sábado, 25 de outubro de 2008

Segunda chance

Com uma vantagem de 18 pontos, de acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada agora há pouco, só um fato extraordinário ou um erro colossal do instituto de pesquisa mais famoso do país pode tirar a vitória de Rosinha Garotinho.
Mas que ganhar uma eleição, a virtual escolha da candidata do PMDB para administrar o município de Campos nos próximos quatro anos significa que o eleitor campista está dando uma segunda chance à família Garotinho. A primeira foi frustrada por causa de uma ambição desmedida que levou o casal a um mandato de oito anos à frente do Governo do Estado, mas ao preço de alianças com os personagens mais retrógrados e suspeitos da política fluminense. Isso fez de ambos mais duas tristes figuras do cenário político estadual, apenas mais duas.
As relações dos governos Garotinho e Rosinha com a Assembléia Legislativa do Estado foram lamentáveis, assim como suas ações nas áreas de Saúde, Educação, Segurança...
Vencer a eleição em Campos deve significar, para o chefe do grupo, Anthony Garotinho, recomeço e não apenas a retomada de posse de uma capitania antes capturada por outro bando. Não tem o direito de usar de novo a Prefeitura de Campos e seu gordo orçamento, como trampolin para campanhas futuras.
Acredito que o eleitor, cansado das bandalheiras e desmandos dos últimos anos, especialmente esses últimos meses do, ainda, prefeito Alexandre Mocaiber, se viu numa encruzilhada: ou mantém esse grupo está ai ou traz de volta aqueles que há 20 anos nos venderam a esperança?
Pelo que a pesquisa Ibope indica, os eleitores escolheram a segunda opção, mesmo sabendo que foram logrados da primeira vez. Garotinho e sua turma trocaram a esperança que venderam nas urnas de 1988 pelas primeiras facilidades que a politica ofereceu. Talvez por comodismo, talvez por outros interesses...
A "Garotinho" que deve assumir a Prefeitura de Campos em janeiro de 2009 e é bem diferente do "Garotinho" que subiu as escadarias do Vila Maria em janeiro de 1989. Mas não é só eles que estão 20 anos mais velhos e mais experientes. O eleitor também está mais politizado e não vai perdoar mais uma chance perdida.

21 comentários:

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Importante este testemunho. Você que vivenciou bem aquela época sabe muito bem como tudo aconteceu. Não é à toa que não podemos ficar sem sua presença aqui. Você falou tudo.

Abração de um cara que te admira demais.

Anônimo disse...

Realmente, o campista só tem a ganhar com Rosinha na prefeitura. Isso porque ela tem a obrigação de, no mínimo, fazer um governo impecável nos próximos anos para começar a reconstruir a marca Garotinho. Com Arnaldo os vícios seriam mantidos e, com isso, o desenvolvimento não aconteceria, como ocorreu com Mocaiber. O 15, realmente, nos dá esperança.

xacal disse...

irretocável...

Anônimo disse...

Caro Jornalista,
Me lembro da sua atuação na antiga TV Norte Fluminense e, posteriormente, na PMCG quando da gestão de Garotinho.
Gostaria de dizer que concordo integralmente com o seu pensamento, que foi, inclusive, reforço para a minha decisão de não votar em branco no primeiro turno.
Agora, posso estar tranquilo, sem nenhuma dúvida, após a avaliação da sua análise, que não errei.
Aquele abraço.
Boa noite!

Anônimo disse...

Ricardo, você disse tudo que as pessoas de bem gostariam de falar. Mesmo estando a algumas horas do processo eleitoral e, nem sempre a pesquisa corresponde com o resultado final( isso pode acontecer), o assunto é pra lá de sério. Rosinha ganhando deveria ter um tempo antes de assumir à Prefeitura para refletir a vontade coletiva, colorindo a pálida esperança que está implantada nos nossos corações. Fazer trapolim para uma escalada maior, acho que desta vez eles não conseguirão. O povo está mais escolado e não agüenta mais ver tanta corrupção.

Anônimo disse...

Caro Ricardo

Concordo em parte com seu pensamento. Faz parte do jogo político coligações e distribuição de cargos, até nos paízes desenvolvidos é assim senão o governo fica paralisado. Garotinho e Rosinha muito fizeram pelo RJ,incluindo a baixada e o interior.Acontece que
não pode o político se limitar a um município, é uma visão provinciana e desfocada. Rosinha superou o Anthony, fala pouco e é mais madura e inteligente.Agora desconte do lado negativo do casal as calúnias, pressões e armações diárias vindas da Globo, Lulla, Cabral, Picciani, etc... todos ameaçados pelos Garotinhos: ninguem resiste ... e eles continuam vivos.

Eduardo

Luiz Costa disse...

Vc é o cara...

Anônimo disse...

Parabens pelo texto realmente concordo o sentimento do eleitor é exatamente a esperança, e espero que A "Garotinho" saiba retribuir esta segunda chance.
Boa semana pra todos

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo!

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Ricardo André,
Excelente o seu texto. Disse de forma compacta e suava o que o povo campista pensa. Você conseguiu nas suas considerações obedecer ao conselho antológico de Che Guevara: "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
É preciso ser sincero sem grosseria. Esse é o papel da Ética no Jornalismo, que alguns pensam que é uma profissão naturalmente aética! Parabéns!

Marcos Valério Cabeludo disse...

Com certeza você sabe o que escreveu, pois além de assistir aos fatos como nós, que não somos jornalistas, também observou com os olhos de quem é preparado para tal. Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Ricardo,
não o conheço.
portanto posso falar pelo que eu sinto virtualmente.
Eu acho que voce poderia prestar um grande favor a Campos trabalhando nesse nova segunda chance.
Sinto essa possibilidade.
Percebo as pessoas que conhecem voce e confiam no seu trabalho e honestidade.
Mas lógico que depende de alguns fatores, dos quais eu não tenho acesso.( mas vou tentar).
Mas pelo que pensa e escreve...bom que voce ajudasse a administrar essa gestão.
Ajudaria o mundo a ser melhor .
abraço !

Anônimo disse...

Não acredito que o povo esteja dando uma segunda chance ao casal ou que se lembre ou saiba do que aconteceu há 20 anos. Conseguiram, isto sim, enganar a muitos mais uma vez. O futuro dirá. Lamentável!

Anônimo disse...

Ricardo
O interior do RJ, o Norte Fluminense em particular, não encontrará governadores que tiveram disposição igual a Garotinho/Rosinha em consolidar o processo de fusão, reduzindo as diferenças entre a capital e o resto do Estado.
Não há como comparar Garotinho aos outros dois que o sucederam. Seja honesto, separe seus problemas pessoais/profissionais de Garotinho.
Não há como comparar o primeiro governo de AG com Sérgio Mendes/Arnaldo/Mocaiber. Sem royalties do petróleo, construiu dezenas de escolas, creches, reabriu o Ferreira Machado, deu vida ao Farol de São Thomé, fez ciclovia, a Orla de Guarus, apoiou o pequeno produtor, patrocinou as primeiras iniciativas de assentamentos agrários em Campos, com as terras de Novo Horizonte. SEM A GRANA DOS ROYALTIES DO PETROLEO.
Claro, entendo que Garotinho poderia ter feito mais por Campos em seu governo. Pecou porque priorizou um projeto político que o levou a disputar a Presidencia da República inserindo o Rio de Janeiro novamente no centro decisório da sucessão presidencial. Queira ou não uma parte dos campistas que o detestam e você, que é um jornalista importante e competente, Garotinho é uma grande liderança popular deste país. E Rosinha merece a prefeitura de Campos, porque foi a governadora que mais vezes aqui esteve em toda a história e mais obras fez: casas populares, dois hospitais, estradas de Farol (São Fidélis e São Francisco), pontes, viaduto,empresas que trouzeram empregos para nossa gente através da Lei Rosinha, o porto do Açu, o complexo de Barra do Furado, etc. Ricardo, não tenho intimidade com Rosinha/Garotinho, mal os conheço de vista. Mas não seja injusto. Não vejo os adversários atuais de Garotinho falar mal de Alair Ferreira ou Zezé Barbosa como falam dele. Esses que tão bem representavam as oligarquias locais que Garotinho teve coragem e destemor de combater.

Anônimo disse...

Por mais que Eu concorde com você em tudo que falou, só discordo da parte que deixou no ar, se intencional ou não, numa aposta (sim aposta) de que Rosinha fará da Prefeitura de Campos um trampolim para Garotinho. Acho que isso é uma suposição e tem todo o direito de pensar assim, mas daí tendenciar seu comentário como que isso pudesse ser verdade, não achei legal.
Sabemos que Ela terá a responsabilidade de resgatar a credibilidade do grupo que se desgarrou quando A.V. foi prefeito, e em nome disse quem ganhará será o povo de Campos, pois temos 2 opções:
1- A Rosinha é eleita Prefeita de Campos e faz um excelente governo;
2- Arnaldo é eleito (só não sei como) e tudo continua como está.
E uma pergunta: Qual dos 2 será melhor para a rádio que você dirige? Será que seu comentário em determinado momento tendencioso tem algum resquício de um passado bem próximo?
Fica a pergunta.

Ricardo André Vasconcelos disse...

Para Karla Gomes:
Vc teve ter se enganado de Blog, eu não dirijo nenhuma rádio e, aliás, nunca trabalhei e nenhuma emissora de rádio.

Anônimo disse...

Não foi karla gomes e sim um anônimo quem disse isso.
No mais o texto é ótimo, mas creio ter deixado algo no ar. Mas realmente é formidável o texo e concordo com o texto do Eduardo.

Anônimo disse...

Falou tudo Ricardo...mas acho que a segunda chance já foi desperdiçada por Garotinho quando largou a prefeitura na mão de Arnaldopara se lançar como governador...e com certeza desta vez não será diferente...meu voto énulo...mas se for por uma segunda chance o Arnaldo trb deveria ter...só que o povo só enxerga aquilo que quer ver...enão enxergar a forma apressada como o TRE julga os processos de Arnaldo...e o mesmo TRE nunca vai contra os Garotinhos...o povo tem que acordar a maioria dos que estão lá hoje foram nomeados pelo casal...que diga o senhor Jonas Lopes...mas infelizmente o povo não quer enxergar alémdas nuvens e sóquerem ver aonda está a trovoada...infelizmente sou um frustado...pois viverei em uma cidade que por mais quatro anos ficará abandona e estampada em jornais de todo o país...iundependente de quem quem seja eleito...mas espero que na póxima eleição apareça alguém que preste e possamos ter uma expectativa melhor em nossa cidade...

Anônimo disse...

Moro em Campos ha 10 anos, lendo este post tive uma aula politica, não posso dizer que darei uma segunda chance, mas " A GAROTINHA" tera sim minha primeira chance de uma nova campos,

Anônimo disse...

Rosinha ganhando, Garorinho ressurgirá das cinzas.
Suas chances de ser Presidente do Brasil é enorme e ele fará tudo para isso. É o seu objetivo e da Rosinha também). Não tenham dúvidas, o orçamento de Campos é gigantesco!!

Garotinho é o único, com o seu dicurso pospulista que pode fazer frente ao Lula, ou a outro candidato do PT. Sim, as mesmas baboseiras que o Lula diz, que levam o povo no bico, o Garotinho consegue fazer muito melhor. Não se iludam, no Brasil, quem decide uma eleição é o povão!!! E esse povão tem sido conduzido com muita facilidade.

Anônimo disse...

Faz sentido. Não é só o discurso populista, mas também as práticas populistas. Garotinho Presidente será possível.

Ele é melhor do que Lula em mate´ria de populismo. E o orçamento de Campos já passa de bilhão de reais.
Resta sabermos, teoricamente, como será.

Para Campos, teoricamente, é bom Garotinho na Presidencia da República: BR 101 duplicada de imediato, sem mais delongas; refinaria da Petrobras na região, etc.
Agora, para o Brasil como um todo, teoricamente não será bom. O Garotinho é daqueles que se chegar à Presidência vai querer nela se perpetuar. Será um novo Hugo Chaves na América Latina.

E aí povo de Campos? Você decide. Você quer Garotinho na Presidência da República? A decisão é agora, hoje, elegendo ou não Rosinha.

Podem escrtever. Confiram daqui a aguns anos: Rosinha Prefeita, Garotinho Presidente e querendo se perpeturar a qualquer custo!

Este é o objetivo do clã Garotinho.

E ainda tem a Clarissa. Com sua "lábia populista", melhor que o pai e a mãe juntos, tem muito futuro na política brasileira!