sexta-feira, 28 de março de 2008

CONFIRMADO: TRF MANTÉM MOCAIBER AFASTADO

Um dos advogados de Mocaiber confirmou agora à repórter Flávia Ribeiro, do Monitor Campista, que o desembargador Castro Aguiar INDEFERIU o agravo de instrumento e mantém afastado o prefeito de Campos. O advogado já adiantou que vai recorrer da decisão nas próximas horas.


Decisão ainda sem confirmação

A informação é de assessores do prefeito interino Roberto Henriques, mas ainda não foi confirmada pelo TRF: o desembargador Joaquim Antônio de Castro Aguiar teria decidido não acatar o agravo de instrumento dos advogados de Mocaiber e, assim, mantém o prefeito de Campos afastado do cargo.

Um assessor do TRF disse agora há pouco que, como o processo corre em sigilo de justiça, não pode dar nenhuma informação sobre a decisão do desembargador.

Além da informação dos assessores de Roberto Henriques, outro indício de que Mocaiber perdeu o recurso é que seus advogados não querem falar sobre a decisão.

Mas atenção: a informação da manutenção do afastamento de Mocaiber não está confirmada.

Primeiras páginas











Quem é o desembargador?

Piauisense de Teresina, o desembargador Joaquim Antônio de Castro Neves, é reconhecido especialista em "Direito Municipal", tema de vários de seus livros.

Clique no link abaixo para conferir a biografia do homem que pode decidir o futuro de Campos nas próximas horas:


http://www.trf2.gov.br/institucional/estrutura/trf2/curriculos/curric_ac.php

É hoje!


Segundo informações da Assessoria da presidência do Tribunal Federal Regional (TRF) já está no gabinete do presidente Joaquim Antônio de Castro Aguiar (foto), o agravo de instrumento impetrado pelos advogados de Alexandre Mocaiber pedindo a suspensão da liminar que afastou o prefeito de Campos por 180 dias.
Se acatar o agravo e suspender os efeitos da liminar do juiz da 1ª Vara Federal de Campos, Fabrício Antônio Soares, a recondução de Mocaiber ao cargo será imediata.

Agenda do poder

Presidente Lula

09:30 - Chegada ao aeroporto de Paulo Afonso
10:00 - Sobrevôo e visita às obras do Canal do Sertão Alagoano
11:30 - Cerimônia de assinatura de protocolos de cooperação federativa e de
instalação do Comitê Estadual de Articulação do programa Territórios da Cidadania
14:00 - Partida para Brasília/DF
Aeroporto de Paulo Afonso
16:00 - Chegada à Base Aérea de Brasília

Governador Sérgio Cabral Filho


10h - Inauguração das obras de reurbanização do Centro Histórico de Petrópolis
Local: Obelisco
10h40 - Inauguração do Posto de Habilitação e Identificação Civil do Detran
11h30 - Inauguração de 40 casas populares em Rio das Flores
11h50 - Inauguração da Ampliação do Galpão onde funciona a empresa T. L. Gomes Souza
11h55 - Visita ao início das obras do convênio Padem 2007
13h - Inauguração da 1ª fase do Projeto de Fortalecimento do Parque Estadual da Ilha Grande

Prefeito em exercício, Roberto Henriques

9h30 - Participação na solenidade em comemoração ao aniversário da cidade, na Praça São Salvador

Dia de faxinão 1

Definição do mestre Irajá, que assino em baixo:

Foto: Colaboração de Juarez Fernandes

Dia de faxinão

Neste dia de “faxinão” proposto pelo Blog do professor Roberto Moraes, por oportunidade do aniversário da cidade, é impossível fugir da tentação fácil de simplificar a problemática satanizando os políticos, as elites, as empreiteiras de obras públicas e a mídia.
Sim, todos têm sua parcela de responsabilidade para que Campos chegasse aos 173 anos megulhada na maior crise ética e moral de sua história, mas não dá passar ao largo de uma questão que, por mais delicada que seja, tem que ser tocada: a inclusão do cidadão campista no rol dos culpados.
Nenhuma das instituições políticas que hoje desmororam na lama teria os representantes que têm se não tivessem o voto individual do eleitor campista. É naquele momento solitário na cabine indevassável, um momento quase sagrado, é que o cidadão desenha o que quer para a sua cidade. E, nos últimos anos, o campista tem tido dedo podre para escolher seus representantes.
Ano eleitoral é bem propício para uma reflexão, ou, um boa faxina.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Habeas corpus negado

Foi publicado hoje na Revista Eletrônica do STJ a decisão da ministra Laurita Vaz, que negou habeas corpus preventivo solicitado pelo ex-governador Anthony Garotinho que temia ter sua prisão decretada a partir da "Operação Telhado de Vidro".

Clique no link abaixo para ler a decisão, na íntegra:
https://ww2.stj.gov.br/revistaeletronica/REJ.cgi/MON?seq=3787403&formato=PDF

Depoimentos prosseguem

Informações que chegam dos colegas que estão em frente ao prédio da Vara Federal, no Centro de Campos, dão conta de que apenas três dos sete presos pela "Operação Telhado de Vidro" já prestaram depoimento ao juiz da 1ª Vara Federal. A previsão, oficiosa — porque tudo corre em segredo de justiça — é de que o último depoimento acabe por volta das 23h.
Os presos devem ser levados de volta à Polinter, no Rio de Janeiro, ainda hoje.

Dia D para Mocaiber

Ficou para amanhã, segundo informações da Assessoria de Imprensa, a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal (TRF), desembargador Joaquim Antônio de Castro Aguiar, sobre o agravo de instrumento impetrado pelos advogados do prefeito afastado de Campos, Alexandre Mocaiber.
Mocaiber pede liminar para suspender a decisão do juiz da 1ª Vara da Federal de Campos, Fabrício Antônio Soares, que no último dia 11, afastou o prefeito do cargo por 180 dias, por improbidade. Se Castro Aguiar acatar o pedido, Mocaiber é reconduzido automaticamente.

Chegada dos presos...


Foto: Juarez Fernandes

Momento da chegada do ex-procurador-geral da Prefeitura de Campos, Alex Pereira Campos (de barba); Edilson Quintanilha e Francisco de Assis Rodrigues (de camisa listrada), para depôr na 1ª Vara Federal de Campos. Eles eram os principais assessores do prefeito afastado de Campos, Alexandre Mocaiber, e estão presos desde o dia 11 por, segundo o Ministério Público Federal, suspeita de participar de uma quadrilha que teria desviado mais de R$ 240 milhões da Prefeitura de Campos.
Na foto, também, de cabelos grisalhos, Marco Antônio França, presidente do Instituto José Pelúcio

Com a corda no pescoço

Foto:Fabíola Gerbase/Alerj



Do site da Alerj, de ontem:




O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembléia Legislativa do Rio decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (26/03), recomendar a aplicação da pena de perda de mandato aos deputados Renata do Posto (PTB), Jane Cozzolino (PTC), Tucalo (PSC) e João Peixoto (PSDC).


Os quatro fazem parte do grupo de sete parlamentares que foram investigados por suspeita de participação em fraudes do auxílio-educação concedido pela Alerj aos seus funcionários. Para o deputado Édino Fonseca (PR), o Conselho optou pela pena de suspensão temporária do mandato por 90 dias. Já os deputados Délio Leal e Álvaro Lins, ambos do PMDB, tiveram as denúncias contra eles arquivadas.


O relatório final será publicado nesta quinta-feira (27/03), no Diário Oficial do Poder Legislativo, e, de acordo com o presidente do conselho, deputado Paulo Melo (PMDB), as penas propostas deverão ser votadas em plenário na próxima terça-feira (01/04), na forma de projetos de resolução. Para que sejam aprovados, será necessário um placar de mais de 36 votos na Casa.

Chegaram!

Chegaram, há poucos minutos, os sete presos na "Operação Telhado de Vidro" à sede da Justiça Federal, em Campos. O primeiro a chegar foi o empresário Geraldo Seves, dono de uma das empresas contratantes de shows, entre elas, a que deu origem à operação. Logo depois chegaram os ex-homens-fortes de Mocaiber, Francisco de Assis Rodrigues e Edilson Quintanilha.
Todos desceram algemados.

Delação premiada

É grande a expectativa na frente do prédio da Justiça Federal, bem ao lado da Catedral do SS Salvador. Cerca de 200 pessoas estão diante do prédio em busca de informações sobre os depoimentos dos envolvidos na "operação Telhado de Vidro". Os sete que estão presos desde o último dia 11 são esperados agora à tarde para serem ouvidos pelo juiz da 1ª Vara Federal de Campos, Fabrício Antônio de Souza.
Outras 11 pessoas, entre ex-assessores do prefeito afastado, Alexandre Mocaiber, e empresários, também têm depoimentos marcados para hoje.

Agenda do poder

Presidente Lula (Está em Recife - PE)

09:30 - Fórum Empresarial Brasil-México
11:30 - Visita ao novo prédio do Instituto Materno-Infantil
11:45 - Cerimônia de inauguração do novo prédio do IMIP
13:00 - Almoço com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e empresários
15:00 - Cerimônia de inauguração de agências do Banco Azteca
16:40 - Inauguração do trecho do metrô urbano de Recife
18:30 - Deslocamento para o Hotel Atlante Plaza

Governador Sérgio Cabral Filho


16h30 - Assinatura do contrato de concessão das linhas Barra-Baixada
Palácio Guanabara
19h - Abertura da exposição Petrópolis, Ontem e Hoje

Presidente em exercício, Roberto Henriques

Sem atualização desde 26/03/2008

Manchetes de hoje

O Diário

PRESOS DA TELHADO DE VIDRO
DEPÕEM NA JUSTIÇA FEDERAL

APREENSÃO NO ESCRITÓRIO DA EX-SECRETÁRIA DE MOCAIBER

Folha da Manhã

TRF JULGA MOCAIBER ATÉ 6ª E
MANDA DEMITIR TODOS DO PSF

OUTRA BUSCA E APREENSÃO DO MPF

Monitor Campista

CONFIRMADA AUDIÊNCIA
DA "TELHADO DE VIDRO"

quarta-feira, 26 de março de 2008

Ausentes

Na sessão solene, hoje, em comemoração aos 355 anos de fundação da Câmara Municipal de Campos, foram homenageados todos os ex-presidentes da Casa ainda vivos.
A ausência de pelo menos dois deles foi muito notada: Carlos Alberto Campista (1989-1990) e Alexandre Mocaiber (2005). Ambos foram prefeitos, além de presidentes da Câmara e, ambos afastados pela Justiça.

Telhadão de vidro!

Literalmente o maior telhado de vidro da cidade quem tem é o Palácio Nilo Peçanha, onde funciona a sede da Câmara Municipal de Campos.
Por um capricho do autor do projeto do famoso e belo prédio onde funcionou o antigo Forum Nilo Peçanha (réplica do Parthenon), uma grande parte do teto, bem sobre as escadarias, é uma espécie de clarabóia de vidro que chama a atenção dos visitantes pela beleza e luminosidade externa que oferece ao ambiente.
Se alguma pedra da "Operação Telhado de Vidro", da Polícia Federal, cair no local, o estrago vai ser grande, e como!






Fotos:Juarez Fernandes


E a transparência, prefeito?

O prefeito Roberto Henriques está há 15 dias interinamente no cargo. Já nomeou metade do primeiro escalão e entabula uma auditoria independente para investigar o (des)governo Mocaiber. No entanto, está demorando mais que o esperado para democratizar o acesso às informações sobre os pagamentos efetuados pela prefeitura.
A tarefa não é tão difícil assim. Basta abrir um link no portal da PMCG e alimentá-lo com o boletim de caixa da Secretaria de Fazenda, porque é direito de todos saber como foram e são gastos os recursos públicos.
Se as informações já são conhecidas pelo pessoal do governo interino e material humano tem de sobra, o que falta para disponibilizar essas contas?
A população indignada não pode se contentar com as futricas que vazam aqui e ali sobre aquisições esdrúxulas com o dinheiro público, salários de marajá para alguns contratados das fundações e outras falcatruas. Queremos mais: só com TODOS os gastos disponíveis na Internet será possível recuperar a crebilidade da administração municipal.
Transparência!

Cherene ganha tempo

Estava na pauta de julgamento de ontem, do TSE, um recurso do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Cherene, que foi cassado pelo juiz da cidade por crime de compra de voto na eleição de 2004. Reconduzido ao cargo pelo TRE, o caso foi parar na última instância, o Tribunal Superior Eleitoral, que ontem devolveu o processo para o TRE.
Com isso, dificilmente o julgamento ocorrerá antes do final do mandato de Cherene.
Coisas da Justiça do Brasil.
Leia a matéria postada ontem, às 23h10 no portal do TSE:
25 de março de 2008 - 23h10
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com o voto do relator, ministro José Delgado, no Recurso Especial 28015, determinou o retorno dos autos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) que deverá julgar o mérito do recurso ajuizado pela Coligação “Força do Povo” (PTB, PRONA, PV) e pelo Diretório Estadual do PTB contra a expedição do diploma de Pedro Jorge Cherene (PMDB) e Cláudio Luiz Henriques, respectivamente prefeito e vice, eleitos em 2004 em São Francisco de Itabapoana (RJ).
Os dois foram cassados pelo juiz da 130ª Zona Eleitoral sob acusação de terem se utilizado do programa Bolsa-Família do governo federal para se elegerem. No entanto, o TRE fluminense deferiu liminar que os manteve no cargo quando julgou que não houve uso do programa para inscrever eleitores pois, o prefeito provou que há muito tempo já havia pedido ao governo federal a implementação do programa assistencial no município, tendo sua solicitação atendida somente no mês de agosto, dois meses antes da eleição.
A Coligação e o PTB ajuizaram então outro recurso que o TRE-RJ extinguiu por entender caracterizada litispendência (quando existem dois ou mais pedidos com relação a uma mesma demanda, o que poderia gerar decisões conflitantes).
A decisão do ministro José Delgado determinou o retorno dos autos ao TRE-RJ para que julgue o mérito do recurso lá interposto, pois para ele o Recurso Contra a Expedição de Diploma é um instrumento processual autônomo, devendo ser julgado independentemente de outras ações.

Lula em Pernambuco

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O presidente Lula está em Pernambuco. Já lançou obras do PAC no Estado e deu mais palanque para a ministra Dilma Rousseff, chamada por ele, de "mãe do PAC".

Daqui a pouco Lula encontra-se com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Os dois presidentes visitam o canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape.

A visita, no entanto, segundo informações da Agência Brasil, não significa que a Petrobras e a petrolífera venezuelano PDVSA tenham finalmente chegado a um acordo quanto à operação conjunta do empreendimento.

Por enquanto, a parceria não passa de intenção

Dengue

Já chega a 50 o número de mortos pela dengue no estado do Rio de Janeiro. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde, Victor Berbara, outras 50 mortes ainda estão sendo investigadas. A secretaria vai divulgar o balanço semanal dos casos de dengue no final da tarde desta quarta-feira (26).
(Do portal G-1)
E agora, "seu" Cabral?

Sufoco no ar

Um avião Lear Jet da Força Aérea Brasileira (FAB) que saiu do Recife nesta quarta-feira, 26, rumo a Brasília com os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e das Comunicações, Hélio Costa, apresentou problemas mecânicos logo após a decolagem e retornou à capital pernambucana, onde fez um pouso forçado, de barriga, sem que o comandante conseguisse acionar o trem de pouso. A informação foi transmitida por assessores do Ministério da Integração Nacional, em Brasília.
Também estava a bordo o superintendente da Sudene, Paulo Fontana. De acordo com os assessores do ministério, não houve feridos. O comandante conseguiu abrir uma porta da aeronave para um desembarque urgente, no momento em que os bombeiros já estavam chegando.


(Da Agência Estado)

Royalties

Assim como o Irajá, já expressou em seu telegiz, o Gustavo Oviedo também acha que está na abundância dos recursos dos royalties, a raiz dos males de Campos.
Confira o texto do Gustavo, do Blog Caído em Campos, no link ao lado.

Manchetes de hoje

Monitor Campista


PRESOS NA "TELHADO DE VIDRO"
DEPÔEM AMANHÃ EM CAMPOS

FRUSTRAÇÃO
SEM RELATÓRIO, HENRIQUES NÃO FALA NA CÂMARA

HFM CONVOCA
MAIS APROVADOS
EM CONSURSO

Folha da Manhã

RECURSO DE MOCAIBER
VAI A SORTEIO NO TRF

HENRIQUES
BARRADO NA
CÂMARA SEM
DOCUMENTO

O Diário

EX-OFICIAL DE JUSTIÇA É UM
DOS CABEÇAS DA CORRUPÇÃO

HENRIQUES E BACELLAR BATEM
BOCA POR CAUSA DE RELATÓRIO

Agenda do poder

Presidente Lula
10:40 - Solenidade de assinatura de ordem de início das obras do PAC em Pernambuco
15:20 - Visita às obras da Refinaria Abreu e Lima - Complexo Industrial e Portuário de Suape/PE
16:10 - Visita ao Centro de Treinamento do Estaleiro Atlântico Sul - Complexo Industrial e Portuário de Suape/PE
17:00 - Encontro privado com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez
Palácio do Governo do Estado de Pernambuco
20:30 - Jantar com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez
Palácio do Governo do Estado de Pernambuco
Governador Sérgio Cabral Filho

10h - Assinatura de convênio com a Província de Buenos Aires, da República Argentina
Local: Salão Verde do Palácio Guanabara
15h - Assinatura de contrato entre a Cedae e a CEF
Local: Salão Nobre do Palácio Guanabara
Prefeito em exercício, Roberto Henriques
11h – Reunião com o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, na sede da Prefeitura de Campos, sobre o Complexo de Barra do Furado.

terça-feira, 25 de março de 2008

Investigar ou ser conivente



Independente da frustração causada pela ausência do prometido "relatório" do prefeito em exercício, Roberto Henriques, está sendo criado, aos poucos, na Câmara Municipal de Campos, um ambiente propício à instalação de uma comissão de investigação para apurar as denúncias de corrupção no governo Mocaiber. Não cabe, à exceção da omissão conivente, outra alternativa aos vereadores a não ser chamarem a si a responsabilidade pelo julgamento político do prefeito afastado. Sobre Mocaiber pesam robustos indícios e eloqüentes são as provas encontradas tanto pelo Ministério Público Federal quanto pelo governo interino. Diante disso, a Câmara não pode continuar "se fazendo de morta" para ver o que vai dar.
Na iminência de não terem Mocaiber de volta ao cargo e, por conseguinte, interrompido o esquema que garantiria a reeleição de boa parte deles, os vereadores vão chegar à conclusão que adotar o discurso da ética, investigar as denúncias e até chegar à cassação do mandato de Mocaiber pode ser a saída para o futuro político deles próprios. Além disso, ficariam com a imagem um pouco melhor junto ao eleitorado e, de quebra, ganhariam o reconhecimento do prefeito efetivado no cargo e, quem sabe, até alguma colaboração para a campanha.
Cumprir obrigação por conveniência de ocasião, pode ser até um raciocínio hipócrita, mas o que esperar de uma classe política com antecedentes tão reprováveis como os que temos visto no país nos últimos anos?

E o Irajá pensa que...




Tá combinado?





As relações entre o prefeito interino, Roberto Henriques e o presidente da Câmara dos Vereadores, Marcos Bacellar, azedaram.
RH anunciou que iria à Câmara levar um primeiro relatório mostrando um raio-x da situação em que encontrou a Prefeitura de Campos, mas chegou de mãos vazias. Com isso, Bacellar não franqueou a palavra ao prefeito em exercício no Plenário.
A expectativa era de que RH levasse documentação suficiente para pressionar os vereadores a abrir uma sindicância para apurar as irregularidades levantadas pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e, agora, pelo governo interino.
Das duas uma: ou Roberto Henriques pisou na bola ou o jogo tá combinado.

Garotinho também no STJ

Este Blog tem objetivo de ser um espaço de opinião do autor e não reprodução de documentos, mas não posso deixar de mostrar aqui que, além do prefeito afastado, Alexandre Mocaiber, o ex-governador Garotinho também foi a STJ pedir habeas corpus preventivo no turbilhão da "Operação Telhado de Vidro".
E o mistério continua: o que teme Garotinho?
Confira nas consultas abaixo, feitas no site do STJ. Clique para ampliar a imagem:





Mocaiber no STJ

Enquanto aguarda uma posição do desembargador Antônio de Castro Aguiar, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF), sobre um pedido de liminar para reconduzí-lo ao cargo de prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, ingressou, no último dia 18, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com pedido de habeas corpus preventivo. O objetivo, se tiver êxito, é evitar o cumprimento de eventual ordem de prisão pedida pelo Ministério Público Federal.
Segundo informações da Assessoria de Imprensa do STJ, o último movimento no processo, hoje, às "12:49 - TELEGRAMA CÓPIA JUNTADA", refere-se a pedido de informações feito ontem pelo ministro Jorge Mussi ao TRF.
Clique nas imagens para ver melhor as consultas efetuadas agora há pouco no site do STJ:




Manchetes de hoje

O Diário

CAMPOS É O SEGUNDO EM DENGUE

EX-GERENTE DO BRADESCO
ASSASSINADO EM ASSALTO

PREFEITO PRIORIZA
SALÁRIOS E SAÚDE

Monitor Campista

AUDITORIA NA PREFEITURA

RECURSO AINDA
SEM PRAZO PARA
SER ANALISADO

DENGUE: REFORÇO NO ATENDIMENTO

Folha da Manhã

OUTRO HABEAS CORPUS NEGADO:
DO QUE GAROTINHO TEM MEDO?

DE ROYALTIES,
MAIS R$ 42
MILHÕES PARA
CAMPOS

Agenda do poder

Presidente Lula

09:30 - José Alencar - Vice-Presidente da República
10:15 - Edison Lobão - Ministro de Minas e Energia
15:00 - Despacho Interno
15:15 - Tenente-Brigadeiro-do-Ar Flávio de Oliveira Lencastre - Presidente do STM
15:30 - José Múcio -ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência
17:00 - Gilmar Mendes - Ministro do Superior Tribunal Federal
17:30 - Paulo Bernardo Silva - Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão


Governador Sérgio Cabral

9h30 - Abertura do 3º Fórum Estadual de Mudanças Climáticas
Local: Firjan
11h - Inauguração da 6ª Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 horas de Belford Roxo
Local: Belford Roxo
16h30 - Concessão à Petrobras de licença ambiental para o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro
Local: Salão Verde do Palácio Guanabara
16h30 - Assinatura do contrato de suprimento de gás para o Rio de Janeiro entre a Petrobras e a CEG
Local: Salão Verde do Palácio Guanabara

Prefeito em exercício Roberto Henriques

À tarde - (sem divulgação de horário) - Entrega de relatório à Câmara Municipal.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Mistério 5

Eu sei que o processo 2008.02.01.003603-4 corre em "segredo de justiça", mas que crimes teriam cometido os principais assessores do prefeito afastado, Alexandre Mocaiber, para que sejam mantidos em prisão preventiva?

Corrigido o número do processo de acordo com informação do Blog do Roberto Moraes. O nº
2008.51.03.000615-3, informado aqui anteriormente aparece na nota oficial divulgada pela Câmara Municipal do dia 11/03/2008 e publicada na página A-3 do Monitor Campista.


Clique na imagem para visualizar melhor a consulta:

Mistério 6

Quem é o médico do Hospital Geral de Guarus (HGG) que ganhava mais de R$ 19 mil por mês? A denúncia é do prefeito interino que, no entanto, prefere manter em sigilo o nome do “sortudo”.

Mistério 4

É verdade mesmo que o deputado João Peixoto, presidente estadual do PSDC, usava um telefone celular pago pela Prefeitura de Campos?
Amnésia ou...?

Mistério 3

Por que o ex-governador Anthony Garotinho pediu, no dia 12/03/2008 (um dia depois de deflagrada a operação “telhado de vidro”), habeas corpus preventivo na 1ª Vara Federal de Campos?
Confira reprodução da consulta feita hoje no portal da Justiça Federal.
Clique na imagem para ver melhor:



Obs.: A Folha da Manhã levantou o assunto na semana passada e o ex-governador, até onde tive conhecimento, não se manifestou.

Mistério 2



O artigo do deputado federal e ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna (PDT) na edição de hoje da Folha da Manhã (Página 4) não passa nem de raspão na crise em que está mergulhada a cidade, com o prefeito afastado pela Justiça Federal e com os principais assessores presos.
Arnaldo parece um E.T. escrevendo sobre um planeta imaginário. Nem de longe lembra o amigo e padrinho político do prefeito afastado, Alexandre Mocaiber.
Maquiavel ou Pilatos?
(foto de Arquivo dos bons tempos)

Mistério 1


O prefeito interino Roberto Henriques (PMDB) nomeou para seu secretário particular o ex-deputado federal José Maurício Linhares Barreto (PDT), inimigo político do ex-governador Garotinho.
É provocação ou independência mesmo?

Shows dos milhões!!!!!

Trecho do texto distribuído à imprensa pelo presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira:

" Mas, se ficamos estarrecidos com o que vimos nessa ponta, podemos imaginar o tamanho da pedra de gelo. Pedra, não, uma montanha submersa que causídicos inescrupulosos, em nome de uma moral assentada em normas que objetivam favorecer os que têm dinheiro, mesmo que este seja roubado, querem manter velada, escondida.
E o que é exatamente essa ponta do iceberg? A enorme quantidade de shows superfaturados, contratados através de um empresário inescrupuloso que dirige três empresas – Lucas e Reis Marketing Ltda., Jakimow’s Empreendimentos Artísticos Ltda. e Telhado de Vidro Produções Artísticas Ltda..
Para se ter uma idéia, o show de Alcione em Santo Amaro, dia 15 de janeiro, custou aos cofres públicos R$ 185.800,00. Para escamotear a cifra astronômica, a fatura é dividida em duas. Quando se lê a fatura, constata-se apenas a cifra R$ 82.900,00. Mas é uma de duas, ou seja, em outra fatura consta mais R$ 82.900,00. O show de “Jamil e uma noites” , dia 12 de janeiro no Farol, custou ao povo de Campos R$ 164.600,00 e, da mesma forma, em duas faturas de R$ 82.300,00. "

Expectativa


É grande a expectativa quanto a um possível posicionamentodo presidente do Tribunal Regional Federal (TRF), Castro Aguiar, sobre um pedido de liminar para reconduzir o prefeito afastado de Campos, Alexandre Mocaiber.
Se aceitar os argumentos dos advogados de defesa, Mocaiber volta ao cargo automaticamente.

Auditoria já!

A agenda oficial do prefeito em exercício, Roberto Henriques, informa para hoje pela manhã, um encontro com diretores da Trevisan, uma empresa de auditoria independente.

Codemca

O Diário Oficial de hoje publica as portarias de exoneração de toda a diretoria da Codemca, incluindo o presidente, o ex-prefeito Sergio Mendes.
O novo presidente chama-se Jivago Vieira Faria. Ele já foi da diretoria da Emhab no governo Arnaldo Vianna.
A indicação é do Partido Republicano Brasileiro (PRB), o partido do Bispo Crivella.
Corrigida, às 14h de 25/03, a grafia do nome do novo presidente da Codemca.

Mario Lopes

Está confirmado o nome do professor Mário Lopes para assumir a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.

Manchetes de hoje

Folha da Manhã

PRESIDENTE DO TRF DECIDE ATÉ
QUARTA O PREFEITO DE CAMPOS

Monitor Campista

RECURSO DE MOCAIBER DEVE
SER JULGADO HOJE NO TRF

DEFESA CIVIL ISOLA
ÁREA EM ATAFONA

O Diário

MOCAIBER TORRA R$ 3 MILHÕES
EM SHOWS SUPERFATURADOS

Agenda do poder

Presidente Lula

11:30 - Guido Mantega - Ministro da Fazenda
12:30 - Nelson Jobim - Ministro da Defesa
15:30 - Dilma Rousseff - Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República
17:00 - Reunião do Conselho Político

Governador Sérgio Cabral Filho


16h - Inauguração das Tendas de Hidratação do Estado do Rio no Combate à Dengue
Local: Retiro dos Artistas - Jacarepaguá
17h - Inauguração das Tendas de Hidratação do Estado do Rio no Combate à Dengue
Local: Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas - Campo Grande
18h - Inauguração das Tendas de Hidratação do Estado do Rio no Combate à Dengue
19h - Visita à nova UTI Pediátrica do Hospital Pedro II - Santa Cruz
Local: Hospital Pedro II - Santa Cruz

Prefeito interino, Roberto Henriques

10h – Reunião com auditores da Trevisan.
16h – Reunião com representantes da empresa MMX, responsável pela construção do Porto do Açu

Se oriente Cabral

O Estado do Rio de Janeiro já tem 48 mortos por dengue este ano. E Sérgio Cabral Filho está chegando de uma longa viagem de 10 dias ao Japão.
Se demorasse um pouco mais corria o risco de o Rio não sentir sua falta

Royalties - março

A Prefeitura de Campos recebeu hoje o repasse de royalties referente à produção de óleo e gás na Bacia de Campos no mês de janeiro: R$ 42.098,048,42.
Com isso, fica assim o quadro de recursos em 2008 nos cofres municipais:

Repasses mensais (jan a mar) R$ 120.623.065,32
Repasse trimestral (4T 2007) R$ 112.645.952,65

TOTAL...........................................................R$ 233.269.017,97

Fora da rede

Fora da cidade desde a última quinta-feira e, deliberadamente sem acesso a computador, não dei minha contribuição à rede blog, que na última sexta-feira enfocou a cultura no município. Vai, pois, agora, com atraso justificado, minha curta participação:

Museu da Viúva Porcina

No Centro da cidade há dois exemplos de abandono material de monumentos culturais do município: o velho casarão do Visconde de Araruama, onde seria o Museu de Campos e o prédio da Lira de Apollo, vítima de um incêncio no início dos anos 90.
O “museu” pode ser considerado uma espécie de “viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido”. Explico: na obra de Dias Gomes, a amante do coronel Sinhozinho Malta, Porcina, casa-se de araque com Roque, o santeiro da cidade, que é obrigado a fugir antes da consumação do casamento e é dado como morto. Assim é o “Museu de Campos”. Existe um prédio, em acelerado processo de deterioração e uma intenção anunciada por pelo menos seis prefeitos de implantar ali um museu sem que rigoradamente nada tendo feito por nenhum deles para tornar concreta a idéia.
É museu da viúva Porcina.
Enquanto isso, nos últimos anos pelo menos duas dezenas de belas casas (e até mansões) foram adquiridas em áreas nobres da cidade — especialmente nos sete anos do reinado Arnaldo/Ilsan —para abrigar órgãos municipais. Basta dar uma olhadinha na Beira-Valão, por exemplo, para ver as casas compradas pela sediar a Guarda Municipal, o Cidac e outras. Nas imediações do Jardim São Benedito foram tantas outras casas e assim como na Tenente Cardoso e adjacências. E nada de recursos para o "Museu". Dinheiro para shows, então, nem se fala...
Alexandre Mocaiber, que aprofundou a política de grandes shows (suspeitos de superfaturamento), diz que fez um museu, que na verdade não passa de um pequeno brechó. A prefeitura herdou uma casa de porte médio da família do usineiro Olavo Cardoso (Rua Sete de Setembro esquina com Rua do Gás) e adquiriu meia dúzia de objetos antigos que nada ou pouco tem a ver com a história de Campos e deu o nome de "Museu".
De Campos mesmo a gente encontra peças importantes, como moendas do século XVII no Museu do Açúcar, em Pernambuco e, até cocares dos índios goytacases podem ser vistos no Museu do Ypiranga, em São Paulo.
Enquanto em Campos...