sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Coordenador do Sindipetro NF vai fazer pronunciamento sobre acidente amanhã


Do Portal do Sindipetro NF (aqui)

Neste sábado, 20, às 19 horas, o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, fará um pronunciamento para toda categoria petroleira da Bacia de Campos, através da Rádio NF. O assunto será a queda da aeronave na tarde desta sexta, 19. A diretoria solicita que todas as plataformas informem através do email diretoria@sindipetronf.org.br se terão condições ou não de acessar a rádio em www.radionf.org.br.
A partir das 14h, a Rádio NF dará flashes sobre o acidente. O sindicato alerta que é muito importante que todos os trabalhadores da Bacia de Campos acessem a rádio neste sábado.

Destroços já teriam sido avistados pelas equipes de busca, informa O Dia


De O Dia
Segundo informações preliminares da base aérea de São Pedro de Aldeia, responsável por buscas na região, a aeronave estaria ocupada dois tripulantes e dois passageiros, que não tiveram seus nomes divulgados - e fazia o voos para as plataformas da Bacia. As buscas iniciais já teriam avistado destroços do helicóptero e dois botes salva vidas abertos, mas, desocupados.
Segundo José Maria Rangel, do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, os funcionários que estavam na aeronave eram das empresas Engevix e Brasiltests. O dirigente sindical questionou o caos aéreo existente na região. "A demanda de embarque e desembarque tem sido grande e compromete a segurança dos voos". Rangel afirmou que o sindicato vai acompanhar os detalhes da investigação sobre o acidente.

Íntegra aqui.

FAB coordena buscas a helicóptero desaparecido na Bacia de Campos




O helicóptero que saiu da P-65, na Bacia de Campos com destino ao Aeroporto Macaé ,é o da foto acima, prefixo PR-SEK. A aeronave que levava dois passageiros e dois tripulantes não chegou a Macaé e, segundo as primeiras informações, teria feito um pouso de emergência em alto mar.
A Força Aérea Brasileira, que coordena as buscas, disponibilizou duas aeronaves - sendo um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma. Já a Marinha atua com um navio patrulha Guajar e um helicóptero Lynx. A Petrobras informou que, assim que o helicóptero não chegou ao aeroporto, acionou o Plano de Emergência da Bacia de Campos.
De acordo com a Petrobras, o helicóptero pertence a uma empresa que presta serviço à estatal.
A Senior Táxi Aéreo, que presta serviço para a Petrobras, informou que está investigando o caso.

Com informações do G1

Atualização às 21h19 para trocar a foto pela da aeronave desaperecida. Foto emprestada do Blog do Roberto Moraes (aqui).

Sindipetro NF denuncia caos áereo na Bacia de Campos

Nota divulgada pelo Sindipetro NF, divulgada às 19h57, sobre o desaparecimento de um helicóptero, hoje à tarde, na Bacia de Campos, com quatro pessoas a bordo.

O Sindipetro-NF foi informado no início da noite desta sexta-feira, 19, sobre o desaparecimento de uma aeronave com dois tripulantes e dois trabalhadores um da Brasiltest e outro da Engevix . A aeronave, modelo Augusta AW-139, da Senior Taxi Aereo, prefixo PR-SEK, saiu da plataforma P-65 em direção ao aeroporto de Macaé. Segundo informações da Petrobrás e de outras fontes, a tripulação entrou em contato às 16h49 com a torre de comando do aeroporto, pedindo autorização para um pouso de emergência. Desde então, não houve mais contato dos tripulantes. Ainda segundo fontes, foram avistadas balsas de resgate no mar, em Macaé, mas não ainda confirmação de mortos, nem feridos. A útlima informação recebida pelo sindicato foi de que barcos de resgate contratados pela Petrobrás estavam à caminho do local, mas estavam com dificuldades de chegar devido ao mar agitado. (aqui)
O desaparecimento da aeronave ocorre em meio a uma série de denúncias feitas pelo Diretoria do Sindipetro-NF, que há anos vem alertando à direção da Petrobrás sobre o caos aéreo que afeta os trabalhadores na Bacia de Campos. No domingo, 14 o sindicato publicou nota nos principais jornais de Campos e Macaé alertando a população para o fato.
Além disso, no editorial do boletim Nascente dessa semana novamente o NF fez um alerta sobre a situação. “O caos aéreo reflete a falta de prioridade com que a Petrobras trata a crescente demanda por voos na região. Desde a primeira metade da década passada, o sindicato defende a construção de um novo aeroporto em Campos, por apontar falhas de projeto no heliporto do Farol de São Thomé e por identificar há anos a urgência de investimentos em maior infraestrutura aeroportuária para suportar o crescimento da produção de petróleo”.

O Dia: Helicóptero teria feito pouso de emergência em alto-mar



Do Jornal O Dia:

POR BRUNO GUEDES


Rio - Um helicóptero desapareceu na tarde desta sexta-feira quando fazia trajeto de uma plataforma da Petrobras na Bacia de Campos para a cidade de Macaé. A aeronave fez pouso forçado em alto-mar a 105 km do município do Norte Fluminense. A Força Aérea Brasileira está coordenando as buscas com apoio da Marinha e da Petrobras. Quatro pessoas estariam a bordo.
O desaparecimento foi declarado às 17h15, instantes após o piloto ter comunicado à torre de Macaé que faria um pouso de emergência na água. O Salvamento Aéreo de Curitiba, patrulha de salvamento da Região Sudeste do país foi a primeira a notificar o desaparecimento e despachou duas aeronaves para o local, que começarão as buscas na manhã deste sábado, nas primeiras horas do dia.
Após a solicitação de emergência para o pouso, como não havia comunicação e a aeronave não chegou ao destino final, o Plano de Emergência da Bacia de Campos foi acionado e homens e embarcações de buscas da Petrobras seguiram para o local. Além disso, um navio patrulha e um helicóptero da Marinha também foram deslocados para o local.
Segundo informações preliminares da base aérea de São Pedro de Aldeia, responsável por buscas na região, a aeronave estaria ocupada dois tripulantes e dois passageiros - e fazia o voos para as plataformas da Bacia. As buscas iniciais já teriam avistado destroços do helicóptero, segundo informações ainda não oficiais das equipes da base aérea


.

Helicóptero desaparece entre plataforma e Aeroporto de Macaé

Do G1:

Equipes da Petrobras e da Marinha fazem, na noite desta sexta-feira (19), uma busca por um helicóptero que solicitou autorização para um pouso de emergência no Aeroporto de Macaé, na Região Norte Fluminense. Segundo a assessoria da Petrobras, a aeronave transportava quatro pessoas, sendo dois tripulantes e dois passageiros.
Em nota oficial, a Petrobras informou que a aeronave não chegou ao aeroporto e foi acionado o Plano de Emergência da Bacia de Campos, que deslocou embarcações para as buscas. Já a Marinha mobilizou dois helicópteros.
O helicóptero pertence a uma empresa que presta serviço para a Petrobras. Ainda não há informações sobre vítimas.
A Senior Táxi Aéreo, que presta serviço para a Petrobras, informou que está investigando o caso.

Vem concurso aí?


Foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Município aviso de licitação para "registro de preço para futura ou eventual contratação de empresa especializada em serviços técnicos para levantamento de necessidades, organização, elaboração, aplicação, correção de provas e publicação de resultado para o concurso público e capacitação dos selecionados da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de Campos".
Como visto acima, há uma possibilidade de concurso público para a PMCG nos próximos meses, mas, como este governo (assim como os anteriores), sofre de concursofobia, nada está garantido. O caso do concurso do PSF, realizado à fórceps no finalzinho do desgoverno Mocaiber, só foi homologado quanto Nelson Nahim estava interinamente no cargo de prefeito, mas a titular voltou e continuou ignorando a única forma democrática de acesso ao Serviço Público. 
Contratar mão-de-obra via empresas privadas é a prática corrente porque fideliza eleitoralmente o contratado, serve de moeda de troca com os vereadores que indicam os nomes e ainda agrada um punhado de empresas que vêm não se sabe de onde.
Além do mais, salário de terceirizado por ser pago com dinheiro dos royalties, de concursado (por integrar o quadro permanente, não pode.

Atualização às 18h33 para correção da data da publicação no D.O: foi no de ontem,dia 18/08/2011, (página 32), e não hoje como informado no texto original.

Mimo dos vereadores em risco

Li no Blog do confrade Fernando Leite que o Ministério Público vai investigar o mimo que a Câmara Municipal de Campos pretende dar a cada um de seus 17 vereadores: um lap top ao custo total de R$ 32.810,00 , ou R$ 1.930,00 cada.
A homologação da Carta convite foi publica aqui no Blog no último dia 4.
Particularmente acho que a investigação vai dar em nada, até porque o processo parece estar revestido da legalidade exigida e os preços dentro dos praticados do mercado. O problema é a impropriedade do momento e a falta de sensibilidade política para bancar uma despesa como esta.
Se é para cortar despesas, taí um gasto plenamente dispensável, por que cada vereador pode, e muito bem, comprar com seus próprios recursos os seus computadores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pezão vai amanhã à CPI da Alerj


O vice-governador do do Rio e Janeiro e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, vai falar amanhã, a partir das 9h, da CPI da Assembléia Legislativa que investiga a tragédia das chuvas na Região Serrana em janeiro deste ano.
A informação foi divulgada agora há pouco pela InterTV Planície.
Hoje, o representante da Terrapleno Terraplanagem e Construção, conhecida também pelo nome fantasia de Sinal Construtora, Alfredo Chrysostomo de Moura, e o ex-secretário de Planejamento de Teresópolis, José Alexandre de Almeida, negaram que tivessem participado de qualquer reunião com gestores do município de Teresópolis sobre a negociação de propina para a prestação de serviços. 
— Existem evidentes contradições. O representante da RW Engenharia, que fez as denúncias, se auto incriminou e disse que pagava 15% de propina. As pessoas que ele acusou negaram tudo. As empresas que aqui estiveram também negaram a participação em reunião e o envolvimento com qualquer esquema de propina. É uma contradição e essa contradição será registrada no relatório final da CPI", comentou Luiz Paulo, presidente da CPI.

Com informações da Agência de Notícias da Alerj (aqui)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cai o quarto ministro do Governo Dilma






O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pediu demissão no início da noite desta quarta-feira (17), após semanas consecutivas de denúncias de irregularidades na pasta que comandava.
A carta de demissão foi publicada no site do ministério. Na carta, Rossi agradeceu a "confiança" que recebeu da presidente Dilma Rousseff e classificou de "mentiras" as denúncias contra ele. Disse que teve familiares e amigos atacados. "Minha família é meu limite. Aos amigos tudo, menos a honra", afirmou.
Do G1 (aqui)

Atualização às 20h21para correção do título original em que eu afirmava que Rossi era o quinto ministro a cair. Na verdade foram quatro: Além de Rossi, Antônio Palccci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes) e Nelson Jobim (Defesa). O quinto na verdade foi uma troca de posições. Luiz Sérgio saiu da Articulação Política para o Ministério da Pesca e Ideli Salvati assumiu o lugar dele. 

Enfim, um Bispo progressista!!!!


Depois da conservadores, festeiros e omissos, enfim um Bispo que tem a coragem de dizer que “nos parece que em Campos o tipo de política segue um viés um tanto quanto fisiológico, nem sempre atrelado a princípios e valores”, conforme matéria publica na Folha e no Blog do Bastos.
(foto emprestada do Blog do Bastos).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Decreto confirma descontrole


O decreto 454/2011, publicado hoje no Diário Oficial (aqui) é bem mais que um conjunto de medidas preventivas para enfrentar "a grave crise mundial que implicará na redução de arrecadações em todos os municípios brasileiros": é a confissão pública de que a atual administração perdeu o controle e precisa recuperar as rédeas. Aliás, se o decreto manda reduzir 10% das despesas ainda este ano, supõe-se que o orçamento para 2012 será menor que o desde ano. 

Se é para reduzir as despesas com a máquina pública, a prefeita deve ter o apoio da sociedade. Se conseguir reduzir o absurdo número de cargos em comissão — só DAS 1 são 41 cargos (aqui) — e cortar 10% também no valor das obras e dos contratos de fornecimento de mão-de-obra, a prefeitura estará, na minha opinião, no caminho certo. 

Mas, chamou a atenção, o artigo 3º do decreto. Dar prazo de 48 horas para que os secretários e demais gestores públicos encaminhem ao "secretário Municipal de Controle e Orçamento os valores atuais praticados em todos os contratos e convênios de suas respectivas pastas", significa que ninguém estava controlando nada. 

Enfim, um decreto que é uma confissão. 

domingo, 14 de agosto de 2011

Quando entrar novembro...

Como vimos nos posts abaixo, dos R$ 175 milhões recebidos pela PMCG no último dia 10, R$ 94,5 milhões já saíram dos cofres para pagamentos de compromissos atrasados. Portanto, os (empreiteiros, fornecedores e entidades filantrópicas) que ainda não receberam seu dimdim, é bom apressar o passo.
Explico: É que os maiores repasses são feitos trimestralmente: 10 de fevereiro, 10 de maio, 10 de agosto e 10 de novembro. É a Participação Especial paga pela ANP pela exploração nos campos de alta performance. 
Portanto, está escrito que as dívidas já começam a se acumular a partir dos próximos dias para serem quitadas só em... novembro.
É esperar e conferir a choradeira em outubro...

Suledil: "Orçamento está sob controle"

E-mail recebido, agora há pouco, do secretário de Controle e Orçamento da PMCG. Suledil Bernardino da Silva:

Secretário destacou que a Prefeitura está trabalhando no seu máximo


Em entrevista ao Programa 'De Olho na Cidade', da TV Litoral e ao Site Ururau, nesta sexta-feira (12/08), o secretário de Controle e Orçamento do Município de Campos, Suledil Bernadino, tranquilizou a população sobre a sequência de notícias de dívidas da Prefeitura, com as áreas de saúde e obras. Segundo Suledil, "Não há nada de anormal e tudo continuará sendo pago e realizado".

O secretário destacou ainda que a Prefetura está trabalhando no máximo de suas possibilidades, mas dentro de sua realidade e com isso 'centenas de obras estão sendo realizadas'.

Obras

"Estamos dentro do que a lei e o contrato permitem, um prazo de três meses para os pagamentos, mas algumas empresas, infelizmente não tem estrutura para seguir com as obras e ficam aguardando o próximo repasse. A Prefeitura paga a todo mundo, agora como cada empresa administra é de forma particular. É importante destacar que todas as obras serão entregues como prometido, o orçamento está sob controle."


Saúde


"Com o objetivo de dar tranquilidade aos servidores e solucionar a inadimplência para com o governo federal, a Prefeitura de Campos, com recursos dos royalties do petróleo, busca regularizar as pendências encontradas da gestão passada, como débitos no recolhimento de encargos sociais.

Em três anos, já foram recolhidos R$ 252 milhões de encargos sociais dos servidores, incluindo o parcelamento de débitos contraídos por gestões anteriores com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O governo está num esforço enorme, empenhado em tornar o município novamente adimplente e em condições legais para receber verbas federais a serem utilizadas na implementação de projetos e programas que beneficiem a população. A regularização de todas as pendências com a União é um compromisso da Prefeita Rosinha Garotinho e que vem sendo cumprido – ressalta Suledil.


Desde janeiro de 2009, já foram recolhidos R$ 120 milhões referentes às contribuições ao INSS dos mais de quatro mil funcionários celetistas das Fundações Dr. João Barcelos Martins e Dr. Geraldo da Silva Venâncio. Do funcionalismo efetivo foram recolhidos R$ 55 milhões ao Banco do Brasil para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Ao Instituto de Previdência de Servidores do Município de Campos (PreviCampos), o governo efetuou um recolhimento no valor de R$ 46 milhões. Para o FGTS, foram recolhidos R$ 31 milhões, incluindo o parcelamento de débitos do governo anterior."

Veja a entrevista dada pelo secretário (foram 30 minutos de entrevista, dividida em três blocos)http://youtu.be/qkRmRBebj6k
http://youtu.be/8Poc3B2cvsg
http://youtu.be/qkRmRBebj6k
--

Suledil Bernardino



Tentando decifrar a caixa preta (3)

O companheiro blogueiro Fernando Leite, na semana passada teve dificuldade para ser atendido pelo Plano de Saúde Ases que, segundo ele, havia suspendido o atendimento aos servidores municipais por causa de inadimplência da PMCG, já pode respirar mais aliviado. No último dia 10, o Plano de Saúde recebeu duas faturas, totalizando cerca de 580 mil.

Tentando decifrar a caixa preta (2)

Ainda sobre o demonstrativo de despesas dos últimos sete dias, consta pagamento de cerca de R$ 1 milhão à Santa Casa de Misericórdia de Campos, outros R$ 298 mil à Sociedade Portuguesa de Beneficência e mais ou menos R$ 2 milhões à Associação Fluminense dos Plantadores de Cana. O Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia (IMNE) recebeu duas faturas num total aproximado de R$ 257 mil. 
O Hospital Abrigo João Viana recebeu 65 mil.

Atualização às 21h46 para retificar o valor recebido pelo IMNE.

Tentando decifrar a caixa preta (1)

Na semana passada, postei aqui no Blog o valor (R$ 175.656.289,70) recebido pela Prefeitura de Campos na última quarta-feira, dia 10, referente ao pagamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), como Participação Especial (PE) pela produção na Bacia de Campos no segundo trimestre de 2011. Pois bem, bastou entrar a grana para os fornecedores e empreiteiros começarem a receber. Segundo o demonstrativo de despesas realizadas nos últimos 7 dias, foram desembolsados R$ 94,3 milhões. O demonstrativo tem a data de hoje, domingo, dia 14 e referente, então, aos pagamentos a partir do dia 07/08, mas a maioria deles foi efetuada entre os dias 10 e 11.
Aqui um parêntesis: o Portal da Transparência, na minha opinião, continua não sendo um instrumento de controle social na medida em que disponibiliza apenas um balancete genérico de receitas e despesas (o mais recente é de maio) e os meses anteriores não ficam visíveis para comparações e fiscalização efetiva. No entanto, já houve uma melhora, porque de uns tempos para cá é possível acessar o desembolso de despesas nos últimos sete dias.O problema é que, como no balancete mensal, não é possível acessar o movimento das semanas anteriores. 
Mesmo assim, num médio esforço, o autor deste Blog leu as 33 páginas do demonstrativo de despesas (aqui) e chegou a algumas conclusões interessantes e até copiou alguns pagamentos para ilustrar. Quem acessar o link amanhã pode encontrar números diferentes porque a lista é dos últimos sete dias.
Por exemplo, a Vital Engenharia, responsável pela colea de lixo no município recebeu cerca de R$ 12 milhões. (ver abaixo)
A Inovaluz Gestora de Iluminação Urbana com R$ 2 milhões.(ver abaixo)
A Imbeg Engenharia recebeu cerca de R$ 9 milhões. (ver abaixo)
Há fortes suspeitas de grandes gastos com empresas fornecedores de mão-de-obra, mas não é possível identificá-las por não sei seus nomes, separei apenas a que entendo como uma das maiores, a Nova Rio, que recebeu no último dia 10 cerca de R$ 10 milhões. (ver abaixo).
Também no dia 10, as empresas responsáveis pela publicidade da PMCG receberam, juntas, mais ou menos R$ 1,5 milhão, incluindo R$ 96 mil pela impressão do Diário Oficial. (ver abaixo).
São dados expressivos mas que, pela deficiência do Portal da Transparência, não é possível saber, por exemplo, se os R$ 12 milhões pagos à Vital Engenharia são referentes ao pagamento realizado em que mês, assim como as agências de publicidade gastaram como o que receberam ou a Nova Rio tem quantos empregados que terceira para a prefeitura com seus R$ 10 milhões. Este é o valor pago por mês ou havia faturas acumuladas?




 



Clique nas imagens para ampliar.