sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Tá esquentando...

A sucessão do prefeito Mocaiber não vai ser numa monótona disputa entre as falanges de Garotinho e de Arnaldo Vianna. Ontem o vice-prefeito Roberto Henriques (ainda no PDT) teria sido sondado para entrar na disputa pelo PSol, o partido da senadora Heloisa Helena.
Como já militou, e com desenvoltura, nos dois exércitos, Henriques deve ter muita munição contra os eventuais concorrentes.
Tá esquentando.....

Menos um bravo na Planície


Tombou agora à tarde, num leito da Beneficência Portuguesa, o bravo Gerardo Maria Ferraiolli, o nosso Patesko. Era um dos últimos heróis campistas ainda vivo e deixa uma legião de amigos e admiradores.

Patesko esteve nos campos de batalha da Itália, como soldado da Força Expedicionária Brasileira (FEB), mas era tão pacifista que anda sempre de preto, de luto num protesto permanente pela paz. Morreu aos 91 anos.

Homem ligado aos esportes, criou a tradicional corrida ciclística de São Salvador, que a partir do próximo ano deverá ter, merecidamente, o seu nome.

Descanse em paz!

Falta pouco

Daqui a poucas horas o Brasil vai saber quem matou Taís, personagem de Alessandra Negrini na novela Paraiso Tropical, de Gilberto Braga.
De todas as novelas que já vi — vejo novelas desde "A Rosa Rebelde" — essa é uma das mais fracas. Apesar do elenco fabuloso e alguns personagens interessantes, a trama é mal amarrada, o enredo construído com abuso de ficcionismo e só mesmo o clássico suspense "quem matou...?" para levantar a audiência.
E, a propósito, meu palpite é que o assassino é o Vidal, vivido por Otávio Müller. Só esse final justificaria a presença deste grande ator num papel tão medíocre.

Chantagem

Eufemismos não cabem no episódio da derrubada da MP que criava a Secretaria Especial de Planejemento de Longo Prazo da Presidência da República: foi uma CHANTAGEM da bancada do PMDB de olho grande em diretorias da Petrobras e outras benesses.
No pano de fundo, a osquestração do presidente do Senado, Renan Calheiros que manda, assim, um escancarado recado ao governo Lula, do tipo “salvem a minha pele ou a CPMF não passa no Senado”.
E, como Lula já cedeu a chantagens anteriores e não abre mão dos R$ 40 bilhões/ano da CPMF, todo mundo sabe como terminará essa história.

Campista no PT


Conforme o jornalista Marcio Fernandes já havia antecipado, o ex-prefeito Carlos Alberto Campista assinou ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores. No entanto, não teria nenhuma intenção de disputar qualquer cargo eletivo em 2008. Ele, que teve o mandato de prefeito cassado em maio de 2005, estará plenamente elegível no próximo ano.
Eleito vereador em 1988, Campista foi presidente da Câmara Municipal e eleito deputado federal em 1990, reeleito em 1994. Depois de longo ostracismo, foi resgatado pelo então prefeito Arnaldo Vianna como a única opção para seu grupo político.
A realidade, no entanto, foi outra e Campista não rezou pela cartilha de seus antecessores, como esperavam seus patrocinadores e a cassação do mandato apenas antecipou o rompimento que já era iminente.

PPS com Mocaiber

O presidente do Diretório municipal do PPS, ex-prefeito Sergio Mendes, garante que o partido não tem a menor intenção de deixar de participar da coalizão em torno do prefeito Alexandre Mocaiber.
Continua "rente que nem pão quente", inclusive para a sucessão municipal de 2008.

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

09:30 - Deslocamento para o Campus da Universidade Federal do ABC
Santo André/SP

10:00 - Visita às obras do Campus da Universidade Federal do ABC
Rua Santa Adélia, 166 - Bairro Bangu - Santo André

10:30 - Cerimônia por ocasião da visita às obras do Campus da Universidade
Federal do ABC

13:15 - Partida para Cabo Frio/RJ
Aeroporto de Congonhas
14:30 - Cerimônia de inauguração do Aeroporto Internacional de Cabo Frio

15:40 - Partida para o Rio de Janeiro/RJ
Aeroporto Internacional de Cabo Frio

16:15 - Chegada ao Aeroporto Santos Dumont

16:20 - Deslocamento para o Hotel Glória

17:30 - Deslocamento para a Academia Brasileira de Letras

18:00 - Solenidade comemorativa dos 110 anos da fundação da Academia
Brasileira de Letras
Av. Presidente Wilson, 203

19:45 - Deslocamento para o Aeroporto Santos Dumont

20:15 - Partida para São Paulo/SP

21:15 - Chegada ao Aeroporto de Congonhas

Governador Sérgio Cabral

10h - Lançamento do Instituto Carioca de Idéias
Local: Restaurante Cais do Oriente

14h30 - Inauguração da nova pista e das novas instalações do Aeroporto Internacional de Cabo Frio
18h - Cerimônia de 110 anos de fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL)

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007

MANCHETES DO DIA

Folha da Manhã

Cabral lança Rioenergia
R$ 300 milhões de cinco anos

O Diário

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO
DE HOMICÍDIO E ASSALTOS

Monitor Campista

CRUZ VERMEHA ASSINA
CONTRATOS DO PSF HOJE

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Sessão memória- Fábrica de Tecidos



Na área onde hoje estão o Itaú, o Ciep e boa parte do bairro da Lapa funcionava até meados do século XX uma grande fábrica de tecidos.
Colaboração do acervo pessoal do pesquisador Hélvio Gomes Cordeiro

Abraço do dia

O abraço de hoje vai para o aniversariante do dia, o jornalista Chico de Aguiar, colunista da Folha da Manhã, torcedor fanático do Goytacaz e um dos maiores conhecedores de MPB.

Mídia no blog

Entra no ar amanhã, às 8h, a Record News, um canal de notícias 24 horas, como a Globo News e Band News, só que transmitida pela TV aberta, ou seja, de graça.
O novo canal substitui a TV Mulher que, na atual grade da ViaCabo TV, é captado no canal 7.

Quitete não!

O professor Fábio Siqueira, dirigente do Sepe e secretário-geral do PT local, diz hoje, em seu blog (Fabiosiqueira.blogspot.com), que não será fácil para o prefeito Alexandre Mocaiber incluir o nome do secretário de Saúde, Rodrigo Quitete, na nominata do partido para concorrer à Câmara Municipal.
Diz Fábio:
"...O PT é um aliado diferente, que, por vontade da maioria do Diretório, apóia o governo municipal, mas não abre mão de sua autonomia. Não somos linha auxiliar do prefeito, tampouco uma legenda de aluguel!"
O que mais incomodou aos dirigentes do PT foi o que Quitete teria dito à Folha da Manhã na edição de domingo, conforme lembra Fábio:
"Dr. Rodrigo - contra quem não consta qualquer indício desabonador - declarou que: “Estou nas mãos do prefeito sobre a filiação: não tenho conhecimento nesta questão, e Mocaiber vai avaliar o melhor partido, para não descontentar nenhuma sigla”.

MANCHETES DO DIA

Monitor Campista


REFERÊNCIA EM TUBERCULOSE

CAMPISTA ESTÁ
PRÓXIMO DO PT
DE CAMPOS

O Diário


MULHER MORTA A PEDRADAS E
FACADAS NO CENTRO DE MACAÉ

Folha da Manhã

EMPRESÁRIA MORTA DENTRO
DE CASA NO CENTRO DE MACAÉ

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

02:00 - Chegada à Base Aérea de Brasília/DF

10:00 - Cerimônia de lançamento do Plano Social: Inclusão da Pessoa
com Deficiência

11:30 - Recebe integrantes da União Brasileira do Biodiesel - Ubrabio

12:30 - Guido Mantega - Ministro da Fazenda

17:00 - Hélio Costa - Ministro das Comunicações

18:30 - Fernando Haddad - Ministro da Educação

Governador Sérgio Cabral


10h30 - Plantio de um milhão de árvores do Parque Fluvial do Guandu
Local: Queimados
11h - Entrega de certificado ao ETA Guandu como maior estação de tratamento do mundo
Local: Nova Iguaçu
13h - Lançamento da pedra fundamental do Complexo Integrado Naval, Offshore e Onshore Mac Laren Oil

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Mais dois

O PTN e o PTC fecharam hoje com Mocaiber e vão apoiar o candidato que o prefeito indicar para a Prefeitura de Campos. Magno Pessanha e Demetrio Tourinho conversaram como Mocaiber e o desdobramento natural será a ocupação de espaço na administração municipal. Esses detalhes ficaram para sexta-feira.
A Frente Trabalhista teria ainda o PTB, mas o pessoal de Garotinho saiu na frente e ganhou a legenda, que, presidida pelo fiel vereador Edson Batista, vai estar ao lado do PMDB na eleição de 2008.

Brasil na ONU


Ai está o nosso presidente Lula abrindo a 62ª Assembléia Geral da ONU. (ver nota postada ontem sobre a origem da tradição de ser sempre um brasileiro a abrir as assembléias gerais das Nações Unidas)

Foto Ricardo Stuckert/Abr

Ciclistas na ponte

Este blog não tem, ainda, uma máquina fotográfica para ilustrar as postagem, mas tenho visto ciclistas zanzando pela ponte Rosinha. No último sábado foi visto, inclusive um homem atravessando a pista B à pé.

Deu no Estadão

Propinoduto era para eleger Rosinha, acusa advogado
Advogado de Silveirinha, envolvido no caso de desvio no Rio, diz à Justiça que conta na Suíça serviria como caixa de campanha em 2002

Leia a matéria completa aqui:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20070922/not_imp55590,0.php

Mudança no governo


Segundo Teresa Cruvinel, de O Globo, Lula já tem substituto para o ministro da Articulação Política, Walfrido dos Mares Guia (foto) se o caso do "mensalão mineiro" tiver desdobramentos desastrosos. O substituto seria, segundo a jornalista, o deputado petista Henrique Fontana.

Mares Guia era o vice do governador de Minas Gerais, e deve ser denunciado pelo Procurador-Geral da República junto com o atual senador e ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo e o publicitário Marcos Valério, o mesmo que, anos depois, montaria o mesmo esquema para o PT.
(Foto:Radiobrás)

Mocaiber pode ser candidato?


Com a perspicácia de sempre, Roberto Moraes interpretou em seu blog (robertomoraes.blogspot.com) a matéria da Folha da Manhã de hoje com o título “Arnaldo e Mocaiber em 2008”. Para Moraes, o atual prefeito Alexandre Mocaiber não é candidato à reeleição.
Peço licença para acrescentar dois pitacos a essa conversa: um interpretativo e outro de informação inédita:

1) Acredito que, eleitoralmente, Arnaldo Vianna tem muito mais densidade eleitoral que Mocaiber. Juntos são donos de uma parcela do eleitorado capaz de derrotar o adversário no primeiro turno. Separados abrem a única brecha para o pessoal de Garotinho voltar à Prefeitura num eventual segundo turno.

2) Na eleição no ano passado, Arnaldo, Ilsan e Carlos Lupi visitaram o Monitor Campista. Havia, naquele momento, um clima de animosidade porque Mocaiber havia desafiado Arnaldo para ver quem teria mais votos para a Assembléia Legislativa: Wilson Cabral, apoiado por Mocaiber ou Ilsan, que fez dobradinha com Arnaldo. Aproveitando o clima, introduzi a questão da sucessão de 2008 na conversa, porque era óbvio que Arnaldo já era candidato a prefeito antes mesmo de ganhar o mandato de deputado federal.
Arnaldo disse com todas as letras que se Mocaiber fosse candidato por um partido ele (Arnaldo) seria por outro.
Nesse ponto da conversa, Lupi, que ainda nem sonhava ser ministro do Governo Lula, garantiu que o partido já tinha consultado o TSE e que Mocaiber era inelegível por já ter disputado uma eleição ocupando o cargo de prefeito. Tentei rebater, porque afinal Mocaiber foi convocado pela Justiça para assumir o cargo com a cassação de Carlos Alberto Campista, mas ele foi taxativo: "Mocaiber não pode ser candidato".


MANCHETES DO DIA

Folha da Manhã

APÓS SEQÜESTRO DE FAMÍLIA E
ASSALTO, PERSEGUIÇÃO EM SFI

TUBERCULOSE EM
GOITACAZES ASSUSTA

ARNALDO E MOCAIBER EM 2008

O Diário

CARRETEIRO MORTO EM
COLISÃO NA BR-101

IDOSA MORRE ATROPELADA EM GUARUS

Monitor Campista

ÔNIBUS ATROPELA E MATA

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

Hora Local (Nova Iorque): menos 1 hora em relação a Brasília


08:40 - Encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon
Escritório do Secretário-Geral

09:00 - Abertura do Debate-Geral da 62ª Assembléia-Geral das Nações Unidas
Plenário da Assembléia-Geral das Nações Unidas

10:30 - Encontro com o presidente da Indonésia, Susilo Yudhoyono
Sala BL 7, 3º andar

11:00 - Encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina,
Mahmoud Abbas
Sala BL 11, 4º andar

11:45 - Encontro com o presidente da França, Nicolas Sarkozy
Sala da Presidência do Conselho de Segurança

12:15 - Deslocamento para a Residência da Representação do Brasil
junto à ONU

12:45 - Entrevista ao programa televisivo "Charlie Rose"
Residência da Representação do Brasil junto à ONU
15:00 - Partida para Brasília/DF
Aeroporto John Fitzgerald Kennedy

OBS: A chegada do presidente Lula a Brasília está prevista para 00h30

Governador Sérgio Cabral

Sem compromissos externos

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007

Alencar é do PRB

Errei:

O vice-presidente da República José Alencar, não é do PR (Partido da República) conforme erradamente postei aqui ontem numa nota sobre o deputado Clodovil Hernandez.
Alencar é do PRB (Partido Repúblicano Brasileiro).

Obrigado ao leitor que me corrigiu.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Roda Viva

Mano Brown, líder do Racionais MC´s, um dos maiores grupos de música de periferia do Brasil é o entrevistado de daqui a pouco do programa Roda Vida, da Rede Cultura. Apresentação de Paulo Markun.

Brasil na ONU



Amanhã o presidente Lula vai abrir a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, como antes fizeram FHC, Collor e outros antecessores. A tradição de um representante do Brasil fazer a conferência de abertura da Assembléia vem desde a fundação da ONU, no pós-guerra.
Quem conta a história é o diplomata e ex-ministro e ex-senador Roberto Campos, (foto ao lado) na página 97 do seu livro “A Lanterna na Popa”, de 1997.

“ A primeira reunião preparatória da ONU se realizara em Londres, em 7 de janeiro de 1946, destacando-se na delegação Ciro de Freitas Valle, então embaixador no Canadá, deslocado para Londres depois de ter assistido à assinatura da Carta em São Francisco. Ciro era uma vigorosa personalidade. Bem apessoado, bom gourmet e cultor inveterado do whisky, afirmou-se em Londres como importante personalidade. Como nem os Estados Unidos nem a União Soviética, já mutuamente suspicazes, quisessem iniciar os debates, Ciro se inscreveu como primeiro orador e isso marcou a tradição, até hoje mantida, de ser o Brasil o primeiro a orar nas Assembléias Gerais da ONU.”

Saude dá voto 1

Outro secretário de Saúde que também migrou, com sucesso eleitoral, para a política foi Wilson Cabral, que foi eleito deputado estadual após curta passagem pela milagrosa Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde dá voto

Se Rodrigo Quitete sair mesmo candidato, vai estar dando seqüência a uma tradição que vem de longe.
Até onde a memória alcança, Wilson Paes foi secretário de saúde e depois vice-prefeito e prefeito.
Alcione Athayde foi deputada federal depois de passar pelo cargo, assim como Edson Batista que se elegeu e reelegeu vereador, além de Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber, que também comandaram a pasta da Saúde.

Petista?

O prefeito Alexandre Mocaiber tenta resolver uma questão delicada junto ao mais novo partido que integra a sua coalizão de governo. O Partido dos Trabalhadores (PT), que na última sexta-feira abriu as portas para filiar o secretário de Energia e Biocombustíveis, Renato Barbosa, não está apresentando a mesma disposição em relação ao secretário de Saúde, Rodrigo Quitete.
Tem petista dizendo, com todas as letras, que o partido não é legenda de aluguel.

Verde

Em meio às especulações sobre troca-troca de legendas com vistas às eleições do ano que vem (o prazo termina daqui a alguns dias), surgiu mais uma no final de semana.
O jornalista e ex-deputado estadual Fernando Leite estaria com um pé no Partido Verde (PV).
Dissidente, de novo, do grupo de Garotinho, Leite é muito próximo a Mocaiber e, como o PV é uma das legendas aliadas do prefeito... faz sentido.

Casa nova


O deputado federal Clodovil Hernandez, eleito com quase 500 mil votos pelo PTC de São Paulo, está trocando de partido. Vai para o PR (Partido da República), o mesmo do vice-presidente José Alencar.

Renan Calheiros em Campos
















A boa memória alheia é uma ameaça constante à incoerência dos "políticos-pipoca", aqueles que mudam de opinião ou companhia de acordo com as necessidades da ocasião. Veja o caso do presidente estadual do PMDB, o ex-governador Anthony Garotinho.
No último dia 12, quando ocorreu a votação do processo contra o senador Renan Calheiros no Plenário do Senado, Garotinho escreveu em seu Blog:





A manutenção de Renan à frente da Casa é uma afronta à inteligência do povo brasileiro e um atentado contra a sociedade. Renan será mantido, seu cargo está assegurado, porém, seu poder e prestígio políticos foram seriamente abalados nesses quase quatro meses da crise que se abateu sobre o Senado .Mas nem tudo está perdido. Em 2010 tem eleição. Quem sabe o eleitorado alagoano poderá fazer aquilo que 46 senadores foram incapazes de realizar hoje”. (blogdogarotinho.com.br)

No entanto, olha quem estava em Campos no dia 27 de agosto de 2004, como convidado de honra de Garotinho para fazer campanha para Geraldo Pudim: Renan Calheiros que aparece ai na foto ao lado de Michel Temer, presidente Nacional do PMDB, Pudim e Garotinho.

MANCHETES DO DIA

Monitor Campista

BORRACHEIRO ASSASSINADO

MOCAIBER FOI
À FILIAÇÃO DE
LESSA AO PSB

O Diário

MOTOQUEIRO MATA BORRACHEIRO
COM SEIS TIROS À QUEIMA-ROUPA

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

Hora Local (Nova Iorque): menos 1 hora em relação a Brasília

00:00 - Chegada a Nova Iorque / EUA
Aeroporto John Fitzgerald Kennedy

00:10 - Deslocamento para o Hotel Waldorf Astoria

14:45 - Deslocamento para as Nações Unidas

15:00 - Encontro com o presidente da Polônia, Lech Kaczynski

15:30 - Encontro com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Han Duck-soon

16:00 - Encontro com o presidente do Timor Leste, José Ramos Horta

16:30 - Encontro com o presidente da República Tcheca, Václav Klaus

17:00 - Encontro com a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel
Sede da ONU

17:35 - Deslocamento para o Hotel Waldorf Astoria - Towers

17:55 - Encontro com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush

19:15 - Deslocamento para as Nações Unidas

19:30 - Jantar oferecido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-
Moon, a chefes de Estado e de Governo
Conference Room 8

22:10 - Deslocamento para o Hotel Waldorf Astoria

22:15 - Chegada ao Hotel Waldorf Astoria

Governador Sérgio Cabral

Não divulgada

Prefeito Alexandre Mocaiber
Sem atualização desde 11/09/2007