terça-feira, 31 de março de 2009

Blog memória - 45 anos do golpe (11)




Último general-presidente, João Baptista de Oliveira Figueiredo, iniciou o governo em 1979 com discurso da abertura, de mão estendida, mas ressalvou: "quem não quiser eu prendo e arrebento".
Figueiredo pediu para ser esquecido quando acabou seu governo e ficou na história mais por causa das frases desastradas que pelo governo propriamente dito.
Certa vez admitiu que preferia o cheiro de cavalo ao do povo, e que se ganhesse salário-mínimo no Brasil, daria um tiro na cabeça. O enterro da ditadura foi no governo Figueiredo, com o restabelecimento das eleições diretas para capitais e governos de estados, anistia aos exilados e fim do AI-5.

2 comentários:

Amaro disse...

Ricardo

Muito boa a foto do Figueiredo de mão estendida, provavelmente não era intenção da menina rechaçar o aperto de mão do “educadíssimo” e “democrático” general presidente, mas ela, com os braços cruzados e a cara de poucos amigos, sem querer, externou a visão e a opinião de toda uma nação com relação ao regime que esse presidente representava.
Parabéns pela postagem das fotos. É importante para os mais velhos relembrarem esse período negro de nossa história e para os mais novos tomarem conhecimento e não permitirem que esses tempos retornem.
Agora só uma curiosidade, essa menina foi identificada? Provavelmente foi processada pela lei de Segurança Nacional e ficou “hospedada” em algum confortável porão do DOI CODI, por essa atitude política intransigente.

Pedro Otávio disse...

Realmente foi um período hoorrível, e imaginar que essas pessoas, que torturavam, que matavam, foram absolvidas pela lei de anistia. E o pior que muitas ainda expoem essa idéais abertamente, li na revista "Caros Amigos" um deputado federal(o qual não me lembro o nome), expondo, numa entrevista, suas idéias sobre a ditadura. É assustador!!! Ele dizendo que estavam com razão, que a ditadura tinha que voltar... Ironicamente atrás tinha uma plaquinha "Amigo do BOPE", poxa e ainda a gente vê gente achando o BOPE lindo, bonito.