sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Com ou sem "H"?

Com a palavra, Marcelo do Blog Marcelo Farol (aqui). Para ele, a grafia correta é Tomé, sem o "H":
Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

FAROL DE SÃO TOMÉ, TOMÉ COM OU SEM "H"?
O sempre atento Ricardo André pescou mais um excelente assunto, veja
aqui, o Tomé do Farol é com ou sem "H"? Este blogueiro que tenta abordar assuntos sobre o Farol de São Tomé, não pode furtar-se a comentar, ainda mais porque grafa o "Tomé", sem o "H", já recebi comentários aqui no bog alertando para o possível erro, que segundo o comentarista anônimo seria meu, da prefeitura e da Petrobrás que escrevemos a palavra errada.
..Escrevo sem o "h" baseado na etimologia da palavra, o nome da praia do Farol de São Tomé formou-se a partir da junção das palavras Farol, que todos sabemos deve-se ao Farol instalado pela Marinha do Brasil em 1882 para sinalizar a o cabo de São Tomé, formando o Farol do Cabo de São Tomé, ou Farol de São Tomé..O que muitos não devem saber é a origem do nome do Cabo de São Tomé, numa rápida pesquisa no google
aqui, vemos que cabo de são tomé é escrito sem o "H". Quanto a origem do nome cabo de São Tomé vou usar parte do:."DISCURSO PRONUNCIADO POR GERALDO PESSANHA DOS SANTOS, SÓCIO VITALÍCIO E DIRETOR DO INSTITUTO CAMPISTA DE LITERATURA NA FESTIVIDADE COMEMORATIVA DO 1º CENTENÁRIO DO FAROL DE SÃO TOMÉ.".
"Ao chegar a posição de 22º 03´ de latitude sul, e 041º e 03` de longitude oeste, encontrou Gonçalo Coelho um banco de pedras submerso que avança 15 milhas marítimas - 27 Km - na direção leste que, por ser encontrado no dia em que se comemorava a festa litúrgica do Apóstolo São Tomé, recebeu o nome de Cabo de São Tomé.".
Numa rápida consulta sobre o nome do apóstolo São Tomé na Wikipédia
aqui, e no google aqui, vemos que o são Tomé é escrito sem o "H". A E.M Farol de São Tomé teve seu nome colocado na placa erradamente como confirmou a Diretora à época, ela disse que quando viu já tinham colocado o "H", mas lá a questão é que o registro do nome da Escola está sem o "H"..
Aqui na Praia os professores antigos dizem que esta confusão começou quando inauguraram o São Thomé Praia Clube escrito com "H", se alguém possuir mais informações sobre o assunto traga para o blog.
Postado por Marcelo Farol às
18:24

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem usa com "H" é a cidade mineira chamada São Thomé das Letras... o nome da cidade é bem sugestivo, pois tem uma letra a mais. Existe a grafia em inglês "Santhome" ou "San Thome" que é um derivação de Saint Thomas.

Ricardo disse...

Após todas essas explicações grafológicas, acredito não haver mais dúvidas de que o correto é mesmo Farol de São Tomé.