quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Canellas na Uenf


Terminou agora há pouco, no Centro de Convenções da Uenf, a palestra do jornalista Marcelo Canellas, que foi uma espécie de pré-simpósio do evento Nacional de Jornalismo Científico que será realizado na Universidade nos dias 25 e 26 deste mês. Marcelo, que é repórter especial da Rede Globo, foi saudado pelo reitor Almy Júnior (foto), é vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais por suas reportagens sobre direitos humanos.
Outras informações sobre o Primeiro Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, aqui.

Viva Monitor


Do Blog Viva Monitor



O Movimento Viva Monitor decidiu hoje, em reunião na Associação de Imprensa Campista (AIC), fundar a Associação Viva Monitor, para dar formato jurídico ao grupo que fará aos Diários Associados uma proposta de compra do jornal Monitor Campista. A assembleia de fundação está marcada para a próxima terça-feira, 24, às 10h, na AIC.

O objetivo é manter o mesmo grupo de funcionários e colaboradores à frente do jornal, garantindo, além da continuidade da marca, a prática de um jornalismo independente e de qualidade.

Durante reunião com o diretor presidente dos Diários Associados no Rio, Maurício Dinepi, a empresa se mostrou sensível à ideia de que o jornal Monitor Campista passe a ser propriedade dos seus funcionários.

A reunião de hoje formou ainda uma comissão que estará à frente das negociações com os Diários Associados, formada pelos seguintes integrantes do Movimento Viva Monitor: Cilênio Tavares (editor), Luiz Carlos (diagramador), Paulo Thomaz, Vitor Menezes, Graciete Santana, Sandra Vianna, Leonardo Vasconcellos, Cileno Martinho e Luciano Azevedo.
Postado por Vitor Menezes às 14:00

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Rosinha vira "arma" da Record na briga contra a Globo

Numa reportagem de quase 10 minutos, que foi ao ar no programa Domingo Espetacular, no último domingo, a Rede Record mostrou a então governadora Rosinha Garotinho denunciando a Globo. A partir dos 6min e 38 seg da reportagem, Rosinha aparece fazendo um pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Estado e diz que a Globo teria uma conta secreta no exterior e mais: dá o número da conta, país, nome do banco e valor. Veja abaixo a reportagem na íntegra:




Observatório da Imprensa também repercute fechamento do Monitor

Veja aqui
aqui
aqui

Portal Comunique-se acompanha caso do Monitor


Monitor Campista: acionistas
assembleia para falar do fim do jornal

Da Redação



A assembleia de acionistas que definiria o encerramento das atividades do jornal Monitor Campista, terceiro veículo mais antigo do País, foi adiada. A decisão foi tomada após reunião da Comissão Viva Monitor com o presidente do Grupo Diários Associados no Rio de Janeiro, Maurício Dinepi, na última terça-feira (17/11).

A reunião dos acionistas estava marcada para o próximo dia 23/11. Agora os membros da Comissão terão até 04/12 para formalizar uma proposta com o objetivo de dar continuidade ao jornal. As atividades do veículo, de Campos dos Goytacazes (RJ) foram encerradas no último domingo (15/11).

As expectativas dos membros da Associação de Imprensa Campista, que criaram o movimento, são positivas. “Amanhã vamos nos reunir para discutir algumas propostas. Algumas das ideias são formar uma cooperativa ou criar a fundação Monitor. Essas propostas estão bem encaminhadas para a volta do jornal”, afirmou Vitor Menezes, vice-presidente da AIC.

Menezes ressaltou que a proposta acolhida será aquela que priorize a independência editorial. O representante da AIC também disse que existe uma boa receptividade da sociedade e entidades à causa.

Segundo informou os Diários Associados, o jornal, com 175 anos de existência, foi fechado por acumular prejuízos, causados pelo fim da publicação do Diário Oficial nas edições do Monitor, responsável por 50% da renda do veículo.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Diários Associados abrem jornal em Minas e fecham o Monitor

Na mesma semana em que decidiu pela descontinuidade do Monitor Campista, o grupo Diários Associados lançaram o Aqui Betim, diário que chega ao município para cobrir notícias da cidade, política, cultura, segurança, entre outros assuntos. O lançamento aconteceu na última quinta-feira (12/11).
O novo jornal reúne colunistas como Eduardo Costa, Antônio Roberto, Nelson Rubens, Son Salvador e a turma da Bancada Democrática do Alterosa Esporte, que também escrevem para o Aqui BH.

Do Comunique-se

Sugestão de pauta

Aos representantes das entidades que lutam por melhorias nas estradas federais da região (BR-356 e BR-101):
O ministro das Transportes, Alfredo Nascimento, é a grande estrela do PR (Partido da República) no governo Lula. O homem tem tanto poder, que, segundo o jornalista Ilimar Franco, no Globo de ontem, vai indicar o sucessor no cargo assim que se desincompatibilizar para disputar o governo do Estado do Amazonas.
E, para quem ainda não ligou o nome à pessoa, o PR é o partido cujo dono no Estado do Rio é o ex-governador Garotinho. Em Campos, o partido é presidido pelo filho de Garotinho.

Rosinha vai amanhã aos Diários Associados

O secretário de Comunicação de Comunicação,da Prefeitura de Campos, Mauro Silva, acaba de informar que a prefeita Rosinha Garotinho marcou para amanhã, às 16h, um encontro com o presidente do Monitor Campista, Maurício Dinep, para conversar sobre o fechamento do jornal.
A ideia, levada ao secretário por uma comissão do Viva Monitor, hoje à tarde, foi para a prefeita solicitar o adiamento da assembléia geral da empresa marcada para a próxima segunda-feira, na qual seria sacramentado o fechamento do jornal.
Está confirmado, também, para às 10 h desta terça-feira, no Largo da Imprensa, um ato público em defesa do Monitor.

Rosinha vai cobrar explicações dos Associados


Integrantes do Movimento Viva Monitor estiveram reunidos há pouco com os secretários municipais Mauro Silva (Comunicação) e Orávio de Campos Soares (Cultura) para discutir a situação do Monitor Campista, que encerrou suas atividades ontem. Os representantes do governo se comprometeram a construir junto com a sociedade uma saída para o Monitor, e negaram a existência de qualquer entendimento prévio entre a Prefeitura de Campos e os Diários Associados.

O Secretário Mauro Silva afirmou que a prefeita Rosinha Garotinho manterá contato com a direção dos Diários Associados, no Rio, para registrar a insatisfação dos campistas em relação ao fechamento do jornal e marcar uma reunião para ver como o problema pode ser solucionado.

Silva também considerou viável a criação de uma cooperativa dos funcionários do jornal, que poderiam adquirir o veículo com financiamento do Fundecam. Outra ideia é a criação da Fundação Monitor Campista. Antes, no entanto, é preciso saber o que os Diários Associados têm a dizer sobre o fechamento.

Os secretários afirmaram ainda que participarão, amanhã, às 10h, do Ato Público no Largo da Imprensa (Calçadão), convocado pelo Movimento Viva Monitor.  Do Blog Viva Monitor

(Fotos Juarez Fernandes e Wellinton Cordeiro) 

Secretário de Rosinha vai receber comissão do movimento Viva Monitor

O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Campos, Mauro Silva, vai receber, daqui a pouco, uma comissão do movimento Viva Monitor.
Mais informações no Blog Viva Monitor.

domingo, 15 de novembro de 2009

Última capa


Ato público em defesa do Monitor na terça

Na próxima terça-feira, às 10h, no Largo da Imprensa, em frente ao busto do fundador dos Diários Associados, Assis Chateaubriand, haverá um ato público em defesa do Monitor Campista.

Informações e repercussões sobre o fechamento do Monitor Campista  no Blog Viva Monitor