sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

ROSINHA ALUGA MAIS CARROS POR R$ 1.850.520, 00

O governo Rosinha assinou um ( mais um ) contrato com  a LUMENTECH COMERCIO E SERVIÇOS LTDA para prestação de serviços de locação de veículos por R $ 1.850.520, 00 e prazo de 12 meses.
O extrato do contrato 0058 2014 do pregão 036 2014  está no Diário Oficial de hoje.
Quantos carros são e para atender a que setores, são informações que não constam no extrato.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TSE ALERTA SOBRE E-MAILS FALSOS

Mão segurando mouse, com o símbolo de @ em destaque.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que e-mails de origem duvidosa estão circulando em nome da Justiça Eleitoral. Tais mensagens geralmente contêm um comunicado de cancelamento do título eleitoral sob a falsa alegação de irregularidade no CPF do eleitor.
A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de títulos eleitorais. O TSE ressalta que não autoriza qualquer outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

Do portal do TSE (aqui).

MENSALÃO: DECISÃO SOBRE RECURSO DOS CONDENADOS FICOU PARA PRÓXIMA SEMANA

                                                                                                                                                      Foto: Nelson Jr. Sco/STF
Fux, relator dos recursos, condenou, no julgamento anterior,os réus por crime de quadrilha

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram não votar na sessão desta quinta-feira, 20, os recursos de oito dos condenados por envolvimento no mensalão. A Corte concordou em julgar os recursos em bloco por crime. A fórmula foi proposta pelo ministro Luiz Fux, relator dos recursos, e aceita pelos demais integrantes. Por essa metodologia, a votação ficará para a próxima semana.
O relator vai apresentar esta tarde o relatório (resumo do julgamento) dos condenados pelo crime de formação de quadrilha. Depois, foi estabelecido um prazo de 75 minutos para a defesa de todos os condenados por esse crime falarem e 30 minutos para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defender a manutenção das condenações.
O resultado do julgamento ficará para a semana porque, da defesa dos oito condenados do processo por formação de quadrilha, apenas cinco constavam da pauta. A Corte fará a leitura do relatório sobre a condenação por formação de quadrilha de três dos condenados: o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ex-presidente do PT José Genoino.
Informações - Estadão (aqui).

STF COMEÇA A JULGAR OS EMBARGOS QUE PODEM AUMENTAR OU REDUZIR PENAS DOS CONDENADOS NO MENSALÃO






O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta daqui a os embargos infringentes dos condenados no mensalão petista. Os nove réus que recorreram da condenação por formação de quadrilha têm chances reais de se verem livres de punições pelo crime. Com isso, poderão passar menos tempo atrás das grades. O primeiro recurso a ser examinado será o de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. Em alguns casos, os condenados passarão do regime semi-aberto para fechado se confirmada a condenação de formação de quadrilha, como o ex-ministro José Dirceu. Mas se a tese não obtiver a maioria dos votos, será uma grande vitória petista.
Da composição da Corte que participou do julgamento, dois ministros (Ayres Brito e Cezar Peluso) se aposentaram. Eles votaram a favor da condenação por formação de quadrilha.
Outros cinco ministros também condenaram os réus pelo crime de quadrilha e devem manter a posição no julgamento dos embargos: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes,  Marco Aurélio e Celso de Melo.
Os voto contra a condenação foram de  Ricardo Lawandowski, Dias Tofolli, Rosa Weber e Carmén Lúcia, que também deverão manter a posição.
Por isso os votos dos ministros Teori Zavasky e Luiz Roberto Barroso são esperados com grande expectativa porque vão decidir se os mensaleiros serão ou não condenados por formação de quadrilha, que é o cerne de todo o julgamento.
Além de Delúbio e José Dirceu, terão seus embargos infringentes apreciados a partir hoje os seguintes condenados na AP 470:
José Genoino, Jose Roberto Salgadio (Banco Rural), Kátia Rabello (Banco Rural),

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

LICITAÇÃO PARA A PONTE SJB-SFI ADIADA DE 11 PARA 24/03


A Fundação Departamento de Estradas e Rodagem (Funderj) retomou o processo de licitação para escolha da empresa para construir a ponte sobre o rio paraíba do sul ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
A notícia foi divulgada hoje pela assessoria do deputado estadual Roberto Henriques (PDS), vice-presidente da Alerj.
Abaixo, a consulta feita pelo Blog no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, de hoje, página 39, o aviso de adiamento da abertura das propostas do dia 11/03/2014 para 24/03/2014, às 15h30:


AVISO

A bancada da prefeita Rosinha na Câmara vai precisar mais do que saliva e sarcasmo para enfrentar a enxurrada de denúncias que está chegando aos vereadores de oposição.
Haja rivotril!

MENSALÃO DO PSDB MINEIRO: EDUARDO AZEREDO RENUNCIA AO MANDATO DE DEPUTADO



Do G1 (aqui):

A carta de renúncia do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi lida na tarde desta quarta-feira (19) no plenário da Câmara, depois de o documento ter sido entregue ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) por Renato Azeredo, filho do ex-parlamentar.
O texto da carta foi lido pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE). A leitura é necessária para que o ato de renúncia seja oficializado. Antes, a assessoria de Azeredo já tinha informado que ele iria deixar o mandato (leia a íntegra do carta de renúncia ao final desta reportagem).
A renúncia é motivada pelas acusações da Procuradoria-Geral da República de que o ex-deputado se beneficiou do esquema do chamado "mensalão mineiro", que teria desviado recursos públicos e utilizado doações ilegais para a campanha de Azeredo a governador de Minas Gerais em 1998. No dia 7 deste mês, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) documento com as alegações finais do processo do mensalão mineiro no qual sugere a condenação de Azeredo a 22 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
Volto a assegurar e repetir que não sou culpado de nenhum ato de peculato. Não fiz nenhum empréstimo fictício para minha campanha de reeleição ao governo de Minas em 1998. Não fiz nem faria, por uma questão de princípio, nenhuma lavagem de dinheiro."
Trecho do texto da carta de renúncia do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Na condição de deputado, Azeredo somente poderia ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Agora, com a renúncia, o STF deverá decidir se permanecerá com o caso ou se enviará o processo para a Justiça Federal de Minas, onde estão sendo julgados outros acusados pelo mensalão mineiro. Em 2010, o então deputado Natan Donadon renunciou dias antes de ser julgado no Supremo. Na ocasião, os ministros entenderam que o ato era uma manobra para evitar o julgamento e atrasar o processo. Por isso, decidiram não enviar o caso para uma instância inferior da Justiça. Donadon, que se elegeu deputado novamente em 2012, acabou condenado a 13 anos e quatro meses de prisão por peculato e formação de quadrilha.
A carta de renúncia
Na carta de renúncia, Azeredo afirmou que decidiu deixar o mandato para se dedicar à defesa de sua honra e liberdade. O ex-deputado nega as acusações da procuradoria, classificadas por ele "injustas" e "agressivas".
"As alegações injustas, agressivas, radicais e desumanas da PGR formaram a tormenta que me condena a priori e configuram mais uma antiga e hedionda denúncia da inquisição do que uma peça acusatória do Ministério Público", diz o texto da carta.
Ele reafirma que não é culpado e não cometeu atos ilegais. "Volto a assegurar e repetir que não sou culpado de nenhum ato de peculato. Não fiz nenhum empréstimo fictício para minha campanha de reeleição ao governo de Minas em 1998. Não fiz nem faria, por uma questão de princípio, nenhuma lavagem de dinheiro”, completou.
Azeredo afirma ter as forças exauridas, e diz acreditar que isso representa "sério risco" para sua saúde – o ex-deputado tem 65 anos – e também para a integridade de sua família.
O ex-deputado afirmou na carta que uma “tragédia desabou” sobre ele e a família, “arrasando” seu nome e reputação.
saiba mais
  • 'Decisão de foro íntimo', diz Aécio sobre renúncia de Azeredo
  • Eduardo Azeredo vai renunciar ao cargo de deputado, diz assessoria
“As acusações de que fui alvo pela Procuradoria-Geral da República, com base em testemunhos e documentos falsos, não me pouparam. De cidadão, que deveria ter assegurado o sagrado direito de defesa, fui transformado em mero alvo político destinado a  sofrer ataques  para compensar delitos cometidos por outros”, disse o ex-deputado.
Ainda na carta, entregue pelo filho à Câmara, Azeredo afirmou que está “pronto” para responder às acusações e que não irá se sujeitar à “execração” pública em função do processo.
“Mas de que adianta mais eu alegar que não sou culpado? O que posso é reafirmar que estou pronto a responder em qualquer foro às acusações que me fazem. Não vou, porém, me sujeitar à execração pública por ser um membro da Câmara dos Deputados e estar sujeito a pressões políticas”, afirmou Azeredo.
'Foro íntimo'
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que a decisão de Azeredo é de "foro íntimo". "Ele vai se dedicar agora à sua defesa. Ele é conhecido e reconhecido em Minas Gerais como um homem de bem”, afirmou Aécio.
A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara informou que a vaga de Azeredo será ocupada pelo deputado João Bittar (DEM-MG), que hoje é suplente. Para a vaga de suplente, será convocado como primeiro da lista Ruy Muniz (DEM-MG). Caso Ruy decida por não seguir no mandato, será convocado Edmar Moreira (PR-MG).
No final da tarde desta quarta, o presidente do PSDB em Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, deve fazer discurso no plenário da Câmara relatando a situação de Azeredo. O teor do discurso não foi divulgado.
Veja abaixo a carta de renúncia de Eduardo Azeredo:
A carta de renúncia de Eduardo Azeredo (Foto: Reprodução)
Segunda página da carta de renúncia entregue pelo filho de Azeredo à Câmara (Foto: Reprodução)
Página da carta de renúncia entregue pelo filho de Azeredo à Câmara (Foto: Reprodução)
 

MINISTRO DOS TRANSPORTES NO PORTO DO AÇU

                                                              Foto:Divulgação/Secom-PMCG

O ministro dos Transportes, César Borges, visitou hoje as obras do Porto do Açu. Em Campos, ele foi recebido pela prefeita Rosinha Garotinho, no aeroporto Bartholomeu Lysandro. Participa também da visita o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

FCJOL PAGA R$ 193 MIL POR ALUGUEL DE TELÕES NO VERÃO DA GASTANÇA




Está no Diário Oficial de hoje:

A Fundação Cultural  Jornalista Oswaldo Lima contratou uma empresa especializada em " serviço de locação, montagem e apresentação visual em telão com projetor de alta definição...." por um período de 70 dias. Ou seja, para o verão no Farol de São Thomé.
Valor - R$ 193.000, 00 . A contrata é JUAREZ P.GOMES LTDA.

LICITAÇÃO PARA EMPRESAS DE ÔNIBUS TEM NOVA DATA: 8 DE ABRIL



 Depois de idas e idas e muitas bravatas, o governo da Prefeita Rosinha Garotinho resolveu retomar o processo de licitação para concessão da exploração e prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros..
O aviso de republicação do edital 001/ 2013 está no Diário Oficial de hoje e a nova data para a sessão pública de abertura dos envelopes é 8 de abril, às 10h.
Como se sabe, o processo tinha sido paralisado por uma ação judicial impetrada por  uma empresa paulista, a EMPRESA DE ÔNIBUS ROSA LTDA, que c onseguiu uma liminar no TJ  suspendendo a licitação.
A licitação  é fundamental para regulamentar o sistema de transportes ee passageuros já que todas as empresas que exploram as linhas no município o fazem a título precário.


CAMPOS PRODUZ, MAS O IPVA VAI PARA O ESPÍRITO SANTO



Flagrante de um dos muitos carros alugados pela Prefeitura de Campos: esta Toyota Hilux a serviço da Secretaria de Agricultura, que tem  slogan "Campos Produz", olha que ironia: foi emplacado em Vitória, no Espírito Santo, onde o IPVA custa 50% em relação aos veículos legalizados no Estado do Rio.
Campos produz mais quem embolsa o IPVA é Vitória.
Faça o que eu digo mais não faça o que eu faço....

A propósito, mais sobre o IPVA de Campos veja aqui.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

VENENO CONTRA MATO PODE AFETAR SAÚDE DAS PESSOAS E DOS ANIMAIS

Amigo do Blog, o craque fotógrafo Weliton Rangel enviou as fotos abaixo, preocupado com a possível contaminação nas áreas onde os funcionários da Vital Engenharia andam aspergindo veneno para evitar o crescimento do mato.
A primeira foto foi feita agora há noite na Rua Dr. Siqueira, nas proximidades do IFF (antigo Cefet), e as seguintes no parque Vicente Dias há algumas semanas.
O perigo é que o veneno que vai evitar o crescimento do mato pode por em risco a vida de crianças e animais domésticos que circulam pelos locais onde é colocado. O uso do veneno pode reduzir a demanda de serviços da Vital Engenharia (empresa contratada e muito bem paga para executar os serviços de limpeza e coleta de lixo da cidade), mas o preço não pode ser a saúde das pessoas e nem danos ao meio ambiente.
Reparem que o veneno dever ser potente, porque os funcionários da empresa estão tão protegidos que parecem astronautas.
O que diz a Secretaria de Limpeza Pública? E os ambientalistas?

Para não esquecer: A Vital Engenharia foi contratada pelo Governo Mocaiber em 2008 num contrato de 10(DEZ) anos e valor inicial de R$ 652 milhões (confira postagem de 06/02/2008 aqui).

                                                                                                         Fotos: Welliton Rangel









CPMI PARA INVESTIGAR BLACK BLOCS





Da Agência Brasil (aqui):

18/02/2014 - 16h54

Solidariedade e PMDB articulam CPMI para investigar black blocs

Os líderes do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), e do Solidariedade, deputado Fernando Francischini (PR), articulam a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a atuação dos black blocs nas manifestações e o possível aliciamento de jovens para participar do grupo.
Francischini disse há pouco que os dois partidos conseguiram o apoio de outros dez partidos na Câmara e que, com isso, eles esperam concluir rapidamente a coleta das 171 assinaturas necessárias na Câmara. Segundo Francischini, endossaram o pedido de CPMI as lideranças do PR, PP, PSDB, DEM, PPS, PSD, PDT, PSC, PTB e Minoria.
O líder do Solidariedade disse que pretende se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros, ainda hoje para conseguir o apoio dos senadores. O requerimento também depende da assinatura de 27 senadores.
Para o deputado, só uma CPMI tem o poder de investigar a possível participação de pessoas com foro privilegiado, ou seja, autoridades no aliciamento de black blocs. Essa possibilidade foi denunciada pelo advogado dos acusados de lançar o rojão que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade.
"Vemos que as manifestações estão esvaziadas pelo medo, e há a possibilidade de que pessoas estejam pagando manifestantes e controlando o quebra-quebra", disse Francischini. Ele disse estar convencido de que é necessária a investigação sobre o possível vínculo com partidos e autoridades.

CÂMARA DEVE TER SESSÕES EM TV ABERTA



Na abertura do ano legislativo, agora há pouco, o presidente da Câmara, Edson Batista (PTB), anunciou que a Casa já alugou um imóvel próximo à sede do Legislativo para implantar a Escola de Gestão Público. Disse também já está em entendimentos em Brasília (possivelmente com o Ministério das Comunicações) para que conseguiu um canal aberto de televisão para que as sessões possam ser transmitidas para todos e não apenas para os assinantes de tvs a cabo e Internet.

DUPLICAÇÃO DA CAMPOS-FAROL: LIBERADOS MAIS R$ 6 MILHÕES PARA A IMBEG

                                                                                       Fotos: Ricardo André Vasconcelos - 18/02/2014
Obras de acesso ao P. Imperial, a partir Beco e à estrada dos Ceramistas, começaram, ou foram retomadas há poucos dias

Caminhões e pás carregadeiras estão ao longo do trecho que está sendo duplicado, entre o Beco e o posto do BPRV


Quem passou nos últimos dias pela antiga rodovia do Açúcar (RJ 216), ou simplesmente Campos-Farol, deve ter estranhado a grande movimentação de máquinas da ImbeG Engenharia no trecho em que a Prefeitura de Campos está duplicando, mas as obras andavam devagar-quase-parando. 
A explicação está no detalhamento das despesas realizadas pela Prefeitura de Campos na terça-feira passada, dia 11. Lá consta o pagamento da fatura número 316 referente à quitação da 18ª parcela da obra de duplicação da RJ 216 - valor - R$ 6.041.890,81, processo 2014004000837P Ordem bancária 2014OB01518.
A obra, como se sabe, está sendo realizada com recursos próprios municipais a despeito de a estrada ser estadual. A ordem de serviço para as obras foi assinada em 28/03/2011 com prazo de execução de 720 dias ou seja, dois anos (confira abaixo), ou seja, deveria estar pronta desde 28/03/2013.
O custo inicial da obra (sem os aditivos): R$ 56.642.979,58, observando que a duplicação é apenas no trecho entre o Beco e Goitacazes.
 Este verão vai acabar muito antes da conclusão das obras. Quem sabe em 2015?

Uma máquina de compactação também está no local
Até a grama do canteiro está recebendo atenção da empreiteira satisfeita

Instalada em janeiro de 2013, a passarela de pedestres, finalmente está recebendo o piso, mas ainda não pode ser usada

TEM UM "CAROÇO" MEIO DO CAMINHO

A foto e a pertinente observação são do professor Renato César Arêas Siqueira, que registro com prazer:

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2013, foi realizado o Seminário Mobilidade Urbana em Campos dos Goytacazes: uma agenda urgente! Porém, esta urgência não parece ter sido percebida, ainda, pelo Gestor Municipal. É o caso da passagem em nível da Av. Alberto Torres - passeio público do lado de uma concessionária de veículos - onde persiste um "caroço" de concreto, um tronco de pirâmide que foi muito útil cerca de 30 anos atrás, na sustentação da sinalização vertical, quando o teimoso "Trem da Leopoldina" não permitia que as pessoas cruzassem o trecho. Contudo, atualmente, o "caroço", continua lá; quem sabe para algum acidente promover, ou quem sabe para algum político subir e fazer um discurso "encaroçado"! A placa do IMTT, também, a exemplo do "caroço" de concreto, está posicionada em local incorreto prejudicando as pessoas que por ali passam diariamente. Remover o primeiro e deslocar a segunda, não são tarefas das mais difíceis, então ficam as dicas.

FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, DIA 26 NO IFF.


O recado é do companheiro Wesley Machado:


A coordenação do Fórum de Economia Solidária de Campos convida para a Reunião Plenária Mensal, que será realizada no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), às 14 horas, no Auditório Miguel Ramalho do Instituto Federal Fluminense (IFF) Centro. 
Nesta Plenária Mensal de fevereiro o Fórum abrirá espaço para novas adesões de empreendimentos solidários e instituições ligadas aos agricultores familiares, catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais, quilombolas, grupos ribeirinhos, cooperativas/associações, redes de comercialização autogestionárias, grupos de crédito solidário e artesanato. Todos estes segmentos podem estar representados na Coordenação do Fórum de Campos para a construção de uma política pública necessária para todos. 
O objetivo é ampliar a participação dos segmentos ligados à política pública de economia solidária e sua representação junto ao movimento popular de economia solidária de Campos dos Goytacazes bem como preparar os segmentos para a Conferência Regional de Economia Solidária que acontecerá no mês de março.

Mais informações com Nilza Franco no telefone: (22) 9-8117-6431.

TRIBUNA DA CÂMARA: FEIJÓ REGISTRA MORTES NA BR-101

Agora há pouco, em pronunciamento da tribuna da Câmara Federal, o deputado Paulo Feijó (PR) registrou pesar pelas mais recentes vítimas da BR-101 no trecho entre Rio e Campos, como a pequena Bárbara, de 4 anos, filha do médico Vitor Hugo Aquino.
Feijó cobrou maior atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SAIBA COMO DENUNCIAR PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR

                                                                                Ilustração: TRE-BA

 Do Portal do TRE-RJ (aqui):

17/02/2014 - 17:48

É proibida a propaganda eleitoral antes de 6 de julho: iniciativas de políticos ou partidos visando angariar votos antes dessa data podem ser denunciadas no site do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br) pelo sistema e-Denúncia. No ar desde sexta (14), ele permite ao cidadão comunicar irregularidades na propaganda eleitoral e acompanhar o andamento da denúncia no próprio site. A notícia será submetida à apreciação do juiz eleitoral responsável pela fiscalização, que poderá determinar a realização de diligências ou enviar ao Ministério Público Eleitoral.

Veja abaixo como é fácil preencher o formulário pelo próprio portal do TRE. Tem até espaço para anexar arquivo (vídeo, áudio ou foto) de até e Mb. 



FORA COM O JOGO SUJO!. VENHA DE ONDE VIER.

Do Blog do Bastos (aqui):

Jogo sujo no Facebook

Não é apenas o exército rosáceo que conta com perfis falsos no Facebook para compartilhar notícias positivas e atacar adversários. O “jogo sujo” agora também conta com figuras que fazem oposição. Em dezembro surgiram diversos perfis falsos que compartilham matérias negativas contra a Prefeitura de Campos e alguns membros da Igreja Universal. Mostrando que conhecem muito bem alguns poderosos da igreja e o governo municipal, tudo indica que eles fazem parte de um grupo que tinha poder e perdeu espaço.
Um dos fakes usa a foto de Pedro Costa, prefeito de Ecoporanga (MG). Outro perfil falso tem espalhado notícias que já ganharam repercussão, como um suposto caso de meningite no corredor do Ferreira Machado.
Com a eleição se aproximando o jogo sujo na internet vai ficar cada vez pior. Por isso, é hora de redobrar a atenção e aprender a identificar os fakes.
Denuncie — O Facebook tem tolerância zero quanto a perfis falsos. Um perfil abusivo ou fake é sumariamente deletado. É só clicar no ícone da “engrenagem” no canto superior direito da página e depois clicar em “Denunciar um problema”.

ASSESSORIA DO HFM DESMENTE DENÚNCIA PUBLICADA EM REDE SOCIAL



No final de semana houve grande repercussão nas redes sociais, inclusive neste Blog (aqui), de uma nota postada na página do facebook de Anderson Carvalho, inclusive com foto, de uma paciente supostamente instalada no corredor do Hospital Ferreira Machado e que estaria com suspeita de meningite. A postagem mostra ainda as condições de sujeira do banheiro à disposição dos pacientes.
Hoje, em resposta ao Blog do jornalista Fernando Leite, o assessor de imprensa do Hospital, o também jornalista Júlio Tinoco, explicou que neste final de semana não houve registro de nenhuma internação de pessoa com suspeita de meningite.A nota da assessoria do HFM garante também que as fotos não foram tiradas no Hospital.
Fiel ao dogma de garantir espaço para quantas versões existirem, o Blog publica, assim como vez com a postagem do facebook de Anderson Carvalho, a nota do Ferreira Machado:


Na postagem com título Inacreditável que pontua sobre uma paciente que supostamente estaria com meningite e no corredor do hospital. A direção geral do HFM tentou localizar a paciente mas não houve registro de nenhuma pessoa com suspeita de meningite atendida na emergência neste final de semana. O hospital possui uma ala denominada DIP para atendimento a pacientes que precisam ficar em isolamento. A direção verificou que as fotos do corredor e do banheiro não foram tiradas no Hospital Ferreira Machado. O corredor da emergência do HFM é mais largo e menos profundo, não possui quadros e não é dessa cor. O banheiro também não é o da unidade.
Sobre a postagem Funcionários do HFM compram água mineral a direção esclarece que todos os andares contam com bebedouros, além das salas de repouso e que nenhum bebedouro usado no HFM corresponde com o que está na foto.

Atenciosamente,

Júlio Tinoco

AUTOR DE LIVRO SOBRE OPERAÇÃO SATIAGRAHA HOJE NO RODA VIVA



O jornalista e escritor Rubens Valente, autor do livro "Operação Banqueiro", que conta os desdobramentos da Operação Satiagraha, é o entrevistado desta segunda-feira do programa Roda Viva. Na operação foram presos, o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pita e o investidor Naji Nahas.
O Roda Viva é apresentado pelo jornalista Augusto Nunes,ao vivo, a partir das 22h30 na TV Cultura e retransmissão pela Rede Brasil.

TERCEIRIZAÇÕES NA PMCG: R$ 9,5 MILHÕES SÓ EM FEVEREIRO

Do Blog do jornalista Alexandre Bastos (aqui):

Terceirizações: Governo Rosinha já pagou R$ 9,5 milhões em fevereiro

Na última terça-feira (11) o governo Rosinha desembolsou mais de R$ 9,5 milhões com terceirizações. A informação pode ser conferida no Portal da Transparência (aqui).
A maior parte ficou com a empresa Nova Rio (cerca de R$ 5 milhões). A empresa Angels, que oferece serviços de portaria e zeladoria, recebeu R$ 3,5 milhões. Já a Limfort (serviço de vigilância) recebeu R$ 910 mil.
Porém, no Portal da Transparência só é possível saber quanto foi pago. Não há como descobrir quantos funcionários são disponibilizados por cada empresa.
Vale lembrar que ainda existem outros gastos com terceirizações. A empresa Portlimp, por exemplo, vai receber, durante este ano, R$ 11,2 milhões para prestar serviços terceirizados de portaria, recepção e zeladoria. Veja aqui
Garotinho se declara contra projeto de terceirização — Se na planície o governo Rosinha gasta milhões com terceirizações, no planalto o deputado federal Anthony Garotinho (PR) se declara contra a prática. Em um vídeo publicado no YouTube ele diz que um deputado que tem compromisso com os trabalhadores não pode apoiar um projeto que pretende fortalecer a terceirização. Veja o vídeo:


ONG VAI RECEBER R$ 12 MILHÕES PARA ADMINISTRAR DUAS VILAS OLÍMPICAS. PRIMEIRO PAGAMENTO JÁ SAIU UMA SEMANA APÓS ASSINATURA DO CONTRATO

Na Vila Olímpica Waldir Pereira, no Parque Guarus, cinco mil pessoas já são atendidas, segundo divulgação da Prefeitura

Considerado como a "menina dos olhos" da prefeita Rosinha Garotinho, o projeto de construção de mini vilas olímpicas está em andamento no município. Das dez previstas, duas já estão em funcionamento - Parque Guarus e Santa Rosa - e outros sete em obras, enquanto a décima, projetada para o parque Cidade Luz ainda enfrente entraves burocráticos.Uma iniciativa digna de aplausos.
As informações acima são encontradas em notas publicadas no Portal da Secretaria de Comunicação da PMCG (aqui). 
O que não foi divulgado é que no último dia 27 de janeiro foi publicado na página 3 do Diário Oficial do Município (ver abaixo) o extrato de contrato de gestão com  uma ONG, o Centro Brasileiro de Ações Sociais para a Cidadania para "gestão administrativa e esportiva das vilas olímpicas do bairro Parque Guarus e do bairro Parque Santa Rosa", por 24 meses e valor total de R$ 12.068.330,40. Ou seja, R$ 6 milhões para cada uma por dois anos, dá R$ 3 milhões por ano por unidade (R$ 250.000,00 por mês).
O contrato foi assinado dia 24 de janeiro de 2014, publicado três dias depois e, uma semana mais tarde, no dia 05/02/2014 já foi paga a primeira parcela, no valor de R$ 574.722,10 (recibo I, processo  20140020000024, Ordem Bancaria 2014OB01245).
Os ventrílocos a serviço do governo não se assanhem. Isso não é crítica. É informação.
Os outros bairros que receberão, suas mini vilas olímpicas até 2016 são: Santa Clara, Jardim Carioca, Jóquei Clube, Parque Esplanada, Travessão, Parque São Benedito e Santa Maria (região Norte do município).
O projeto de construção de vilas olímpicas tem longo alcance social e, segundo a SECOM, só a do Parque Guarus, que recebeu o nome de Waldir Pereira (o Didi), já atende a cinco mil pessoas de todas as idades. O problema é que a PMCG não pode contratar pessoal por concurso porque não tem receita própria para pagar os salários e encargos. A opção é a terceirização que é, como se sabe, porta aberta para favoritismos, indicações políticas...





O Blog do Cláudio Andrade já comentou o assunto aqui.

 

domingo, 16 de fevereiro de 2014

CAETANO DIZ, EM ARTIGO NO GLOBO, QUE SE SENTE MAL COM A "AGRESSIVIDADE" DO JORNAL CONTRA MARCELO FREIXO


Foto:Facebook de Caetano


Caetano Veloso
O colunista escreve aos domingos

Freixo outra vez

Gosto de Freixo não porque ele é do PSOL. Acho que gosto um tanto do PSOL por ele abrigar Freixo. Sou independente, conforme se vê. Ser estrela é bem fácil. Nada importam as piadas dos articulistas reacionários que classificam minhas posições como Radical Chic. Desprezo a tirada de Tom Wolfe desde o nascedouro. Antigamente tentavam me incluir na chamada esquerda festiva. Isso sim, embora incorreto, me agradava: a expressão brasileira é muito mais alegre, aberta e democrática do que a de Wolfe. Mas tenho vivido para desmontar o esquema que exige adesão automática às ideologias da moda. Deploro o resultado das revoluções comunistas. Todas. E, considerando o Terror que se seguiu a 1789, sou cético quanto a revoluções em geral. Na maioria das vezes, a violência se dá, não para fazer a história humana caminhar, mas para estancar seu fluxo. Olho com desconfiança os moços que entram em transe narcisista ao quebrar vidros crendo que desfazem a trama dos poderes. Ainda hoje não consigo adotar a posição que considera Eduardo Gianetti, um liberal crítico, ou André Lara Rezende, o homem que põe em discussão o crescimento permanente, conservadores. Nem acho que o conservadorismo seja necessariamente um mal. A adesão de alguns colegas meus à nova direita me deixa nauseado, não por ser à direita, mas por ser automática.

Simplesmente me pergunto qual exatamente será a intenção do GLOBO ao estampar manchetes e editoriais induzindo seus leitores a ligarem Marcelo Freixo aos rapazes que lançaram o rojão que matou Santiago Andrade. A matéria publicada no dia em que saiu a chamada de capa com o nome do deputado era uma não notícia. Nela, a mãe de Fábio Raposo, o rapaz que entregou o foguete a Caio Souza, é citada dizendo acreditar que o filho “tem algum tipo de ligação com Freixo”. Isso em resposta a uma possível declaração do advogado Jonas Tadeu Nunes, que, por sua vez, partiu de uma suposta fala da ativista apelidada Sininho. O GLOBO diz que esta nega. Como então virou manchete a revelação da possível ligação entre o deputado e os rapazes envolvidos no trágico episódio? Eu esperaria mais seriedade no trato de assunto tão grave.

Li o artigo do grande Jânio de Freitas em que ele defende a tese de intenção deliberada de assassinar um jornalista, o que está em desacordo com as imagens exibidas na GloboNews. Sem falar na entrevista do fotógrafo, que afirma que o detonador do artefato tinha mirado os policiais. Claro que me lembrei, ao ver a primeira reportagem na GloboNews, dos carros de emissoras de TV incendiados durante as manifestações, o que me levou a participar da indignação dos âncoras do noticioso. Um vínculo simbólico entre aquelas demonstrações de antipatia e o ocorrido em frente à Central é óbvio: um rojão sai das mãos de um manifestante e atinge a cabeça de um jornalista. Mas parece-me abusivo ver nisso o propósito de matar o repórter. Nas matérias que se seguiram, O GLOBO, ecoando falas do advogado Jonas Tadeu, que diz não ser pago por ninguém para defender os dois réus mas conta que um deles diz receber dinheiro para ir às manifestações, insiste em lançar suspeita sobre Freixo, por ser o PSOL, seu partido, um possível doador do alegado dinheiro. Na verdade, as declarações do advogado, mesmo nas páginas do GLOBO, soam inconvincentes. O mesmo Jânio de Freitas, em artigo posterior àquele em que defende a tese de assassinato deliberado, se mostra desconfortável com o comportamento de Jonas Tadeu. Já O GLOBO, no qual detecto uma sinistra euforia por poder atacar um político que aparentemente ameaça interesses não explicitados, trata as falas de Tadeu sem crítica. Uma das manchetes se refere a vereadores do PSOL que teriam contribuído para uma ação na Cinelândia, na véspera de Natal, sugerindo ligação do partido com vândalos, quando se tratava de caridade com moradores de rua. O tom usado no GLOBO é, para mim, de profundo desrespeito pela morte de Santiago.
Freixo, em fala firme ao jornal, desmente qualquer ligação com os dois rapazes. Ele também lembra (assim como faz Jânio) que Jonas Tadeu representou o miliciano Natalino.
Quando Freixo era candidato a prefeito, escrevi artigo elogioso sobre ele. O jornal fez uma chamada de capa que, a meu ver, desqualificava meu texto. Manifestei minha indignação. A pessoa do jornal que dialogava comigo me assegurou não ter havido pressão dos chefes. Acreditei. Agora não posso deixar de me sentir mal ao ver a agressividade do jornal contra o deputado. Tudo — incluindo os artigos de autores por quem tenho respeito e carinho — me é grandemente estranho e faço absoluta questão de dividir essa estranheza com quem me lê.

(O grifo é do Blog)

GLOBO JÁ DEFINIU DATAS DOS DEBATES DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

A Rede Globo, segundo informou hoje a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, já definiu as datas dos debates entre os candidatos à Presidência da República: 2 de outubro (primeiro turno) e 24 de outubro (segundo turno), com participação dos quatro melhores colocados nas pesquisas de intenções de votos.
Os candidatos também serão sabatinados nos mais importantes telejornais da emissora: de 11 a 14 de agosto (Jornal Nacional); 01 a 04 de setembro (Jornal da Globo) e de 22 a 25 de setembro (Bom Dia Brasil).
Sobre os debates para entre os que disputam os governos estaduais, ainda não há definição.


PROCURADORIA DENUNCIA GAROTINHO PELA 9ª VEZ POR PROPAGANDA ANTECIPADA

Do Estadão (aqui), de 14/02/2014 -

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014, 20:22

Procuradoria denuncia Garotinho ao TRE pela 9ª vez

FELIPE WERNECK
Agência Estado

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), pré-candidato ao governo do Rio, foi denunciado mais uma vez pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) sob acusação de fazer propaganda eleitoral antecipada. É a nona representação feita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o ex-governador do Rio pelo mesmo motivo. O procurador Paulo Roberto Bérenger propôs a ação com o objetivo de proibir a distribuição de uma revista que, segundo ele, divulga a candidatura do deputado para a eleição de outubro. O prazo legal para início de campanha é 5 de julho.
Procurado pela reportagem, Garotinho divulgou uma nota: "Segundo nosso jurídico, o conteúdo que o Ministério Público considera propaganda antecipada se assemelha ao do link ''Projetos e Realizações'', que está em destaque no Blog do Garotinho, alvo de representação feita pelo PMDB, cuja liminar para a sua retirada foi negada pelo juiz Auxiliar Alexandre Chini Neto em 31/1". Ainda de acordo com a assessoria do deputado, "em seu despacho, o magistrado afirmou que ''sem invadir o mérito, não se apresentam de forma nítida, no momento, como propaganda antecipada''. Assim, pelo bom senso, esperamos que o Tribunal mantenha o mesmo entendimento."
O procurador regional eleitoral também pede ao TRE que proíba a veiculação da revista na internet e fixe multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento da ordem judicial. Para Bérenger, o texto na capa ("Nosso jeito de governar: desenvolvimento econômico com justiça social!), com uma foto do ex-governador, "já demonstra propaganda irregular".
A representação destaca declarações de Garotinho na revista como: "vou estar preparado para tirar novamente o Estado do Rio de Janeiro da falência." Para o procurador, elas "caracterizam uma promoção da candidatura antes do prazo legal de 5 de julho". "Não podemos deixar que os pré-candidatos se valham da internet e outros meios para veicularem propaganda antecipada", afirmou Bérenger. No fim de janeiro, o TRE já havia proibido liminarmente Garotinho de distribuir brindes a ouvintes de seu programa de rádio.

Veja também aqui no Blog Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro.

CAPAS DA SEMANA






PARA FESTEJAR

Da Folha da Manhã

Acervo do Monitor Campista de volta para casa

O acervo do jornal Monitor Campista deve retornar a Campos em breve. O anúncio foi feito pela Associação de Imprensa Campista (AIC) nesta sexta (14), dois dias depois que o jornalista Wilson Heidenfelder esteve reunido no Rio de Janeiro com o presidente do Diários Associados, Maurício Dinep, para formalizar o acordo de recuperação. Também foi anunciada a visita técnica da superintendente para Assuntos Corporativos do grupo Diários Associados, Vânia Costa, no próximo dia 25, ao local previsto para receber o acervo: o Arquivo Público Municipal, que funciona no antigo Solar do Colégio, em Tocos.
O Diários Associados é proprietário do título do jornal, que fechou as portas em 2009. “Uma das possibilidades é o acervo ficar no Arquivo Público Municipal”, disse Heidenfelder. Atualmente, o acervo impresso do jornal Monitor Campista se encontra no prédio do Jornal do Comércio, no Rio de Janeiro. Segundo Heidenfelder, Maurício Dinep se mostrou bastante receptivo à iniciativa da Câmara de Vereadores de Campos e da AIC de trazer o acervo de volta ao município.
Com essa finalidade, a Câmara assinou um termo de cooperação com a AIC, criando um grupo de trabalho, presidido por Heidenfelder (diretor do Departamento de Multimídia e Cultura da Câmara de Vereadores de Campos) e formado pelo diretor da Casa, Avelino Ferreira, procurador Felippe Klem, presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam), Orávio de Campos, presidente e diretor da AIC, Vitor Menezes e Wellington Cordeiro, respectivamente. O grupo de trabalho foi formalizado em reunião realizada no último dia 4 na Câmara de Vereadores.
O próximo passo, segundo Heidenfelder, será informar o Ministério Público da decisão, já que o Diários Associados assinou um termo de compromisso com o MP se tornando fiel depositário do acervo, quando o jornal fechou as portas. “Vamos fazer tudo dentro da lei. A volta do acervo será de grande valia para a história da cidade e uma ferramenta de pesquisa para os futuros jornalistas. Ele registra quase 200 anos da história de Campos”.
Em 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial do município, resolução nº 009 do Coppam, considerando o acervo impresso do Monitor, no período de 1834 a novembro de 2009, como patrimônio histórico e cultural do município. Heidenfelder  disse ainda que o presidente do Diários Associados já havia iniciado um processo de doação do acervo do Monitor à Biblioteca Nacional, assim como de outros jornais do Diários Associados. “Mas como a Câmara e a AIC demonstraram interesse, ele decidiu doá-lo ao município”, afirmou, destacando que as condições do acervo não são muito ruins.
Talita Barros

ALGUÉM VAI EXPLICAR ISSO?

Publicado onte, sábado, na página de Anderson Carvalho no facebook (aqui):
Pessoal por favor vamos compartilhar, pois isso é uma falta de respeito com a população. Estou neste exato momento no Hospital Ferreira Machado pois preciso de um oftalmologista por causa de uma emergência. Olha o que estou vendo aqui, as pessoas ficam no corredor com seus acompanhantes. Essa paciente na foto está aqui desde ontem (quinta feira) com suspeita de meningite. Agora quero saber como pode ficar aqui no corredor, podemos passar para outras pessoas, ele deveria ficar isolado. Imagine só o calor que está fazendo aqui e a barulheira de pessoas conversando e imagine durante o dia. Ela tem que fazer suas necessidades em um banheiro imundo. Temos que denunciar, pois isso é uma vergonha em uma cidade rica. Onde estão autoridades? Por favor, existe algum secretário, vereador, deputado, prefeita, juiz, promotor de plantão no face? Isso não pode ficar assim, devemos denunciar, isso é uma vergonha, por favor compartilhem até isso chegar ao conhecimento de alguém que pode resolver. Fui falar com a assistente social e ela me disse que trabalha aqui a quatro anos e sempre foi assim e no final de semana é pior. PELO AMOR DE DEUS, ISSO TEM QUE ACABAR.

Atualização às 17h58 de 17/02/14: para publicar desmentido do HFM: http://ricandrevasconcelos.blogspot.com.br/2014/02/assessoria-do-hfm-desmente-denuncia.html

Foto de Anderson Carvalho.
Foto de Anderson Carvalho.