terça-feira, 28 de julho de 2015

PRESO NA LAVA JATO: DONO DA MPE, RENATO ABREU, PRESTA ESCLARECIMENTOS E É LIBERADO

Do Blog de Arnaldo Neto, da Folha on line:


Segundo PF e MP, sócio e diretor do Grupo MPE teria participado de reunião para acerto de pagamento de propina a agentes políticos
Segundo PF e MP, sócio e diretor do Grupo MPE teria participado de reunião para acerto de pagamento de propina a agentes políticos
“A EBE participa do Consórcio Angramon e está colaborando com as informações solicitadas pela Polícia Federal, embora não haja nenhuma acusação diretamente contra a EBE. Hoje, dia 28, o Presidente do Conselho de Administração do Grupo MPE, Renato Ribeiro, da qual a EBE faz parte, prestou depoimento na condição de testemunha na sede da Polícia Federal do Rio de Janeiro, sendo liberado logo depois”, informou o Grupo MPE ao blog do Fausto Macedo (aqui), no Estadão, sobre um dos mandados de condução coercitiva da 16ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Radioatividade, deflagrada (aqui) na manhã desta terça-feira (28).
De acordo com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público, empresários teriam participado de reunião em que teria sido acertado o pagamento de propina a agentes políticos. Ainda nesta terça, no Rio de Janeiro, cinco andares da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, foram lacrados pela PF. Othon Luiz Pinheiro da Silva — diretor-presidente afastado da estatal — foi preso. Outro detido também no Rio é Flavio David Barra, executivo da Andrade Gutierrez.
Segundo a PF, o foco das investigações são contratos firmados por empresas já mencionadas na Lava-Jato. Dentre outros fatos investigados, são objeto de apuração a formação de cartel e o prévio ajustamento de licitações nas obras de Angra 3, além do pagamento indevido de vantagens financeiras a empregados da estatal. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
Foram alvos da operação diretores de empresas com contratos com a Eletronuclear, como é o caso da MPE, de Renato Ribeiro Abreu. Além dele, constam na lista Petronio Braz Junior, da Galvão Engenharia; Fabio Andreani Gandolfo, da Odebrecht; e Flavio David Barra, da Andrade Gutierrez, que foi preso. Todos teriam participado de reunião em que teria sido acertado o pagamento de propina a agentes políticos, de acordo com a PF e o Ministério Público.
O presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi preso em sua casa, em Niterói, no Rio de Janeiro. Completam a lista de investigados Maria Célia Barbosa da Silva, e as sócias, no papel, da empresa Aratec Engenharia Consultoria & Representações: Ana Cristina da Silvia Toniolo e Ana Luiza Barbosa da Silva Bolognani. A Aratec tem sede em Barueri, no interior de São Paulo.
Em Campos — O Grupo MPE, em uma gestão integrada com a Coagro, reabriu a Usina Sapucaia no segundo semestre deste ano.
Fonte: O Globo e Estadão
Atualização às 17h40 — Para inclusão da nota da MPE.

Nenhum comentário: