domingo, 7 de setembro de 2014

EIS O GAROTINHO MAIS "MADURO".

Folha da Manhã, 07/09/2014 páginas 2 e 3 e aqui

“Sofro perseguição da Globo”

Alexandre Bastos e Mário Sérgio Junior
“Enfim, a vida vai nos amadurecendo e aprendemos sempre mais com ela”, diz o deputado federal Anthony Garotinho (PR), ao comentar sobre as diferenças entre o Garotinho de hoje e o que disputou e venceu a eleição pelo governo do estado há 16 anos. Em entrevista à Folha, o candidato comentou sobre temas polêmicos como apreensões de material de campanha, mistura entre público e privado, condenação por formação de quadrilha, terceirizações e “bacanal eleitoral”.
Mesmo alegando estar “mais maduro”, Garotinho não abandonou o estilo “franco atirador” que o fez ficar conhecido no rádio. Para o candidato, sua condenação por formação de quadrilha “faz parte de um plano elaborado e executado por Cabral e seus seguidores (...) Hoje ninguém tem dúvidas do massacre que eu sofri na mídia por puro preconceito em relação a minha forma de governar, priorizando os mais pobres”.
O candidato também falou de suas propostas para o Estado do Rio. Uma delas diz respeito a preservação do rio Paraíba do Sul, que passa por um impasse entre Rio e São Paulo devido a um projeto de transposição do rio feito pelo governo paulista. Para Garotinho, a legislação e diretrizes da Agência Nacional de Águas (ANA) devem ser cumpridas, assim como o peso político do Comitê das Bacias Hidrográficas precisa ser aumentado. Ele também falou sobre a Segurança Pública, ressaltando que irá intensificar o policiamento ostensivo, e sobre suas estratégias para “recuperar” a economia do Estado.
Em relação às pesquisas que mostraram Garotinho com os mais altos índices de intenções de voto e de rejeição no Estado, o candidato afirmou: “resultado pra valer em eleição, a gente só tem nas urnas”.
Folha da Manhã – Nas últimas semanas a equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontou irregularidades e apreendeu materiais de sua campanha em Campos e no Rio. Além disso, o Centro Cultural que leva o seu nome foi lacrado após os fiscais encontrarem fraldas e uma listagem com nomes de grávidas. O senhor considera que tudo não passa de perseguição ou admite que membros do seu grupo possam ter cometido alguns excessos?
Anthony Garotinho – O TRE está atuando de maneira intensa e já recolheu material de todos os candidatos, na capital e no interior. E às vezes joga para a mídia. Claro que, nesse cenário, há espaço para excessos. Mas, é preciso entender precisamente o que é abuso ou crime eleitoral e o que é campanha. No caso de Campos não é diferente. Outra questão é que numa movimentação tão grande como uma campanha eleitoral estadual ninguém consegue controlar todas as pessoas o tempo todo.
  
Folha – Em Campos, foram encontrados materiais de campanha do seu grupo em uma Unidade Básica de Saúde, que chegou a gerar a exoneração da diretora, e também em uma empreiteira que presta serviços à Prefeitura, que é governada pela sua esposa. Como um crítico ferrenho da mistura entre público e privado, qual a sua posição sobre esses episódios?
Garotinho – Continuo criticando. Mas, as questões sobre material encontrado nesses lugares devem ser respondias pelos responsáveis. Como eu posso ser responsabilizado por ações individuais de outras pessoas. Seria um absurdo!

Folha – Durante entrevista ao RJ TV o senhor afirmou “estranhar” a condenação por formação de quadrilha e apontou uma suposta ligação entre o irmão do juiz que o condenou e o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). A Justiça Federal, por meio de nota, lembrou que a sentença está no STF, pois o Ministério Público Federal recorreu para aumentar a pena. A nota também informou que o irmão do juiz, um policial, passou pelos governos Marcello Alencar, Garotinho, Benedita e Rosinha. Afinal, quem tem razão: o senhor ou a Justiça Federal?
Garotinho – Essa ação, assim como tantas outras, faz parte de um plano elaborado e executado por Cabral e seus seguidores. Hoje ninguém tem dúvidas do massacre que eu sofri na mídia por puro preconceito em relação a minha forma de governar, priorizando os mais pobres, o que assusta os poderosos cheios de interesse no orçamento do Estado. A verdade é que eu recorri da sentença que me obrigou a doar cestas básicas. Agora acompanhe meu raciocínio. Como posso ser acusado por formação de quadrilha e obrigado a doar cestas básicas ? Fica claro que não há nada no processo que me envolva nisso. Mas, assim mesmo, tentam prejudicar minha imagem.

Folha – Em entrevista ao RJ TV 2ª Edição, da TV Globo, o senhor se recusou a responder a pergunta de como conseguiria cumprir a promessa de, se eleito, construir 90 quilômetros de trilhos, se em quase oito anos de gestão o senhor e Rosinha haviam construído menos de dois quilômetros. Segundoa emissora, informações passadas pela concessionária que administra o metrô deram conta de que a distância entre as estações Cardeal e Arcoverde é de 1.939 metros. O senhor também se recusou a falar sobre compras de trens para o metrô. Afinal, independentemente da compra de trens, quantos quilômetros de trilhos foram construídos no período em que o senhor e sua esposa foram governadores do Estado?
Garotinho – Todo mundo sabe das perseguições que sofro das Organizações Globo. Só estou conseguindo dar entrevistas na emissora, porque ela é obrigada a dar esse espaço a todos os candidatos para cumprir a lei .  Você sabe, eu não recuso responder a nada. Na Globo o jornalista quer falar mais que o entrevistado. Na verdade, compramos 20 trens coreanos novos, ao custo de 100 milhões de dólares, com sistema de refrigeração computadorizado e capacidade para transportar 1.300 passageiros. No governo Garotinho, o metrô do Rio chegou a Copacabana, na Zona Sul, com a construção do trecho entre a Praça Cardeal Arcoverde e a Rua Siqueira Campos. E no governo Rosinha foi inaugurada a Estação Cantagalo, também em Copacabana. Em nossas administrações, a utilização do Metrô e Supervia cresceu 30,2%. Essa é a verdade . Agora Vou levar o metrô até a Baixada Fluminense usando o trajeto da Via Light, seguindo da Pavuna para São João de Meriti , Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Vamos construir ainda a linha três, que liga Itaboraí , São Gonçalo e Niterói.
 
Folha – Durante esta campanha o senhor tem criticado supostos benefícios para os empresários de ônibus, como a redução do IPVA. Por outro lado, mesmo admitindo que existem “bandidos” no comando das vans, promete fortalecer o transporte alternativo. Porém, em 2006, durante o governo Rosinha, o senhor enfrentou protestos e parte da classe dizia: “o Garotinho quer acabar com as vans”. O que mudou entre 2006 e 2014?
Garotinho – No meu governo os empresários de ônibus não vão dar as cartas. Os profissionais legalizados do transporte alternativo, muitos chefes de família, vão poder trabalhar. Eu fui o primeiro governador do Brasil a regulamentar o transporte alternativo. Como já disse em ou-tras oportunidades existem bandidos em todas as áreas, até na imprensa, por exemplo. Então, pode ter sim, esse tipo de gente infiltrado nas vans. Mas, ninguém pode condenartoda uma categoria em razão de alguns. Quem cassou essas autorizações e perseguiu esse setor foi o governo Cabral/Pezão. As vans, devidamente regularizadas, prestam um bom serviço nas comunidades onde os ônibus não chegam. Mas para além das vans, vou investir como disse no Metrô subterrâneo, no de superfície, nas Barcas e principalmente reavaliar essa relação do governo com os empresários de ônibus, que atualmente estão mandando nas políticas para esse setor e impedindo o desenvolvimento de outras alternativas de transporte público.
 
Folha – Em 2008 a campanha da então candidata Rosinha afirmava que iria acabar com a “farra das terceirizações” do governo Mocaiber. Agora, em 2014, o senhor usa um discurso semelhante e critica as terceirizações no Governo do Estado. Porém, na prática, as terceirizações continuam fortes em Campos. Inclusive, a Prefeitura trava uma batalha jurídica para não informar ao vereador Rafael Diniz (PPS) quantos são os terceirizados. Como garantir que o senhor não vai repetir no Estado o que ocorre em Campos?
Garotinho – A terceirização é necessária ao serviço público. Todo mundo reconhece. O que não concordamos e condenamos é o excesso e o que é ilegal. Concurso público é o melhor caminho para termos uma elite de servidores capacitados a desempenhar a sua função e bem atender à sociedade. Contratamos mais de 75 mil servidores estaduais, por meio de concursos públicos, ou seja, cerca de 30% do quadro total do funcionalismo público ativo, que em 2006 era de mais de 236 mil pessoas. Essa meta não tem fim. Tem que ser um esforço contínuo. Já o Governo Cabral-Pezão faz uma farra de contratações, chegando a terceirizar mão de obra em setores delicados como em saúde, hoje criticada também pelos próprios médicos. Essa farra vai terminar.
Folha – Em seu programa de governo o senhor promete “implementar medidas para tirar do Rio de Janeiro o título de pior Ideb do Sudeste do país”. Porém, quem tem o título de pior cidade do estado no ranking do Ideb é o município de Campos, governado pela sua esposa nos últimos seis anos [a pergunta foi feita com base na Ideb de 2012, antes da divulgação do novo índice de 2013, na sexta, no qual Campos evoluiu de último para antepenúltima pior educação básica entre os 92 municípios fluminenses]. Como fazer em todo o estado algo que seu grupo não consegue em Campos?
Garotinho – Todos sabem o estado em que estava a Prefeitura de Campos. A recuperação de estruturas públicas tão complexas como a educação não se faz do dia para a noite, depois de anos de abandono. E Rosinha assumiu esse compromisso de frente. Nunca se investiu tanto em educação como agora. É só fazer uma rápida visita nas creches modelo e escolas construídas no atual Governo. No Estado também vamos recuperar o tempo perdido. Educação vai ser uma das prioridades, como aprendemos com Brizola e Darcy Ribeiro.

Folha – Uma de suas promessas é construir 40 mil casas populares em quatro anos, sendo 10 mil por ano. O projeto é parecido com o programa habitacional Morar Feliz, cuja promessa da prefeita Rosinha era fazer 10 mil casas nos primeiros quatro anos de sua gestão  em Campos. No entanto, em seis anos de governo pouco mais da metade foi entregue. Qual será o diferencial do seu governo, se eleito, para entregar em um ano a mesma quantidade de casas que a sua esposa prometeu en-tregar em quatro e não conseguiu?
Garotinho – Você não pode comparar a estrutura do estado com a do município, começando pela grande diferença do orçamento. Mesmo assim, Campos é o município que está executando o maior programa habitacional do Brasil. Quem atrasou o Morar Feliz foi a oposição, que tentou barrar de todas as formas o início da construção das casas, com ações na Justiça. Perderam todas. Vou implantar uma ampla política habitacional no Estado. Além de construir 40 mil casas,  vamos viabilizar projetos de mutirão, incluindo material de construção de habitação populares,  seus res-pectivos projetos de saneamento e urbanização das comunidades.

Folha – O senhor é um crítico do chamado “bacanal eleitoral”, que une partidos bem diferentes apenas por mais tempo de TV ou cargos nos governos. No entanto, em Campos, 10 partidos que no estado caminham com Pezão (PP / PSC / PTB / PTN / DEM / PSDC  PHS/ PMN / PTC / PSDB) estão ao lado do governo Rosinha. A versão municipal da “suruba” está liberada?
Garotinho – Você está enganado. Quem usou o termo bacanal eleitoral foi o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Aliás, um termo que pode caracterizar o que acontece entre eles. Aqui em Campos, a eleição municipal não tem vínculo com outras eleições a que você se refere. No caso deles, foram feitas alianças de puro interesse,  em torno de nomes,  com linhas programáticas completamente diferentes.

Folha – Caso o senhor não vença a eleição, esses partidos com “vida dupla” poderiam abandonar o barco e mudar a configuração do tabuleiro político na Câmara de Campos?
Garotinho – Não trabalho com essa hipótese. Com a ajuda do povo, vamos vencer as eleições.
 
Folha – O senhor diz que a dívida do Estado, que em 2006 era da ordem de R$ 41 bilhões, hoje está em mais de R$ 80 bilhões e, em sua opinião, alcançará os R$ 100 bilhões até o final da atual administração. Quais são as suas propostas para tirar o estado do “vermelho”?
Garotinho – Quando assumi o governo do Estado em 1999 a renegociação que fiz da dívida estadual foi considerada a melhor em todo país. E olha que na época o presidente era o Fernando Henrique e eu um governador de oposição. Mas trabalhamos de forma séria e técnica e alcançamos o sucesso. Agora a situação é pior. Se de Marcelo Alencar eu peguei um Estado destruído, de Cabral e Pezão vou assumir um Estado destroçado. Muitos falam dessa parceria do governo federal com Cabral e Pezão. Mas, a verdade é que toda essa montanha de dinheiro que veio para o Rio foi na base de empréstimos e que gerou essa dívida astronômica. Cabral não governava, tanto que virou piada no Rio, e Pezão só atendia os interesses das grandes empreiteiras. Isso vai acabar. O Rio vai ter governador de direito e de fato, que vai governar olhando as prioridades e atento às contas do Estado. É difícil, mas vou recuperar.
 
Folha – Alguns adversários insinuam que o senhor pretende acabar com as UPPs. Porém, o senhor tem dito que fará reformulações. Quais são as suas propostas para a área de Segurança Pública?
Garotinho – Não é verdade. É invenção de Cabral e de Pezão.  Nunca disse que vou acabar com UPP. Mas, só UPP não combate a violência. Por isso, vou colocar policiamento ostensivo nas ruas, porque é isso que faz baixar os índices de criminalidade. O policial tem que estar na rua e não aquartelado como acontece hoje. No meu governo usei a inteligência para enfrentar a criminalidade e criei as Delegacias Legais, que é um exemplo para o país. Agora, também vou inovar, criando o Batalhão de Defesa Social, onde teremos além das forças policiais, defensores públicos, assistentes sociais, curso de pré-vestibular social e outros programas sociais que integrem a polícia com a comunidade. Vamos também melhorar a formação do policial, que hoje com apenas seis meses de treinamento é colocado na rua sem o preparo necessário.  E vamos, ainda, ainda aumentar o efetivo da Policia Militar.
 
Folha – Na área do Meio Ambiente o senhor fala em combater a poluição no rio Paraíba do Sul. Quais seriam as estratégias para preservar o Paraíba, já que a água está cada vez mais valiosa e tem gerado até embates entre estados?
Garotinho – O rio Paraíba do Sul atravessa três estados. É vital para todos eles. O que precisamos, efetivamente, é cumprir a legislação e as diretrizes da  Agência Nacional de Águas, mobilizando o apoio de toda a sociedade. É preciso aumentar o peso político do Comitê das Bacias Hidrográficas, planejar e  intensificar ações coordenadas. Vou fazer a minha parte, implantando o maior programa de saneamento já visto no Estado. Quero  garantir água de qualidade para quem ainda não tem e investir para a universalização do saneamento, transformando o Estado do Rio em exemplo e modelo para o Brasil.

Folha – A última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira, mostra sua liderança no primeiro turno, mas aponta derrotas no segundo turno em duelos com Pezão ou Crivella. Qual é a sua leitura sobre a pesquisa?
Garotinho – Já dizia o craque campista Didi: “Treino é treino, jogo é jogo”. Resultado pra valer em eleição, a gente só tem nas urnas. Estamos todos cansados de ver e constatar erros das pesquisas e a tentativa de indução do eleitor, através da manipulação de dados visando justamente criar falsas expectativas.

Folha – A pesquisa Datafolha também mostra que a sua rejeição continua sendo a maior entre os candidatos. Não corre o risco de a eleição estadual repetir as derrotas do seu grupo político em 2004 e 2006, em Campos, quando Geraldo Pudim venceu no primeiro turno e foi derrotado duas vezes no segundo turno?
Garotinho – Não existe eleição igual. Todas são diferentes. Em cada uma delas há sempre fatos mais marcantes. O que temos que entender é o sentimento do eleitor, as suas expectativas, os seus desejos e as suas necessidades. Em campanha nas ruas, em contato direto com o povo, sabemos que não só somos reconhecidos e estimados, como continuamos na direção certa ao saber de que lado estamos. E esse lado é ao lado do povo. Sem esquecer que para ser bom,  tem que ser bom para todos.
 
Folha – Não é novidade que um de seus sonhos é um dia chegar à Presidência da República. Com a possibilidade de governar o Estado mais uma vez, o senhor pretende da margem à realização desse sonho, como fez em 2002?
Garotinho – O meu projeto é voltar a ser o melhor governador do Estado do Rio. Quero fazer um governo mais humano, governando principalmente para os que mais precisam. Minha  participação na eleição para presidente em 2002 só me orgulhou. Tive mais de 15 milhões de votos em todo país, um resultado que poucos políticos conseguiram.

Folha – Quais são as principais diferenças entre o Anthony Garotinho que se elegeu governador em 1998 e este que lidera as pesquisas em 2014?
Garotinho – A experiência. E conta muito. Afinal já fui governador, prefeito duas vezes, deputado, secretário de Estado, candidato a presidente da República com mais de 15 milhões de votos... Enfim, a vida vai nos amadurecendo e aprendemos sempre mais com ela. E em meu caso, é essa experiência acumulada e comprovada que estamos colocando à disposição do povo, para governar para quem precisa. Mas, sem esquecer que, para ser bom, é preciso ser bom para todos.
07/09/2014 11:06

ROSINHA NÃO VAI AO DESFILE NO CEPOP. GUARDAS DEMITIDOS PROTESTAM COM CAIXÃO ROSA

Do Blog de Erik Shunk (aqui):

ROSINHA FOGE DESFILE E DA VERGONHA DO IDEB. E NÃO VÊ MANIFESTAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS

Cepop-07/09/2014 -Guarus protestam contra Rosinha Garotinho,que não compareceu
A prefeita Rosinha Garotinho não compareceu ao desfile da Independência hoje de manhã no Cepop. Preferiu o modelito de cabo eleitoral do marido em carreatas pelas cidades vizinhas.
Com a ausência Rosinha se escondeu da vergonhosa posição que ficou a Educação Municipal no IDEB (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação),que passou do último para o penúltimo lugar no Estado e,além disso, fugiu do protesto dos  guardas municipais demitidos ilegalmente e que levaram um caixão rosa para o CEPOP.
Vai fugir até quando de suas responsabilidades, hein, dona Rosinha?

DESFILE DE INDEPENDÊNCIA COMEÇA DAQUI A POUCO NO CEPOP

Do Portal da Secom/PMCG

O desfile cívico-militar oficial pelas comemorações dos 192 anos de Independência do Brasil, em Campos, será realizado neste domingo (7), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O dia será marcado pela marcha de 32 instituições, incluindo as tropas militares, secretarias, entidades e unidades escolares. A solenidade de abertura, com o hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional, está marcada para as 8h, com a presença da prefeita Rosinha Garotinho, que fará o percurso em um carro militar.

Em seguida, começam as apresentações, tendo como referência o tema “A multiculturalidade das etnias e manifestações de nossa gente: uma torrente de belezas, riquezas e diversidade”. Toda a estrutura dos desfiles pela Semana da Pátria está sendo montada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) em parceria com demais secretarias.

Conforme a tradição, os Expedicionários abrem a marcha cívica, seguida pelas apresentações do 56º Batalhão de Infantaria (BI), 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 5º Grupamento de Bombeiro Militar, Guarda Civil Municipal, Moto Clube de Campos e a Sociedade Musical Lira Guarani.

Na sequência, os secretários municipais e secretarias, fundações a Coesa, os desbravadores e escolas municipais, estaduais e particulares, o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Força Jovem Universal. A Gerência de Educação Física da Smece, organizadora do evento, fecha o desfile no domingo.

Atualização: ao contrário do anunciado pela Secom, a prefeita não compareceu.

sábado, 6 de setembro de 2014

TRE MANDA FACEBOOK RETIRAR DO AR PÁGINA COM PROPAGANDA CONTRA GAROTINHO


Até às 19h35 deste sábado, dia 06/09, a página ainda está no ar.

Do Portal do TRE-RJ (aqui):

06/09/2014 - 15:46

Liminar manda tirar perfil contra Garotinho no Facebook

O desembargador Alexandre Chini Neto determinou, nesta sexta-feira (5), que a rede social Facebook retire do ar o perfil "Eu não voto no Anthony Garotinho e ainda faço campanha contra", com "propaganda negativa" do candidato a governador (PR). Na decisão liminar (provisória), o magistrado considerou que a página da internet, com postagens e conteúdo depreciativos, "não tem outro intuito que não o de incutir nos potenciais eleitores a ideia de que o candidato ao governo não é o mais apto a ocupar o cargo". Se o Facebook descumprir a decisão receberá multa diária de R$5 mil.

Processo relacionado: RP-731642

Na véspera, dia 05, o TRE já havia determinado ao Facebook a retirada de uma página contra o candidato do PT, Lindbergh Farias, que já está fora do ar (aqui):


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CAPAS - REVISTAS SEMANAIS

As primeiras revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, implicando políticos, incluindo, altas autoridades como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estão nas manchetes dos veículos de comunicação neste final de semana. Entre os nomes já entregues à Justiça, dentro do acordo de delação premiada, estariam três governadores e pelo menos 35 deputados federais beneficiados com um esquema comandado por Costa na Petrobras.
Paulo Roberto Costa antes de ser um dos mais poderosos homens da Petrobras na era petista, foi superintendente geral da Bacia de Campos nos anos 90 e, nesta condição, esteve várias vezes em Campos para assinatura de convênios.






IDEB: CAMPOS "AVANÇA" E SAI DO ÚLTIMO PARA O ANTEPENÚLTIMO LUGAR. OU SEJA: SAIU DO FUNDO PRÁ MUITO PERTO DO FUNDO DO POÇO


Do Blog do Bastos (aqui)

Ideb: Campos saiu do último para o antepenúltimo lugar

Se o ranking do Ideb mostra um crescimento do estado do Rio, que deixou a 15ª posição e agora está em 4º lugar, a situação de Campos não mudou muito. No ranking do primeiro segmento, que é responsabilidade da Prefeitura, a cidade trocou a última colocação pelo antepenúltimo lugar, empatado com a cidade de Nova Iguaçu.
Mesmo saindo da nota 3,6 para 3,9, o município não conseguiu avançar no ranking e não alcançou a meta projetada para este ano, que era de 4,0.
No ranking do segundo segmento a cidade caiu de 3,4 para 3,3. A meta projetada era 3,5.

ADIADA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE HERVÉ SALGADO

O início das comemorações do centenário de nascimento do jornalista Hervé Salgado Rodrigues, marcado inicialmente para a próxima segunda-feira, dia 8 de setembro, foi adiado, para data a ser anunciada posteriormente.
A programação seria aberta com uma mesa redonda na sede da Associação de Imprensa Campista (AIC) com participação de jornalistas e colaboradores do jornal A Notícia, dos tempos de Hervé Salgado: Celso Cordeiro Filho; Elmar Martins; Fernando da Silveira; Joel Melo; José Cunha Filho; Josélio Rocha; Péris Ribeiro; Ricardo André Vasconcelos; Saulo Pessanha; Sílvia Salgado; Vilmar Rangel; e Winston Churchill Rangel.

RESTITUIÇÃO DE IMPOSTO RENDA: CONSULTA AO 4º LOTE COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA


A partir das 9 horas de segunda-feira, 08 de setembro, estará disponível para consulta o quarto lote de restituição do IRPF de 2014, que contempla 2.020.902 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões.
O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições de 2013 (ano-calendário 2012), 2012 (ano-calendário 2011), 2011 (ano calendário 2010), 2010 (ano-calendário 2009), 2009 (ano-calendário 2008) e 2008 (ano calendário 2007).
O crédito bancário para 2.056.114 contribuintes será realizado no dia 15 de setembro, totalizando o valor de R$ 2,4 bilhões. Desse total, R$ 168.078.903,86 referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 32.007 contribuintes idosos e 3.463 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Do site da Receita Federal

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

GAROTINHO PREPARA-SE PARA TODOS CONTRA ELE NO SEGUNDO TURNO

O quadro parece definido para o 2º turno: Pezão X Garotinho


A pesquisa Datafolha divulgada na madrugada de hoje (veja aqui no Blog do Bastos), revela um quadro que a campanha do líder das pesquisas, Anthony Garotinho (PR), sempre trabalhou: enfrentar o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) no segundo turno. 
A arrancada de Pezão (sete pontos em relação à última sondagem - de 16 para 23) não é a novidade. O que andou assustando foi o cenário para o segundo turno em que o candidato do PMDB derrotaria Garotinho por 45 a 36 E pior: Até Crivella (PRB), se eventualmente chegar ao segundo turno, também chegaria na frente de Garotinho por 45 a 33.
Solidamente garantido na segunda fase da eleição, Garotinho precisaria construir pontes para enfrentar Pezão, mas parece ter tantas dificuldades com Crivella quanto com Lindbergh (PT). Parece que todos vão se unir contra Garotinho numa eleição em que, ao que tudo indica, terá ainda um outro ingrediente explosivo: a disputa entre Dilma e Marina pela presidência da República, sendo a segunda a favorita no Estado e a primeira a aliada de Garotinho.

TRE LIBERA REGISTRO DE SUPLENTES MAS CANDIDATURA DE CÉSAR MAIA AINDA DEPENDE DO TSE



Do TRE RJ (aqui):

04/09/2014 - 18:32

Liberadas candidaturas de suplentes de Maia

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro aceitou, na sessão desta quarta-feira (3), os recursos dos suplentes da chapa ao Senado de César Maia (DEM) - Ronaldo Cezar Coelho (PSD) e Jorge Coutinho (PMDB) -, indeferidos por problemas na documentação. Indeferida, a candidatura de Cesar Maia espera julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Na mesma sessão, o TRE-RJ definiu também, conforme determina a legislação eleitoral, a composição da Comissão Apuradora das Eleições 2014, que será presidida pelo vice-presidente, desembargador Edson de Vasconcelos, auxiliado pelos desembargadores eleitorais Abel Gomes e Flavio Willeman, para apresentar o Relatório Geral de Apuração, com informações sobre número de votos apurados, votações dos candidatos e quociente eleitoral, entre outras.

TSE NEGA ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA O RJ PORQUE O GOVERNO DO ESTADO DISPENSOU O REFORÇO


Ministro Henrique Neves durante sessão do TSE.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira (4) enviar a Força Nacional para reforçar a segurança da campanha eleitoral no estado do Rio de Janeiro. O pedido havia sido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio.
Ao rejeitar a solicitação, o relator do caso, ministro Henrique Neves, disse que a Secretaria de Segurança do RJ informou que o reforço não era necessário.
“Se pediam forças federais de agora até o dia das eleições, e as forças federais são para o dia das eleições. Claro que, se forem identificadas dificuldades, poderão ser adotadas as medidas necessárias”, disse o ministro.

Mais informações no site do TSE (aqui).

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

IBOPE: DILMA RECUPERA TRÊS PONTOS MAS MARINA AINDA É FAVORITA NO SEGUNDO TURNO

Do G1:

03/09/2014 18h02 - Atualizado em 03/09/2014 18h11

Dilma tem 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, aponta pesquisa Ibope

Em simulação de segundo turno, Marina tem 46% e Dilma, 39%.
Instituto ouviu 2.506 eleitores entre 31 de agosto e 2 de setembro.

Do G1, em São Paulo
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):
Dilma Rousseff (PT): 37%
Marina Silva (PSB): 33%
Aécio Neves (PSDB): 15%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
José Maria (PSTU): 0%*
Luciana Genro (PSOL): 0%*
Eduardo Jorge (PV): 0%*
Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
Eymael (PSDC): 0%*
Levy Fidelix (PRTB): 0%*
Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 2%
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014.
 Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 31%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 11%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 23%
Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
- Marina Silva: 46%
- Dilma Rousseff: 39%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 6%
- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 34%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabe/não respondeu: 8%
O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.
Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse quesito, o entrevistado pode indicar mais de um candidato. Veja os números:
- Dilma Roussef: 31%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 18%
- Levy Fidelix: 12%
- Marina Silva: 12%
- Eymael: 11%
- Zé Maria: 11%
- Luciana Genro: 10%
- Mauro Iasi: 10%
- Rui Costa: 9%
- Eduardo Jorge: 7%

Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 36% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no dia 26 de agosto, o índice era de 34%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".
A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 26% (27% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 37% (na pesquisa anterior, 36%).
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 36%
- Regular: 37%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Encontrou algum erro? Fale conosco
Ibope - 3 de setembro (Foto: Arte/G1)

A

"PRÁ FRENTE BRASIL", HOJE NO CINE CLUBE GOITACÁ


Hoje tem Cine Clube Goitacá, às 19h. O filme é um dos quatro que integram o ciclo intitulado ‘Golpe’. O Cine Clube fica no Ed. Medical Center – Rua 13 de Maio,286, sala 507.
A comentarista é Luciana Portinho.

TRE MANTÉM MULTA RECORDE PARA PT E LINDBERGH POR PROPAGANDA IRREGULAR



Do Portal do TRE (aqui):

PT e Lindbergh ganham multa recorde: R$475 mil

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro manteve, na sessão desta terça-feira (2), a multa de R$ 25 mil ao candidato a governador Lindbergh Farias e ao Partido dos Trabalhadores, por propaganda eleitoral antecipada na TV em março deste ano em período destinado à propaganda partidária. Além disso, o partido e o candidato foram multados em R$ 450 mil por descumprirem decisão liminar (provisória), repetindo nove vezes, no rádio, a mesma inserção irregular.
A corte entendeu que, ao mencionar "o Rio tem que voltar para o rumo certo", a propaganda induz o eleitor a votar no então pré-candidato, em vez de divulgar a ideologia e o programa do partido político. As duas multas foram solidárias: o total de R$ 475 mil poderá ser pago por um deles ou por ambos - partido e candidato.

DO CARNAVAL AO PORTO, EXPOSIÇÃO DE FOTOS A PARTIR DE HOJE NO SESC


terça-feira, 2 de setembro de 2014

DEBATE NA REDE TV SÓ PELA INTERNET

AQUI

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RJ DEBATEM DAQUI A POUCO NA REDE TV!

Debate acontece na noite desta terça-feira (Foto: Reprodução/RedeTV!)
A RedeTV!, em parceria com o iG, promove nesta terça-feira (2) o debate entre candidatos ao governodo Rio de Janeiro. O encontro acontece noTeatro Oi Casa Grande, no Leblon, a partir das 22h25, com transmissão, ao vivo para o estado do Rio de Janeiro, e na internet, através dos portais da RedeTV! e do iG.
Participam do evento, Anthony Garotinho (PR), Luiz Fernando Pezão (PMDB), Marcelo Crivella (PRB), Tarcisio Motta (PSOL) e Lindberg Farias (PT). A jornalista Amanda Klein será a mediadora do debate, que contará com a participação de Tony Vendramini, da RedeTV!, Tales Faria, do iG, eFernando Molica, representante do jornal O Dia.

GAROTINHO GANHA LIMINAR PARA NÃO APRESENTAR NOTAS FISCAIS DE BRINDES


O programa Fala Garotinho mudou para Fala Rosinha durante a campanha, com
 distribuição de prêmios que chamou a atenção do TRE



Do Portal do TRE (aqui):

02/09/2014 - 19:24

Mandado de segurança libera notas fiscais de Garotinho

O candidato ao governo Anthony Garotinho (PR) obteve, na sessão desta segunda-feira (1º) o direito de não apresentar notas fiscais dos brindes distribuídos antes do período eleitoral nos programas de rádio "Fala Garotinho" e "Fala Rosinha". Por três votos a dois, o plenário entendeu que a verificação dos gastos de campanha deve ser realizada na prestação de contas. Além disso, cabe ao Ministério Público Eleitoral ajuizar ação de investigação de eventual abuso do poder econômico, devido ao elevado valor dos bens distribuídos — micro-ondas, televisores e outros aparelhos eletrônicos.

A decisão, porém, mantém a ordem de expedir ofícios à Receita, Polícia Federal e ao Ministério Público Eleitoral, para que investiguem os indícios de irregularidade.

IBOPE: PEZÃO CRESCE 4% E DEVE SER O ADVERSÁRIO DE GAROTINHO NO 2º TURNO

Do G1:

02/09/2014 19h06 - Atualizado em 02/09/2014 19h39

No RJ, Garotinho tem 27%, Pezão, 19%, e Crivella, 17%, diz Ibope

Instituto entrevistou 1.610 eleitores de 30 de agosto a 1o de setembro .
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Do G1 Rio
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) mostra Anthony Garotinho (PR) com 27% das intenções de voto na corrida para governador do Estado do Rio. Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, aparece com 19% e o senador Marcelo Crivella, do PRB, com 17%. Lindberg Farias, candidato do PT, tem 11% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 14%, enquanto 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 19%
Marcelo Crivella (PRB) - 17%
Lindberg Farias (PT) – 11%
Tarcísio Motta (PSOL) – 3%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB)  - 0%
Brancos e nulos –  14%
Não sabem ou não responderam -  8%
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistados 1.610 eleitores do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A seguir, confira os números do Ibope com intenção de voto para o governo do Rio na pesquisa espontânea (em que não é apresentada a relação dos candidatos ao entrevistado):
Anthony Garotinho (PR) – 18%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 13%
Marcelo Crivella (PRB) - 10%
Lindberg Farias (PT) – 7%
Tarcísio Motta (PSOL) – 1%
Outros - 1%
Brancos e nulos –  19%
Não sabem ou não responderam -  30%
Segundo turno
A pesquisa também simulou um segundo turno entre Garotinho e Crivella. Nesse cenário, ambos teriam 34% das intenções de voto. Do total de entrevistados, 25% votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 7% não souberam responder ou não responderam.
No cenário de um segundo turno entre Garotinho e Luiz Fernando Pezão, ambos candidatos teriam 35% das intenções de voto. Votos em branco ou nulos seriam 23% e 6% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.
O segundo turno entre Garotinho e Lindberg Farias tem este cenário: Garotinho tem 37% e Lindberg, 31%. Brancos ou nulos somam 25% e não souberam ou não responderam, 7%.
Rejeição
O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Quem tem a maior rejeição é o candidato Anthony Garotinho, com 34%. Luiz Fernando Pezão vem em segundo lugar com 16% de rejeição, seguido por Lindberg Farias com 13% e Marcelo Crivella com 12%. Ney Nunes aparece com 9%, enquanto Tarcísio Motta tem rejeição de 7% e Dayse Oliveira de 6%. Eleitores que não souberam responder ou não responderam somaram 25%.
A pesquisa foi contratada pela TV Globo e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº RJ-00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00491/2014.