sábado, 26 de setembro de 2015

GAROTINHO ANUNCIA QUE "VENDA" DOS ROYALTIES DEVE ESTAR CONCLUÍDA NA "PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO". SERÁ?


A capitalização da Prefeitura de Campos através de vendas de títulos da dívida pública, dando como garantia os royalties futuros a receber, deve estar concluída na "primeira semana de outubro, uma semana a mais uma semana a menos...". A informação é do secretário de Governo da PMCG, Anthony Garotinho, que explicou que o processo de criação do fundo com esses recursos já teria sido aprovado pelo Comitê de Fundos da Caixa Econômica, que fica sediado em São Paulo, e que está preparando venda de títulos na Bolsa de Nova Iorque (EUA), via leilão.
Garotinho disse também que houve resistências por parte do Governo Federal, mas que "o Levy (ministro da Fazenda), já compreendeu que a operação não afeta o déficit fiscal".
A expectativa do próprio Garotinho era de que as negociações estariam concluídas em "meados de setembro", depois "final de setembro"...Segundo ele, em sua tradicional participação, agora há pouco no programa "Entrevista Coletiva", na Rádio Diário FM, os juros são estão definidos porque serão "os menores entre os oferecidos no leilão".
Mecanismos econômicos à parte, se a PMCG conseguir vender os títulos, que na pratica é uma antecipação dos royalties que seriam recebidos pelo município nos próximos anos,  estará sendo criada uma dívida a ser paga pelos próximos governos.
Um governo gasta e os outros pagam a conta. Simples assim. 

Mais: com o preço do barril do petróleo no buraco (cerca de US$ 40 dólares) e o câmbio elevando o dólar acima dos R$ 4,00, fica difícil ter algum banco que "compre" os royalties futuros sabendo que a resolução do Senado limita o pagamento atual do empréstimo a 10% do que o município arrecadar de royalties.
Veja mais sobre o assunto:

PARA SANGUEDO, ANTECIPAÇÃO DOS ROYALTIES VAI DEIXAR "ROMBO GIGANTESCO" E PRIMEIRO EMPRÉSTIMO JÁ FOI UM "ABSURDO".







quarta-feira, 23 de setembro de 2015

FESTIVAL FDP COMEÇA DAQUI A POUCO NA PRAÇA DO LICEU



O Festival Doces Palavras será aberto daqui, às 18h, na Praça do Liceu. O evento realizado pela primeira vez, voltado aos escritores nativos e resgatando os doces campistas: chuvisco, doce de compota e goiabada cascão. Às 19h30, no Espaço Antônia Leitão (OAB), acontecem uma mesa redonda com o tema “Campistices da Zezé Motta”, com a atriz Zezé Motta, e debate sobre a identidade local e memória afetiva.
Ao longo do festival, a programação contará com debates, oficinas de doces, oficinas de literatura, programação infantil, lançamentos de livros, contação de histórias, palestras, poesia, música, exposições e outros. As atividades serão desenvolvidas no Jardim do Liceu, Jardins da Casa de Cultura Villa Maria, Liceu de Humanidades, sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Campos) e na Câmara de Vereadores.
O Festival teve a programação elaborada por gestores e dirigentes de entidades da sociedade civil, por meio de ações da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Associação de Imprensa Campista (AIC), Academia Campista de Letras (ACL), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Câmara Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Campos.(do portal da PMCG).

Veja aqui matéria de capa na Folha 2 de hoje:
Programação completa aqui (em PDF)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

TSE SUSPENDE JULGAMENTO DEPOIS DE MINISTRO VOTAR PELA CASSAÇÃO DO REGISTRO E DECRETAR INELEGIBILIDADE DE GAROTINHO



O TSE está julgando, neste momento, ação Ministério Público Eleitoral contra o então candidato ao governo do Estado, em 2014, Anthony Garotinho, por abuso de poder por causa da distribuição de prêmios durante programa de rádio no ano passado, na Rádio Manchete AM. 
No TRE RJ o candidato foi absolvido.
O advogado de defesa está falando agora.

Detalhes do processo:


ATUALIZAÇÃO ÀS 21H31 - O ministro relator, João Otávio de Noronha deu provimento parcial ao recurso do MPE e condenou Garotinho e o candidato a vice-governador, Márcio Garcia, pelo abuso de poder político e dos meios de comunicação, o que acarretaria inelegibilidade por oito anos. A seguir a ministra Luciana Lóssio, pedir vistas e o julgamento foi suspenso.
Veja a última frase do voto do ministro Noronha:

"Ante o exposto, senhor presidente senhores ministros, dou parcial provimento ao recurso ordinário para, julgando parcialmente os pedidos formulados na inicial, cassar o registro dos candidatos Anthony Garotinho e Márcio Roberto Barreto Garcia e de outra parte, declarar inelegíveis Anthony Garotinho e Rodrigo Machado".

veja aqui o vídeo do voto o ministro:

REDE SUSTENTABILIDADE GANHA REGISTRO NO TSE. É O 34ª PARTIDO DO PAIS

O TSE acaba de deferir, por unanimidade, o registro do Partido Rede Sustentabilidade. Em 2013 o partido não conseguiu o registro porque não comprovou o número mínimo de assinaturas. A líder do nova legenda e a ex-senadora Marina Silva.
A Rede vai poder disputar as eleições municipais de 2016. Agora são 34 partidos em funcionamento no país .

domingo, 20 de setembro de 2015

PAPA VISITA FIDEL E GANHA LIVRO DE FREI BETTO

Papa Francisco e o líder cubano Fidel Castro se encontram em Havana (Foto: Alex Castro / AP)



Reuters

domingo, 20 de setembro de 2015 16:39

HAVANA (Reuters) - O papa Francisco encontrou-se com o líder revolucionário de Cuba Fidel Castro neste domingo, horas após advertir os Cubanos a tomarem cuidado com os perigos da ideologia e com a atração do egoísmo, em um momento em que o país entra em uma nova era de laços mais próximos com os Estados Unidos.
O primeiro papa da América Latina e Castro, o último ícone sobrevivente da esquerda do século 20 da região, discutiram religião e assuntos globais na casa do presidente aposentado de 89 anos por cerca de 40 minutos.
O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, disse que a reunião, que incluiu a esposa de Castro e outros membros de sua família, foi "muito relaxada, fraternal e amigável".
Francisco deu a Castro vários de seus escritos papais, dois livros sobre espiritualidade e um livro e um CD sobre a obra do padre Armando Llorente, um papa que lecionou a Castro na escola jesuíta há mais de setenta anos.
Castro deu ao papa uma cópia de "Fidel e religião", um livro de 1985 de entrevistas com um padre brasileiro (frei Betto) que deu fim a um tabu contra falar de religião em cuba, então oficialmente um país ateu.

Francisco encontrou-se com Castro, que construiu um país de partido único que melhorou os serviços de saúde e educação para cubanos mas também limita as liberdades democráticas e reprime dissidentes, depois de celebrar a missa na Praça da Revolução em Havana.