sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Que venham os Blogs

Os ocupantes de cargos de confiança do governo Rosinha (de diretores para cima) estão participando de uma seminário no Trianon desde hoje cedo. O encontro termina amanhã e conta com a presença do deputado Garotinho.
O assunto principal neste primeiro dia de seminário foi a cobrança de presença mais efetiva, nas redes sociais, do pessoal que dirige a PMCG. Foi sugerido, inclusive que seja criada uma espécie de blogosfera para defender o governo e enfrentar os Blogs independentes, além de twitters, facebook e outras ferramentas.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, conforme informou hoje o blog "Estou Procurando...", já está saiu na frente. 
Eu acho ótimo que todos os secretários, subsecretários e diretores estejam na Internet com seus blogs e congêneres, porque só assim, poderão prestar contas de suas atividades e responder a muitas perguntas, como por exemplo, a paralisação das obras, como a da reurbanização da Avenida José Carlos Pereira Pinto; Beira-valão e as praças... 
O presidente da Emut ou o procurador-geral do município, vão ter em mãos ferramentas para explicar como é fiscalizado o projeto da passagem a R$ 1,00 e não deixar sem resposta as denúncias de que empresas recebem dos cofres públicos o valor da  passagem inteira enquanto o passageiro só utiliza parte do percurso, conforme denuncia feita ao Ministério Púbico (aqui).
Na área da Saúde, podem explicar, também, porque o elevador do Ferreira Machado não funciona e porque  há tanto atraso no repasse aos hospitais e clínicas conveniadas. Dizer que é burocracia, como fez o secretário Hirano, não vale, porque só não se consegue vencer a burocracia com incompetência ou insensibilidade política.
Um Blog do pessoal das Finanças, Planejamento e Controle poderia muito bem suprir as falhas da portal da transparência, que, repito, não passa de um balancete de receitas e despesas que é publicado daquela forma há décadas. Por exemplo, o balancete das despesas que está no ar ainda é referente a maio/2011 e contém uma armadilha que levou este Blog a erro (aqui): publicaram um gasto de R$ 16,6 milhões para "aquisição de imóveis" e depois foram explicar que tratava-se de pagamento do terreno da antiga Ceasa, em Guarus, comprado nos anos 70/80, e pago somente agora por "decisão judicial".Ora, no mesmo balancete existe uma rubrica chamada "sentenças judiciais" , onde deveria estar a despesa questionada. Ou não?
E, afinal, para que a Prefeitura de Campos quer àquela área onde não funciona mais nada? Taí outra questão que os novos blogueiros podem responder. 
E que sejam bem-vindos ao maravilhoso mundo do debate, da democracia, da discussão saudável em busca da verdade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com Vc. Eu, por exemplo, gostaria que o secretário Fábio Ribeiro, de Recursos Humanos informasse quanto funcionários terceirizados tem a Prefeitura.

carlos

Douglas Azeredo disse...

Caro Ricardo André, tomarei a liberdade de reproduzir seu texto no PCdoBlog Campos.

gustavosmiderle@gmail.com disse...

Muito pertinente. Estamos num estágio de maturidade coletiva que já não nos permite supor má fé em todos os atos de agentes públicos nem, por outro lado, endossar tudo o que se faz. Todos temos a obrigação civil de justificar nossos atos que envolvam o interesse público.