sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Fim das queimadas

Foi divulgado hoje à tarde pela Agência Radiobrás que, a partir da próxima segunda-feira estão proibidas as queimadas de canaviais em todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma lei de autoria do deputado estadual Fernando Leite já proibia as queimadas desde os anos 90, mas nunca foi respeitada.
leia a matéria da Radiobrás:
"Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro determinou a proibição das queimadas para a colheita da cana-de-açúcar no Norte Fluminense. A decisão passa a valer a partir de segunda-feira (8) e atende a uma solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME).
O anúncio foi feito hoje (5) pelo secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc. Segundo ele, a determinação se baseia em leis dos governos federal e estadual que tratam do tema e prevêem pena de até cinco anos de prisão para os infratores. A partir da decisão, o corte da cana-de-açúcar continuará a ser feito manualmente, mas sem a utilização do fogo como forma de facilitar o trabalho dos cortadores.
Os municípios de Campos (o principal produtor da cana no estado), Quissamã, São João da Barra, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana serão os principais afetados com a nova medida.
A solicitação da suspensão das queimadas no processo de colheita da cana, feita pelo Ministério de Minas e Energia, foi motivada pelo
apagão elétrico que atingiu todo o Espírito Santo e mais de 20 municípios do estado do Rio de Janeiro, em setembro deste ano. Relatório encaminhado pelo ministério ao governo fluminense comprova que o blecaute que levou a um desligamento em cascata de várias linhas de transmissão foi causado pelas queimadas na região canavieira, associado à poluição constatada nas cadeias de isoladores próximas à subestação de Campos, no norte do estado".

Nenhum comentário: