sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sabedoria popular

Sobre a nota abaixo:
"Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca acabe"

Contagem regressiva

Daqui a exatos cinco meses toma posse o novo prefeito ou a nova prefeita de Campos.
E, Mocaiber estará na galeria dos ex-prefeitos de Campos.

Estratégia


Falta de quorum deve ser a estratégia dos vereadores para lavar as mãos e não cassar e nem absolver o prefeito Alexandre Mocaiber, investigado por uma Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal a partir de denúncias do Ministério Público Federal por contratação irregular de terceirizados e superfaturamento de shows.
A sessão está convocada para segunda-feira, às 10 h, mas se não houver quorum para votação (12 vereadores), a sessão fica automaticamente convocada para o dia seguinte.
Havendo, de novo, falta de quorum, o relatório é arquivado.
E tudo continua com antes...

Ausência


O, ainda, prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber (PSB), não apareceu para as comemorações pelos 10 anos do Trianon e sequer teve seu nome citado pelos apresentadores da festa, ontem, no teatro.
Deve ser medo da reação do público.

Mundo Chic


Na última quarta-feira, Rosinha Garotinho (PMDB), deu uma pausa de algumas horas em suas andanças pela periferia para se reunir com o que há de mais chic no universo feminino campista.
A anfitriã foi socialite Mariáurea Paes no Edifício Pereira Crespo.

Dona Rosa e seus dois vices


Como Dona Flor, de Jorge Amado, Rosinha Garotinho (PMDB), também conta com uma dupla de parceiros na composição de sua chapa. Tem Chicão Oliveira, como candidato a vice-prefeito oficialmente registrado do TRE, e Paulo Hirano, que só não foi escolhido o vice porque o seu ex-partido, o DEM, se aliou a Paulo Feijó (PSDB).
Aliás, quem indicou Chicão foi Hirano.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Marido de promotora

Recebi hoje uma dica de Blog, interessante e divertido: É o marido de promotora.
Confira:

www.maridodepromotora.blogspot.com

Na Internet

Dos seis candidatos à Prefeitura de Campos, só Rosinha Garotinho (PMDB) até agora tem portal na Internet com notícias, fotos e agenda de campanha.
A campanha dePaulo Feijó, do PSDB, também já tem endereço eletrônico (www.feijo45.can.br), mas está em construção.
Arnaldo Vianna (PDT), Odete Rocha (PcdoB), Marcelo Vivório (PRTB) e Vanderson Gama (PCB) ainda estão fora da rede.

Previsão

Gustavo Oviedo, do Blog Caído em Campos, tem um palpite para a sessão da Câmara da próxima segunda-feira:


São eles

Otávio Cabral
Alciones de Rio Preto
















Geraldo Venâncio
Estes são os três vereadores que integram a Comissão Processante (CP) que investiga as denúncias do Ministério Público Federal (MPF) contra o governo do prefeito Alexandre Mocaiber. Durante três meses eles ouviram depoimentos, inclusive de Mocaiber, e tiveram acesso aos documentos da “Operação Telhado de Vidro”, sobre as denúncias de superfaturamento de shows e contratação irregular de funcionários.
Está nas mãos deles a decisão de recomendar a cassação do mandato ou a absolvição política do prefeito.

E agora?

Divulgação/Secom/PMCG

São remotas, remotíssimas as chances de a Câmara Municipal de Campos cassar o mandato do prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) na sessão da próxima segunda-feira, dia 4, quando será votado o relatório da Comissão Processante (CP) que investigou denúncias de superfaturamento de shows e contratação de irregular de funcionários.
Mas é grande a expectativa quanto ao texto do relatório que está sendo finalizado pelo relator da Comissão, vereador Otávio Cabral (PPS). Os outros dois integrantes da CP são Geraldo Venâncio e Alciones de Rio Preto. Os fatos investigados são os mesmos levantados pela 'Operação Telhado de Vidro" e que resultaram na prisão de assessores do prefeito e até o afastamento do próprio, por 43 dias.
Por tudo isso, deve ser extremamente difícil para os integrantes da CP produzir um relatório que recomende o arquivamento das denúncias. Caso contrário, serão necessários 2/3 ou 12 vereadores para aprovar a cassação do mandato. Nesse caso, os vereadores que votarem pela absolvição é terão que explicar a convicção de seus votos.

De qualquer forma, será uma sessão histórica, como um baile de máscaras caídas. Ou não?

Em tempo:

É bom lembrar que a criação da Comissão Processante não foi iniciativa de nenhum vereador e sim é um desdobramento da Ação de Improbidade Administrativa proposta pelo Procurador-Geral da República em Campos, Eduardo dos Santos Oliveira e acatada pelo juiz da 1ª Vara Federal, Fabríciio Antônio de Souza.

Morreu Nylson Lobo

Morreu na madrugada de hoje o advogado e professor Nylson Lobo de Azevedo, que durante muitos anos foi diretor da Faculdade de Direito de Campos. O corpo está sendo velado na Igraja Nossa Senhora Mãe dos Homens e o enterro está marcado para às 16h no Cemitério do Caju.

Telegiz - resumo da ópera


quarta-feira, 30 de julho de 2008

Eleições limpas

Do dia 6 de julho, data a partir da qual a propaganda eleitoral passou a ser autorizada por lei, até o momento, o setor de fiscalização de propaganda eleitoral do TRE – RJ já contabilizou 520 denúncias de propaganda irregular. Os registros chegaram ao tribunal através dos serviços "Disque-Denúncia" e "Clique- Denúncia", este último, um link localizado no site do TRE (www.tre-rj.gov.br), onde o eleitor preenche um formulário com os dados do fato julgado irregular.
A maioria das reclamações é anônima e uma das queixas mais comuns diz respeito à colocação de placas em locais indevidos, a exemplo de estabelecimentos comerciais. Houve também grande incidência de denúncias sobre o volume de carros de som.
(Do TRE-RJ)

Eleições no Rio sem Força Nacional

Uma reunião nesta quarta-feira (30) dos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Roberto Wider, do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, descartou o envio imediato de tropas da Força Nacional de Segurança para atuar no processo eleitoral no Rio de Janeiro.
(Do Portal G1)

Trianon - 10 anos

Amanhã, 31 de julho, o novo Trianon completa 10 anos e, de 1998 para cá, muita coisa mudou.
No dia da inauguração, por exemplo, o prefeito era Arnaldo Vianna e Rosinha Garotinho (na foto de sobretudo xadrez) eram aliados e ninguém poderia imaginar que estivessem em lados opostos uma década depois.

Sugestão de agenda

O prefeito Alexandre Mocaiber, bem que poderia incluir em sua agenda de inspeção de obras, as que estão paralisadas há mais de um ano, como:
1 - Rodoviária Roberto Silveira
2 - Praça da República
3 - Orla 1
4 - Orla 2

Gil teve uma "recaída"

Gervásio Baptista ABr

Gilberto Gil, um dos poucos ministros que permanecem no governo desde a posse de Lula, em 2003, anunciou hoje que vai deixar o governo.
Comentário do presidente Lula:
"O Gil teve uma grande recaída, quer voltar a ser artista", afirmou.
O ministro da Cultura será recebido agora à tarde pelo presidente, no Palácio do Planalto.
(Com informações da Radiobrás)

Segurança

O Conselho Comunitário de Segurança de Campos se reúne no próximo dia 20, às 9h, no auditório da ACIC.
Os seis candidatos à prefeitura serão convidados para apresentar seus planos para a área de segurança.

Moreira em Campos

O ex-deputado federal e ex-governador, Moreira Franco, atual vice-presidente da Caixa Econômica, inaugura amanhã, na Superintendência da Caixa, em Campos, a Sala das Prefeituras.
É um espaço disponibilizado pela instituição para que os prefeitos da Região Norte/Noroeste Fluminense possam utilizar em suas visitas ao município de Campos.

terça-feira, 29 de julho de 2008

PF reforça segurança no Rio

A PF vai enviar ao Rio uma equipe de agentes para reforçar o combate a crimes eleitorais praticados por milícias ou traficantes.
A informação foi divulgada hoje pelo presidente do TRE, Roberto Wider, após reunião com a cúpula da segurança estadual e da PF.
Wider disse que foi criado um grupo de trabalho, envolvendo os órgãos policiais e a Justiça Eleitoral, para atuar durante o período das eleições. Ele não descartou o envio de forças federais, embora não considere necessário no momento.
Amanhã o desembargador se reúne, em Brasília, com o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, para definir o assunto.
(Com informações da Agência Brasil)

TJ mantém prima de Garotinho presa

Do portal do Tribunal de Justiça, 18:35
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio decidiu nesta terça-feira (dia 29 de julho), por unanimidade, manter a prisão preventiva de mais cinco dos 16 acusados de desvio de verbas do programa "Saúde em Movimento", durante o governo Rosinha Garotinho.
Foram negados os pedidos em favor do ex-secretário estadual de Trabalho e Renda Marco Antonio Lucidi, do médico Mario Donato D'Ângelo, da ex-deputada federal Alcione Athayde, do médico Pedro Paulo Pellegrino e do então superintendente do Serviço de Saúde Ismar Alberto Pereira Bahia.
Matéria completa no link abaixo:

Dois craques

Enquanto Rosinha Garotinho optou por importar profissionais para cuidar do programa eleitoral no rádio e televisão, Arnaldo Vianna e Paulo Feijó preferiram dois dos mais respeitados profissionais locais na área de produção e publicidade.
Arnaldo fechou com a VCE Produções, de Maurício Nani, e Feijó contratou Guto Leite, da BL Publicidade.

Nova estratégia

O candidato do PDT, Arnaldo Vianna, que chegou a participar de um comício por noite no início da campanha, mudou a estratégia. Sem shows para atrair público, optou por fazer apenas um comício por semana e intensificar as reuniões na periferia e distritos.
A campanha vai ser feita mesmo no horário eleitoral na televisão.

Medéia no TB

Divulgação

Estréia amanhã, às 20h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, o espetáculo “Medéia de Eurípedes”.

O espetáculo que é o primeiro trabalho que Yve Carvalho irá realizar em Campos, como diretor, depois da sua volta do Rio de Janeiro.

No elenco: Suéllen Carvalho, Luiz Fernando Sardinha, João Vilani, Sidney Navarro, Bernadete Bogado, Luiz Carlos Cordeiro, Luiza Rangel, Luana Nascimento, Thamires Knust, Mariana Riscado, Josephine Hermogênio, Yanca Carvalho e Esther Carvalho.

"Medéia de Eurípedes" ficará em cartaz até o dia 10 de agosto, com sessões às quintas, sextas-feiras e domingos, às 20h e aos sábados às 21h.

Ingresso: R$ 10,00.


(Com informações da Secom/PMCG)

PCB muda candidato a vice-prefeito

O PCB fez uma alteração na chapa para a disputa pela Prefeitura de Campos.
Na convenção foi escolhida Gildinéia Cordeiro, mas teve problemas de pendências eleitorais (não teria votado e nem justicado ausência nas eleições de 2006). Em função disso, foi pedido na última sexta-feira o registro de Rose Peixoto como candidata a vice-prefeita na chapa de Vanderson Gama.
Rose é militante do partido desde a fundação do diretório em Campos, há cerca de cinco anos.

Estado paralelo

Com informações da Agência Brasil
O presidente do TRE, desembargador Roberto Wider, está reunido agora com os representantes da área de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro na sede do Tribunal de Justiça para discutir os obstáculos que vêm sendo encontrados por candidatos e jornalistas em entrar em comunidades dominadas pelos traficantes e milicianos na região metropolitana.
Amanhã Wider vai a Brasília relatar a situação para o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, para definir se pede ou não o auxílio de forças federais para o Estado.
No último fim de semana, traficantes ameaçaram jornalistas que acompanhavam o candidato Marcelo Crivella (PRB), na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão.
O TRE já dispõe de um mapa onde há influência direta de milícias ou traficantes no processo eleitoral. Nesses locais, apenas candidatos com apoio dos criminosos podem fazer campanha.
Participam da reunião, além do presidente do TRE, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Gilson Pitta Lopes; o chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Suarez David; o chefe de Polícia, Gilberto Ribeiro; o superintendente da Polícia Federal no estado, delegado Valdinho Jacinto Caetano, e a delegada de Assuntos Institucionais da PF, Isabel Feijó.

Saindo do casulo

César Ferreira/Divulgação/Secom PMCG
César Ferreira/Divulgação/Secom PMCG


Fora da campanha eleitoral e com a administração amarrada num emaranhado de impedimentos judiciais, ações de improbidade e outros tropeços, resta ao ainda prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) aproveitar o que lhe resta de mandato visitando obras e posando para fotos.
Hoje, ele esteve no canteiro de obras da Ponte Alair Ferreira e nas casas que estão sendo feitas no Parque Santa Helena.
E ainda faltam cinco meses e dois dias para Mocaiber virar ex-prefeito.

Amigos ocultos

Assim como o ex-governador Anthony Garotinho, o prefeito Alexandre Mocaiber também foi, estrategicamente, jogado para escanteio na campanha pela Prefeitura de Campos.
Descobriu-se que é tão grande a rejeição dos eleitores a ambos, que tirariam mais votos que diariam aos seus respectivos candidatos, Rosinha e Arnaldo.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Homenagens

A ponte que a Prefeitura de Campos está concluindo entre as Ruas Estilac Leal e Espírito Santo vai se chamar mesmo Alair Ferreira.
E a antiga Avenida Artur Bernardes, que vai ligar o Trevo do Índio até a 28 de Março, vai mudar de nome. O novo homenageado e Tógo de Barros.

Artur Bernardes era mineiro de Viçosa e governou o Brasil de 1922 a 1926 (fonte:Wikipedia) e Tógo de Barros, campista, governou o Estado do Rio de Janeiro de julho de 1958 a janeiro de 1959. Nasceu em 1914 e morreu em 25 de março de 2007. (Fonte: Wikipedia)

STJ mantém ex-chefe de Polícia do RJ preso

Da Agência Brasil
O presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, negou liminar ao ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro Ricardo Hallack, preso sob a acusação de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, facilitação de contrabando e corrupção ativa.
Hallack foi preso em maio deste ano na Operação Segurança Pública, da Polícia Federal, junto com o deputado estadual e também ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins (PMDB).
A defesa de Hallack havia pedido a soltura do policial sob a alegação de que ele está preso há mais de um mês sem a instauração do processo penal. Mas o pedido foi negado porque, segundo o ministro, a legislação brasileira permite que a prisão preventiva seja decretada antes da instauração do processo.
O deputado Álvaro Lins, que ficou apenas algumas horas preso, está solto por decisão da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que considerou ilegal sua prisão em flagrante. Também respondem o mesmo processo que Hallack e Lins, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho e outras 13 pessoas, entre eles vários policiais.

InterTV vai promover debate

A InterTV Planície, afiliada da Rede Globo na região, vai promover debate entre os candidatos à Prefeitura de Campos.
A data ainda não está definida, mas amanhã, às 11h, tem reunião dos organizadores do debate com os representantes dos candidatos.

Pensando grande

Essa é para refletir, se for consistente, ou deleter se for devaneio:
O sonho da ex-primeira-dama Ilsan Vianna não é apenas por uma cadeira na Câmara Municipal de Campos.
É pela cadeira de presidente da Câmara Municipal de Campos.

Irajá e os royalties

Juarez Fernandes

Cadê?

Quem ainda não deu o ar da graça na campanha do PMDB foi o o ex-governador Anthony Garotinho. E, quem observar bem vai notar que até o nome dele sumiu do sobrenome da candidata nas peças de campanha.
Ao contrário da eleição de 2002, quando ela disputou e ganhou o Governo do Estado, agora só aparece como simplemente Rosinha.

Apareceu...

Antônio Leudo
O candidato, de direito, a vice-prefeito na chapa de Rosinha, o médico Chicão Oliveira (à direita) vai aos poucos se integrando à campanha e dividindo a cena com o vice de fato, o também médico Paulo Hirano (à esquerda).