sábado, 26 de abril de 2008

Mais cenas do protesto "Fora Mocaiber, Fora Garotinho, Fora Arnaldo"






















PMDB também protesta

Neste momento, está acontecendo outro protesto, no Largo do Chá-Chá-Chá, convocado pelo ex-governador Garotinho. O título do protesto ( foram eles que escolheram!!!) é a "Voz de Campos contra a corrupção".

Protesto

O protesto de blogueiros, jornalistas, professores e outras pessoas indignadas com o quadro político local divido entre Mocaiber, Garotinho e Arnaldo Vianna, durou cerca de duas horas. Os manifestantes, entre eles o autor deste Blog, se concentraram no Calçadão, desceram o Boulevard, seguiram pela João Pessoa, passaram pelo Camelódromo, Rua Formosa, Sacramento e, de volta ao Calçadão, encerraram o ato cantando o Hino Nacional Brasileiro.

Mais cenas do apitaço no Calçadão






















FORA MOCAIBER, FORA ARNALDO, FORA GAROTINHO


CHEGA DE PALHAÇADA 1


Foi encerrado agora há pouco no Caldação o protesto contra Mocaiber, Garotinho e Arnaldo Vianna.



CHEGA DE PALHAÇADA!

É HOJE!

Ato Chega de Palhaçada, 10h, no Largo da Imprensa (Calçadão, ao lado da Catedral). Vamos gritar FORA MOCAIBER, FORA GAROTINHO, FORA ARNALDO, QUERO UM NOVO CAMINHO!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

OUTRAS NOMEAÇÕES

Novas portarias assinadas hoje pelo prefeito Alexandre Mocaiber e que serão publicadas neste sábado no Diário Oficial do Município:

1 - Luiz Magno de Azevedo - Secretaria de Fazenda
2 - Paulo Rangel de Carvalho - Procuradoria Geral do Município
3 - Elizabete Maria Gomes de Souza Oliveira - Secretaria de Justiça
4 - Carlos Moralles Bittencourt - Secretaria de Administração
5 - Roberto Gomes Barbosa - Secretaria de Comunicação Social
6 - Maria Cristina Mocaiber - Secretaria de Promoção Social
7 - Eduardo Augusto Alves - Secretaria de Agricultura
8 - Elizabeth Landim - Secretaria de Educação

FERNANDO LEITE ACUMULA FUNDAÇÃO CULTURAL E GOVERNO

Foto César Ferreira

O jornalista Fernando Leite Fernandes é o novo presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Ele vai acumular com as funções de secretário de Governo. As portarias foram assinadas hoje pelo prefeito Alexandre Mocaiber.

Record divulga nota oficial

A TV Record divulgou nota oficial sobre o incidente hoje de manhã na sede da PMCG:
NOTA OFICIAL – TV RECORD CAMPOS

A TV RECORD vem por meio desta manifestar o total repúdio a ação antidemocrática, ocorrida dentro da prefeitura de Campos, quando uma de nossas equipes de reportagem foi impedida, por seguranças de exercer seu trabalho jornalístico, na cobertura de uma coletiva dentro do gabinete, com o prefeito Alexandre Mocaiber.
A direção da emissora informa que já está tomando as medidas cabíveis, uma vez que a empresa foi impedida de colocar em prática a liberdade de imprensa. O sindicato dos jornalistas de Campos, a Associação Brasileira de Imprensa, e Federação Nacional de Jornalistas, já foram comunicadas sobre o ocorrido.

Record barrada na PMCG

Do Blog Urgente



Estou utilizando o espaço para comunicar aos colegas jornalistas o absurdo que aconteceu hoje, por volta das 10h 30, na sede da prefeitura durante a posse do prefeito Alexandre Mocaiber.Enquanto os colegas de imprensa estavam aguardando para entrar no gabinete e fazer as imagens do prefeito, um grupo de manifestantes favoráveis ao prefeito começou um coro de: "Fora Record! Fora Record!".
O mais absurdo foi que o ex-secretário de Comunicação, Roberto Barbosa, que deverá tomar posse de novo, proferiu palavras de ordem para a segurança dizendo: "Não deixem a Record entrar!".
Confundidos com a equipe da Record, a repórter da Inter TV, Cláudia Eleonora, e o câmera da empresa, Júnior, quase foram agredidos e chegaram a sofrer empurrões. Alessandra, repórter da Record e o câmera, estavam dentro do auditório da prefeitura, portanto, não foram atingidos pelos manifestantes.
A direçaõ do jornal, O Diário, orientou a seus motoristas de que não deixem os carros do jornal do lado de fora da empresa por questões de segurança. Estão instruindo os motoristas para que guardem os veículos na garagem com medo de depredações.Isso é um absurdo que não pode acontecer, em governo nenhum e em situação nenhuma. Isso é um absurdo e só nos mostra que, pelo menos para a classe jornalística, o governo Mocaiber já retornou mal.
Postado por João Ventura às 11:20"
(Transcrita do Blog urgente.blogspot.com)

Os ônus de Mocaiber

Mocaiber deixa a Câmara depois de reempossado no cargo de prefeito

De volta ao governo, Mocaiber tem pela frente alguns ônus difíceis de administrar:

1 – 2.178 funcionários das empresas terceirizadas que não receberam o pagamento do mês passado acreditam que Mocaiber vai pagá-los. São os fantasmas que não compareceram ao recadastramento ou foram barrados na triagem.

2 – Há uma decisão da Justiça do Trabalho determinando que a Prefeitura de Campos demita 40% de todos os servidores terceirizados. O prazo termina no começo de maio e caberá a Mocaiber o desgaste da demissão. Falam em cerca de 5 mil que serão demitidos.

3 – Fizeram acreditar que o Programa Saúde da Família (PSF) voltaria a funcionar e seus mil e poucos funcionários receberiam os salários se Mocaiber voltasse. E agora vai ser mais um desgaste, porque o programa foi suspenso por decisão judicial e a pendência continua.

4 – Por fim, o prefeito reconduzido por uma liminar do STJ vai ter que conviver com várias ações de Improbidade Adminstrativa propostas pelo Ministério Público Federal e com o olhar desconfiado da população.

Nomeações

No site do professor Roberto Moraes (link ao lado) já há informações sobre escolhas de novos secretários de Mocaiber. Uma delas é a do ex-presidente da OAB, Paulo Rangel de Carvalho para o cargo de procurador-geral do Município.

Outra Chance

Momento de gratidão na posse de Mocaiber, hoje

Mesmo que ainda não tenha sido julgado pelos órgãos do Poder Judiciário, o prefeito Alexandre Mocaiber foi alvo de brutal exposição nos últimos 43 dias e que, em alguns casos, beirou à crueldade. Se foram justas as críticas ou não, só o tempo dirá. Mas o certo é que ele não goza, hoje, de boa reputação junto à opinião pública.
De volta ao cargo de prefeito de Campos, Mocaiber tem uma remota chance de reabilitar sua biografia.
Mas para isso precisa ter coragem de enfrentar os interesses escusos de quem o cerca e grandeza política para abrir as contas do governo para a população. Desse modo, pode tentar inspirar alguma confiança nos eleitores que o escolheram para administrar o município.
É imprescindível, por exemplo, a contratação de auditoria independente na administração (incluindo os 43 dias do governo interino) e implantar mecanismos de transparência nas contas públicas. Poderia, também, aproveitar que vai remontar o governo e promover uma reforma administrativa, a começar pela extinção das inúteis gerências. São nove gerências com status de secretarias e que foram criadas para atender ao governo paralelo de Ilsan Vianna, no governo Arnaldo. É um aleijão que sobrepõe às secretarias já existentes e, em última análise, se transformaram em cabides de emprego para acomodar interesses partidários e outros menos nobres ainda.
Na escolha da equipe, o prefeito terá alguma dificuldade em algumas áreas porque seus principais assessores ou estão presos ou impedidos de exercer função pública. Poucos políticos chegaram tão no fundo e tiveram uma nova chance.
Aproveite Mocaiber, se for capaz!.

Do Blog Urgente


Como era de se esperar, já apareceu algum grupo político para tentar confundir a população em relação ao ato de amanhã. O deputado Geraldo Pudim, do PMDB do Garotinho, acabou de chamar na rádio Diário FM um ato “A voz de Campos contra a corrupção” para a Praça São Salvador.
É muito importante que fique claro que o ato que está sendo convocado há uma semana pelos blogs nada tem a ver com este anunciado pelo PMDB."
(Transcrito do Blog urgente.blogspot.com)

Bacellar festeja

Do Blog do presidente da Câmara, Marcos Bacellar:

"Mocaiber é o prefeito de Campos
Ao que tudo indica a decisão tomada por mim, enquanto presidente da Câmara Municipal, na semana passada, foi realmente a mais correta. Em toda a minha vida aprendi que “Manda quem pode. Obedece quem tem juízo”. E aí está, o Ministro Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, decidiu pela permanência no cargo de prefeito desta cidade, o senhor Alexandre Mocaiber."
(Transcrito do Blog MarcosBacellar.com.br)

Irresponsável!


O ex-governador Garotinho não perde uma chance para exibir sua irresponsabilidade, falta de compromisso com a cidade e que só pensa em recuperar o poder de mando na Prefeitura custe o que custar.
Na noite de ontem, por exemplo, poucos minutos depois da decisão do STJ de reconduzir o prefeito Alexandre Mocaiber ao cargo, o ex-governador postou em seu Blog que havia um movimento popular para impedir a posse.
Confira abaixo o tamanho da irresponsabilidade:


"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deferiu liminar solicitada pelos advogados do prefeito afastado por corrupção, Alexandre Mocaiber, para que ele retorne à Prefeitura de Campos. É a segunda em menos de uma semana. A população de Campos neste momento está tomada de revolta. Recebi ligações informando que em diversos bairros já existe movimentação no sentido de realizar manifestações para impedir que o chefe da quadrilha que desviou milhões da prefeitura volte ao poder.

Porém, alerto: o momento requer calma.Minha convicção pessoal é a de que pela quantidade de processos que corre na justiça contra Mocaiber, ele não demora muitos dias na prefeitura. Sua situação perante o Ministério Público federal e estadual é gravíssima. Embora compreenda e compartilhe da revolta de todo o povo, peço que todos se mantenham dentro de um espírito de paz, porque esta quadrilha não demorará muito tempo à frente da prefeitura. "
(Transcrito do Blog Anthony Garotinho.com.br)

E a dúvida do Irajá continua




Jornais de hoje











Agenda do poder

Presidente Lula

10:30 - Cerimônia de assinatura de ordens de serviço de início de obras do PAC em municípios das regiões de Campinas e Sorocaba
15:10 - Cerimônia de inauguração da unidade industrial da Braskem
18:25 - Chegada a São Bernardo do Campo

Governador Sérgio Cabral


10h - Início das obras de asfaltamento da RJ-214
Local: Varre-Sai
13h30 - Almoço com 10 senadores franceses membros da Comissão de Finanças
Local: Palácio Laranjeiras
15h - Lançamento do Programa de Gestão Escolar

Prefeito Alexandre Mocaiber

Não divulgada

De volta

César Ferreira/Secom


O prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) já está de volta ao cargo após 43 dias afastado por decisão da Justiça Federal.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

MPF divulga nota velha e confusa

Quase no mesmo momento em que o STJ dava indíciosdo retorno do prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) ao cargo, o portal do Ministério Público Federal (MPF), postou (hoje, 24/04 às 18h56) uma matéria confusa, cujo titulo é "Ação de improbidade do MPF/RJ mantém afastamentos na prefeitura de Campos". A nota se refere à ação de Improbidade ajuizada pelo MPF na semana passada.
Ou seja, informaram notícia velha e com título impróprio.

Confira aqui no portal do MPF:
http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/patrimonio-publico-e-social/acao-de-improbidade-do-mpf-rj-mantem-afastamentos-na-prefeitura-de-campos

Ser ou não ser?

Foto: Arquivo

O Alexandre Mocaiber que reassume nesta sexta-feira o cargo de prefeito de Campos depois de mais de 40 dias afastado por decisão da Justiça Federal é o mesmo crédulo que acha que todos os seus assessores presos na Polinter desde 11/03 são inocentes ou é um homem mais experiente e calejado com o sofrimento que lhe foi imposto nestas duras semanas?

O Mocaiber que, daqui a pouco, retoma poder de uma das 20 cidades mais importantes do país vai retomar também a sua já conhecida rota Rio-Guarapari-Búzios, com escalas esporádicas em Campos, ou vai assumir, de verdade, a administração da cidade que o elegeu e o generoso Superior Tribunal de Justiça achou por bem reconduzí-lo.

Campos não vai dar a Mocaiber outra chance. Portanto, trate ele de andar na linha no que restar do seu mandato (se durar até dezembro), porque seu verbete a história já está escrito.

Reeleição? Só se for piada.

Barulhos X silêncio

Enquanto os aliados de Roberto Henriques estão, ao vivo, na emissora aliada (deles), Campos Difusora, na rádio ligada a Mocaiber (Continental), está no ar, neste momento, a programação normal, ou seja, Paulo Barreto apresentando músicas de forró.
Na Difusora, estão, ao vivo, o ex-governador Garotinho, o prefeito (ainda) em exercício, Roberto Henriques, o deputado Geraldo Pudim e outros.
As duas emissoras podem ser acessadas pela Internet:
http://www.radiocontinentalam.com.br/
http://www.radiocamposdifusora.com.br/

RH espera notificação

Roberto Henriques disse agora, da Difusora, que vai aguardar, com "tranqüilidade" o telegrama do STJ reconduzindo o prefeito Alexandre Mocaiber ao cargo.
Disse também que espera "explicações de Mocaiber sobre as denúncias de acusações que pesam sobre o prefeito e seus ex-assessores que estão presos".
RH voltou a chamar Mocaiber de "omisso" e "ausente".

RH fala na Difusora

O vice-prefeito Roberto Henriques está falando, neste momento, ao vivo, na Campos Difusora.
Faz um discurso de despedida.

STJ NOTIFICA DECISÃO

O STJ já encaminhou telegramas à Prefeitura de Campos, Câmara Municipal, 1ª Vara Federal e Tribunal Regional Federal, com o teor da liminar deferida no início da noite de ontem reconduzindo o prefeito Alexandre Mocaiber, após 43 dias de afastamento.

STJ RETORNA À PREFEITURA DE CAMPOS

Foto:Arquivo

A informação já é oficial e está no portal do STJ o deferimento de uma liminar reconduzindo Alexandre Mocaiber ao cargo de prefeito de Campos.
Da decisão cabe recurso da Procuradoria Geral da República.

CÂMARA SÓ SE REUNE NA SEGUNDA

O presidente da Câmara Municipal de Campos, vereador Marcos Bacellar, cancelou a sessão marcada para hoje e convocou a próxima sessão para a segunda-feira.
O objetivo não é outro que não o de ganhar tempo.

Mais improbidade 1

Tem 111 páginas a propositura da 2ª Ação de Improbidade Administrativa protocolada hoje na 1ª Vara da Justiça Federal de Campos sob o número 2008.51.03.001019-3 em face das seguintes pessoas:

1 - JOSÉ LUIZ PÚGLIA - ex-secretário de Obras da PMCG
2 - EDILSON QUINTANILHA - ex-gerente de Desenvolvimento da PMCG
3 - CARLOS EDMUNDO RIBEIRO - ex-secretário de Fazenda da PMCG
4 - ANA REGINA FERNANDES - ex-secretária de Promoção Social da PMCG
5 - EDUARDO RIBEIRO NETO - Bombeiro militar
6 - FERNANDO MÁRCIO PETRONILHO CALDAS - empresário
7 - DILCINEIA DAS GRAÇAS FREITAS BATISTA - (NEINHA FREITAS) - radialista
8 - CLAUDECIR DA SILVA - ex-deputado estadual
9 - SANTIAGO PEREIRA NUNES PEREZ - empresário

Mais Improbidade

O Ministério Público Federal (MPE) propôs, agora à tarde, mais uma ação de Improbidade Administrativa contra ex-assessores do prefeito afastado, Alexandre Mocaiber.
O MPF está divulgando agora uma nota à imprensa, mas já sabe que, além de Mocaiber estão denunciadas outras pessoas que não constavam na ação anterior.
Mais detalhes daqui a pouco.
Repetindo o que disse num post anterior, essa história não acaba aqui.
atualizada às 17h30

Resposta a um(a) "anômimo (a)

Em relação ao post "A história não acaba aqui", recebi um "misterioso" comentário, transcrito abaixo:
"Isso é o prenuncio de uma nova derrota, sr. Ricardo André?
Está parecendo até Carlos Lacerda, perde mas não desiste nunca.
Ah.. esqueci, vc é brasileiro e não desiste nunca."
Minha resposta
Sr(a) anônimo (a):
Eu não tenho interesse pessoal nessa história. Sou servidor público concursado e, com o que ganho, sobrevivo na simplicidade que caracteriza meus 47 anos de vida.
Sou jornalista por opção e, ganho pouco, mas trabalho muito, como o sr(a) deve saber porque parece que me conhece bem.
Além disso, quero deixar claro:
1 - Não tenho cargo de confiança na Prefeitura de Campos;
2 - Não tenho emprego na Pelúcio;
3 - Não tenho empreiteira e, portanto não dependo de obras;
4 - Não tenho parentes com emprego na Prefeitura;
5 - Não sou dono de veículo de comunicação e, então, não dependo de verbas públicas para sobreviver.
Como o sr(a) pode ver, "derrotado" será quem perder privilégios que, com muita honra, não os tenho.
No entanto, nunca escondi ( e nem nunca me escondi sob nenhum anonimato) minha opinião sobre o governo do sr. Mocaiber.
Quem acompanha este BLOG (criado em agosto/2007) sabe da minha opinião sobre essa gente toda, como também sabe o penso sobre Arnaldo, Garotinho e Bacellar.
24 de Abril de 2008 16:37

A história não acaba aqui

Pode sair hoje no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma decisão que dirima a dúvida sobre quem vai continuar à frente da Prefeitura de Campos. Mas o final dessa história está longe, muito longe ...
Mesmo que Mocaiber seja reconduzido ao cargo (hipótese não descartada), continuam em curso outras ações na Justiça Federal que investigam denúncias de corrupção no governo do prefeito, ainda, afastado.
Se decidir pela recondução de Mocaiber, o presidente do STJ estará apenas admitindo que a presença dele (Mocaiber) à frente da administração não atrapalha as investigações. Isso não representa nenhuma absolvição prévia.
Além da ação cautelar que resultou no primeiro afastamento do prefeito e prisão de seus principais assessores e empresários que formariam, segundo o MPF, uma "quadrilha", já há em curso uma ação de Improbidade Administrativa, também proposta pelo Ministério Público Federal e acatada pela 1ª Vara Federal de Campos. Fala-se que estão em preparação mais duas dezenas de ações de improbidade com base nos documentos apreendidos na "Operação Telhado de Vidro" e nas centenas de horas de gravações telefônicas autorizadas pela Justiça.
No bojo da primeira Ação de Improbidade, já acatada pela Justiça Federal, há uma determinação para que a Câmara Municipal de Campos investigue as denúncias de corrupção. Na sessão de hoje, os vereadores devem se pronunciar, salvo de o presidente Marcos Bacellar, resolver ignorar a decisão.

Risco iminente

A qualquer hora um carro estacionado ou um pedestre pode ser engolido por uma cratera que pode se abrir de repente na Beira-Valão. Em vários pontos no trecho entre a Avenida 28 de março e Rua Fomosa, já houve desmoronamento.
A Prefeitura de Campos limitou-se a isolar a área, mas não basta. Em todo o citado trecho há estacionamento de carros nos dois lados e a Defesa Civil deveria fazer uma paciente vistoria no local.
As fotos são de agora há pouco.

RA



RA










Dúvida do Irajá

RA 24/04/08 - 13h48

Manchetes de hoje

Monitor Campista

STJ PODE DECIDIR HOJE
SITUAÇÃO DA PREFEITURA

PONTE PROVISÓRIA NO ACESSO À LAGOA DE CIMA


O Diário

AUMENTO PARA SERVIDORES DE CAMPOS

MUITAS ESPECULAÇÕES E
NADA DE DECISÃO DO STJ

GERENTE DO TRÁFICO PRESO PELA PM

Folha da Manhã

COMÉRCIO
COM SALDO
POSITIVO NO
SÃO JORGE

LUIZ JOSÉ
VAI ASSUMIR
GERÊNCIA E
FICA NO CCZ


PROCESSO CAMINHA NO
STJ, MAS SEM DECISÃO

Agenda do poder

Presidente Lula

09:30 - Entrevista aos Diários Associados
10:30 - Reunião do Conselho Político
12:00 - Apresentação de cartas credenciais de embaixadores
16:30 - Ronaldo Sardenberg - Presidente da Anatel
18:30 - Alfredo Nascimento - Ministro dos Transportes
19:30 - José Sérgio Gabrielli de Azevedo - Presidente da Petrobras

Governador Sérgio Cabral


10h - Inauguração de obras de revitalização do sistema lagunar de Piratininga-Itaipu
14h30 - Audiência com o embaixador Umberto Vattani, presidente do Instituto Italiano para o Comércio Exterior
16h - Audiência com a delegação da PSA (Singapore Authority Port)

Prefeito em exercício, Roberto Henriques

Sem atualização desde 18/08/2008

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Quem sabe amanhã?

Consultadas as duas frentes de batalha, há indícios que não sai hoje nenhuma decisão no STJ.
Quem sabe amanhã?

Mais nomeação

O prefeito em exercício, Roberto Henriques, assinou hoje portaria nomeando o médico Luiz José de Souza, diretor do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para ser o novo gerente administrativo de Ação Social. O cargo tem status de secretário (DAS-1).
Ele vai substituir a professora Beth Couto, que foi exonerada também hoje.

Que trio!!!

A cena estranhíssima foi vista há pouco pela TV Justiça (Canal 12 - ViaCabo), que transmite, ao vivo, a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes: sentados um ao lado do outro estão, no Plenário, três ex-presidentes da República: Fernando Collor, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.
E, na mesa principal, está o presidente Lula.

Foto: José Cruz/ABr

Atualizada às 22h31 para postar a foto.

Do STJ

Dois movimentos agora à tarde no SLS 857/2008, cuja decisão suspendeu o afastamento de Mocaiber e deu início a toda a confusão institucional a partir da última sexta-feira:

1 - O processo está com o Ministério Público Federal.
2 - Através da petição Nº 89216/2008, protocolada hoje, o município de Campos dos Goytacazes, através do procurador-geral, Luciano Moreira da Nóbrega, pede para ser parte do processo e , assim, tomar ciência de todos os os atos.


TEXTO DA DECISÃO DO DIA 18

Alguns leitores deste Blog estão cobrando o texto da decisão do ministro Gomes de Barros e que deu origem a toda a confusão na última sexta-feira. A decisão, na verdade foi tomada no dia 15 mas só enviada a Campos no dia 18. A decisão foi publicada hoje no site do STJ e poderá ser consultada na íntegra abaixo:

https://ww2.stj.gov.br/revistaeletronica/REJ.cgi/MON?seq=3870056&formato=PDF
Quem tiver dificuldade de acessar o texto aqui, pode entrar site do STJ e consultar pelo número do processo 857 que vai chegar lá. O arquivo é em PDF.

Processos andam no STJ

1 - Há expectativa de uma posição do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Gomes de Barros, sobre a reclamação 2809, na qual os advogados de Mocaiber, pedem o cumprimento da suspensão da liminar que afastou o prefeito e determinou sua reitegração ano cargo. O ministro pediu informações ao juiz da 1ª Vara Federal de Campos e aguarda-se seu pronunciamento para as próximas horas.
2 - Enquanto isso, o Ministério Público Federal (MPF), retirou hoje (registro feito às 14h05 no site do STJ) o processo de SLS (Suspensão de Liminar e Sentença) 857/2008. Foi através deste documento que o ministro Gomes de Barros suspendeu o afastamento de Mocaiber.
3 - Os advogados de Mocaiber e de Roberto Henriques estão em Brasília, mas todos os ministros ficarão ausentes dos gabinetes a partir das 16h por conta da posse do ministro Gilmar Mendes, na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais nomeações

O prefeito em exercício, Roberto Henriques, deve, segundo informações de assessores do Gabinete, assinar pelo menos mais quatro portarias de exoneração e outras quatro de nomeação hoje à tarde.

Agenda do poder

Presidente Lula



09:30 - Entrevista para o jornal Diário do Grande ABC
10:30 - Miguel Jorge - Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
12:00 - Jorge Hage Sobrinho - Ministro do Controle e da Transparência
15:00 - Cerimônia de comemoração do 35º aniversário da Embrapa
16:30 - Cerimônia de posse do presidente do STF Gilmar Mendes
18:30 - Luiz Dulci - Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República


Governador Sérgio Cabral



Não divulgada



Prefeito em exercício, Roberto Henriques



Sem atualização desde 18/04/2008

Nasce um candidato

A derrocada de Alexandre Mocaiber — independente de qualquer decisão do STJ — altera radicalmente o quadro eleitoral em Campos e já abriu brecha para uma nova candidatura à prefeitura. Já havia espaço para uma terceira via, mesmo quando as opções se resumiam a Arnaldo Vianna, Alexandre Mocaiber e o preposto de Garotinho.
Com Mocaiber fora do páreo, quem surgiu, com seu voluntarismo de ocasião, e vem consolidando seu nome como candidato a prefeito, é o presidente da Câmara Municipal, Marcos Bacellar. Ele é filiado ao PTdoB, partido que acaba de ser defesnestrado da administração municipal com a exoneração de seu presidente, Sivaldo Abílio.
Partidários da recém candidatura Bacellar sonham alto. Acreditam que uma avalanche de processos estaria para cair sobre a cabeça do deputado federal Arnaldo Vianna inviabilizando sua candidatura, e então, estaria estabelecido o confronto Bacellar contra o candidato de Garotinho. Nesse caso, partidários de Mocaiber e Arnaldo cerrariam fileiras com Bacellar.
Já se sabia que o Garotismo estaria no centro da próxima eleição, mas ninguém poderia imaginar que seria Marcos Bacellar o representante do antigarotismo na batalha de outubro. Resta saber se Garotinho vai disputar a eleição com prepostos (Nahim,Pudim e, em último caso, Rosinha), ou vem ele mesmo para a linha de frente defender o que sobrou de seu coronelato em decadência.
Enquanto isso, os petistas preguiçosos que poderiam estar construindo uma candidatura alternativa e com amplas possibilidades de crescer no espaço da indignação, continuam assistindo a tudo como se morassem em Marte. Tanto os petistas que eram aliados de Mocaiber quanto os que faziam oposição, estão de braços cruzados.
E vai crescendo a campanha pelo voto nulo.

Procurador está em Brasília

Em entrevista concedida hoje de manhã à repórter da TV Record, Alessandra Ribeiro e que foi ao ar agora há pouco no programa "Balanço Geral", o prefeito em exercício, Roberto Henriques deu duas informações relevantes:
1 - Ele (RH), através do advogado Alex Porto, requereu à Justiça para ser parte do processo, no STJ, que vai decidir se Mocaiber volta ao cargo ou continua afastado. Com isso, passa a ser informado de todos os passos dados no processo.
2 - O procurador-geral do Município, Luciano Moreira da Nóbrega, está em Brasília, acompanhando o caso.

Manchetes de hoje

O Diário

STJ QUER INFORMAÇÕES
SOBRE CASO MOCAIBER

Folha da Manhã

STJ JÁ TEM BASE PARA DECIDIR

Monitor Campista

STJ PEDE INFORMAÇÕES DO
PROCESSO CONTRA MOCAIBER

Pedido de vista

Já houve um movimento no processo do prefeito afastado, Alexandre Mocaiber, agora há pouco no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Às 9h15 foi registrado um pedido de vista (petição 88668/2008) protocolado ontem (22/04) e, na consulta no site do STJ aparecem como peticionários os advogados do reclamente, no caso, Mocaiber.
Clique na imagem:



terça-feira, 22 de abril de 2008

Ministro quer informações


Clique na imagem para ler:





Nomeações

O prefeito em exercício, Roberto Henriques, exonerou hoje mais dois secretários remanescentes do Governo Mocaiber, aliás, os dois estavam em seus cargos antes da eleição de Mocaiber.
Sai a advogada Elizabeth Maria Gomes de Souza Oliveira, que criou a Secretaria de Justiça e foi a única titular até hoje. Ela será substituída pelo também advogado Elias Rocha Gonçalves.
Sivaldo Abílio de Oliveira foi exonerado da presidência da Camposluz. Quem assume é Paulo Edson Ribeiro Pereira. Sivaldo é também presidente do PTdoB, partido do presidente da Câmara, Marcos Bacellar.

Irajá

STJ NÃO SE PRONUNCIA HOJE

A assessoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou agora há pouco que o ministro Humberto Gomes de Barros, pediu informações ao juízo da 1ª Vara Federal de Campos antes de se pronunciar no caso do afastamento do prefeito Alexandre Mocaiber.
Está nas mãos do ministro uma reclamação (rcl 2809) impetrada no último sábado (19/04) pelos advogados do prefeito afastado, cobrando cumprimento de uma decisão proferida na véspera pelo ministro-presidente do STJ, suspendendo a decisão da 1ª Vara que afastou Mocaiber.
O suspense, então, vai continuar por mais alguns dias.
Correção do nome do ministro às 16h37

Royalties - abril

A Prefeitura de Campos recebeu hoje o repasse de royalties referente à produção de óleo e gás na Bacia de Campos no mês de fevereiro: R$ 37.912.014,78. O valor é quase R$ 5 milhões a menos que o repasse do mês passado.
Com isso, fica assim o quadro de recursos em 2008 nos cofres municipais:
Repasses mensais (jan a abril) R$ 158.525.086,10
Repasse trimestral (4T 2007) R$ 112.645.952,65
Total 271.171.038,75

Agenda do poder

Presidente Lula

15:00 - Franklin Martins-Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social
15:30 - Reunião - Coordenação
17:00 - Guido Mantega -Ministro da Fazenda
18:00 - Marcio Fortes - Ministro das Cidades


Governador Sérgio Cabral

Não divulgada

Prefeito em exercício Roberto Henriques

Não divulgada

Manchetes de hoje

Folha da Manhã

MOCAIBER OU HENRIQUES:
STJ DEFINE PREFEITO HOJE

O Diário

SEQÜESTRO RELÂMPAGO
EM SÃO JOÃO DA BARRA

GAROTINHO: "ARNALDO VIANNA É O PAI DA CORRUPÇÃO"

segunda-feira, 21 de abril de 2008

ALFREDO DIEGUEZ

Morreu na noite de ontem o médico Alfredo Dieguez, dono de uma legião de admiradores e amigos que reconheciam nele o médico humanista que sempre foi.
O sepultamento está marcado para às 13h30 no Cemitério Campo da Paz.

domingo, 20 de abril de 2008

Coletiva de RH


Foto:Hugo Prates/Secom/PMCG

Acesse no link abaixo a matéria publicada hoje no Portal da Prefeitura de Campos sobre a entrevista coletiva do prefeito em exercício, Roberto Henriques:




http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=14240

Eduardo Campos no Canal Livre


O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, neto do lendário Miguel Arraes, é o convidado de hoje do Canal Livre, na Band.

O programa, ao vivo, está marcado para começar às 23h30.

Mocaiber se mexe no STJ 1

Confira na imagem a consulta feita agora de manhã ao site do STJ com a movimentação dos advogados de Mocaiber, ontem:


Mocaiber se mexe no STJ

Os advogados de Alexandre Mocaiber entraram ontem (19/04) na Coordenadoria de Agravos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a reclamação número 2809 junto ao processo 2008/0088161-6 com um pedido de extensão da decisão que reconduziu o prefeito afastado ao cargo a todas as decisões posteriores que vierem a ser tomadas pelo mesmo juiz, no caso, o da 1a. Vara Federal de Campos, Fabrício Antônio de Souza.
O movimento no processo pode ser acompanhado pelo site do STJ (stj.gov.br), entrar no campo "pesquisa", digitar "Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso".
O autor deste Blog não é advogado, mas consultou um que explicou que o pedido de extensão da decisão é a confissão de que Mocaiber continua afastado do cargo e que, se o STJ acatar o pedido sem conhecer as razões que levaram o juiz da 1a. Vara a determinar novo afastamento, seria um grave atentado às leis.
Nesse caso, segundo o advogado consultado, a questão seria dirimida, primeiro no âmbito do próprio STJ e, depois, na Suprema Corte, o Supremo Tribunal Federal.
Portanto, antes da manifestação do STJ, prevalece a decisão do juiz da 1a. Vara Federal afastando Mocaiber na ação de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal.
Atualizada às 09h58 de 21/04/2008:
A Folha da Manhã de hoje traz uma entrevista com o advogado de Mocaiber, José Sad Júnior, que esclarece a questão, que, ficou confusa a partir da minha nota oficial postada no sábado. Leia o trecho da entrevista da Folha:
— Não pedimos a extensão agora por um fato muito simples: já a havíamos pedido. Isso foi, inclusive, destacado pelo próprio presidente do STJ na decisão favorável: “suspensão essa (do afastamento) que deverá ser perdurar até o julgamento definitivo não só da ação cautelar 2008.51.0300615-3, com trâmite perante a Primeira Vara da Subseção Judiciária de Campos, mas da própria ação principal a ser eventualmente ajuizada pelo MPF”. Não temos dúvida, portanto, da extensão do que determinou o ministro, que é reconduzir Mocaiber ao cargo, da mesma maneira que não temos dúvida de que a decisão do STJ não foi cumprida. Daí termos dado entrada com a Reclamação, que está nas mãos do ministro plantonista desde sábado, já que o presidente Humberto de Barros só deve voltar ao STJ amanhã. (transcrição literal da versão on line)

Mocaiber no Rio e RH em Brasília

Segundo o prefeito em exercício, Roberto Henriques, em coletiva à imprensa encerrado agora há pouco, oficiais de justiça estiveram hoje de manhã na casa do prefeito afastado Alexandre Mocaiber para notificá-lo de seu afastamento, que Mocaiber já teria voltado para o Rio de Janeiro.
RH disse também que vai viajar amanhã para Brasília, onde tem agenda com o vice-presidente da República, José Alencar; com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com o ex-presidente e atual senador José Sarney e com o também senador Marcelo Crivella.

Monitor Campista

O Monitor Campista que está hoje nas bancas não traz uma linha sobre a confusa situação política no município por questões técnicas. O jornal não tem parque gráfico próprio e é impresso na gráfica do Jornal do Commércio, no Rio de Janeiro, que não funciona aos sábados. O Monitor de hoje, então, foi preparado inteiramente na última sexta-feira. Ficando, no mínimo, defasado.
O autor deste Blog, que também é um dos editores do Monitor Campista, presta o esclarecimento aos colegas que telefonoram ou passaram é-mails, agora de manhã, sem entender o que estava acontecendo.
Quanto à publicação de atos oficiais, quem deve se pronunciar é a direção do jornal, porque não é atribuição de nenhum editor.

Entrevista coletiva

O prefeito em exercício, Roberto Henriques já está na sede da Prefeitura de Campos reunido com seus assessores e, daqui a pouco, vai conceder entrevista coletiva à imprensa.

Manchetes de Domingo

Folha da Manhã

PREFEITOS 2 X O CAMPOS

O Diário

HENRIQUES CONTINUA PREFEITO

Monitor Campista

PREVISÃO DE MAIS CAOS