terça-feira, 25 de setembro de 2007

Mocaiber pode ser candidato?


Com a perspicácia de sempre, Roberto Moraes interpretou em seu blog (robertomoraes.blogspot.com) a matéria da Folha da Manhã de hoje com o título “Arnaldo e Mocaiber em 2008”. Para Moraes, o atual prefeito Alexandre Mocaiber não é candidato à reeleição.
Peço licença para acrescentar dois pitacos a essa conversa: um interpretativo e outro de informação inédita:

1) Acredito que, eleitoralmente, Arnaldo Vianna tem muito mais densidade eleitoral que Mocaiber. Juntos são donos de uma parcela do eleitorado capaz de derrotar o adversário no primeiro turno. Separados abrem a única brecha para o pessoal de Garotinho voltar à Prefeitura num eventual segundo turno.

2) Na eleição no ano passado, Arnaldo, Ilsan e Carlos Lupi visitaram o Monitor Campista. Havia, naquele momento, um clima de animosidade porque Mocaiber havia desafiado Arnaldo para ver quem teria mais votos para a Assembléia Legislativa: Wilson Cabral, apoiado por Mocaiber ou Ilsan, que fez dobradinha com Arnaldo. Aproveitando o clima, introduzi a questão da sucessão de 2008 na conversa, porque era óbvio que Arnaldo já era candidato a prefeito antes mesmo de ganhar o mandato de deputado federal.
Arnaldo disse com todas as letras que se Mocaiber fosse candidato por um partido ele (Arnaldo) seria por outro.
Nesse ponto da conversa, Lupi, que ainda nem sonhava ser ministro do Governo Lula, garantiu que o partido já tinha consultado o TSE e que Mocaiber era inelegível por já ter disputado uma eleição ocupando o cargo de prefeito. Tentei rebater, porque afinal Mocaiber foi convocado pela Justiça para assumir o cargo com a cassação de Carlos Alberto Campista, mas ele foi taxativo: "Mocaiber não pode ser candidato".


Nenhum comentário: