sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Segundo colocado vai assumir governo da Paraíba


O senador José Maranhão (PMDB-PB) (foto), segundo colocado nas eleições de 2006 para o governo da Paraíba será convocado para assumir o governo assim que for publicado o acórdão com a decisão unânime, tomada ontem pelo Plenário do TSE, que cassou o mandato do governador Cássio Cunha Lima.

O TSE confirmou uma decisão já tomada em TRE da Paraíba no ano passado.

Clique aqui para ler a matéria do Portal do TRE.
Atualização às 09h40 para corrigir o nome do Estado. (Valeu Rodrigo).

Portal da PMCG faz homeagem a Antônio Roberto

O portal da Prefeitura de Campos postou, agora de manhã, uma homenagem ao poeta Antônio Roberto Fernandes, que morreu ontem à noite.

Confira aqui

Adeus ao poeta 1

Eu era muito novo quando conheci Antônio Roberto.
Meu primeiro contato com ele foi através do poema "Palavras ao Cadáver" que ele escreveu em seu primeiro ano de estudante de Medicina.
Nossas famílias viviam (e vivem) no mesmo Bairro do Caju e, como amigo de seus irmãos mais moços, Fernando e Guilherme Leite, muitas e muitas vezes fui com eles a São Fidélis para serestas e saraus promovidos por Antônio Roberto e, nos quais eu sempre pedia para que recitasse o poema "Manacá", um dos mais belos de sua produção e que descreve a infância quase mítica Barro Branco.
Foram muitas as noites em que saíamos de Campos, um grupo de 10, 12 pessoas, em dois, três carros para ir a São Fidélis comer a canjiquinha do Orlando e passar pela casa do poeta para ouvir músicas e poesias. As filhas, Raquel e Luciana ainda era crianças de colo.
Me admirava a voz mansa daquele homem precocemente de cabelos brancos, funcionário de carreira do Banco do Brasil que cursou Medicina mas nunca exerceu a profissão e que até fazia filmes em Super-8. Isso era nos 70/80.
Já neste século, minha lembrança de Antônio Roberto era a dos Cafés Literários que implantou em sua gestão na direção da Biblioteca Nilo Peçanha e das deliciosas rabanadas que levava, quase semanalmente, à Redação do Monitor Campista.
Era um provocador cultural no sentido mais conciliador da palavra "provocador". Foi um agitador cultural manso, doce e que nunca teve vergonha de ser poeta. Pelo contrário. Difícil era ver Antônio Roberto em situação em que não sacasse da memória poesia sua ou de outro para, mansamente, despertar na platéia uma emoção simples, terna, doce, como o próprio poeta.
Densanse em paz, Antônio Roberto!

Adeus ao poeta

Depois de longa internação de quase 30 dias, o poeta Antônio Roberto Fernandes faleceu no final da noite de ontem na UTI do Prontocárdio.
O corpo está sendo velado no Palácio da Cultura e o enterro está previsto para às 16h no Cemitério Campo da Paz.
As informações são do Blog Urgente!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Governador da Paraíba cassado pelo TSE, mas cabe recurso

O governador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, teve o mandato cassado na sessão de hoje à noite pelo TSE. Mas ainda cabe recurso. Confira aqui, matéria publicada agora há pouco no portal do TSE.

Boletim médico

Foi divulgado agora há pouco, às 14h12, pelo colega Maurício Xexéo, o boletim médico abaixo, sobre o estado de saúde do poeta Antônio Roberto Fernandes:

"O estado do poeta Antonio Roberto permanece inalterado. Ele está em estado gravíssimo e já não responde a qualquer terapia proposta. "

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

MP das filantrópicas é devolvida

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, anunciou agora há pouco a devolução à Presidência da República da MP 446, que renova automaticamente concessões de entidades filantrópicas pendentes no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Foi uma decisão corajosa e só tomada depois da insatisfação provocada na sociedade. Pela MP, praticamente o governo anistiava todas as entidades que praticaram pilantropia em nome da filantropia.
Há muito tempo o Governo Federal vem administrando por Medidas Provisórias que paralisam o Congresso. Por pior que seja o Congresso, é melhor vê-lo funcionando que paralisado pelas MPs do governo.
Como a MPs entram em vigor desde que foram enviadas ao Congresso, a dúvida agora é quanto aos efeitos produzidos até aqui.
Isso é assunto para o STF.

Pauta do TSE

Confira aqui a pauta da sessão extraordinária de hoje do Tribunal Superior Eleitoral.

Família de Antônio Roberto divulga nota

Recebi agora há pouco, do jornalista Maurício Xexéo, a nota abaixo, em nome da família do poeta Antônio Roberto Fernandes:

Qualquer informação sobre o poeta Antônio Roberto só deverá ter credibilidade se for divulgada pela família. Qualquer outra informação sobre velório ou o que o valha, não deve ser creditada. maiores informações:
Maurício Xexéo - 81259029

Boletim Médico

Boletim médico divulgado agora há pouco pelo jornalista Maurício Xexéo:

De acordo com a equipe médica que atende o poeta Antonio Roberto o quadro dele se agravou muito nas últimas horas. Todos os recursos foram empregados, porém o corpo não está reagindo mais as terapias aplicadas.

Poeta em estado gravíssimo




É gravíssimo o estado de saúde do poeta Antônio Roberto Fernandes, internado há cerca de um mês na UTI do Hospital Prontocárdio.

Em coma, ele passou, agora de manhã, por um exame neurólogico específico para confirmar possível morte cerebral. O resultado do exame sai por volta das 14h.



Foto: Antonio Leudo

TSE tem sessão extraordinária hoje

O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, convocou sessão plenária extraordinária para hoje, às 19h.
A pauta ainda não está disponível.

Garotinho diz que não é fritura

Quem conhece este Blog sabe que ele não se permite ser sucursal publicação alguma e nem tem vocação porta-voz de quem quer que seja.
No domingo, publiquei aqui a nota abaixo republicando quatro comentários a uma outra nota, esta postada no Blog do Garotinho, cujos autores sugeriam ao autor (que é marido da prefeita eleita) que não escolhessem a professora Auxiliadora Freitas para a pasta da Educação.
Eu senti cheiro de fritura no ar. Garotinho, no entanto, ao responder a um dos leitores, explicou que não se trata de fritura.
Transcrevo abaixo, o tal comentário de Garotinho:
É engraçado que quando a gente opta por ser democrático e publicar comentários pró e contra, querem nos acusar de desrespeito. Sinceramente, ninguém em sã consciência, pode imaginar que eu iria desrespeitar a professora Auxiliadora, minha amiga e colaboradora de tantos anos. Ou então ser ingênuo de imaginar que iria usar o blog para "fritar" a professora Auxiliadora. A publicação dos comentários serve para ver que realmente há pessoas que hoje estão na secretaria de educação e querem "queimar" Auxiliadora, mas eu e Rosinha temos experiência nesses lobbys. Não será isso que influenciará qualquer decisão. Quem pensa que isso é deliberado, está como se diz no interior "vendo chifre em cabeça de cavalo".Quanto à identificação dos comentários, em qualquer blog a imensa maioria das pessoas que comenta, não fornece nem e-mail, como vão ser identificados ? A moderação é para evitar palavrões, baixo nível ou ofensas morais a pessoas."
PS.: Não postei ontem porque estava fora de Campos e sem acesso à Internet.
Atualizada às 11h18.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Para quem sabe ler...

Uma nota, postada hoje à tarde,às 16h58, no Blog do Garotinho, chama atenção menos pelo teor (outra denúncia contra a administração atual) que pelos comentários postados pelos leitores. Dos 12 até agora, quatro detonam a professora Maria Auxiliadora Freitas, cotada para voltar à Secretaria de Educação.
Tem cheio de fritura no ar. E das brabas.
Confira os comentários extraídos do Blog do Garotinho:
17.11.2008 19:58:26
Por: Beth
Nao queremos nomes como auxiliadora freitas, roberto henriques e marcos soares. será um pessimo governo como foi os outros, por favor, estes nomes nao... minha cara prefeita!
17.11.2008 18:00:28
Por: Outro Eleitor
Sugiro Paulo Irano na Educação ( secretária é uma pasta delicada e mais política do que técnica. Ele ainda precisa engatinhar muito pra chegar lá.) e Edson Batista na saúde. Um DAS 2 pra Auxiliadora (tipo subsecretário que ganha sem nada fazer) está muitísssimo bom. Excelente! A ex secretária assassina a gramática toda vez que abre a boca.
17.11.2008 17:44:57
Por: Andre
CHEGA DE auxiliadora, tem gente mais competente, na educação ninguém gosta dela muito prepotente e ultrapassada. sangue novo idéias nova .
17.11.2008 17:29:49
Por: Eleitor
Essa gestão foi uma calamidade para a educação, mas seria Auxiliadora o nome correto para o cargo? Pelo que vimos em sua primeira passagem, acredito que haveria nomes melhores e sua escolha será um retrocesso.

Dom João no Roda Viva



O empresário e fotógrafo, Dom João de Orleans e Bragança, é o convidado de hoje do programa Roda Viva, da TV Cultura.
Tataraneto de Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel, Dom João é também ambientalista e dedica-se a dar palestras sobre o significado e o legado político deixado pela família imperial no Brasil.

O programa, ao vivo, começa às 22h20.

Decoração Natalina

Natal de 2007: decoração entregue na semana do Natal e ao custo de R$ 435 mil (Foto (Secom/PMCG)

(Na foto acima, Mocaiber na inauguração da decoração para o Natal de 2006 - Foto Secom/PMCG)


Decoração de Natal sempre foi um tema polêmico em Campos. É só virar a folhinha do calendário com o mês de outubro para começar a discussão, o jogo-de-empurra.

Agora há tarde eu recorri ao arquivo de matérias no portal da PMCG (tem textos desde 2002) e levantei as datas de inauguração da decoração natalina nos últimos seis anos. (Acesse o texto clicando o ano desejado).

Além dos atrasos, os textos têm em comum a informação sonegada quanto ao custo da decoração. A exceção é a do ano passado, que segundo o texto da própria PMCG, custou R$ 435 mil.




Natal de 2002 - 18/12/2002


Natal de 2003 - 05/12/2003


Natal de 2004 -02/12/2004


Natal de 2005 - 23/11/2005


Natal de 2006 - 24/11/2006


Natal de 2007 - 19/12/2007

Corrida de obstáculos

A prefeita Rosinha Garotinho vai se instalar numa casa alugada na praia do Farol de São Thomé para descansar da dura tarefa de enfrentar os dois primeiros meses de sua administração. Deve se dividir entre a cidade e o litoral.
Vai, então, como todos nós mortais, ser submetida a uma corrida de obstáculos:
1 - Dos 50 km da estrada entre a cidade e a praia, apenas a metade recebeu obras para construção de acostamento (de Ponto da Cruz a Santo Amaro). A propaganda oficial da então candidata do PMDB anunciava que a estrada tinha sido "duplicada". Melhorou, é verdade, mas não foi duplicada.
2- Cerca de duas dezenas de quebra-molas, a maioria fora dos padrões e sem sinalização separam o estresse do trabalho na cidade ao lazer da praia campista.
3 - Quase metade do tempo da viagem é gasto entre a avenida 28 de Março e Goitacazes. Aliás, em Goitacazes, um trecho de cerca de 1 km é uma Babel do trânsito, com carros estacionados dos dois lados e em sentidos contrários (isso mesmo!). Existe uma rua lateral, mas a confusão se repete e com quiosques mal conservados no meio.
4 - Entre Donada e Goitacazes a estrada está cheia de buracos e, no que resta dos acostamentos de terra batida vira um lamaçal nas proximidades da entrada de caminhões de cana para a Usina São José.
5 - Nas saídas das dezenas de olarias existentes ao longo da estrada são outros pontos de perigo: O barro carregado nas rodas dos caminhões de tijolos fica espalhado no longo da rodovia e, com as chuvas, deixa o asfalto liso e pode (com tem) causado acidentes.
6 - Sem falar nos animais soltos à beira da estrada.
Vencidos os obstáculos, a praia continua bem cuidade e um ótimo local de lazer.

Sugestão de pauta

A crise econômica global chegou ao Açu, no litoral de São João da Barra.
Cerca de 200 trabalhadores contratados para as obras de infra-estrutura do porto da MMX teriam sido demitidos hoje.
A informação é de moradores do Açu.

Atual estrutura da Prefeitura de Campos

Prefeito
Vice-Prefeito
Controladoria Geral do Município
Gabinete do Prefeito
Secretaria Municipal de Administração
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Fazenda
Secretaria Municipal de Limpeza Pública
Secretaria Municipal de Governo
Secretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social
Secretaria Municipal de Proteção e Direitos do Consumidor - Procon
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo
Procuradoria Geral do Município
Guarda Civil Municipal
Secretaria Municipal de Petróleo e Bioenergia
Secretaria Particular
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Planejamento
Secretaria Municipal de Transportes
Secretaria Municipal de Agricultura
Defesa Civil Municipal
Centro de Informações e Dados de Campos - Cidac
Gerência Fiscal
Gerência de Cultura
Gerência de Cidadania e Qualidade de Vida
Gerência de Ação Social
Gerência de Desenvolvimento do Interior
Gerência de Desenvolvimento Geral
Gerência de Esporte e Lazer
Gerência de Infra-estrutura
Empresa Municipal de Transportes - Emut
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Campos - Ippucam
Instituto de Previdência de Servidores do Município de Campos
Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima
Companhia de Desenvolvimento de Campos - Codemca
Empresa Municipal de Habitação - EMHAB
Fundação Municipal Doutor Geraldo da Silva Venâncio
Fundação Municipal João Barcelos Martins
Fundação Municipal da Infância e Juventude
Fundação Municipal de Esportes
Fundação Teatro Municipal Trianon
Fundação Municipal Zumbi dos Palmares
Campos Luz
Total de Orgãos: 47
Clicar no nome do órgão para ter acesso ao nome e foto do titular, adjunto , endereço e telefone.

Fonte: www.campos.rj.gov.br

domingo, 16 de novembro de 2008

Matemática de Rosinha

Na edição de hoje do Monitor Campista, a prefeita eleita, Rosinha Garotinho, garantiu que vai enxugar a máquina administrativa da Prefeitura de Campos.
Duas secretarias serão extintas: Limpeza Pública e Transportes. Menos duas.
As oito gerências que se sobrepõem as secretarias vão desaparecer. Menos oito.
Mas...
Será criada uma nova secretaria, a de Cultura. Mais uma.
Vai criar um escritório da administração municipal no Rio de Janeiro, que, acho eu, vai ter status de secretaria, com coordenador, funcionários... Mais uma.
Vai criar cinco coordenadorias para substituir as oito gerências a serem extintas. Menos três.
Portanto, se hoje a Prefeitura de Campos tem 47 (quarenta e sete) órgãos no primeiro escalão (confira aqui), com a "reforma" de Rosinha, serão 44.
Enxugar é isso?
Para comparação, o município do Rio de Janeiro (R$ 12 bilhões de orçamento) tem 23 secretarias atualmente e há planos do futuro prefeito de reduzir o número (ver página 16 da edição de hoje de O Globo)