segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ROSINHA E CHICÃO IGNORAM LEI ORGÂNICA



A prefeita reeleita e seu vice, Rosinha e Chicão, começaram o segundo mandato ignorando a Lei Orgânica que juraram defender e respeitar.
O artigo 64 da Lei diz que:

No entanto, até o Diário Oficial de hoje (14/01/2013) nenhum dos dois cumpriu o texto da Lei.
Aliás, no primeiro mandato a prefeita só cumpriu a lei nos anos de 2009 e 2010: Confira no arquivo do Blog:
Aqui - 11/01/2009 (dentro do prazo)
Aqui - 11/06/2010   (fora do prazo).

Vamos cumprir a lei prefeita e vice?

TERCEIRA VIA CONFIRMA DECISÃO CONTRA BLOG DE HERBERT NEVES

O site de notícias Terceira Via confirmou agora há pouco, às 16.59, que a Justiça já determinou a retirada do ar do Blog do empresário e médico Herbert Sidney Neves, que já havia anunciado o fato na última sexta-feira. O site Terceira Via é uma das empresas do grupo comandado por Herbert Sidney Neves.

Confira aqui para entender a história.

A HISTÓRIA DE SANTO AMARO






Amaro, seguidor de Bento e padroeiro da Baixada

Texto: Avelino Ferreira (aqui):

Quando Bento (que viveu entre os anos 480 e 544 d.C.), nascido “de boa família” da cidade de Spoleto, na Itália, decidiu-se pela vida religiosa, afastou-se de Roma e, a umas cinqüenta milhas, estabeleceu-se na cidade de Subíaco, dentro de um palácio abandonado, construído pelo Imperador Nero, em meio a uma floresta. Fixou-se ali, numa caverna próxima a uma corrente d’água artificial, a partir do represamento de um rio, em local íngreme. Até os alimentos que um  admirador lhe mandava, era-lhe fornecido por meio de cordas que desciam os sacos cheios de produtos até a entrada da caverna. 

A vida recolhida de Bento foi comentada na cidade e nas aldeias e, em pouco tempo, muitos jovens se interessaram por ele e seguiram até Subíaco para tornarem-se seguidores daquele homem que abandonou tudo para viver como monge. Um desses jovens e que foi levado pelo pai “para ser educado por Bento”, era Mauro.

    Ao deixar Subíaco, Bento estabeleceu-se em Monte Cassino(próximo a Nápolis, um pouco mais distante de Roma) e Mauro o seguiu, tendo sido o primeiro superior e administrador do famoso mosteiro. Seu colega Fausto o descreve como “homem de grande virtude, modelo de obediência, humildade, caridade e austero consigo mesmo”. 

No ano de 535, Bento foi solicitado a abrir um mosteiro na França e escolheu para esta missão pioneira o abade Mauro. O mosteiro, fundado por ele, de nome Glanfeuil, tornou-se célebre. Anos depois, uma aldeia formou-se ao seu redor e foi denominada São Mauro. A criação do Mosteiro de Glanfeuil foi o início da expansão dos mosteiros beneditinos por toda a Europa. Mauro faleceu no Mosteiro de Glanfeuil, no dia 15 de janeiro de 567. Em sua honra surgiram muitas igrejas por toda a Europa. Atribuía-se a ele muitos milagres.

            Quando a congregação beneditina veio para a Capitania de São Thomé assumir um quinhão das terras então pertencentes aos herdeiros dos Sete Capitães, na Baixada já existiam fazendas de criadores de gado cavalar e vacum. Os beneditinos construíram um mosteiro (Mosteiro de São Bento) em Campo Limpo (hoje, distrito de Mussurepe) e fizeram espargir suas idéias pela planície no final do século XVII, após receberem, em doação, em 1648, numa escritura polêmica que passava as terras dos herdeiros dos Sete Capitães para o general Salvador Corrêa de Sá e Benevides, os jesuítas, os beneditinos e um tal capitão Pedro de Souza Pereira, amigo de Salvador Corrêa.

            Os herdeiros dos capitães ficaram com 4,5 quinhão, de um total de 12 quinhões. A menor parte coube aos beneditinos. Porém, era uma enorme propriedade, compreendendo muitos quilômetros de terra. Terra que aumentava porque muitos colonizadores deixavam como legado para a congregação, parte de suas propriedades. Os beneditinos tinham terra nas localidades de Mulaco, Algodoeiro, Ciprião, Babosa, Bananeiras, Mussurepe, Taí, São Sebastião e São Bento. Depois, estenderam seus domínios às localidades de Retiro, Caboio, Olhos Dágua, São Martinho, Pitangueiras e Santo Amaro.

            Ao redor do mosteiro surgiu um pequeno povoado e a localidade ficou conhecida (até hoje) como São Bento. Do mosteiro, os seguidores e devotos de Bento administravam as propriedades. Com o tempo, foram cedendo um lote de terra aqui, outro acolá, atendendo as necessidades das famílias que desejavam um pedaço de chão para residirem, cultivarem para o próprio alimento e criarem gado. No século XIX, o Mosteiro transferiu as propriedades para os posseiros e para os que desejavam comprar as terras. (NEVES: 9).  Santo Amaro, a partir dos beneditinos, começou a fazer parte da crença do povo e entrou no folclore, sendo invocado contra doenças.

(Trecho do meu futuro livro sobre a Festa de Santo Amaro)

EXPOSIÇÃO DE SANTO AMARO NO MUSEU DE CAMPOS

Reprodução/Secom/PMCG


O interessados em conhecer a história do Padroeiro da Baixada Campista, Santo Amaro, que tem seu dia comemorado nesta terça-feira (15) podem visitar o Museu Histórico de Campos, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), que mostra um roteiro de fé e história, que supera a dor, a distância e, até mesmo, a dificuldade financeira. A cada dia 15 de janeiro, milhares de fiéis se dirigem à localidade, distante 38,8 quilômetros da sede do município. A exposição que começou na ultima sexta-feira (11) termina no final de fevereiro.
- Tem sido assim há mais de 250 anos, desde que os portugueses iniciaram a colonização na região. Romeiros chegam a pé, a cavalo, de carro, levando seus presentes, velas, para pagar promessas feitas ao santo por graças recebidas -, destaca a historiadora do Museu, Graziela Escorcard.


Texto: Secom/PMCG (aqui)

domingo, 13 de janeiro de 2013

EMPRESÁRIO DIZ QUE JUSTIÇA MANDA RETIRAR SEU BLOG DO AR



O empresário Herbert Sidney Neves anunciou na última sexta-feira (veja abaixo) e no link aqui que há uma decisão judicial para tirar seu Blog do ar. A decisão teria sido tomada por causa de uma série de denúncias que o empresário fez contra desembargadores do TJ/RJ.
Até este domingo (dia 13, às 20h45) o Blog ainda está no ar.


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013




Todas as minhas denúncias catalogadas do nº 01 ao nº 10, no período de 12/03/2012 a 23/03/2012, contra os desembargadores do TJ/RJ da 14ª Câmara Cível, respectivamente Edson Scisínio Dias e Plínio Pinto Coelho Filho, que foram expostas em meu blog tiveram uma repercussão inesperada.


O juiz criminal Glaucenir Silva de Oliveira determinou que meu blog fosse retirado do ar.

Estou aguardando a comunicação do meu servidor (Google), nesse sentido.


O difícil é aceitar que após todas as verdades expostas, tenho que reconhecer que não existem heróis da verdade, que isso é próprio de histórias de quadrinhos e que, na realidade, nem sempre a verdade vence.


É lamentável...


Mas, ainda tenho fé que conselhos superiores sejam capazes de reverter as injustiças.


Agradeço a todos que me seguiram durante todos esses anos.


Vou continuar escrevendo enquanto não for suspenso pelo meu servidor (Google).



OPOSIÇÃO VAI TENTAR REVER REAJUSTE

Eles são apenas quatro (Rafael Diniz, Marcão, Nildo Cardoso e Fred Machado), mas os vereadores que fazem oposição ao grupo majoritário na política campista prometem rever a questão do reajuste no subsídios dos vereadores.
A informação é do Blog da coluna (aqui), o mais novo espaço para discussões democráticas, que foi inaugurado na semana passada junto com a versão impressa da coluna Comentários, na Folha da Manhã. O comando é da dupla Murilo Dieguez/Gustavo Matheus.


SJB: 1 MILHÃO EM PUBLICIDADE PARA DOIS MESES?????

Pode ser um erro de publicação, mas está no Diário Oficial do Município de São João da Barra de hoje ( Folha da Manhã, página 11 - Caderno de Classificados, alto da página, lado direito):
Dois Procedimentos Administrativos sob o número 4068/2011(isso mesmo 2011), prorrogando, por dois (DOIS) meses, contratos de publicidade no valor de cerca de R$ 500 mil por mês.
O Blog está, como sempre, à disposição da Secretária e Comunicação do Município para publicar qualquer esclarecimento.

MATEMÁTICA E HIPOCRISIA


Batista anunciou "corte na própria carne" para enfrentar crise

É um típico caso em que a matemática, fria e inquestionável, derrota a hipocrisia fácil.A redução de 9% nos subsídios (nome bonito para designar salário) dos vereadores de Campos depois do reajuste de 61,8% concedidos na legislatura passada é uma afronta a qualquer inteligência mediana.
Querer faturar em cima de uma aberração matemática como essa é desconsiderar o eleitor como ser minimamente pensante.
Para ter-se uma ideia, o reajuste dos servidores municipais ficou em 5,1 % enquanto os dos vereadores, descontando o generoso "corte na própria carne", ficou em 52,8%. Própria carne? Só se for da cutícula do dedo mindinho...
Mal começou em turma?

GABEIRA AMANHÃ, NO RODA VIVA


Foto: Reprodução TVCultura

Fernando Gabeira é o convidado do Roda Viva da próxima segunda-feira (14/1), que vai ao ar às 22h, na TV Cultura, sob o comando do jornalista Mario Sergio Conti. Política, jornalismo e o seu recém-lançado livro de memórias, Onde está tudo aquilo agora?, estão entre as pautas do programa inédito.
Gabeira tem uma biografia cinematográfica. Jornalista na década de 1970, envolveu-se na luta armada contra a ditadura militar. Participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, a mais ousada ação da guerrilha urbana no País. Foi preso, exilado e passou dez anos no exterior vivendo em países como Chile, Suécia e Itália. De volta ao Brasil, lançou livros, engajou-se em movimentos ambientalistas e até desfilou pela praia vestindo uma sunga de crochê. No fim da década de 1980, entrou para o mundo político. Candidatou-se a todos os cargos do executivo, mas foi derrotado em todas as suas tentativas. Como deputado, Gabeira conseguiu reverberar suas discussões polêmicas, como a legalização das drogas e da prostituição. 
Para esta edição, o programa conta com os seguintes entrevistadores: Daniela Chiaretti (repórter especial do jornal Valor Econômico), Gabriel Manzano Filho (repórter do jornal O Estado de S. Paulo), Ivan Angelo (colunista da revista Veja São Paulo), Liana John (jornalista ambiental e blogueira do site Planeta Sustentável) e Beto Bombig (editor da editoria Brasil da revista Época). O Roda Viva também tem a participação do cartunista Paulo Caruso. 
(texto; Portal da Tv Cultura)

PASSARELA NA CAMPOS-FAROL

Já chegou o material para instalação de passarela metálica para pedestres na rodovia Campos-Farol, nas imediações do Parque Tropical. As obras de duplicação do trecho entre o Beco e Goitacazes estão quase na metade mas o trânsito deve ser liberado ainda neste verão, pelo menos até o Posto da Polícia Rodoviária Estadual.
As passarelas para pedestres são instaladas para evitar acidentes, mas é preciso que sejam utilizadas. As fotos abaixo são de dejahojinha.

                                                                                                         Fotos: Rav 13/01/2013