sexta-feira, 18 de outubro de 2013

GREVE DE PETROLEIROS TEM ADESÃO QUASE TOTAL, GARANTE SINDIPETRO



O segundo dia de greve (18) no sistema Petrobras tem a adesão de 90% a 100% da categoria nas unidades operacionais, com a participação de contratados diretos e terceirizados, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Os trabalhadores exigem a suspensão do leilão do campo de Libra, confirmado ontem pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para ocorrer na segunda-feira (21), além de cobrar avanços nas negociações da campanha salarial.
Com aproximadamente 83 mil trabalhadores contratados diretos pela Petrobras e cerca de 350 mil terceirizados, a categoria também quer a retirada do Projeto de Lei 4.330, do deputado e empresário Sandro Mabel (PMDB-GO), sobre terceirização.
Em São Paulo, os trabalhadores ocuparam o prédio da Petrobras, na avenida Paulista, no período da manhã até as 9h30, com o apoio de militantes de organizações sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Juventude Revolução. A greve ocorre nas refinarias, e terminais, além da malha estadual de distribuição de gás.
“O movimento está crescendo, hoje tivemos a adesão das refinarias de Cubatão e São Sebastião (litoral paulista), o que comprova a insatisfação dos trabalhadores e anseio por fortalecer a luta. Vamos manter a paralisação no final de semana”, afirma o coordenador do Sindicato dos Petroleiros de São Paulo, Vereníssimo Barsante.
Segundo a FUP, a greve conta agora com a adesão também dos petroleiros de Pernambuco, que ingressaram no movimento às 23h de ontem. Na refinaria do Paraná, a greve provocou redução de 15% da produção.


Íntegra aqui no site do Sindipetro NF.

Nenhum comentário: