Atualização em 08/03/09 às 11h19 para corrigir datas após alerta de Renato Gonçalves, a quem agradeço.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Blog memória
Atualização em 08/03/09 às 11h19 para corrigir datas após alerta de Renato Gonçalves, a quem agradeço.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Lula em Cabo Frio
O presidente Lula inaugurou, hoje à tarde, um campus do Instituito Federal Fluminense (IF-F) em Cabo Frio. Na foto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula e a reitora do IF-F, Cibele Daher. A unidade é subordinada ao antigo Cefet-Campos.
Polícia faz apreensão no Camelódromo
A ação contou com cerca de 50 homens, que saíram da sede da especializada, em São Cristóvão, às 5h da manhã, em um ônibus leito cedido pela ACPM e pela ABES. De acordo com os policiais, a utilização do ônibus teve como objetivo surpreender os ambulantes, que, em outras ações da DRCPIM com carros caracterizados, eram avisados da chegada dos agentes na cidade e escondiam os produtos pirateados.
Foram apreendidos CDs, DVDs, brinquedos, roupas de marca, relógios, bonés e óculos, entre outros produtos que lotaram o ônibus e duas Pick-Ups.
Dilma em SFI
Blog memória
Para quem tem memória fraca:
O primeiro à direita, nesta animada festa de apoio à candidatura de Geraldo Pudim à Prefeitura de Campos, em 2004, é o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. Ele esteve em Campos junto com o atual presidente da Câmara Federal, Michel Temer (SP), a convite do presidente estadual do PMDB, Anthony Garotinho.
Renan, que estrou no cenário político nacional como um dos principais líderes do Governo Collor, voltou à cena esta semana, justamente como o principal articulador da vitória do agora senador Fernando Collor (PTB-AL) para presidente da estratégica Comissão de Infraestrutura do Senado.
Há dois anos, Renan Calheiros havia submergido após renunciar da Presidência do Senado para preservar o mandato que estava ameaçado no bojo de um escândalo envolvendo o uso de uma empreiteira para pagamento de contas particulares.
Bom sinal
Em Brasília 1
No ar
Em Brasília
O foco da viagem da prefeita Rosinha a Brasília está na aquisição de áreas que pertencem à União e que estão abandonadas ou semi-utilizadas. Agora há pouco ela esteve com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento (foto), a quem está subordinada a Secretaria de Patrimônio das União. Pediu a parte restante dos terrenos da antiga RFFSA, nas imediações da Avenida 28 de Março. A outra área, entre a antiga Estação da Leopoldina e a Avenida XV de Novembro, já é da Universidade Federal Fluminense(UFF). O prédio da Estação já é da PMCG.
Com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, Rosinha vai tratar da cessão da área onde hoje (ainda) funciona o que restou do 56º Batalhão de Infantaria, em Guarus e de parte do terreno da Marinha, no Farol de Thomé para implantação de um projeto de turismo.
Atualização às 17h45 para correção do nome da UFF, após alerta de um leitor, a quem agradeço.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Epa!!!!!!!
Jair reeleito na Fundação Benedito Pereira Nunes
Estreia de luxo
Eleição encerrada
Ariston eleito presidente da Comissão de Minas e Energia
Saudosista, eu?
E depois o saudosista sou eu, com minha despretensiosa seção de Blog Memória.
Eleição para Fundação Benedito Pereira Nunes
Assinados últimos TAC´s
Mais TAC hoje
Heródoto Barbeiro volta ao Roda Viva
Jackson cassado, clã Sarney retoma a capitania do Maranhão
Com o voto favorável do presidente, ministro Carlos Ayres Brito, o TSE decidiu cassar o mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT) por abuso de poder político. Foram quatro votos contra três.
Cabe recurso ao STF, mas a senadora Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada na eleição de 2006, deve ser diplomada e empossada para voltar a governar o Estado, que é uma espécie de capitania da família Sarney há quatro décadas.
Há poucos dias, o Tribunal já tinha sido cassado o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) e empossado o segundo colocado, José Maranhão (PMDB).
Homenagem justa
Site da PMCG está no ar
E a notícia do dia foi o lançamento da maquete do futuro Sambódromo da cidade, feito hoje à noite pela prefeita Rosinha e o secretário de Cultura, Orávio de Campos. (aqui).
terça-feira, 3 de março de 2009
Roseana com um pé no governo do Maranhão
O TSE continua julgando um recurso impetrado pela coligação de Roseana pedindo a cassação do registro do candidato eleito e empossado, Jackson Lago (PDT). O voto do relator, Eros Grau, acatou parecer do Ministério Público Eleitoral e votou pela cassação de Lago e diplomação e posse da segunda colocada, Roseana Sarney.
Os ministros estão votando neste momento. Jackson Lago (foto) é acusado de "captação ilícita de voto".
Exemplo de transparência
Há exemplos também nas prefeituras de Campina Grande (PB) (aqui), Palmas (TO) (aqui) e outros, mas o que mais se aproxima, no meu entender, da transparência prometida e desejada é o implantado na Prefeitura de São Carlos.
Vou continuar pesquisando com o objetivo óbvio de colaborar para o aprimoramento do instrumento democrático do portal da transparência.
Duelo de titãs
Sepúlveda Pertence defende os interesses da senadora Roseana Sarney, segunda colocada no pleito de 2006 e principal beneficiada caso Lago seja cassado.
Rezek, que presidiu as eleições de 1989 e depois foi ministro das Relações Exteriores do Governo Collor, defende a manutenção do mandato do governador maranhense.
A sessão está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Justiça.
Varas do Trabalho em novo endereço
Denúncia derruba mais um
Maia é acusado de ter ocultado de sua declaração de bens uma mansão de R$ 5 milhões em Brasília. O diretor-geral adjunto, Alexandre Gazineo, irá ocupar a função de Agaciel.
Mais aqui no G1 e aqui na Radiobrás.
Lula quinta-feira em Cabo Frio
(Com informações da Ímpar Comunicações)
Embaçou?
Blog memória
segunda-feira, 2 de março de 2009
STF manda União indenizar Tribuna da Imprensa
Após perder na primeira instância e no Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, a União tentou recorrer ao Supremo para reverter a condenação. A fim de afastar sua obrigação de reparar os danos causados ao jornal pela censura, a União alegava não haver “nexo de causalidade a ensejar uma responsabilidade objetiva, o que invalida o conteúdo probatório da presente demanda”.
Blogosfera repercute o portal da "transparência"
O portal, definitivamente, não satisfaz o cidadão leigo e tampouco o mais habilitado a entender o orçamento público. Não amplia o poder fiscalizatório do povo. É um tiro de festim, uma conversa fiada, pura encenação.
Roberto Moraes (aqui)
Ele não é um portal e nem traz transparência na essência do termo. Na verdade apenas uma página dentro do site oficial com duas únicas telas de informações genéricas do orçamento.
Xacal (aqui)
Será que algum idiota desse governo imaginou que pode enganar a população com aquele rol de informações copiadas da Lei do Orçamento, maquiadas com alguns eufemismos e badulaques de marketing...?
Urgente (aqui)
Espera-se que o portal passe a agregar uma possibilidade maior de detalhamento das contas, informando quem (qual secretaria ou órgão) comprou o que, de quem e a que preço.
Carraspana Campista (aqui)
Não sejamos ingênuos acerca do Portal da Transparência. Estamos parecendo crianças às quais foram oferecidas balas bem açucaradas para cumprir esta ou aquela tarefa que não queríamos e estamos cobrando do além. Ou mesmo nos fazendo (e não eles) de bobo.É lógico que jamais as informações serão pormenorizadas.E o pior: se forem, em nada impedirão práticas condenáveis na relação poder/fornecedor.
Ururau (aqui) e (aqui)
DiHumor (aqui)
Foi lançado nesta semana pela prefeita Rosinha Garotinho, o Portal da Transparência, onde tudo indicava, seria dado TRANSPARÊNCIA aos atos de governo, a todos os munícipes de Campos dos Goitacazes.
domingo, 1 de março de 2009
Transparência de araque
Esse resuminho ou balancete já é enviado mensalmente à Câmara Municipal e qualquer cidadão pode ter acesso. E não esclarece nada.
E se vierem me dizer que o portal ainda está em construção, o que a prefeita fez hoje ou foi um engodo ou ela foi enganada por seus assessores.
Transparência, além de tornar públicos os resumos das receitas e despesas, é mostrar quem recebeu e por quais serviços prestados TODOS os recursos municipais.
Exemplo? Desde janeiro a Prefeitura de Campos está pintando a cidade de amarelo: Ta até bonitinho, apesar da monotonia óbvia, mas onde foram compradas e quanto custaram as latas de tinta? Que empreiteiras foram contratadas para executar o serviço? por quanto? e qual o critério da escolha?
Várias obras de recuperação de ruas estão em execução na cidade e até a situação de emergência causada pelas chuvas de dezembro foi prorrogada até maio (?????). Que empresas estão executando as obras? Por quanto e quais critérios de escolha?
E mais: Portal de transparência de uma prefeitura que queira se dizer transparente, deve ,obrigatoriamente, publicar até os nomes de seus gestores que viajam a serviço da municipalidade, para onde foram, fazer o quê e quanto receberam em diárias.
Quem ouviu a então candidata Rosinha dizer e repetir em todos os comicíos e debates que criaria um PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, esperava e ainda espera muito mais que o resuminho publicado hoje.
Transparência de araque a gente não engole, prefeita.