sábado, 28 de junho de 2008

Como assim?

Paulo Feijó, que até o 11 de março era apresentado como "secretário sem pasta" do governo Mocaiber, mudou completamente de opinião.
Em entrevista na edição de amanhã de O Diário (já disponível on line), não economizou críticas. Confira um trecho:
O Diário – Como o senhor vê o quadro político-administrativo em Campos?
Feijó – Muito confuso, um caos. É o pior quadro, sem sombra de dúvidas, na história da política administrativa do município de Campos. Nunca passamos, em toda nossa história, por uma situação dessa.
Outro trecho:
O Diário – Como o senhor explica esse fato: ontem, Feijó e Garotinho estavam se arranhando, e hoje, o seu PSDB e o ex-governador estão “namorando”, com a possibilidade, inclusive, de ele vir candidato a governador pelo seu partido?
Feijó – Eu realmente tive muitas divergências com Garotinho, principalmente no período em que fizemos política em Campos. Foi um acirramento muito forte. Garotinho com seu temperamento agressivo, eu também com minha personalidade forte e aquilo, se fosse hoje, talvez não fizéssemos mais, pensaríamos duas vezes. Hoje o povo não aceita mais esse tipo de conduta, mas eu fiz para me defender. Discordo alguma coisa do Garotinho em relação às oportunidades que teve como prefeito e governador. Reconheço que ele foi o político que mais fez pelo interior do Estado, mas minha observação vai justamente aí. Ele fez muito, mas poderia ter feito muito mais. Mas hoje eu não tenho divergências com o Garotinho e muito menos com Rosinha.

Tudo resolvido!?



Da Coluna de Helinho Cordeiro na edição de amanhã de O Diário (já disponível on line)

Amor a Campos


Rosinha (PMDB)-Paulo Hirano (DEM). O campista teria à escolha chapa com ex-governadora que administrou com competência e lisura um estado de 92 municípios e um médico e administrador de universidade competente e íntegro.

.

São Francisco 1

Além de Marcilene Nunes Daflon, também está no páreo pela Prefeitura de São Francisco o atual presidente da Câmara Municipal, Beto Azevedo (PMDB). E o empresário Walter Júnior(PCdoB), ainda pode entrar na disputa.

Atualizado as 20h35 para correção de informações.

São Francisco

O PDT de São Francisco de Itabapoana decidiu hoje fazer aliança com o PSB. A chapa deve ficar com a ex-toda-poderosa controladora-geral da Prefeitura de Campos, Marcilene Nunes Daflon, na cabeça ,e o primo do atual prefeito Pedro Cherene, Fauzi Cherene, como vice.
De onde tira-se duas conclusões:
1 - No final de seu segundo mantado, o prestígio de "seu" Pedro Cherene anda tão em baixa que ele, com a máquina municipal na mão, não consegue ter um candidato a prefeito e sobra-lhe apenas o consolo da vice.
2 - Marcilene sai como favorita, afinal, tem duas máquinas a seu favor, ou sejas, as prefeituras de Campos e SFI.

Tem um detalhe: A convenção do PSB é amanhã e a do PDT foi hoje, mas a ata ainda não foi assinada e, como estamos falando de São Francisco de Itabapoana, o que é agora pode não ser daqui a pouco.

Vices 2

Enquanto isso, em Campos dos Goytacazes, o vice da candidata do PMDB, Rosinha Matheus, vai ser anunciado amanhã, à tarde, durante a Convenção do partido, marcada para o Automóvel Clube.
O PDT, de Arnaldo Vianna, só faz convenção na segunda-feira, no Sindicato dos Bancários, concidentemente um reduto petista. E o vice só deve ser anunciado lá.
O PT, que tem dois cotados a vice de Arnaldo (Odisseia e Makhoul), faz convenção também na segunda-feira e em outro reduto petista, o Sindicato dos Trabalhadores da Cedae.

Vices 1

Tem o dedo do presidente Lula a escolha de dois vices em São Paulo: o deputado Aldo Rebelo (PCdoB) é o vice de Marta Suplicy na capital paulista. E o também deputado federal e cantor Frank Aguiar (PTB) foi escolhido companheiro de chapa da de Paulo Marinho, ex-ministro da Previdência Social, Paulo Marinho, em São Bernardo do Campo.

Salvador

Na capital baiana os três maiores partidos fizeram hoje as suas convenções e escolheram o ex-prefeito Antônio Imbassay (PSDB), Walter Pinheiro (PT) e ACM Neto (DEM), como candidatos.

(Fonte - G1)

Sucessão no Rio

O senador e ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella, foi confirmado hoje candidato à Prefeitura do Rio pelo PRB-PR.
Outros sete partidos fazem suas escolhas até segunda-feira e, se não esqueci nenhum, o quadro para a sucessão de Cesar Maia vai ter dez candidatos:
Marcelo Crivela
Fernando Gabeira - PV
Alessandro Molon - PT
Jandira Feghali - PCdoB
Paulo Ramos - PDT
Solange Amaral - DEM
Chico Alencar -Psol
Eduardo Paes -PMDB
Felipe Corrêa - PSC
Vinicius Cordeiro - PTdoB

Tem escolha para todos os gostos.

Atualizado às 23h04 de 29.06.08, para inclusão do candidato do PTdoB.

Nem tudo acaba na segunda-feira

Apesar de ser dia 30 o prazo final para a realização das convenções para escolha dos canditados às eleições deste ano, o calendário eleitoral fixa até o dia 5 de julho para registro das candidatutas no Cartório Eleitoral.
Ou seja, o prazo para as tensões e negociações dura mais uma semana.

PDT VAI DE MARTA EM SP

O PDT decidiu em convenção, hoje, apoiar a candidatura da ex-prefeita e ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, à prefeitura de São Paulo. O deputado pedetista Paulo Pereira da Silva , o Paulinho da Força, teve sua pré-candidatura abatida por uma operação da Polícia Federal que o teria flagrado em negócios suspeitos do BNDES. Paulinho incluive é investigado pelo Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro.

Convenção

Do Blog de Márcio Fernandes
Da convenção de domingo, no Automóvel Clube Fluminense, participarão o vice-governador Pezão, os deputados estaduais Jorge Piciani, Aparecida Gama e Paulo Melo, os federais Bernardo Ariston, Eduardo Cunha e Solange Amaral (DEM) e o senador Francisco Dornelles (PP).
Rosinha confirmou que na convenção anunciará o vice, o médico Paulo Hirano (DEM).

Apoio

Comentário seco de um Arnaldista roxo ao ser informado de que a Assessoria do PMDB está distribuindo nota sobre a adesão do deputado estadual João Peixoto (PSDC) e do vereador Kellinho à candidatura de Rosinha:
_ Bem feito. Para os três.

Desabafo de Nahim

Já está no YOUTUBE o desabafo do vereador Nelson Nahim, ontem, na Campos Difusora, feito quando descobriu que não seria mais o vice na chapa da cunhada, Rosinha.
O conteúdo é forte e quem quiser ouvir pode clicar no link abaixo:

http://br.youtube.com/watch?v=tY-aEhJkhuk

Agora vai?


A Prefeitura de Campos está anunciando, de novo, liberação de verbas do Ministério da Cultura para recuperação de, pelo menos o telhado do antigo casarão do Visconde de Araruama, onde funcionaria o Museu de Campos.


O texto abaixo entrou ontem, às 18h50, no portal da PMCG:


"O Solar Visconde de Araruama, sede do Museu de Campos, no Centro da cidade, vai passar por obras de recuperação do telhado, descupinização e restauração da fachada. A informação é da secretária de Planejamento, Silvana Castro, que está agilizando a documentação exigida pela Caixa Econômica Federal (CEF) para liberação da verba federal já aprovada pelo Ministério da Cultura de R$ 624 mil.

Segundo Silvana, a secretaria de Planejamento participou de uma rodada de negociações feita pelo Sebrae em março deste ano no Rio de Janeiro. Lá foi feita uma parceria entre a Prefeitura de Campos e o Ministério da Cultura para a recuperação da parte estrutural do Museu de Campos. “A verba federal de R$ 624 mil já está quase liberada, só faltando a avaliação do projeto, que já foi entregue na Caixa Econômica. Na parceria o município é responsável por uma contrapartida, que é o valor de 20% do valor da verba federal”, explicou Silvana."

Revistas semanais (Capas)











sexta-feira, 27 de junho de 2008

Olha a água!!!!


Inauguração da duplicação de adutora de água, hoje, em Macaé, pelo governador Sérgio Cabral.

Candidatura do PCdoB em risco

O líder estudantil, Afonso Neto, já chegou ao Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos do Município de Campos (Siprosep) para a convenção do PCdoB. Ele pretende ser candidato do partido, mas as chances de êxito são menores que ele esperava.
Se bobear, o PCdoB vai em outra direção.

Mais um

Se aceitar ser candidato a vice-prefeito na chapa de Rosinha, Paulo Hirano vai ser mais um médico lançado na política pelo ex-governador Garotinho.
Antes, vejam só, vieram Arnaldo Vianna, Alcione Athayde, Abdu Neme, Edson Batista, Alexandre Mocaber...

Crise familiar 1

Comentário assinado por um "anônimo" ao post abaixo no Blog de Roberto Moraes e que poderia ter sido escrito pelo ex-governador Garotinho que, como todo mundo sabe, é voyeur dos Blogs locais:

Anônimo said...
Roberto,O desabafo de Nahim é justo pela raiva, mas injusto por tudo que o irmão fez por ele. Não se pode esquecer que Nahim sempre foi contra Garotinho, desde o início de sua carreira. Dizia que GArotinho era malandro, porque era radialista e ele, Nahim, quase advogado. Depois, ficou contra o irmão, que integrou o PT. Depois, continuou contra, quando Garotinho entrou no PDT. Depois, gozou do irmão, que era candidato a deputado. Isso tudo, publicamente. Quando saiu candidato a prefeito, Nahim torceu o nariz. Quando ganhou, lá estava ele, dando idéias. Foi nomeado para a Fazenda, com Ranulfo secretário. Ranulfo vai para São João da BArra e Nahim foi ser seu secretário. Lá, ganhou dinheiro, comprou bens e mais bens e ficou bem. Veio, se elegeu vereador com um discurso pró Garotinho. Quando Ilsan Viana teve sua candidatura negada, Nahim ficou a favor dela, contra Garotinho. Aliás, ele, a irmã, Kathleen, o marido da irmã, Jorge, que era secretário de Serviços Públicos (os dois eram de circo, faliram e vieram para Campos sem nada. Garotinho os abrigou e e Jorge, na primeira oportunidade, ficou com Arnaldo, contra Garotinho. Agora, numa pesquisa interna no PMDB sobre Nahim prefeito, ele perdeu sem ter um voto, a não ser o dele próprio. Para vice, a mesma coisa. Mas insistia. Como ele não gosta de Rosinha (jamais gostou), muitos estranharam que ela tenha acenado com a possibilidade dele ser o vice. Mas os mais chegados sabia que isso não ocorreria. Todos )Dr. Edson, Roberto Henriques, Pudim) abriram mão de seus nomes para que fosse escolhido um candidato de outro partido. Quando está se fechando um acordo com o DEM, Nahim desabafa. Ou seja, não tem controle emocional e não sabe fazer política, a não ser na aba do irmão. O que se perguntam os pemedebistas é: que contribuição Nahim pode dar? Voto? Trabalho? Isso ele não tem para dar. Mas deve estar disposto a, mais uma vez, prejudicar o irmão, no que ele sempre fez, quando não esteve no poder. (assinado: alguém que sabe das coisas)

Crise familiar

Do Blog de Roberto Moraes


"Eu fui no meu limite!"
Assim, o irmão do ex-governador Garotinho, o vereador Nelson Nahim desabafou agora há pouco, nos microfones da Rádio Campos Difusora, onde diariamente estava apresentando um programa entre 13 e 15 horas. Nahim se referia à escolha de outra pessoa para ser o candidato a vice na chapa encabeçada pela Rosinha. "Eu vou cumprir a minha palavra e não aceito prêmio de consolação. Eu não serei candidato à reeleição de vereador. Eu não tenho duas caras"
"Eles cuidem da vida deles que eu vou cuidar da minha. Eu não quero mais participar disto. Eu sou grato ao povo que me deu três mandatos e a oportunidade de presidir a Câmara de Vereadores de Campos. Agradeço à Difusora, aos irmãos Barbosa".
"Eu estou fora. Não vou ficar neste mar de lama em que se transformou nossa cidade. Não consigo mais conviver neste meio de tanta falsidade, tanta falta de palavra. Eu fui no meu limite!"

MPF investiga Diário FM

A Assessoria do Ministério Público Federal (MPF) divulgou, agora há pouco, nota informando que o procurador geral da República em Campos, Eduardo Santos de Olveira, instaurou inquérito civil para apurar suspeita de irregularidade na concessão da Rádio Diário FM, que seria, segundo denúncia protocolada no MPF, do ex-governador Anthony Garotinho.
Segundo a nota, se comprovada a denúncia a concessão da rádio será cassada.
Para apuração, o MPF já providenciou:
1) Pedido do processo de concessão da rádio ao Ministério das Comunicações
2 ) Fitas da programação da rádio referentes aos últimos 60 dias
3) Soliticou à Justiça Federal a quebra do sigilo bancário dos sócios da Rádio e os demais envolvidos no inquérito.

CPIs

A Câmara Municipal de Campos está convocando os vereadores para uma sessão extraordinária no próximo dia 02 de julho (quarta-feira), às 17h, para leitura do relatório final da CPI que investigou denúncias de irregularidades no recadastramento dos contratados pela José Pelúcio e Facility durante o governo interino de Roberto Henriques.
Uma outra CPI, que investica a própria contratação dos terceirizados e a suspeita de superfaturamento nos shows contratados pela Prefeitura de Campos no governo Mocaiber ainda não acabou.

PMDB confirma convite a Hirano

A pré-candidata do PMDB à sucessão Municipal, Rosinha Matheus, não apareceu à sede do partido hoje à tarde, para a entrevista coletiva convocada por ela.
Mandou o deputado federal Geraldo Pudim em seu lugar. Pudim confirmou o convite feito ao médico e diretor da Faculdade Estácio de Sá, Paulo Hirano, para ser o candidato a vice, mas ainda não recebeu a resposta.

"GLOBO COMPRA O ESTADÃO"

Do Site Midiacon.com.br
"O jornalista que assina com o pseudônimo "Giba Um" para o site homônimo, publicou uma nota, na manhã desta quinta-feira (26), afirmando que o jornal O Estado de São Paulo e os demais veículos do grupo Estado teriam sido vendidos para o grupo Globo.
De acordo com o colunista, a venda do Estadão confirmou notas que "já vinham sendo dadas pela coluna". Ele afirma ainda que "cada um, dos seis principais integrantes da família Mesquita, receberia R$ 90 milhões e o grupo Estado teria se comprometido a deixar o passivo trabalhista zerado (as demissões já começaram, a partir dos jornalistas mais veteranos e de maiores salários)".
Segundo "Giba Um", o grupo Estado já teria conversado com os grupos Folha e Abril, por não querer enfrentar uma guerra, acusado de monopólio. Além disso, o Jornal da Tarde seria fechado para não conflitar com o Diário de S.Paulo.
No site, foi publicado ainda que, há meses, Ricardo Gandour, que dirigia o Diário de S.Paulo transferiu-se para o Estadão.
Com informações do site Giba Um"

Empurrando ou segurando?

Foto/ Marcello Casal Jr./Abr

Cena de hoje pela manhã, de Lula e Chávez na entrada do Palácio Miraflores, em Caracas, em seu novo giro pelos países vizinhos.
Na próxima segunda-feira, Lula assume, na Argentina, a presidência temporária do Mercosul.

(atualizada para correção de texto às 19h54)

Bacellar & Arnaldo

O presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcos Bacellar (PTdoB) considerado o padroeiro do (des)governo Mocaiber não anda nada satisfeito com o deputado Arnaldo Vianna (PDT). A revolta é tanta que Bacellar, conhecido por suas reações extremadas, saiu, ontem, da convenção conjunta do PTdoB-PSB, antes da chegada de Arnaldo.
Insatisfeito por não ter sido escolhido o vice da chapa de Arnaldo, Bacellar deixou "cuspindo marimbondos" e prometendo fazer campanha apenas pela própria reeleição.

Concurso da Petrobras

Do Portal G1
A Fundação Cesgranrio divulgou nesta sexta-feira (27) o resultado final do concurso da Petrobras que oferece 2.611 vagas em 60 cargos (clique aqui para ver o resultado).

São 1.546 oportunidades que exigem nível médio ou técnico (29 cargos) e 1.065 para nível superior (31 cargos). As remunerações para os cargos de nível médio/técnico variam de R$ 1.390,35 a R$ 2.019,01 e, para nível superior, de R$ 4.453,73 a R$ 4.798,64.

PAULO HIRANO

O médico Paulo Hirano é o candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Rosinha Matheus (PMDB).
O anúncio vai ser feito daqui a pouco, às 16h, pela própria Rosinha, na sede do partido.
Hirano, também diretor da Faculdade Estácio de Sá, é filiado ao DEM (antigo PFL), que depois de idas e vindas, decidiu se aliar ao PMDB.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Café Literário

É daqui a pouco, no Palácio da Cultura, o Café Literário em homenagem à professora Beth Araújo. Além da sensibilidade para a poesia, é uma das mulheres mais interesantes, mais coerentes desta cidade.
Foi uma das fundadoras do PDT (o de Brizola e não esse que está aí), dirigiu a Coordenadoria Estadual de Educação na região e secretária de Educação da Prefeitura.
E é, além de tudo uma excelente companhia.

Em alta

Neste momento, dois nomes estão em alta para serem candidatos a vice-prefeito: Sérgio Mendes (de Arnaldo Vianna) e Roberto Henriques (de Rosinha).
A alta na cotação dos dois nomes significa que tanto o PDT quanto o PMDB estão dando sinais de que desistiram do assédio a Paulo Feijó.
Isso, por enquanto...

Enquanto isso...

Depois da desistência de Paulo César Martins, o PCdoB está apresentando um novo pré-candidato: é Afonso Neto, estudante de Educação Física da Universo,
funcionário da E.T.E. Agrícola Antônio Sarlo e militante do
movimento estudantil.

Acordo difícil

Mas uma vez deu em nada outra reunião, hoje, entre tucanos e petistas na tentativa de construir uma via, digamos, alternativa, para disputar a sucessão de Mocaiber. Decidiram que cada partido deve se reunir hoje à noite com suas respectivas executivas e, amanhã, numa reunião conjunta, finalmente, dar a palavra final.
Mas, como trata-se de PT e PSDB e os dois partidos só fazem suas convenções na segunda-feira, dia 30, um novo adiamento não será surpresa.

Apagando o incêndio

Um reunião está sendo realizada, neste momento, no apartamento do deputado Arnaldo Vianna, na Rua Pero de Góis. O prefeito Alexandre Mocaiber chegou há 30 minutos junto com o secretário particular, Toninho Vianna, mas subiu sozinho. Toninho, com dois celulares, fala sem parar, cercado por pelo menos uma dezena de pré-candidatos à Câmara Municipal.
O objetivo da reunião é para pacificar o grupo, já que Mocaiber não estaria aceitando a chapa-família (Arnaldo-Ilsan) e tenta impor o nome do vice ou uma chapa independente.
Haja água para tanto fogo.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

"Por amor"

Já tem até nome a coligação que estaria sendo montada por devotos do prefeito Alexandre Mocaiber para criar dificuldades para a candidatura Arnaldo Vianna: "Por amor".

Lula com FHC

O presidente Lula, acompanhado de D. Marisa e oito ministros, esteve agora há pouco na Sala São Paulo, onde está sendo velado o corpo da professora e antropóloga Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente FHC.
O enterro será amanhã, às 10h.
Atualizado para correção ortográfica às 18h36

Felicíssima

Divulgação/PMSJB

A prefeita Carla Machado, que hoje ciceroneou o novo barão de São João da Barra, tem mais motivos para sorrir do que os mega investimentos no Açu: Ontem a Prefeitura da cidade embolsou nada menos que R$ 6.322.151,24 de royalties.

Quanto pessimismo!

Diálogo entre duas senhoras de meia-idade ouvido dejahojinha na fila do caixa eletrônico do Banco do Brasil que funciona dentro do Supermercado Esperança:
— Acho que a eleição em Campos deveria ter duas chapas só: Arnaldo e Makhoul contra Rosinha e Feijó.
— Concordo. Seriam quatro motivos para a gente votar nulo.

Paradoxo

A situação dos candidatos à Prefeitura de Campos pode ficar tão complicada pelo aspecto judicial, que a escolha do candidato a vice-prefeito tem papel fundamental.
E não é isso: tem gente já garantindo que, quem ficar em segundo lugar também também boas chances de assumir o cargo.

MOTO NÃO É ARMA!


Do professor Orávio de Campos, presidente da AIC:

Os jornais diários adiantam as tristes estatísticas dos eventos. Os jovens estão morrendo nos "pegas" com suas motocicletas envenenadas. Isso nas estradas ou no trânsito público da cidade. E o pior é que ninguém faz nada, apesar da imprensa sugerir que alguma coisa precisa ser feita, imediatamente.
A AIC, com outras instituições, vai se reunir neste sábado, às 10 horas, para debater este assunto. Chamou os mecanismos de segunça do Estado e do Município, além de pessoas antenadas com o espírito social. Já temos o apoio da FAFIC, Curso de Comunicação, CVia. Gente de Teatro, Hospital Ferreira Machado e blogueiros como Vitor Longo Brás, Roberto Morais, Renato Barreto, Vitor Menezes e Fábio Siqueira.
Vamos ver o que podemos contar com "jornalistas" na reunião. Precisamos sair desse marasmo a que nos condenamos.
Já bolamos alguns dísticos interessantes. "A MOTO MATA", "PILOTAR A MOTO É UM BARATO, MAS PODE CUSTAR CARO". "NÃO USE A MOTO COMO ARMA CONTRA SUA PRÓPRIA VIDA"....

Abraços do
Orávio de Campos
Presidente da AIC

Eike em São João 1

Foto: Juarez Fernandes/Monitor Campista
O novo barão de São João da Barra, Eike Batista, hoje durante entrevista coletiva no gabinete da prefeita Carla Machado. A ex-governadora Rosinha também esteve presente ao lado do presidente da Cedae, Wagner Victer, que passou o tempo brincando com seus três celulares.

Marta lidera em SP

Do Portal G1
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (25) aponta Marta Suplicy (PT) com 31% das intenções de voto e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) com 25% na corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo.
Segundo o Ibope, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), tem 13%. O deputado federal Paulo Maluf (PP) soma 8%, e a também deputada Luíza Erundina (PSB), 7%. A vereadora Soninha (PPS) surge com 2%. O deputado Paulinho da Força (PDT) tem 2%. Brancos e nulos somam 9% e não sabem/não opinaram, 2%.
A pesquisa foi contratada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp). O Ibope entrevistou 602 eleitores na capital paulista no período entre 21 a 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo/ SP, sob o protocolo nº 00900108-SPPE.

Tá pegando fogo.....

Nem tudo são flores no jardim da candidatura de Arnaldo Vianna.
Pelo menos duas fontes diferentes me contaram agora há pouco uma história mais ou menos assim:
O prefeito Alexandre Mocaiber (PSB), apesar de todo o desgaste e descrédito que sofre desde o 11 de março, bateu o pé e não admite ter sua participação na campanha eleitoral reduzida ao papel de "rainha da Inglaterra", aquela que reina mas não governa. Como presidente e dono do PSB local, Mocaiber estaria tentando impor uma chapa própria com o deputado Wilson Cabral na cabeça e Rockfeller na vice. O mínimo que poderia conseguir seria a vaga de vice na chapa de Arnaldo para alguém de sua confiança.
Mocaiber se deu conta de que está arcando sozinho com os ônus de um esquema onde Arnaldo Vianna é o maior beneficiado e ainda quer lançar a ex-mulher como vice. Ou seja, Arnaldo faz barba, cabelo e bigode e Mocaiber paga a conta.
No meio dessa nova crise ainda surgiu um novo complicador: o presidente da Câmara Municipal, Marcos Bacellar, guindado à posição de avalista, protetor e padroeiro do (des)governo Mocaiber acha que ele (Bacellar) pode ser a opção para encabeçar uma chapa (ele é do PTdoB) tendo um do PSB como vice.
Uma crise que vai se arrastar até segunda-feira, dia 30, quando termina o prazo para as convenções partidárias.
Até lá, haja jogo de cintura e estoque de Lexotan, Rivotril e Plasil.

MPF quer afastamento de Mocaiber

Na íntegra, a nota distribuída hoje à tarde pela Assessoria do MPF em Campos:
Prefeito de Campos (RJ) é notificado em outra ação de improbidade
25/6/2008 13h26
MPF quer afastamento do cargo por desrespeito à decisão da Justiça.

O Ministério Público Federal em Campos (RJ) propôs ação civil pública e por improbidade administrativa contra o prefeito Alexandre Mocaiber, o secretário de Saúde Rodrigo Sérgio de Moraes e a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) Maria das Graças Coelho. O juiz da 1ª Vara Federal de Campos mandou notificar os acusados, que têm 15 dias, a partir da notificação, para uma defesa preliminar das acusações. Esta ação de improbidade contra Mocaiber foi motivada por ilegalidades no PSF, com a violação de princípios da administração pública, como honestidade e imparcialidade (processo nº 2008.510.300.1600-6).
Em pedido liminar, os procuradores da República Eduardo Santos de Oliveira e Marta Cristina Pires Anciães, autores da ação, querem o afastamento dos réus de seus cargos, a proibição de contratação dos profissionais de programas de saúde e a apresentação, pelo Banco do Brasil, do extrato bancário detalhado da conta em que são depositados os recursos do PSF.
Na ação, são enumeradas oito ilegalidades cometidas pelos três réus. A primeira foi uma afronta à decisão do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), que, em outubro de 2006, declarou inconstitucional a lei municipal para regularizar a situação de funcionários admitidos sem concurso.
Outras iniciativas irregulares do município foram a celebração de convênio sem licitação com a Fundação Benedito Pereira Nunes (questionada pelo MPF numa ação civil pública) e a aceitação do processo seletivo simplificado que a Fundação direcionou para pessoas que já atuavam em programas municipais.Os réus também descumpriram decisão liminar da 2ª Vara Federal de Campos, de março de 2007, para suspender o convênio com a Fundação Benedito Pereira Nunes. Além de pagar os servidores dos programas nos meses seguintes, o município firmou convênio semelhante com o Instituto do Bem Estar Social e Promoção à Saúde (Inbesps), que contratou os mesmos profissionais, às escondidas, no Sesc/Senat.
O Inbesps também firmou o convênio sem passar por uma licitação.Como pedido principal da ação, o MPF quer a condenação dos réus às penas da Lei de Improbidade Administrativa (nº 8.429/92): perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multas calculadas sobre os salários (cem vezes para Mocaiber, 80 para Moraes e 30 para Coelho); e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios durante três anos.
Outras ações de improbidade – Em abril e maio de 2008, o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira propôs três ações de improbidade contra políticos e empresários da cidade, tendo em vista o suposto desvio de verbas repassadas pelo Ministério da Saúde ao município, fraudes em licitações, superfaturamento de shows e contratações irregulares de terceirizados.

Juiz dá 15 dias para Mocaiber se defender

Hugo Prates/Secom



O juiz da 1ª Vara Federal, Fabrício Antônio Soares, deu 15 dias para que Mocaiber, Rodrigo Quitete de Maria das Graças Castello Branco Coelho (Graça da Saúde) se pronunciem sobre a ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal, ontem.


Até lá não deve decidir sobre o pedido liminar, apresentado pelo Ministério Público Federal, de afastamento dos três de seus cargos.



A ação de improbidade, proposta ontem pelos procuradores federal Marta Cristina Pires Anciães e Eduardo Santos de Oliveira é toda sobre o Programa Saúde da Família (PSF). Segundo nota divulgada agora há pouco pela assessoria do MPF, na ação são enumeradas "oito ilegalidades cometidas pelos três réus".

Xô censura!

do Blog do Noblat

Deu no jornal da tarde
Liminar impede publicação de reportagens
Do Felipe Grandin:
Passados quase 40 anos da adoção do AI-5, que marcou o início do período mais duro do regime militar, o Jornal da Tarde volta a ser vítima de um ato de censura. Liminar concedida ontem pelo juiz-substituto Ricardo Geraldo Rezende Silveira, da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo, proibiu a publicação de reportagem sobre supostas irregularidades cometidas pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) - que estão sendo apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A liminar foi entregue ontem às 20h na redação do JT por Cláudia Costa, advogada do Cremesp. Sua autenticidade foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça. O juiz não foi encontrado para comentar a decisão. Leia mais em:
Jornal da Tarde é censurado

Lula vai ao enterro de D. Ruth

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou hoje luto oficial de três dias pela morte da antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Lula desmarcou compromissos agendados esta tarde para ir ao velório de Ruth Cardoso, em São Paulo. Ele deve embarcar às 15h, na Base Aérea de Brasília, acompanhado do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.
(Da Agência Brasil)
Atualização às 16h09 para correção de texto).

Nova ação contra Mocaiber

A assessoria do Ministério Público Federal (MPF) em Campos está, neste momento, distribuindo informações sobre a nova Ação de Improbidade Administrativa proposta ontem contra o prefeito Alexandre Mocaiber, o secretário de Saúde, Rodrigo Quitete e a secretária particular do prefeito, Maria das Graças Castello Branco Coelho.
Um novo afastamento do prefeito Mocaiber teria sido pedido na Ação.
Mais informações daqui a pouco.

Eike em São João

Divulgação/PMSJB

São João da Barra parou hoje de manhã para ver o megaempresário Eike Batista, o homem que está construíndo um complexo logístico no Açu. Ele recebeu a Medalha Barão de São João da Barra.

Mais da metade da população saiu às ruas para conhecer o bilionário empresário.

Quem esteve por lá também foi a ex-governadora Rosinha Matheus, acompanhada da inseparável amiga, Joana, a cantora que se apresentou na cidade, na véspera.

Que país é esse?


A segunda ilustração da primeira página de hoje de O Globo é um choque para qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade.
A fotografia mostra um funcionário do cemitério levando, empilhados num carrinho, doze pequenos caixões com doze pequenos brasileiros que morreram no final de semana na maternidade da Santa Casa de Misericórdia em Belém do Pará. Atrás, vão os resignados familiares, tão habituados à própria invisibilidade que não conseguem nem ao menos expressar sua indignação.
A foto, de Paula Sampaio de O liberal do Pará, não sensibilizou o editor da capa de O Globo, que deveria colocá-la no alto da página, e talvez nem sensibilize seus milhares de leitores que, como as famílias dos 12 pequenos inocentes.
É o retrato de uma nação anestesiada e que enxerga a morte de crianças como uma fatalidade e falência da socidade.
Até quando?

Royalties na conta

Apesar da greve dos servidores do Tesouro Nacional, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) conseguiu depositar, hoje de manhã, o repasse dos royalties referentes à produção de petróleo e gás no mês de abril. A Prefeitura de Campos ficou, como sempre, no topo da lista dos municípios que mais recebem e embolsou R$ 44.815.365,08, quase R$ 1 milhão a mais que o valor pago no mês passado.
Com isso, Campos já acumula, só nestes primeiros seis meses do ano, R$ 490.552.562,02, incluindo os seis repasses mensais e dois trimestrais.
As informações ainda não estão disponíveis no portal da ANP, mas já pode ser no portal de acompamento de repasses de verbas do Banco do Brasil.

terça-feira, 24 de junho de 2008

MORREU D.RUTH CARDOSO


A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu hoje à noite, vítima de infarto, no apartamento onde morava, no bairro Higienópolis, em São Paulo.

Em entrevista à Globo News, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmou que as comemorações dos 20 anos de aniversário do partido serão canceladas por conta da morte da ex-primeira dama.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto oficial de três dias no estado, segundo informou a assessoria do governo estadual.

D. Ruth tinha passado mal no sábado e ficou internada até ontem no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista mas voltou para casa ontem.

(Com informações do portal G1)

Mais uma

O Ministério Público Federal propôs hoje mais uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito Alexandre Mocaiber. A ação foi protocolada com o número 2008.51.3.001600-6 e assinada pela procuradora da República, Marta Cristina Pires Anciães.

Por sorteio, a proposta de ação de improbidade vai correr na 1a. Vara Federal de Campos, cujo titular é o juiz Fabrício Antônio Soares, o mesmo que afastou o prefeito do cargo no dia 11 de março.

Sobre essa nova ação não há, ainda, muitos detalhes, mas sabe-se que é na área da Saúde, porque além de Mocaiber, foram denunciados ainda pelo MPF, o secretário de Saúde, Rodrigo Collares Quitete e a atual secretária particular do prefeito, Maria das Graças Castello Branco Coelho, que, até o 11 de março coordenada o Programa de Saúde da Família (PSF).

O processo pode ser consultado na página da Justiça Federal www.jfrj.gov.br.
2008.51.03.001600-6 6006 - ACAO CIVIL PUBLICA/IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Autuado em 24/06/2008 -
Consulta Realizada em 24/06/2008 às 19:58
AUTOR : MINISTERIO PUBLICO FEDERAL
PROCURADOR: MARTA CRISTINA PIRES ANCIAES
REU : ALEXANDRE MARCOS MOCAIBER CARDOSO E OUTROS
01ª Vara Federal de Campos - FABRÍCIO ANTONIO SOARES
Objetos: ATOS E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS--------------------------------------------------------------------------------Concluso ao Juiz(a) FABRÍCIO ANTONIO SOARES em 24/06/2008 para Despacho COM LIMINAR
por JRJAUQ

Cruzes!!!!!

Este Blog anda sendo apontado como mal-humorado e nem sempre é assim. Hoje, por exemplo, divido com vocês uma montagem que recebi por e-mail, com o título:
"Cruzamento de Paulo Feijó com Garotinho":


Abandono continua...


Capa da Folha da Manhã de hoje.

Do Blog do Noblat




O escritor e jornalista Zuenir Ventura participa logo mais, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, de noite de autógrafos e bate-papo sobre seu último livro, “1968 – O que fizemos de nós”. A obra reúne os mesmos ingredientes que transformaram “1968 – O ano que não terminou”, lançado em 1989, num clássico da história do jornalismo brasileiro com mais de 40 edições e vencedor do prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira.
Quarenta anos depois das barricadas de Paris, das manifestações contra a Guerra do Vietnam, da Passeata dos Cem Mil e do AI-5, Ventura retorna a 1968 para investigar o que restou da herança do mais polêmico ano do século XX. O livro traz depoimentos inéditos de Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Fernando Gabeira, Franklin Martins, entre outros.

Aluno do Cefet premiado no Salão do Humor


Aluno do último período do curso de Design Gráfico do Cefet Campos, Filipe Modesto, foi premiado no 16º Salão Universitário de Humor de Piracicaba e, agora, concorre, até o dia 30 de junho, ao Prêmio Internet de júri popular.
Filipe foi premiado na categoria cartoon – "portfólio especial". Dos cinco desenhos que ele mandou, três foram escolhidos (confira abaixo). Como prêmio, a comissão organizadora vai preparar um portfólio com as imagens dos trabalhos premiados e outros 15 também de autoria de Filipe.
O portfólio fica exposto no site, além de ser distribuído para empresas e profissionais de comunicação e artes. Agora, Filipe aguarda a votação do Prêmio Internet, cujo vencedor receberá como prêmio um mil reais em dinheiro. Quem quiser acessar o site e votar, o endereço é www.unimep.br/salaodehumor.
Grande Filipe!
(Informações: Ímpar Comunicação)






















Debate

Sobre a nota abaixo, o assunto deve ser um bom tema de debates entre os candidatos que pleiteam a Prefeitura de Campos pelos próximos quatro anos.
Apesar de todo foguetório de Mocaiber sobre a liminar que adia a demissão dos terceirizados, a demissão é inevitável até 31 de dezembro. Então, o que fazer para a máquina municipal funcionar a partir de 2009, se não é permitido usar recursos dos royalties para pagar pessoal permanente e, ao mesmo tempo a lei exige concurso público para contratação de servidores?
Outras dúvidas:
1) A Máquina administrativa municipal precisa dessa gente toda?
2 ) Algum candidato vai ter coragem de admitir que há excesso de funcionários na prefeitura?
3 ) Há um evidente inchaço no quadro de cargos de confiança, excesso de órgãos no primeiro escalão e com funções superpostas. Algum candidato se compromete a enxugar esse cabidaço?
4 ) Quem vai se comprometer a acabar com as sete ou oito gerências que fazem (ou não fazem) as mesmas tarifas que as secretárias executam (ou deveriam executar)?

Royalties & Terceirizados

A greve dos funcionários dos Tesouro Nacional é apenas uma pequena mostra de como é perigosa a dependência extrema do município de Campos em relação aos royalties do petróleo.
Se a greve não for encerrada até o final da semana, a prefeitura vai ter dificuldades de pagar aos funcionários terceirizados, porque vai deixar de entrar nos cofres municipais algo em torno de R$ 45 milhões.
Os números não são exatos, porque a marca do (des) governo Mocaiber é a falta de transparência, mas a folha de pagamento da Prefeitura de Campos está em torno de R$ 58 milhões, sendo R$ 25 milhões de pessoal permanente (concursados ativos e inativos) e outros R$ 33 milhões dos terceirizados, sendo R$ 22 milhões para os contratados pela Fundação José Pelúcio e R$ 11 milhões pela Fundação Facility.
Ou seja, como a prefeitura tem uma arrecadação própria mensal em torno de R$ 28 milhões e não pode pagar pessoal permanente com recursos dos royalties, é muito cômodo e prático queimar boa parte dos repasses da ANP com os terceirizados, até mesmo porque, se todos fossem concursados a conta nunca fecharia.

Fidelidade

O TRE-RJ, em sessão ontem, manteve os mandatos dos vereadores Flávio Eduardo da Costa Brito e Virgílio Vaz Martins, do município de Silva Jardim e Marco Antônio Oliveira da Silva, do município de Conceição de Macabu.
Os três estavam sendo julgados por infidelidade partidária.

Agenda

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Brito, recebe hoje, às 18h30, em audiência, o senador Fernando Collor de Mello (PTB), ex-presidente da República que, renunciou em 1992 para evitar ser cassado.

Vice 3

No PMDB há três posições quanto à escolha do vice:

1 - O nome deve ser de um partido aliado, a fim de ampliar as possibilidades, defende Roberto Henriques.
2 - A chapa deve ser puro-sangue, ou seja, com um nome do próprio partido, é a tese do deputado federal Geraldo Pudim.
3 - Garotinho é quem manda, quem ele escolher está escolhido, concordam todos. Sem exceção.

Vice 2

É esquisito, mas é verdade.
O ex-prefeito Rockfeller de Lima, hoje filiado ao PSB, faz pressão para ser o vice de Arnaldo, mas usando o DEM (ex-PFL), partido que voltou a controlar.

Vice 1

No PDT é grande a pressão para que Ilsan Vianna seja a companheira da chapa encabeçada pelo ex-marido Arnaldo Vianna.

Vice

Resposta de um peemedebista unha-e-carne com Garotinho sobre as chances de o ex-deputado federal Paulo Feijó ser o vice de Rosinha na disputa pela Prefeitura de Campos:
— De zero a cem? Zero.

Comendador Eike

O megaempresário Eike Batista estará amanhã em São João da Barra para ser homenageado pela Câmara. O homem que é apontado como solução de todos os problemas sanjoanenses (até bicho-de-pé), vai receber a comenda Barão de São João. O vice-governador Luiz Fernando Pezão vai representar Sérgio Cabral.
Eike, dono das empresas que constroem o Complexo Logístico do Açu, tem entrevista coletiva marcada para 11h30 de amanhã no gabinete da prefeita Carla Machado.

Greve atrasa liberação dos royalties

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) ainda não liberou o repasse dos royalties deste mês. O motivo é uma greve dos funcionários do tesouro nacional.
É a primeira vez que há atraso no repasse em mais de 20 anos. Só para os cofres da Prefeitura de Campos a previsão é de algo em torno de R$ 40 milhões que deveriam ser depositados desde a última sexta-feira, dia 20.
Se a greve demorar um pouco mais haverá dificuldade de caixa em todas as prefeituras da região.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Panelaço

Do Urgente!
Panelaço animado
Animadores culturais da região realizam amanhã, no Largo da Imprensa (Calçadão, ao lado da Catedral), às 11h, um Panelaço para denunciar a situação de abandono em que se encontram. O movimento tem um blog aonde dá outras informações sobre a manifestação,
aqui.

Carta do Rio combate a ficha suja

Carta divulgada na última sexta-feira, assinada por todos os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), reafirma a necessidade de avaliar a ficha pregressa dos pretendentes a cargos eletivos:

Os Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, em reunião colegiada realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de junho de 2008, após a discussão dos assuntos constantes de pauta, deliberaram o seguinte:
1. Reafirmar a necessidade de a Justiça Eleitoral considerar a vida pregressa dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador nas próximas eleições, quando da apreciação do pedido de deferimento do registro da candidatura, para proteger e efetivar, previamente, a probidade administrativa e a moralidade pública no exercício do mandato eletivo.
2. Orientar os Juizes e servidores da Justiça Eleitoral para que facilitem o acesso aos
documentos que instruem os processos eleitorais, notadamente os que dizem respeito aos antecedentes dos pretendentes a candidato quando do pedido de registro;
3. Renovar ao Tribunal Superior Eleitoral a necessidade de se empreender esforços para ampliar o quadro de pessoal das Zonas Eleitorais, que normalmente contam com apenas 02 (dois) servidores efetivos, bem como reanalisar a normatização da transferência, a flexibilização dos critérios de permuta, designação de chefes de cartório, gratificações, auxílio-alimentação e assuntos afins que dizem respeito aos recursos humanos, inclusive pessoal cedido e requisitado;
4. Aprovar MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Exmº Sr. Ministro-Presidente do
Tribunal Superior Eleitoral, Dr. Carlos Ayres de Britto, pela excelência de sua atuação na Presidência da Justiça Eleitoral.

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2008.

Edson Batista recorre

O vereador Edson Batista tem até a próxima quarta-feira para recorrer da decisão que cassou o seu mandato de vereador por infidelidade partidária. Batista trocou o PMDB pelo PTB depois do prazo estipulado pelo TSE para mudança de partido. Ele alega que não houve infidelidade porque se transferiu para o PTB para atender a uma estratégia eleitoral do PMDB.
Se não apresentar recurso até quarta-feira, o TRE vai oficiar a Câmara para convocar o suplente, Jorge Virgílio, que aliás é o autor da ação.

Ônibus do Hemocentro na Praça

Do Portal da PMCG
A Unidade de Coleta Móvel do Hemocentro Regional de Campos estará nesta terça-feira (24), das 8h às 17h, recebendo doações na Praça São Salvador, no Centro. O banco de sangue continua precisando muito de doações para abastecer o seu estoque.
A assistente social do Hemocentro, Maria Gonçalves, diz que o órgão precisa de todos os tipos sangüíneos: “No momento, estamos com uma falta considerável do tipo O positivo e negativo e A negativo.
Algumas cirurgias continuam correndo o risco de serem canceladas devido à falta de sangue”, afirma.Na próxima quinta-feira (26), o ônibus vai até o município de Pádua, onde ficará na Praça Principal, no Centro, das 8h às 17h.
A expectativa é de receber uma boa quantidade de doações naquele município, que sempre contribui muito com a Unidade. Para doar sangue é preciso ter boas condições de saúde, peso superior a 50kg, idade entre dezoito e sessenta e cinco anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas.
A agenda de visitas da Unidade Móvel do Hemocentro está aberta. Se você desejar recebê-lo em seu bairro ou sua cidade, entre em contato com o Hemocentro, indo até a rua Rocha Leão, 2, no Caju, ou pelo telefone 0800-2820-250.

Telegiz e os médicos


Ex-prefeitos

O palanque do pré-candidato Arnaldo Vianna promete ser o mais pesado desta campanha. Vai ter um prefeito (Mocaiber) e quatro ex-prefeitos (Zezé Barbosa, Rockfeller de Lima, Sérgio Mendes e o próprio Arnaldo). E ainda pode ter mais um, Carlos Alberto Campista, atualmente no PT, se o partido se coligar com o PDT. E, se bobear, ganha também o apoio de outro ex-prefeito, Wilson Paes, que anda afastado da política mas tem simpatia por Arnaldo.
Ou seja, de todos os ex-prefeitos de Campos vivos, apenas Garotinho apóia a pré-candidata do PMDB, Rosinha Matheus.

Sem surpresa...

"Rente que nem pão quente", o deputado Arnaldo Vianna (PDT) e o prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) estiveram na convenção do PPS, ontem, que definiu por uma aliança com o PDT. Na véspera, conversaram longamente no apartamento de Arnaldo.

PHS dividido

No Partido Humanista da Solidariadade (PHS), ainda não há divisão. O coronel Almir Porto mantém sua disposição de disputar na cabeça de uma chapa, mas a direção do partido pensa diferente.
A definição deve ficar para a convenção, dia 28.

PCB tem candidato

Enquanto o PCdoB desistiu da candidatura própria, o PCB garante que vai concorrer à sucessão de Mocaiber. O pré-candidato é Vanderson Gama.

PC desiste

O ex-vereador Paulo César Martins está distribuindo carta aberta anunciando sua decisão não mais concorrer à Prefeitura de Campos pelo PCdoB.

A questão dos terceirizados 4

O professor Roberto Moraes chama a atenção para um detalhe importante no caso dos terceirizados.
Se quem ingressou na Justiça contra as demissões, porque quem comemora é o prefeito, em pomposa entrevista coletiva ao lado do procurador-geral da PMCG e o presidente da Câmara?
Quem patrocinou o mandado de segurança que resultou na liminar quem mantém o pessoal até dezembro foram os advogados das fundações Facility e José Pelúcio ou os procuradores municipais pagos com o dinheiro dos contribuintes de Campos?
As perguntas são pertinentes porque a, digamos... intimidade entre a Prefeitura de Campos essas tais fundações é tão grande que a gente não sabe onde começa uma e termina as outras.

domingo, 22 de junho de 2008

A questão dos terceirizados 3

Texto emprestado do Blog do Xacal (atrolha.blogspot.com)
SURREALIDADE KAFKANIANA
Para quem não sabe, Kafka é autor de um livro chamado O Processo, dentre outros...
Um libelo contra a opressão comunista em seu país, representado pela burocracia estatal que se justifica por si e impõe uma lógica própria, onde a realidade passa a ser um distorção não autorizada...
Campos dos G. já tem sua dose de submissão dos fatos a lógica do arbítrio...Nossos processantes também representam a burocracia estatal, a máquina da pmcg e os governos que se revezaram no poder nesses últimos vinte anos...
Na busca pelo controle da administração, criaram um grande monstro chamado: terceirizados...Essa massa que não tem número certo, nomes ou propósito, vaga na realidade sem nenhum vínculo com ela, e se justifica por si...arrasta com ela o comércio e "prosperidade".
..Surge do nada jurídico, pois as leis são claras: não há cargo público sem concurso público, ou seja, do nada, nada vem...
Causam efeitos reais, onde deveriam ser nulos...nulidades com causa e conseqüência...
Agora uma liminar garante a permanência dos que não deveriam existir, mantendo os efeitos na realidade que deveriam ser nulos...
O argumento kafkaniano é: não há critérios para a demissão...
Ora, quanta idiotice...Se não houve critérios para a contratação, como esperar agora um critério para demití-los...?
Será que faremos um "concurso" para inverter a lógica....?
Concurso público para demitir aqueles que foram contratados sem concurso...?
Absurdo...total nonsense...
De certo é a mensagem que fica: cometa crimes grandes, nunca faça concurso e tenha bons advogados...

A questão dos terceirizados 2

Este Blog não tem procuração para defender a quem quer que seja, mas eu acho de um cinismo constrangedor a maneira como o prefeito Alexandre Mocaiber e seus assessores estão conduzindo essa questão dos funcionários terceirizados.
Um dos motivos que determinou o afastamento de Mocaiber do cargo, em 11 de março deste ano, foi justamente o empreguismo descarado que ele consolidou em seus três anos de governo. Mesmo assim, finge que não é com ele e alardeia que a "culpa" de demitir os terceirizados (fala-se em 15 mil, mas nem esse número é confiável nesse governo), é do vice-prefeito Roberto Henriques, que administrou a cidade de 11 de março a 24 de abril.
É mentira!
A decisão de demitir todos os funcionários contratados pela Fundação José Pelúcio (cujo presidente foi preso no mesmo processo em que afastou Mocaiber) e Facility, ao longo dos governos Arnaldo e Mocaiber, foi da Vara do Trabalho. O que o então prefeito interino, Roberto Henriques fez, foi um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), escalonando as demissões em 40% em junho e os 60% restantes em dezembro. A ordem da juíza do caso era demitir todos em 31 de março.
Agora, as duas contratadoras de mão-de-obra conseguiram liminares do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) adiando para 31 de dezembro as demissões.
Então, é preciso se estabelecer que:
1 - As contratações foram irregulares;
2 - As demissões são inevitáveis;
3 - Não é com discurso para confundir a população que o prefeito Mocaiber vai se safar de sua (i) responsabilidade.
4 - A mídia compra a versão do prefeito sem questionar e sai reproduzindo uma história mal contada se esquecendo que o ingresso no serviço público, como manda a Constituição, se dá por concurso público.
5 - Ninguém fica feliz em ver 15 mil chefes de família demitidos, mas não podemos deixar de questionar porque essas 15 mil pessoas tiveram a chance de ingressar nos quadros da municipalidade e os outros 400 e poucos mil moradores de Campos não.
6 - Não é com chantagem do tipo " o Procon vai deixar de funcionar se os funcionários forem demitidos".Ora, o Procon tem quase 15 anos de funcionamento no município e tem 49 funcionários, sendo apenas 1 concursado os outros 48 terceirizados.

E mais:

1 - Que critérios foram utilizados para contratação dessa gente toda?
2 - São todos mesmo indispensáveis ao funcionamento da máquina pública?
3 - Por que muitos dos contratados estavam à disposição de vereadores se a justificativa da contratação seria exatamente a necessidade de funcionamento de creches, escolas e postos de saúde?
4 - É verdade que, só no gabinete da Presidência da Câmara, estavam lotados 180 desses funcionários, conforme denúncia apresentanda pelo procurador-geral da República em Campos, Eduardo dos Santos Oliveira?

A questão dos terceirizados 1

Foto César Ferreira/Secom




Do Portal da Prefeitura de Campos, hoje, 18h 27






“Ninguém mais vai perder o emprego até o dia 30 de junho. A prefeitura não vai ter que fazer demissões em massa, conforme determinava o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em abril pelo vice-prefeito Roberto Henriques. Só vão perder o emprego os terceirizados que não passarem no concurso público”. O anúncio foi feito na tarde deste domingo (22), pelo prefeito Alexandre Mocaiber, durante entrevista coletiva na sede da prefeitura, para anunciar a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, que torna sem efeito os termos do TAC, e é favorável aos funcionários da Fundação José Pelúcio, bem como todo efetivo terceirizado dos órgãos públicos da municipalidade.“Estamos celebrando uma vitória que é nossa e dos servidores terceirizados.


Na terça-feira a Desembargadora Edite Tourinho concedeu vitória à Fundação Facility, que teve o contrato restaurado e uma liminar que assegura o trabalho dos funcionários até dezembro”, explicou o prefeito Alexandre Mocaiber, que tinha outros motivos para comemorar.


PSF - “Hoje celebramos a mesma vitória para os terceirizados da Fundação José Pelúcio, que se estende a todos os terceirizados. Nossa próxima luta a vencer será a do Programa Saúde da Família (PSF). Creio que nesta segunda-feira (23) a Procuradoria terá novidades”, disse o prefeito.


O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Bacellar, tomou conhecimento que o prefeito Alexandre Mocaiber estava reunido com o procurador Geral da prefeitura e secretários do governo para conhecimento da decisão do TRT e adotar medidas administrativas decorrentes da decisão, e foi cumprimentar o prefeito e o procurador pela vitória. “Sempre estive solidário com o prefeito, com a Procuradoria e com os terceirizados nesta luta para reverter a decisão do TAC. Por questão de Justiça, é bom lembrar que o prefeito Mocaiber encontrou os terceirizados de gestões anteriores e não foi ele quem firmou TAC para demitir funcionários”, afirmou o vereador Marcos Bacellar.
(Ilustração atualizada às 14h37 de 24/06/08)

Candidato de Cabral ganha convenção do PMDB no Rio

O ex-secretário estadual de Esportes e Turismo do Rio Eduardo Paes foi escolhido em convenção hoje como candidato do PMDB na disputa pela Prefeitura do Rio. Paes derrotou o deputado federal peemedebista Marcelo Itagiba. Entre os 208 delegados que tinham poder de voto no diretório municipal, 203 votaram na convenção. Destes, 136 escolheram Eduardo Paes e 67, Marcelo Itagiba.
O ex-governador Anthony Garotinho, que apoiava Itagiba, disse temer que o DEM (ex-PFL), questione o fato de Paes ter se desincompabilizado depois do prazo, dando sinal de que não vai engolir a derrota facilmente. Sérgio Cabral, por sua vez disse que não acredita que a decisão seja levada para o "tapetão".
O problema é que o prazo de desincompatibilização terminou no dia 5 de junho e a exoneração de Paes foi publicada no dia 6.

(Com informações do Portal G1)

Revistas semanais - Capas











Gabeira confirmado no Rio

O deputado federal Fernando Gabeira (PV), foi confirmado hoje como candidato do Partido Verde (PV) à Prefeitura do Rio de Janeiro. O vice é deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha. O PT também definiu ontem a candidatura do deputado estadual Alessandro Molon à prefeitura carioca e para completar o quadro falta acabar a quebra-de-braço entre o ex-governador Garotinho e o atual, Sérgio Cabral, ambos do PMDB, mas o primeiro quer o deputado federal Marcelo Itagiba e o segundo, o ex-deputado Eduardo Paes.
Os outros candidatos são; Jandira Feghali (PCdoB), Chico Alencar (Psol), Solange Amaral (DEM) e Marcelo Crivella (PRB).

Canal Livre


O presidente da Câmara dos deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), é o entrevistado de hoje do Canal Livre, na Band.

O programa começa às 23h30 e, em Campos, os assinantes da ViaCabo, podem ver no canal 22.


Assessoria jurídica

A ex-chefe de Gabinete da ex-governadora Rosinha Matheus, Rosely Lopes de Carvalho Pessanha desembarca em Campos nos próximos dias para assumir o comando jurídico da campanha do PMDB à Prefeitura de Campos.

Terceirizados

O prefeito Alexandre Mocaiber (PSB), dá entrevista coletiva daqui a pouco, na sede da Prefeitura de Campos, sobre a liminar conseguida no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que adia a demissão de 40% dos funcionários contratados pela Fundação José Pelúcio e que, de acordo com sentença da Justiça do Trabalho (primeira instância), deveriam ser dispensados até o próximo dia 30.
Com isso, cerca de 5 mil funcionários que trabalham na prefeitura sem concurso público ganham mais alguns meses, ou seja, vai-se empurrando com a barriga até depois das eleições.