quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nahim, Blogs e democracia

Tem lá as suas razões o vereador Nelson Nahim, presidente da Câmara Municipal de Campos, ao sentir-se incomodado com as críticas que a instituição vem recebendo na mídia, especialmente nos Blogs.
Mas quem manda suas excelências darem tantos motivos?
Uma “Casa de Leis” que nos últimos anos se acomodou no subalterno papel de mera homologadora da vontade do prefeito (qualquer prefeito!!!), e que praticamente abdicou de sua missão constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo, deve estar preparada para absorver críticas. É o preço que paga pela opção preferencial da maioria pela adesão obsequiosa ao governo (qualquer governo!!!) em troca de emendas, empregos para afilhados e outros favores.
No ano passado, por exemplo, a Câmara Municipal teve a oportunidade de sair do atoleiro e preferiu afundar-se ainda mais: as duas comissões processantes criadas para investigar o governo Mocaiber foram arquivadas por “falta de provas”. Conclusão vergonhosa diante da montanha de provas e indícios disponíveis nos processos oriundos da “Operação Telhado de Vidro”, quando os principais assessores do prefeito foram presos, e o próprio, afastado por 43 dias.
O desabafo do presidente da Câmara em relação aos que chamou de “bloguistas desocupados” e aos quais ameaçou com processos judiciais, não deve ser entendido como nada mais que um arroubo de retórica. Democrata como é, Nahim sabe que no estado democrático de direito, prevalece a livre manifestação do pensamento e a liberdade de expressão nos limites da lei. Qualquer cidadão, pois, que entender-se atingido em sua honra pode e deve buscar no Judiciário a reparação do dano.
Nada mais que isso.
Cabe aos jornalistas e “bloguistas” exercerem o seu sagrado direito de informar e opinar com o mesmo decoro e responsabilidade que se espera de suas excelências.

Bar é o tema principal na sessão da Câmara

Há pelo menos 45 minutos os vereadores de Campos estão discursando sobre o bar e restaurante Baviera, inaugurado há dias na Pelinca.
A polêmica começou quando foi lido um requerimento do vereador Jorge Rangel (PSB) propondo moção de aplausos aos proprietários do estabelecimento, entre eles, o filho do casal Garotinho. Como o vereador Marcos Bacellar votou contra a aprovação do moção, os vereadores da base aliada do governo Rosinha está se revezando no microfone em defesa da família Garotinho.

Outra sessão quente

A Unitv (canal 15 da ViaCabo) está transmitindo, ao vivo, mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Campos.
Os debates estão quentes, especialmente entre os vereadores Marcos Bacellar (PT do B) e Altamir Bárbara.
O estopim foi uma moção de aplausos aos proprietários de um bar que foi inaugurado há dias na Avenida Pelinca (Baviera) que teria um filho do casal Rosinha e Garotinho entre os sócios. A moção foi aprovada com voto contrário de Bacellar.

Justa homenagem

Gerson Gomes/ Secom/PMCG
A passarela do Samba onde escolas, blocos e bois pintadinhos vão desfilar de amanhã até domingo, foi batizada com o nome Jorge da Paz Almeida, lendário dirigente da Academia de Ritmo Mocidade Louca. Ontem à noite, acompanhada do secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, a prefeita Rosinha Garotinho visitou o local dos desfiles, montado na Avenida Alberto Lamego, logo depois da Uenf.

Segunda-feira de Cinzas

A prefeita Rosinha decretou ponto facultativo na segunda-feira até meio-dia nas repartições públicas municipais.
É por conta do Carnaval fora de época que começa amanhã à noite e vai até domingo.
Tudo a ver.

Ressaca no Açu




Cerca de 350 metros do asfalto da Avenida Atlântica, a beira-mar da praia do Açu, em São João da Barra, foram destruídos nas últimas horas pela ressaca que também já atingiu seis casas.
A Defesa Civil municipal interditou seis quarteirões e mantém duas equipesno local para orientar a população.
As informações e foto são da Assessoria de Comunicação da PMSJB

terça-feira, 28 de abril de 2009

Nahim e os blogueiros

O vereador Nelson Nahim (PMDB) disse agora há pouco, da cadeira de presidente da Câmara Municipal de Campos, que já autorizou a Procuradoria da Casa a processar qualquer "bloguista" que veicular qualquer comentário que atente contra a moral de qualquer vereador, venha de ontem vier comentário.
Antes, Nahim já tinha dito que não vai pautar seu trabalho por "bloguistas desocupados".

Sessão da Câmara já está sendo transmitida

Com atraso de 45 minutos a Unitv passou a transmitir agora há pouco a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campos.

Fora do ar

A sessão ordinária de hoje na Câmara Municipal de Campos começou há cerca de 40 minutos e não está sendo transmitida pela televisão, ao contrário do que ocorria desde o início desta legislatura.
A Unitv (canal 15 para os assinantes da ViaCabo TV) está fora do ar desde às 17h, quando começou a sessão.
As explicações devem ser dadas pela Câmara, Unitv ou ViaCabo.

Barbosa recebe apoio de procuradores

Foto: Antônio Cruz/ABr

Da Agência Brasil


O ministro Joaquim Barbosa, do STF, recebeu hoje a solidariedade dos procuradores da República do Estado de Goiás. O procurador Hélio Telho Correa fez um pronunciamento de apoio em referência à discussão entre o ministro e o presidente do STF, Gilmar Mendes, na sessão da última quarta-feira (22). O procurador da República goiano disse do "apreço" de seus colegas estaduais pelo ministro, por ter "dito aquilo que precisava ser dito". O procurador fez as declarações durante a rodada de palestras, no auditório da Justiça Federal, sobre improbidade administrativa e candidaturas eleitorais.

Na discussão com Mendes, Barbosa disse que o presidente do STF está "destruindo a credibilidade da justiça brasileira".


Joaquim Barbosa participou, em Brasília, de um encontro da Justiça Federal. Ele comentou que a morosidade e a imprecisão da legislação brasileira permitem que pessoas se candidatem a cargos eletivos mesmo tendo em curso processos na Justiça. A restrição só ocorre se o candidato tiver sido condenado por crime eleitoral.
"O jeitinho brasileiro no Judiciário tem permitido que muitos se candidatem", e há casos, de acordo com Barbosa, que citou o estado do Paraná, em que "tribunais de contas revogam dispositivos que eles mesmos tinham aprovado, para viabilizar candidaturas". As ações populares também não impedem as candidaturas e "é muito difícil impedir que maus candidatos concorram nas urnas se não houver legislação específico sobre a questão".
Pouco depois das declarações, Joaquim Barbosa pediu para se ausentar, não falou à imprensa e saiu escoltado por seguranças. Ele está licenciado do tribunal para tratamento de coluna e só deverá voltar ao plenário do STF nas sessões da próxima semana. Em entrevistas dadas à imprensa após a discussão, tanto Barbosa quanto Mendes declararam que o episódio está superado.

Sessão quente

É grande a expectativa em torno da sessão de hoje na Câmara Municipal de Campos. Isso, se houver quórum.
No último sábado, numa pajelança na tribo do PMDB, o ex-governador Garotinho cobrou agilidade nas CPI´s, especialmente na que investiga denúncias de irregularidades na Campos Luz. Segundo o Blog do advogado Maxsuel Monteiro (aqui), o vereador Papinha, presidente da Comissão, teria dito que recebera do presidente da Câmara, Nelson Nahim (PMDB) "ordem para ir mais devagar na CPI".
A assessoria de imprensa da Câmara avisou já pouco que Papinha vai apresentar, antes da sessão de hoje, um balanço da CPI.
A sessão deve ser transmitida ao vivo pela Unitv (canal 15 da ViaCabo TV)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gabriel, o pensador, amanhã em Campos

O cantor, compositor e escritor Gabriel, O Pensador, estará em Campos nesta terça-feira, dia 28, para um bate-papo sobre cidadania e juventude com estudantes universitários de Campos. Será às 19h no auditório Cristina Bastos, do IF Fluminense.
Antes, às 18h30, Gabriel se reúne com a imprensa para uma coletiva, no mesmo local.
O evento é uma realização da Federação dos Estudantes Universitários de Campos cuja primeira posse da diretoria será na mesma ocasião.
(Informações da Ímpar Comunicação)

Lula diz que está firme com Dilma

O presidente Lula reafirmou ontem sua preferência pelo nome da ministra Dilma Rousseff como candidata à sua sucessão. “Ela é a minha candidata, mas eu não sou o partido [o PT]”.
Sobre o estado de saúde da ministra, que anunciou no último sábado que vai começar a ássar por tratamento com quimioteraia após retirada de um linfoma, o presidente mostrou-se otimista. “Na verdade, a Dilma não tem mais nada, segundo os médicos, e agora precisa fazer o tratamento para que não volte mais a ter a doença. Penso que ela está se comportando profissionalmente do mesmo jeito, e não tem porque fraquejar. Espero não vê-la faltar ao trabalho”.
Dilma, que acompanha o presidente Lula em visita a Manaus, vai ficar na cidade até amanhã.
(Com informações da Agência Brasil.

Malária em debate no IF Fluminense (ex-Cefet)

Nesta terça-feira, dia 28 de abril, às 14h e 30 acontece no auditório Miguel Ramalho, no IF Fluminense, uma palestra com o Dr. Cláudio Arantes para esclarecer todos os questionamentos sobre a Malária. O médico é o responsável pelo tratamento do angolano Manuel Samuel que chegou a Campos para freqüentar o curso de formação de professores do programa Angola Brasil. Dr. Cláudio aceitou o convite para trabalhar no Projeto Angola-Brasil prestando assessoria na área de saúde para as equipes do IFF que viajarem a Angola e às delegações angolanas que vierem ao Brasil.
Desde maio do ano passado, 90 angolanos estiveram na cidade para participar da capacitação e 30 profissionais do IFF foram até a África. O IFF foi escolhido pelo governo angolano, que custeia o projeto, para implantar cinco centros de formação em seu país.
(Ímpar Comunicação)

domingo, 26 de abril de 2009

O traço de Walter Júnior na Blogosfera

Walter Silva Júnior, um dos nossos craques na charge, também está no Blogosfera goitacá. Confira aqui.

Candido Mendes no Roda Viva


O cientista político, filósofo, advogado, educador, membro da Academia Brasileira de Letras e também reitor da Universidade Candido Mendes, professor Candido Mendes, para falar sobre o atual cenário da política brasileira.

O programa, apresentado por Heródoto Barbeiro, começa às 22h10 na Rede Cultura e reprisado na TV Brasil.

Marco Aurélio no Canal Livre



O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, ex-presidente do STF e TSE, é o convidado de hoje do programa Canal Livre, da Band.

Na semana passada, durante o bate-boca entre o atual presidente do Supremo, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa, foi Marco Aurélio quem interferiu e sugeriu o encerramento da sessão.

O assunto deve ser o prato principal da entrevista.

Vinte e cinco de abril (Cá)

Arquivo Zero Hora



Em 1984, no dia 25 de abril, quase um ano depois de comícios pelo Brasil a fora e sob grande expectativa dos brasileiros, a emenda das eleições diretas foi votada, obtendo 298 votos a favor, 65 contra e 3 abstenções.
A emenda foi proposta pelo deputado do Mato Grosso, Dante de Oliveira (PMDB).
Devido a uma manobra de políticos contra a redemocratização do país, não compareceram 112 deputados ao plenário da Câmara dos Deputados no dia da votação. A emenda foi rejeitada por não alcançar o número mínimo de votos para a sua aprovação.
Dante de Oliveira depois foi prefeito de Cuiabá e governador do Mato Grosso. Ele morreu em 2006.