sábado, 27 de março de 2010

A idade de Campos

De Heloisa Crespo



QUANDO FOI QUE EU NASCI

Hoje é o meu ‘aniversário’?
Então eu tenho o direito
de pedir vários presentes,
como jovem, que alguns
insistem em dizer que estou:
175 anos!
Pedirei apenas um:
respeito, muito respeito,
com a jovem senhora que sou!
Pensando bem, eu não peço.
Eu exijo, determino
que a minha idade, de fato,
seja dita e acatada.
Perguntem ao Avelino,
e ao Jorge Renato também
-Ferreira e Pereira Pinto-,
qual a minha idade certa
que eles sabem tão bem!

Não tenho só esse tempo
de vida comemorado.
Hoje é, apenas, mais um
dia que celebra um fato
acontecido na vida
de Campos dos Goytacazes.
Não é o meu nascimento!

Eu já existia antes
de vinte e oito de março
de 1835.
A História prova o que eu digo,
com marcos, fatos, registros...

Quantos anos tem São Paulo?
Por que eu só tenho isso?
Pensem nisso e acompanhem
como tudo começou
com o berço dos paulistas
e com a terra dos campistas.

Perguntem ao Avelino,
e ao Jorge Renato também
-Ferreira e Pereira Pinto-,
qual a minha idade certa
que eles sabem tão bem!

Campos dos Goytacazes
Heloisa Crespo

2 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Essa é forte. Se é assim, de que precisamos para trazer a data certa. Em Campos não cabe mais mentira nenhuma. Vamos ver isso,Ricardo. Corre atrás e que Jesus abençoe você nesta empreitada.Ele gosta de Verdade.
bjo
isca dEle.

Anônimo disse...

"Perguntem ao Avelino"

Cadê os preparativos para a bienal?