sábado, 29 de agosto de 2015

GAROTINHO DIZ QUE EMPRÉSTIMO DEVE SAIR ATÉ "MEADOS DE SETEMBRO"

De acordo com a portaria publicada e, 21/08, a licença de 11 dias acaba na segunda-feira, dia 31

O secretário licenciado de Governo da Prefeitura de Campos, Anthony Garotinho, disse hoje, em tradicional monólogo na rádio O Diário FM, que até "meados de setembro" já terá concluído as negociações para antecipar os recursos dos royalties, a chamada venda do futuro. A PMCG pretende apanhar empréstimo (cerca de R$ 700 milhões) para ser pago nas próximas décadas, com base numa resolução do Senado (veja mais aqui)
Aliás, se não for prorrogada, a licença de Garotinho acaba nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, mas ele afirmou que na próxima semana vai passar por "exames mais detalhados". Não disse (nem foi perguntado)  onde está sendo tratando, de que problema de saúde e em que hospital (de Campos?) vai passar pelos exames "mais detalhados".
No entanto, confirmou que volta ao comando do programa "Fala, Garotinho", na rádio O Diário FM, no próximo dia 14 de setembro, das 8 às 11h.

Mais sobre a licença no Blog de Suzy Monteiro.

CAMPANHA CONTRA ANTECIPAÇÃO DOS ROYALTIES JÁ TEM 12 MIL ASSINATURAS E PROSSEGUE EM CAMPOS

Da Folha da Manhã de hoje (29/08/15):








POPULAÇÃO ATUALIZADA DE CAMPOS É DE 483.970 HABITANTES, DIVULGA O IBGE

Foto:Guia Campos.rj.com.br


O IBGE divulgou nesta sexta-feira, 28, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015. Estima-se que o Brasil tenha 204,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,83% de 2014 para 2015. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,0 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Brasília (2,9 milhões). Dezessete municípios brasileiros possuem mais de um milhão de habitantes, somando 44,9 milhões de habitantes ou 22,0% da população total do Brasil.
Pelo estudo do IBGE, Campos ainda não chegou aos 500 mil. Tem 483.970 habitantes.
Veja outros municípios da região:

Macaé - 234.628 habitantes
Quissamã - 22.700 habitantes
São Francisco de Itabapoana -  41.291 habitantes
São João da Barra 34.583 habitantes
São Fidélis - 37.703 habitantes
Carapebus - 15.008 habitantes
Cardoso Moreira - 12.558 habitantes
Cambuci - 14.836 habitantes
Cabo Frio - 208.451 habitantes
Rio das Ostras - 131.976 habitantes
Italva  - 14.569  habitantes

Veja a listagem completa dos 5570 municípios em arquivo PDF aqui

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MENDES ASSUME GERÊNCIA DA CEPERJ EM CAMPOS


O ex-prefeito de Campos e presidente do PPS local, Sergio Mendes, é o novo gerente local da CEPERJ (Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação do Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro). A nomeação, pelo governador Luiz Fernando Pezão, saiu do Diário Oficial do último dia 03.
A CEPERJ é sucessora da antiga FESP, e tem atribuição de ministrar cursos de aperfeiçoamento de servidores e coordenar concursos públicos e, como autarquia estatual, goza de inexigibilidade de licitação.
Em Campos, o órgão funciona junto à Coordenadoria Regional do Estado, no prédio da antiga CEDAE, na Rua Treze de Maio. As instalações ainda são precárias e necessitando de estrutura para atendimento da clientela, por isso, Sergio Mendes informa que pode ser contatado, provisoriamente, pela sua página na rede social aqui ou pelo e-mail: sergiomendescordeiro23@gmail.com

'BOA NOITE, BOA SORTE", NESTE SÁBADO NA AIC



“Boa Noite e Boa Sorte”, filme do diretor e ator George Clooney, é a atração deste sábado, dia 29, no Cine Jornalismo da AIC, com comentários da jornalista e apresentadora de TV, Claúdia Eleonora, a partir das 16h. com entrada franca. A AIC fica na Rua Tenente Coronel Cardoso, ao lado na antiga Telerj.
Com 93 minutos, o filme (feito em preto e branco), retrata a época do caça às bruxas nos EUA do pós-guerra, num período de Macartismo, uma cruzada anti-comunista empreendida pelo senador Joseph McCarthy, que suspendeu direitos fundamentais como o de expressão.
No filme, uma equipe de TV da CBS revolve desafiar e...
...é bom ver o filme.


Ficha Técnica

Boa noite e boa sorte
(Good night and good luck)

País/Ano de produção: EUA, 2005
Duração/Gênero: 93 min., Drama/Thriller Político 
Direção de George Clooney
Roteiro de George Clooney e Grant Heslov
Elenco: David Strathairn, George Clooney, Jeff Daniels, 
Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Frank Langella, 
Ray Wise, Tate Donovan, Matt Ross, Thomas McCarthy, Reed Diamond.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CLARISSA ASSINA MANIFESTO PELO AFASTAMENTO DE EDUARDO CUNHA

Clarissa assinou manifesto pelo afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara

Trinta e cinco deputados de diversos partidos — a maioria do PT — assinaram nesta quinta-feira, dia 27, um manifesto pelo afastamento do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado na semana passada pelo procurador-geral da República de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema da Petrobrás. 
Entre os signatários do manifesto estão seis integrantes da bancada fluminense na Câmara: Chico Alencar (PSOL), Jean Willis (PSOL), Alessandro Molon (PT), Chico D´Ângelo (PT), Glauber Rocha (PSB) e Clarissa Garotinho (PR). Os 35 deputados representam 6,8 % dos 513 deputados.
Notificado ontem na decisão da PGR de denunciá-lo, Cunha tem 15 dias para apresentar sua defesa por escrito ao STF que vai aceitar ou não a denúncia. Se aceita, Cunha passa a ser réu.

Com informações do G1.

CPI DA PETROBRAS VAI OUVIR JOSÉ DIRCEU E MARCELO ODEBRECHT



Do G1:

A CPI da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (27) a convocação do ex-ministro José Dirceu e do presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato, os dois estão presos no Paraná.

Dirceu terá de prestar depoimento para esclarecer a suspeita de que recebeu propina de fornecedores da estatal do petróleo por meio de sua empresa, a JD Consultoria. O ex-chefe da Casa Civil, que está preso na Superintendência da Polícia Federal desde o início do mês, deverá ser ouvido pelos deputados federais na próxima segunda-feira (31), em Curitiba, segundo o cronograma da CPI.

Já Marcelo Odebrecht, que está preso desde junho, deve ser ouvido pelos integrantes da CPI na terça-feira (1º) ao lado de outros dois executivos da construtora.

Os depoimentos de Dirceu e Marcelo Odebrecht serão prestados a uma comitiva de deputados que estará na capital paranaense na semana que vem, entre segunda (31) e quinta-feira (3).

A previsão é que as audiências ocorram no prédio da Justiça Federal no Paraná, onde o juiz federal Sérgio Moro despacha. Apesar de o ex-ministro e o dirigente da construtora estarem detidos por ordem de Moro, o magistrado paranaense, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, não precisa autorizar os depoimentos à comissão de inquérito.

VEJA MAIS: AQUI

OPERAÇÃO APOCALIPSE 2 DESBARATA QUADRILHA QUE COMANDA TRÁFICO DE DENTRO DE PRESÍDIO EM CAMPOS

Foto: Portal URURAU (aqui)


Do portal do MP-RJ (aqui):

27/08/2015 08:03

GAECO e 141ª DP realizam operação para desarticular tráfico de drogas no Norte Fluminense


GAECO e 141ª DP realizam operação para desarticular tráfico de drogas no Norte Fluminense
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a 141ª DP (São Fidélis) desencadearam, na manhã desta quinta-feira (27/08), a operação Apocalipse, com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas no município de São Fidélis. Foram denunciadas à Justiça 71 pessoas, integrantes de quatro grupos distintos, pela prática de crimes que variam entre tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. Constam na denúncia líderes dos grupos que comandam o comércio ilegal de dentro do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos dos Goytacazes.

A pedido do GAECO, o juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Fidélis também decretou 25 prisões preventivas e concedeu 70 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em residências, estabelecimentos comerciais e em celas de alguns denunciados que já se encontram presos.

Os quatro grupos criminosos tinham um modus operandi peculiar, uma vez que recebiam as drogas e procuravam enterrar os produtos, dificultando apreensões policiais. As drogas eram então embaladas em pequenas porções, pesadas em balanças de precisão e distribuídas entre vários integrantes responsáveis pela venda no varejo, inclusive mulheres e adolescentes, usados para o transporte dos entorpecentes a fim de evitar abordagem policial. As quadrilhas negociavam drogas em bares, em locais próximos ao Fórum de São Fidélis, na Estação Rodoviária da cidade, assim como nas proximidades do Ginásio Poliesportivo, onde há maior concentração de consumidores.
De acordo com o documento apresentado à Justiça, entre os denunciados estão Igor Bicudo, Antonio Marcos (AM) e Tiago Mendonça (Bigoel), que, mesmo presos, controlavam seus grupos criminosos de dentro da cadeia. Do grupo de Bicudo, também foi denunciado Douglas Vinicius Amorim (Dogão), que esteve envolvido na tentativa de homicídio do ex-secretário de Estado de Segurança, Josias Quintal. Outro líder de grupo é Leonardo Pinto da Silva (Léo Gordo), que tem mandado de prisão expedido, já foi preso na manhã desta quinta-feira.

Ainda segundo a denúncia, a investigação contou com interceptações telefônicas, autorizadas pela Justiça,  além de provas documentais e orais, que demonstram a forma de operação dos grupos criminosos. Parte da droga (cocaína, maconha e crack) era obtida nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e no município de Campos, para ser revendida em São Fidélis.

Assinam a denúncia, o promotor de Justiça do GAECO Cláudio Calo e o coordenador do GAECO, Cláucio Cardoso da Conceição.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CCJ DO SENADO APROVA RECONDUÇÃO DE JANOT POR 26 A 1 VOTAÇÃO AGORA VAI AO PLENÁRIO


Acabou agora a sabatina do procurador-geral Rodrigo Janot, indicado pela presidente Dilma Rousseff para um segundo mandato na chefia da Procuradoria Geral da República.
Janot teve 26 dos 27 integrantes da CCJ.


Atualização: por 59 votos a 12, Janot o Senado aprovou a indicação.


SABATINA DE JANOT JÁ DURA DEZ HORAS E VOTAÇÃO ESTÁ MANTIDA PARA HOJE

                                                                                        Ueslei Marcelino/Reuters




O Senado Federal realiza, neste momento, sessão ordinária enquanto aguarda o fim da sabatina, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), do procurador-geral Rodrigo Janot, indicado para um segundo mandato de dois anos na PGR. Janot é o principal responsável pela apuração da participação de políticos nas maracutaias na Petrobras e já denunciou o presidente da Câmara, Eduardo Cunnha (PMDB-RJ) e Fernando Collor (PTB-AL).

Collor, que é suplente na CCJ, foi o primeiro a chegar à sabatina e fez vários questionamentos ao procurador, inclusive sobre um caso ocorrido em 1995 quando Janot teria escondido em casa um parente que estaria sendo procurado pela Interpol.

Em resposta, Janot disse que tratava-se de um irmão dele que estava sendo acusado na Bélgica e que não iria fazer ali "uma exumação pública de alguém não pode se defender". O irmão de Janot morreu há cinco anos. Fora do microfone, Collor voltou a xingar o procurador: "— calhorda, filho da puta" (veja aqui)

A sabatina já dura 10 horas e, após ser aprovado — ainda faltam três senadores a falar — os senadores vão para o plenário votar ainda hoje a indicação que, para ser aprovada, precisa de, no mínimo 41 votos.

O voto é secreto.

A TV Senado transmite a sessão do Plenário e a sabatina pode ser acompanhada no portal do Senado (aqui).



RECURSO DE ROSINHA CONTRA CASSAÇÃO SOBE AO TRE

Dos Blogs de Suzy Monteiro e Alexandre Bastos

Recurso de Rosinha contra cassação sobe ao TRE

Recurso cassaçao sobe tre
O recurso da prefeita Rosinha Garotinho contra sua terceira cassação de mandato foi encaminhado hoje para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde será analisado.
Rosinha e o vice-prefeito Dr Chicão tiveram os mandatos cassados em julho por contratação de pessoal em período eleitoral com base no Reda. Lembre aqui e aqui.
Outro recurso da prefeita está na pauta de hoje do TRE, mas de outra ação, como mostrou o blog do Bastos aqui.

SENADO DEVE APROVAR AINDA HOJE JANOT PARA MAIS DOIS ANOS NA PGR


Prossegue na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado a sabatina do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, indicado pela presidente Dilma para mais um mandato de dois anos. Se aprovado na CCJ, o nome de Janot vai ser submetido à votação pelo Plenário do Senado ainda hoje. A sessão deve ter início às 16h e para ser aprovado Janot precisa ter os votos de 41 senadores.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

PARECER DO TCE É FAVORÁVEL ÀS CONTAS DE 2014 DA PREFEITURA DE QUISSAMÃ


Do Portal do TCE-RJ:



25/08/2015 - 18:57

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu parecer prévio favorável às contas de administração financeira da Prefeitura de Quissamã relativas ao exercício de 2014 e sob a responsabilidade do prefeito Octávio Carneiro da Silva. A decisão foi tomada em sessão plenária, nesta terça-feira (25/8), acompanhando voto da relatora do processo, conselheira Marianna Montebello Willeman. O parecer segue com ressalvas e determinações para o legislativo municipal, para apreciação final das contas.

Gasto com pessoal – A despesa total com pessoal do Poder Executivo de Quissamã ficou dentro do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que fixa o gasto em, no máximo, 54% da Receita Corrente Líquida (RCL). No primeiro semestre de 2014, a prefeitura desembolsou com a folha de R$ 122.927.574,00, valor correspondente a 51% da RCL; no segundo semestre, a soma da folha alcançou R$ 127.022.369,40, equivalente a 51,25% da RCL.

Matéria completa aqui.

VELÓRIO DE LUIS MAURÍCIO NO CAMPO DA PAZ E ENTERRO NESTA QUARTA-FEIRA, ÀS 11H


O corpo do jornalista Luis Maurício será enterrado amanhã, 26, às 11h no Cemitério Campo da Paz, onde está sendo velado.

Luis Maurício, 52 anos, estava em franca recuperação de um AVC, mas hoje de manhã, sofreu duas paradas cardíacas enquanto tentava resgatar seu carro da garagem de uma casa vizinha onde ocorria um incêndio. (veja mais aqui).

Profissional querido por todos os colegas, Luis foi locutor de rádio FM, repórter de TV e chegou a ser subsecretário e secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Campos na gestão Arnaldo Vianna.


MORREU O JORNALISTA LUIZ MAURÍCIO

Do Ururau:

25/08/2015 09:30:25 - Postado  em 25/08/2015 11:42:20
A+A-

Jornalista Luis Mauricio morre após incêndio em casa de vizinho

  Vagner Basilio
Peritos estiveram no local para descobrirem a causa das chamas
Morreu minutos depois de dar entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM), o jornalista Luis Mauricio de Souza e Silva, de 52 anos. Luis passou mal na manhã desta terça-feira (25/08), depois que a casa de um vizinho pegou fogo. O incêndio ocorreu por volta das 08h30, na Rua Felipe Uebe no bairro do Turf, em Campos.  De acordo com a assessoria de imprensa do HFM, o jornalista teve complicações cardiorrespiratórias, não resistiu e veio a falecer.
Segundo a Polícia Militar, que foi acionada por vizinhos, as chamas se iniciaram na cozinha da residência, mas só atingiu papéis. Os eletrodomésticos não foram danificados. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo.
Na hora do incêndio, ainda de acordo com a polícia, não havia ninguém na residência e vizinhos teriam informado que o proprietário saiu de madrugada porque trabalha no município de Macaé.
De acordo com os militares, vizinhos ligaram para a irmã do dono da casa que seria moradora da Baixada Campista, para a mesma ir ao local. Porém até às 9h, horário em que a equipe de reportagem do Ururau esteve em frente à residência, nenhum responsável pela morada havia aparecido.
A Polícia Militar informou que Luís ao perceber a fumaça, se assustou e ao sair de casa, passou mal e caiu na rua, sendo socorrido pela equipe médica do Corpo de Bombeiros e levado para o HFM.
A perícia foi acionada para saber as causas do incêndio. O caso foi registrado na 134ª Delegacia Legal do Centro.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS VÃO RECEBER METADE DO DÉCIMO TERCEIRO EM SETEMBRO

A presidente Dilma Rousseff decidiu liberar a primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Depois de um desgaste de mais de 30 dias , com idas e vindas, o governo vai pagar 50 por cento do abono em setembro.
Abaixo a nota liberada agora há pouco pelo Pslacio do Planalto:
Na primeira parcela do 13º dos aposentados, não há desconto de Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando é paga a segunda parcela da gratificação natalina.

Veja a íntegra da nota do Presidência da República:

Nota à Imprensa
A Presidenta Dilma Rousseff decidiu hoje que o adiantamento de 50% do 13º Salário dos Benefícios de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na Folha de Setembro (creditada a partir do dia 24/09). Os outros 50% da gratificação natalina serão pagos na Folha de Novembro, conforme a rotina tradicional.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CÂMARA DE CAMPOS RECEBE SEU REPASSE MENSAL: R$ 2,8 MILHÕES



A Câmara Municipal de Campos recebeu, na última quinta-feira, dia 20, seu repasse mensal de R$ 2.852.488,57, referente ao duodécimo determinado pelo orçamento municipal. Além deste valor, a Câmara recebeu mais R$ 327.753,16 para os proventos de seus aposentados e pensionistas.
Sobre repasses anteriores (reveja aqui).

Clique na imagem para ampliar

QUEDA DE RECEITA E VENDA DO FUTURO EM O GLOBO DE HOJE



De O Globo desta segunda-feira, 24/08/2015:


Prefeituras querem antecipar receita com royalties para fechar contas
Algumas cidades vão recorrer ao mercado financeiro usando a receita futura como garantia de empréstimos

POR DANIELLE NOGUEIRA
24/08/2015 6:00

Com queda nos royalties, programa de casas populares Morar Feliz, em Campos, está devagar - Fernando Lemos


RIO e CAMPOS DOS GOYTACAZES - A crise fiscal por que passam estados e municípios brasileiros tem um componente extra nas cidades fluminenses, especialmente as localizadas no norte do estado e na Região dos Lagos, que são mais dependentes de royalties do petróleo. Com a queda de 56% no preço do barril desde agosto de 2014, as prefeituras viram seus orçamentos encolherem de uma hora para outra. O efeito imediato foram medidas de ajuste, que vão desde corte nos salários do primeiro escalão do funcionalismo a paralisação de obras.

Mas a saída em que muitos estão apostando para não fechar as contas no vermelho é a antecipação de receitas futuras com royalties. Uma medida polêmica e que já ganhou campanha contrária na internet.

A queda na arrecadação com royalties e participações especiais (PEs) nos municípios fluminenses foi, em média, de 40% no primeiro semestre. Para cobrir essa diferença, algumas cidades vão recorrer ao mercado financeiro usando a receita futura de royalties como garantia de empréstimos. Na prática, é uma antecipação de receita. Isso será possível porque foi aprovada no Senado uma resolução autorizando o empenho das receitas futuras com royalties para contratação de crédito com instituições financeiras.

O valor dos empréstimos será determinado pelo seguinte cálculo: a diferença entre a média dos valores recebidos em 2013 e 2014 e os valores previstos para 2015 e 2016. As previsões serão feitas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

PRESSÃO POR PLEBISCITO EM CAMPOS

Pela resolução, 60% do crédito terão que ser usados em saúde e educação. O resto é livre. Os municípios terão 20 anos para pagar, mas as parcelas não poderão superar 10% das projeções de receita com royalties em cada ano. Ao menos três cidades já aprovaram em suas câmaras municipais o projeto de lei para fazer uso desse recurso: Carapebus, Campos e Cabo Frio. Em Campos, a aprovação levou o Observatório Social da cidade — entidade sem fins lucrativos que fiscaliza gastos do município — a lançar a campanha “Royalties: Não venda meu futuro”. A ideia é propor um plebiscito sobre o assunto.

O sociólogo José Luis Vianna, do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Candido Mendes de Campos, critica a medida. Primeiro porque as previsões da ANP podem não se confirmar. Segundo porque as cidades não se empenham para resolver um problema estrutural, que é a elevada dependência de um recurso finito e de preço instável. Ele lembra ainda que as medidas de longo prazo para elevar a arrecadação própria e diversificar a economia são urgentes porque a Lei 12.734/12, que redistribui os royalties por todos os municípios e estados, pode entrar em vigor em breve, o que levará, necessariamente, a um corte da receita com esses recursos — a lei está em discussão no Supremo Tribunal Federal.

— Vivemos uma crise de quem geriu as finanças municipais com a ilusão de ter acesso a uma riqueza inesgotável de recursos — diz Vianna.

Aluízio dos Santos Jr., prefeito de Macaé e presidente da Ompetro, que reúne municípios produtores de petróleo, sai em defesa das prefeituras:

— Não é razoável impor à população sacrifícios exorbitantes, consequentes da diminuição da oferta drástica de serviços públicos.

Em Campos, o secretário de Finanças Roberto Lannes diz que, sem a lei, não fecha as contas este ano. A prefeitura previa receita total de R$ 2,5 bilhões em 2015 e, agora, trabalha com R$ 1,5 bilhão. Por falta de pagamento, a distribuidora Ampla cortou o fornecimento de energia de prédios públicos da cidade em julho. Já foram demitidos 4 mil terceirizados e obras foram paralisadas.

DECRETO PARA REDUZIR GASTO

A nova unidade do Hospital São José, orçada em R$ 6,5 milhões e que atenderia a Baixada Campista (região pobre da cidade), foi uma das obras interrompidas. Segundo funcionários, a unidade seria inaugurada em outubro de 2014. Enquanto isso, pacientes são atendidos no hospital antigo, que funciona nos fundos da nova unidade, com janelas e portas quebradas, pintura descascando e filas a céu aberto mesmo em dias de chuva.

— Aqui é muito alvoroço. Acho que na unidade nova teremos mais espaço — diz o esperançoso Uelinton da Silva, que vai ao hospital dia sim, dia não para trocar o curativo do pé amputado.

O programa de casas populares Morar Feliz, que visa a retirar famílias de área de risco, também foi afetado. As obras estão devagar, mas a prefeitura diz que a meta de entregar dez mil casas populares até 2016 está mantida. Quanto ao hospital, não há data para inauguração.

Em Rio das Ostras, o desafio é administrar a queda de receita com a necessidade de investimento em infraestrutura para atender à população que mais cresce no estado. Nos primeiros sete meses do ano, a arrecadação com royalties e PEs caiu 59%. O município reduziu número de secretarias, cortou horas extras e tem travado uma briga com a Odebrecht Ambiental, responsável por obras de saneamento na cidade. Com o aperto na arrecadação, o pagamento à empresa passou a responder por mais de 80% dos recursos com royalties. A prefeitura editou, então, decreto que limita os pagamentos a Parcerias Público Privadas a 15% das receitas com petróleo e mantém sua posição amparada por uma liminar do Superior Tribunal de Justiça. A Odebrecht Ambiental disse em nota que já apresentou quatro propostas contemplando a redução do pagamento mensal e que não teve resposta da prefeitura.




URURAU COM NOVO DONO






Criado em 2008 e batizado com o nome do lendário jacaré que habitaria a Curva da Lapa, o portal de notícias Ururau está mudando de mãos, depois de sete anos bem administrado por Leandro Nunes e Clícia Cruz.
As primeiras notícias são de que o novo dono é oriundo do que restou da agroindústria sucroalcooleira e alinhadíssimo com a família Garotinho.

Atualização às 11h49 - Uma fonte do Blog confirmou agora há pouco, por telefone, que a rádio Band FM também já foi adquirida pelo mesmo grupo que comanda a Coagro. A Rádio, aliás, é de propriedade do empresário Renato Abreu, do Grupo MPE, que já havia arrendado a Usina Sapucaia à Coagro.
Os jornalistas Alfredo Soares (que já gerenciava a Band FM) e Clícia Cruz (do Ururau), vão gerir o novo projeto de comunicação.
A mesma fonte do Blog, que conhece bem o comando anterior e o novo, me garantiu que a linha editorial será independente. Profissional.

O MAU PRECEDENTE

O questionamento do post anterior faz todo sentido, porque no ano passado, a prefeita apanhou R$ 250 milhões emprestados no Banco do Brasil (BB) dando como garantia o papamento das parcelas de Participação Especial previstas para fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016 (reveja aqui). O valor contrato ficou em R$ 299.701.385,28, sendo R$ 49.701.385,28 de juros. O que foi feito com esse dinheiro, ainda não se sabe.

Reveja abaixo o extrato do contrato com BB:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014


JUROS DO EMPRÉSTIMO COM ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES FICAM MENOS CAROS APÓS AÇÃO JUDICIAL

A contestação judicial quanto à antecipação dos royalties do petróleo pode ter atrasado — se atrasou — a entrada do dinheiro na conta da Prefeitura de Campos, mas serviu para reduzir a carga dos juros a serem pagos pelos contribuintes. A ação popular foi proposta pelo vereador Rafael Diniz (PPS) e teve liminar do juiz da 2ª Vara Cível, Felipe Pinelli, proibindo a prefeitura de concretizar o empréstimo, mas uma decisão da presidente do TJ, Leila Mariano, suspendeu a execução da sentença até o julgamento do mérito dos recursos em tramitação. Com isso a transação pode ser feita.
Vejam só: no primeiro contrato assinado em 26/11/2014 e publicado no dia seguinte, o valor contratado era de R$ 304.060.246,84, dois quais entrariam R$ 250 milhões nos cofres municipais e o Banco do Brasil ficaria com R$ 54.060,246.84 em forma de juros.
No novo contrato, este assinado em 23/12/2014 e publicado no mesmo dia numa edição suplementar do Diário Oficial, o valor do empréstimo caiu para R$ 299.701.246,84, ou seja, vão entrar — ou já entraram — na conta da Prefeitura R$ 250 milhões e a parte dos juros caiu para R$ 49.701.385,28, uma economia de R$ R$ 4.358.861,56.

Confiram abaixo as duas publicações do extrato do mesmo contrato entre a PMCG e o BB. 
Extrato publicado na edição do D.O. de 27/11/2014. Processo 2014.018.001071 -P - PR Contrato 0350/2014
valor R$ 304.060.246,84

Num suplemento à edição de 23/12/2014 foi publicado novo extrato, com o mesmos números (processo
2014.018.001071.P.PR Contrato 0350/2014. Mas o valor é menor: R$ 299.701.385,28

CARRO ALUGADO PELA CÂMARA DE CAMPOS FLAGRADO NUM POSTO EM BANGU, NO RIO




Uma postagem na página do Facebook deste Blog, no sábado à tarde, mostrou um dos carros alugados pela Câmara Municipal de Campos - placa KPT 9713 RJ- estacionado num posto de combustíveis na Avenida Brasil, próximo à entrada de Bangu. Até agora há pouco, 08h52 de segunda-feira, a postagem tinha sido compartilhada por 93 seguidores.

E alguém precisa explicar que missão o carro oficial pago com dinheiro público cumpria um sábado a 300 KM da cidade.

ROSINHA, ACEITA O DESAFIO DE GASTAR COM TRANSPARÊNCIA SE CONSEGUIR O EMPRÉSTIMO?



A prefeita Rosinha Garotinho seria capaz de se comprometer em divulgar, centavo por centavo, o que conseguir do empréstimo pretendido com a alienação dos royalties? Seria um link especial no Portal da Transparência foi seria registrado, centavo por centavo, repito, todos os recursos gastos com o que for auferido com a "alienação de ativos", com o nome de quem recebeu, o valor e qual o serviço prestado ou obra realizada. Divulgar da forma como é feita atualmente não vale.
Aceita o desafio?


LEI QUE AUTORIZA "VENDA DO FUTURO" PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DESTA SEGUNDA


Publicado na página 01 do Diário Oficial desta segunda-feira, 24/08, a sanção da lei 8.673, de 18/08/2015, que autoriza a prefeita Rosinha a "contratar operação de alienação de ativos nos termos previstos na Resolução 43/2001 do Senado Federal".
Veja mais detalhes sobre a operação na postagem aqui: