segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Brasil na ONU



Amanhã o presidente Lula vai abrir a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, como antes fizeram FHC, Collor e outros antecessores. A tradição de um representante do Brasil fazer a conferência de abertura da Assembléia vem desde a fundação da ONU, no pós-guerra.
Quem conta a história é o diplomata e ex-ministro e ex-senador Roberto Campos, (foto ao lado) na página 97 do seu livro “A Lanterna na Popa”, de 1997.

“ A primeira reunião preparatória da ONU se realizara em Londres, em 7 de janeiro de 1946, destacando-se na delegação Ciro de Freitas Valle, então embaixador no Canadá, deslocado para Londres depois de ter assistido à assinatura da Carta em São Francisco. Ciro era uma vigorosa personalidade. Bem apessoado, bom gourmet e cultor inveterado do whisky, afirmou-se em Londres como importante personalidade. Como nem os Estados Unidos nem a União Soviética, já mutuamente suspicazes, quisessem iniciar os debates, Ciro se inscreveu como primeiro orador e isso marcou a tradição, até hoje mantida, de ser o Brasil o primeiro a orar nas Assembléias Gerais da ONU.”

Nenhum comentário: