiona, dita a pauta das sessões, cria CPI´s, escolhe ou manda mudar integrantes das CPIs.
Quer mais controle externo que isso?

FHC amanhã no Roda Viva


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o convidado de amanhã no Roda Viva, programa da TV Cultura de São Paulo, às 22h10, e retransmitido para todo o país pela TV Brasil.
Entrevistadores: Cida Damasco, editora executiva do jornal O Estado de S.Paulo; Pedro Cafardo, editor executivo do jornal O Valor Econômico; Stephen Kanitz, economista e criador do blog O Brasil Que Dá Certo; Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo; Eduardo Suplicy, Senador pelo PT/SP.
Apresentação Heródoto Barbeiro

Aborto é o tema do Canal Livre de hoje

O Canal Livre de hoje (a Band não divulgou horário mas é lá pelas 23h) vai debater o aborto.
O assunto voltou à pauta depois que uma menina de 9 anos, engravidada de gêmeos pelo próprio padrasto, teve o aborto autorizado pela Justiça.
A mãe da menina e os médicos foram excomungados pelo Bispo de Recife e Olinda, Dom José Cardoso Sobrinho.

Arnaldo internado

O deputado Arnaldo Vianna (PDT) está internado no Hospital Prontocárdio com pancreatite e problemas na vesícula. Confira aqui no Urgente!.

Revistas semanais (Capas)




Rede Blog

Atrasado (eu estava fora da cidade desde sexta-feira), ou minha humilde participação à Rede Blog, cujo tema é o risco de corre o Monitor Campista, que no final deste mês deixa, depois de mais de 100 anos, de publicar o Diário Oficial do Município e, por conseguinte, perde sua maior fonte de renda:

Acredito que a equipe do Monitor (da qual faço parte) tem capacidade, criatividade e compromisso público suficientes para superar as dificuldades.
Fechar jornais é tão ruim quanto ter jornais de coleira, mantidos com o dinheiro público em troca do apoio político a quem paga. Quem pesquisar os três jornais de Campos nos últimos anos, vai perceber que, apesar de publicar o Diário Oficial, o Monitor foi o menos partidário de todos.
Vamos lá.

Em pé de manga não nasce melancia

Uma Câmara Municipal que se permite ser achincalhada como foi ontem no show do Garotinho, não merece mais que isso.
Um partico como o PSB, que faz uma aliança do modo como fez para apoiar o governo Rosinha, igualmente não merece fim diferente. Se os vereadores foram eleitos com os bônus do governo passado, deveriam agora, se não arcar com os ônus (que são insurportáveis) ,não poderiam nunca pular de lado com tanta desfaçatez, tanto açodamento, como fizeram.
E mais: essa história (os detalhes da crise criada pelo show do Garotinho estão em vários Blogs) só mostra, mais uma vez, a má qualidade dos politicos locais, tanto no Executivo quanto no Legislativo.