quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

MORTE DE TEORI ZAVASCKI DEIXA DESTINO DA LAVA JATO NAS MÃOS DE CARMEN LÚCIA


  A morte do ministro Teori Zavascki, agora à tarde, na queda de um avião em Parati (RJ), (aqui) pode alterar profundamente os destinos da Operação Lava Jato.O ministro era o responsável pela investigação e pela homologação das deleções premiadas, inclusive às de 77 executivos da Odebrecht. O STF poderá decidir por sorteio ou indicação um outro ministro para assumir o caso, que é a maior investigação de corrupção da história do Brasil e uma das maiores do mundo.Outra opção — perigosíssima — seria aguardar a indicação de um novo ministro, que como é praxe na Corte, herdaria todos os processos do anterior.
   Se prevalecer o bom senso,a ministra Carmem Lúcia, presidente do STF indicaria imediatamente um dos dois ministros mais novos da Corte (Luis Roberto Barroso e Edson Fachin) para assumir o comando da Lava Jato. Evitaria, assim, que o substituto de Teori, a ser indicado pelo presidente Michel e aprovado pelo Senado, já assuma o cargo sem a independência à altura das atribuições específicas à Lava Jato.
 Uma solução consensual poderia ser também o decano da Corte, ministro Celso de Mello, mas ele estaria com planos de se aposentar no final deste ano e os processos da Lava Jato devem durar alguns anos.Barroso e Mello já são os revisores dos processos.

Sessenta homens da Marinha e Bombeiros estão no local. Filho de Zavascki confirmou morte do pai no litoral de Paraty 


Nenhum comentário: