Da Folha da Manhã de hoje ,09/04/2013, (
aqui)
Internet milionária e sem uso no 29 de maio
Após a notícia de que a Prefeitura de Campos publicou no Diário Oficial do município um termo aditivo, no valor de R$ 2.286.355,68 prorrogando por mais 12 meses o contrato com a empresa Ver TV Comunicações S/A, para fornecimento de internet banda larga para as unidades escolares de ensino e secretaria municipal de Educação, a Federação dos Estudantes de Campos (FEC) divulgou imagens do laboratório de informática do Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária, que estaria inutilizado, com vários computadores empoeirados, sem nenhuma proteção e sem conexão com a internet há cinco anos, junto com livros didáticos e uniformes. Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, a sala de informática volta a funcionar assim que os novos professores, concursados, assumirem suas funções.
De acordo com o presidente da FEC, Maycon Maciel, as imagens foram realizadas há 10 dias. Sua maior queixa é que a escola foi reformada no ano passado e reinaugurada há um pouco mais de oito meses. Segundo ele, além do problema no laboratório de informática, na escola existem fios elétricos desencapados em vários setores, algumas salas têm problemas de infiltração, a quadra esportiva está abandonada e quando chove, o local fica alagado, formando uma “piscina” e a internet “mortinha”.
— Vários alunos nos relataram esses problemas no Centro Educacional 29 de Maio. Na semana passada, fomos ao local e flagramos os problemas que os alunos são obrigados a enfrentar diariamente. A nossa indignação é que a escola foi reformada no ano passado e com poucos meses já apresenta todos esses problemas — disse Maciel. Os problemas também expostos na Tribuna Livre na Câmara de Vereadores.
A equipe de reportagem teve acesso ontem a área externa da escola e não teve autorização para fazer imagens. No entanto, os problemas relatos pela FEC foram confirmados. Alunos informaram que o laboratório não funciona há mais de cinco anos e foram realizados, no ano passado, apenas alguns reparos no local, por isso, os problemas de infraestrutura. Em matéria publicada no site da Prefeitura, em julho do ano passado, a secretaria de Comunicação informou que, na reforma de manutenção da unidade escolar, foram incluídos reforma do telhado; revisão das redes elétrica e hidráulica, pintura, reforma dos banheiros, pintura artística, com motivos infantis, nas salas de crianças menores, além de revestimento das paredes com azulejos para melhor manutenção. A direção da escola declarou que os problemas encontrados na escola já foram informados para a secretaria de Educação através de ofícios.
Em nota, a secretaria de Educação informou que já foi solicitado à empresa que presta serviços para a secretaria, junto à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, o reparo e a manutenção da unidade, o que já está sendo providenciado.
Dulcides Netto
Veja o que Blog já publicou sobre o assunto aqui, aqui e aqui.