quinta-feira, 4 de junho de 2009

Liberdade de imprensa

Recebi, de um colega jornalista que pede para não ser identificado, o seguinte e-mail:
Acabou de acontecer um fato lastimável comigo nesse exato momento, o qual relatarei a seguir, e se for de seu interesse em publicar no seu BLOG, um dos mais acessados de Campos, agradeceria em nome da cidadania e do respeito ao próximo. Vamos lá:
Por volta das 8 horas um ônibus que presta serviços a Auto-Pista Fluminense deu um defeito grave. Soltou uma peça e perdeu a direção, invadindo a calçada de encontro aos Correios e Telégrafos na Rua Rocha Leão. O episódio, graças ao BOM DEUS, não teve consequencias maiores, nem vítimas.
Os funcionários foram levados por outro ônibus tempo depois; Como sou jornalista e tenho um Blog, além de me considerar da Rede Blog de Campos, fui devidamente identificado com minha carteira de jornalista, junto com meu filho, registrar o ocorrido;
Mas, sai correndo e ameaçado com seguranças do Sr. Cláudio, que se não for o dono da empresa se fez passar por tal, atrás da minha máquina, com a mão numa bolsa tipo polchete. Corri e me acolhi na casa de minha mãe de 91 anos de idade: Acionei a Polícia Militar, que após ouvir vários insultos a minha pessoa e a minha família, fez com que eu apagasse as fotos, para evitar a ocorrência na DP;
Os funcionários da empresa agregada me ameaçaram e fazem plantão em frente a casa de minha mãe.
Peço que não me identifique por motivos óbvios, mas com certeza é uma falta de respeito e um crime o que fizeram comigo, e consequentemente com toda sociedade.

3 comentários:

Provisano disse...

Ricardo

Li esse relato no blog de Roberto Moraes, en passant, agora reli com mais vagar e, fiquei pasmo, pois pelo que entendi, o jornalista acionou a polícia militar, após se abrigar na casa de sua idosa mãe e os mesmos, ao invés de protegerem o cidadão, obrigaram-no a apagar as fotos da sua máquina para que não fosse feito o registro de ocorrência?

É isso ou entendi errado?

De qualquer forma, eu não teria apagado nada e mais, mesmo tendo apagado, se fosse o jornalista, iria agora mesmo à DP e registraria uma queixa de ameaça contra o tal do Cláudio, faria uma representação contra os PMs por abuso de autoridade até porquê, se ele não tomar essa atitude, o tal do Cláudio e os PMs, podem se achar no direito de agirem de forma pior e, fazerem algo de mal ao jornalista ou mesmo a sua genitora.

Anônimo disse...

Não é a primeira vez que esse individuo chamado Cláudio age dessa maneira, como um típico leão-de-chácara.
Quando a cobrança do pedágio no norte do municipio, usou da mesma truculência contra os pobres moradores.
Pelo que se depreende, é um sujeito completamente despreparado para dialogar com alguém.

A Auto Pista desfruta de uma generosa concessão que mais parece uma parceria caracu junto o governo federal, mete a mão no bolso do contribuinte em suas praças de pedágio, além de tirar grana do BNDES, logo também da sociedade.

Deveria ter mais respeito com a comunidade, enquadrando o tal sujeito ou mandando-o embora.

Pelo que entendi, não ficou muito claro, PM teria compactuado como os seguranças? Estranho, muito estranho e merece também o mais veemente repúdio.

Mas não surpreende, já que há uma tendência em nossa policia tratar com zelo do patrimônio dos poderosos e das suas versões do que cuidar dos direitos do cidadão.

Paulo Renato

Vitor Menezes disse...

Caro Ricardo. O caso é muito grave. Se você ainda tiver o contato, peça que este colega entre em contato com a AIC e com o Sindicato dos Jornalistas (comigo, com o Thomás ou com a Elis) para ver o que podemos fazer. No mínimo, enviaremos documento cobrando explicações da empresa.